segunda-feira, 20 de junho de 2022

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí estreia obras de João Rocha e Amy Beach

Quarto concerto do grupo nesta temporada será realizado na próxima quarta-feira, dia 22, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita

Foto: Arquivo/Conservatório de Tatuí


20/06/2022 -  A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí volta ao palco do Teatro Procópio Ferreira nesta quarta-feira, dia 22, às 20h30, sob a regência do maestro Emmanuele Baldini. O concerto terá como destaque a estreia de duas obras: “Post Mortem”, do compositor brasileiro João Rocha, e “Sinfonia nº 3”, da compositora Amy Beach. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou na bilheteria do teatro, aberta de terça a sexta, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

De acordo com Baldini, as duas obras do programa são simbolicamente muito importantes. “Uma obra nunca executada antes, estreia mundial, a peça de João Rocha é uma reflexão sobre o sentido da morte. Brasileiro radicado nos Estados Unidos, o jovem João Rocha explora musicalmente o profundo da alma humana em seu ‘Post Mortem’. Amy Beach escreveu sua ‘Sinfonia nº 3 quase 130 anos atrás, e essa obra foi a primeira obra sinfônica escrita por uma mulher, jamais publicada. Inspirada na cultura celta -- daí vem o título ‘Gaelica’ -- é um monumento grandioso, cheio de inspiração”, descreve o maestro.

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1985 e tem cerca de 60 integrantes. Tem como objetivo propiciar aos(às) bolsistas uma ampla experiência do repertório sinfônico e uma antevisão de um possível ambiente de trabalho. Já recebeu regentes convidados consagrados, como Roberto Tibiriçá e Gottfried Engels. Também convidou solistas renomados, como Alex Klein, Fabio Cury, Rosana Lamosa, Emmanuelle Baldini, entre muitos outros.

Seu coordenador e regente titular, Emmanuele Baldini, é Spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e membro do Quarteto de Cordas OSESP. Nascido em Trieste, Itália, iniciou os estudos de violino com Bruno Polli. Aperfeiçoou-se na classe de virtuosidade de Corrado Romano em Genebra, com Ruggiero Ricci em Berlim e Salzburgo e, em música de câmara, com o Trio de Trieste e com Franco Rossi, violoncelista do Quartetto Italiano. Recebeu o Prêmio de Melhor Instrumentista da Associação Paulista dos Críticos de Arte -- APCA (2017) e foi agraciado pelo Governo do Estado de São Paulo com a Medalha Tarsila do Amaral por seus méritos artísticos (2021). Venceu o primeiro concurso internacional aos 12 anos e, mais tarde, o Virtuositè de Genebra e o primeiro Prêmio do Fórum Junger Künstler de Viena. Apresentou-se em recitais nas principais cidades italianas e europeias e participou de longas turnês pela América do Sul, Estados Unidos, Europa, Austrália e Japão. Tem gravados mais de 40 CDs, entre outras importantes atuações.

SERVIÇO
Concerto: Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Regência: Emmanuele Baldini
Data: 22 de junho de 2022, quarta-feira
Horário: 20h30
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou na bilheteria do teatro, aberta de terça a sexta, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

artigo | Gilmar Mendes: um magistrado em defesa da Constituição

Por Celso de Mello, no Consultor Jurídico

14/06/2022 -  Neste momento, em que o eminente Ministro GILMAR MENDES completa 20 (vinte) anos de brilhante exercício de suas altas funções na Corte Suprema do Brasil, vale rememorar que o espírito do Supremo Tribunal, que nos envolve a todos, Juízes do passado e do presente, confere-nos uma identidade comum, confirmada, a cada momento, pelos desafios, pelas crises e pelos dilemas de gerações de magistrados, que, tendo assento nesta Suprema Corte — e agindo com dignidade e notável percepção das exigências éticas impostas pela consciência democrática — foram sempre capazes de se opor, em instantes cruciais da vida política nacional, a estruturas autoritárias que buscavam monopolizar, com absoluta arrogância e avidez de poder, o controle institucional do Estado e o domínio político da sociedade civil.

O ministro Gilmar Mendes

O legado de nossa Corte Suprema, transmitido, continuamente, de geração a geração, a todos os Juízes que transpuseram os seus umbrais, é imenso e é indestrutível, pois desse legado resulta a lição — tão cuidadosamente preservada nas decisões deste Tribunal — de que o respeito à ordem constitucional legítima, a proteção das liberdades e a repulsa ao arbítrio qualificam-se como fins superiores que devem inspirar a conduta daqueles que pretendem construir e consolidar, no Brasil, o Estado democrático de Direito.

A data em que o eminente Ministro GILMAR MENDES completa 20 anos de judicatura exercida com altíssima competência e qualificadíssima atuação representa um momento de confirmação de nossa fé nos valores consagrados pela Constituição, além de estimular reflexões sobre o significado institucional, para a vida de nosso País, do Poder Judiciário, que não pode despojar-se da condição de fiel depositário da permanente confiança do povo brasileiro, que deseja preservar o sentido democrático de suas instituições, e, mais do que nunca, deseja ver respeitada, em plenitude, por todos os agentes e Poderes do Estado, a supremacia da Constituição da República e a integridade dos valores ético-jurídicos e político-sociais que ela consagra na imperatividade de seus comandos.

O ministro Celso de Mello

A presença do Ministro GILMAR MENDES, um dos mais notáveis Juízes do Supremo Tribunal Federal e jurista de incomparável valor acadêmico, autor de brilhantes formulações doutrinárias e de decisões históricas que marcarão, para sempre, a sua luminosa passagem pela Corte Suprema do Brasil, revela que, pelo desempenho primoroso de suas atribuições, esta Suprema Corte — que não se curva a ninguém nem tolera a prepotência dos governantes nem admite os excessos e abusos que emanam de qualquer esfera dos Poderes da República — continuará a desempenhar as suas funções institucionais e a exercer a jurisdição que lhe é inerente de modo compatível com os estritos limites que lhe traçou a própria Constituição.

Ao Ministro GILMAR MENDES, eminente Decano do Supremo Tribunal Federal, não lhe faltam títulos nem competência e qualificação, para formular soluções, adotar decisões e implementar medidas que efetivamente permitam superar os gravíssimos problemas com que se defrontam, hoje, a sociedade brasileira e o sistema judiciário nacional, especialmente em relação à questão da preservação da ordem democrática e da prática legítima do poder estatal.

Ninguém ignora, porque de conhecimento geral, os altos predicados do eminente Ministro GILMAR MENDES como grande jurista e doutrinador constitucional, revelados ao longo de brilhante carreira acadêmica como professor universitário e notável pensador do Direito, responsável, nessa condição, pela formulação teórica das bases doutrinárias que dão suporte, no âmbito legislativo e na esfera jurisprudencial, ao processo de construção e aperfeiçoamento dos mecanismos de controle de constitucionalidade, que representam, hoje, não apenas no Brasil mas no plano do direito comparado, um dos mais complexos e engenhosos sistemas de fiscalização jurisdicional de constitucionalidade das leis e atos do Poder Público.

Essa especial inclinação e esse particular interesse intelectual pelos processos constitucionais já se mostravam presentes nas anteriores atividades profissionais do eminente Ministro GILMAR MENDES, como Procurador da República, como Subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República e, finalmente, como Advogado-Geral da União.

O Ministro GILMAR MENDES teve ativa participação em Comissões, que, instituídas para deliberar sobre matéria constitucional, elaboraram estudos e anteprojetos de lei referentes ao processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade, da ação declaratória de constitucionalidade e da arguição de descumprimento de preceito fundamental, que serviram de base à aprovação, pelo Congresso Nacional, de proposições legislativas que se transformaram nas importantíssimas e vigentes Leis nº 9.868/99 e nº 9.882/99.

Mais do que isso, o Ministro GILMAR MENDES — que tem desenvolvido intensa atividade docente (como professor, orientador de mestrado e de monografias, membro de bancas examinadoras de dissertação de mestrado e de teses de doutorado), tanto quanto atividades acadêmicas (como membro de importantes instituições, como a Academia de Direito Internacional e Economia, a Academia Brasileira de Letras Jurídicas, a Academia Mato-grossense de Letras, dentre outras), a que se soma uma vasta produção intelectual na área jurídica, como estudos sobre teoria da legislação, interpretação constitucional, reforma constitucional e reforma do Judiciário, além de seus importantes livros sobre controle de constitucionalidade, jurisdição constitucional, direitos fundamentais, arguição de descumprimento de preceito fundamental e, com especial destaque, o seu valiosíssimo "Curso de Direito Constitucional", este em coautoria com o Professor Paulo Gustavo Gonet Branco — também teve decisiva participação, ao lado de eminentes juristas, como os eminentes Ministros Sálvio de Figueiredo Teixeira e Ruy Rosado de Aguiar, na elaboração de propostas de emenda constitucional e de projetos de lei que se converteram, posteriormente, em Emendas à Constituição (sobre a ação declaratória de constitucionalidade e a instituição dos Juizados Especiais Federais) e em diplomas legislativos sobre outros temas de alto relevo jurídico e social.

Defensor da Constituição — e seu maior guardião (porque é da Corte Suprema, por expressa delegação da Assembleia Nacional Constituinte, "o monopólio da última palavra" em matéria de interpretação constitucional) —, o Supremo Tribunal Federal dela extrai os seus poderes, nela encontra a gênese de sua criação e dela faz derivar, também, a legitimidade e a autoridade inquestionáveis de suas decisões, que a todos os Poderes e instituições obrigam, a todas as pessoas e formações sociais vinculam, porque representam, na imperatividade de que se revestem tais julgamentos, a manifestação mais expressiva da hegemonia e do primado absolutos da ordem constitucional.

Dessa relevante função institucional do Supremo Tribunal Federal — certamente a mais significativa de todas quantas se incluem na esfera de sua competência e de seus poderes — tem nítida percepção o eminente Ministro GILMAR MENDES, cuja atuação nesta Corte, ao longo de 20 (vinte) anos de uma brilhante judicatura, é bem um fato revelador dessa grave preocupação que lhe inquieta, permanentemente, o espírito de magistrado e de cultor responsável do Direito.

A admiração dos seus pares, o respeito de todos os seus jurisdicionados e a seriedade de sua erudita criação intelectual: eis aí as virtudes de um verdadeiro e exemplar Magistrado que honra a Suprema Corte a que pertence e que é fiel, no desempenho do seu cargo judiciário, às mais caras tradições do Augusto Supremo Tribunal Federal.

Tenho plena convicção de que o Supremo Tribunal Federal – sob o permanente e qualificado estímulo intelectual do Ministro GILMAR MENDES — continuará a aprofundar a percepção de que precisa, cada vez mais, desenvolver e consolidar uma consciência crítica sobre a realidade social e as práticas institucionais deste País, em ordem a viabilizar, no tema sensível dos direitos humanos e da democracia constitucional, uma práxis libertadora, que abra caminho e intensifique o sentido real das garantias básicas que amparam e resguardam os cidadãos, notadamente aqueles que compõem os grupos vulneráveis, protegendo-os da opressão do poder e do estigma da exclusão social e jurídica.

Por isso mesmo, é pleno de significação este momento em que o eminente Ministro GILMAR MENDES, que é o primeiro filho do grande Estado de Mato Grosso, investido no alto cargo de Juiz da Corte Suprema do Brasil, completa 20 anos de primorosa e brilhante atuação como magistrado do Supremo Tribunal Federal.

Com o Ministro GILMAR MENDES, eminente Decano da Suprema Corte brasileira, os cidadãos poderão ter certeza plena e absoluta de que o primado da Constituição será sempre respeitado, a significar, na fórmula política do regime democrático, que nenhum dos Poderes do Estado está acima da Constituição e das leis de nosso País, pois, como ninguém o ignora, nenhum órgão do Estado, como a Presidência da República, v.g., é imune ao império das leis e à força hierárquico-normativa (e subordinante) da Lei Fundamental da República.

Nada mais nocivo, perigoso e ilegítimo do que elaborar uma Constituição sem a vontade de fazê-la cumprir integralmente, ou, então, de apenas executá-la com o propósito subalterno de torná-la aplicável somente nos pontos que se mostrarem convenientes aos desígnios dos governantes, em detrimento dos interesses maiores da República.

A crescente judicialização das relações políticas em nosso País resulta da expressiva ampliação das funções institucionais conferidas ao Judiciário pela Assembleia Nacional Constituinte, que converteu os juízes e os Tribunais em árbitros dos conflitos que se registram na arena política, conferindo à instituição judiciária um protagonismo que deriva naturalmente do papel que se lhe cometeu em matéria de jurisdição constitucional, como o revelam as inúmeras ações diretas, ações declaratórias de constitucionalidade e arguições de descumprimento de preceitos fundamentais ajuizadas pelo Presidente da República, pelos Governadores de Estado, pelos partidos políticos, por confederações sindicais e entidades de classe de âmbito nacional e, ainda, pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, agora incorporados à "sociedade aberta dos intérpretes da Constituição", o que atribui — considerada essa visão pluralística do processo de controle de constitucionalidade — ampla legitimidade democrática aos julgamentos proferidos pelo Supremo Tribunal Federal.

Torna-se imperioso reconhecer que o regime democrático, analisado na perspectiva das delicadas relações entre o Poder e o Direito, não terá condições de subsistir, quando as instituições políticas do Estado falharem em seu dever de respeitar a Constituição e as leis da República, pois, sob esse sistema de governo, não poderá jamais prevalecer a vontade de uma só pessoa, de um só estamento, de um só grupo ou, ainda, de uma só instituição.

Em conclusão: a presença do Ministro GILMAR MENDES no Supremo Tribunal Federal, que ostenta reconhecida condição de magistrado em permanente defesa da ordem constitucional, traduzirá, sempre, consideradas a vocação protetiva e a segurança jurídica que emanam de seus sólidos e brilhantes votos, grave advertência aos profanadores do Estado Democrático de direito e àqueles que ousem transgredir o seu dever de subordinação e de respeito ao estatuto supremo que rege a vida institucional de nosso País.


Celso de Mello, tatuiano, é ministro aposentado e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (1997-1999).

Revista Consultor Jurídico, 14 de junho de 2022, 6h32

Rugby 1928 do Dr. Gualter Nunes ganhará memorial em Tatuí

Carro que pertenceu ao médico sanitarista  passa por restaurações pelo Antigomobilismo Clube de Tatuí já há muitos anos. Memorial deve ser construído nas proximidades do futuro MIS - Museu da Imagem e do Som de Tatuí

Veículo Rugby 1928 passa por restaurações


20/06/2022 - Em reunião do Conselho Municipal de Turismo de Tatuí no início do mês de maio, foi deliberado o uso dos recursos estaduais recebidos em 2022 como Município de Interesse Turístico (MIT) – que totalizam R$ 615.073,96 - na execução da primeira etapa de criação do memorial do carro Rugby 1928, histórico e raro, que pertenceu ao médico sanitarista tatuiano Dr. Gualter Nunes, patrimônio histórico de Tatuí. 

O espaço, que será construído nas imediações do futuro MIS – Museu da Imagem e do Som de Tatuí, terá uma cobertura com madeira aparente, podendo ser o telhado em Madeira Laminada Colada (MLC), a fachada em vidro e película UV, instalações hidráulicas e elétricas, acessibilidade, banheiros, paisagismo, espaço de recepção e de exposição do carro histórico em cúpula de vidro e um painel contando a história do veículo e do médico.

O espaço, embora próximo do MIS, será administrado pelo Museu Histórico Paulo Setúbal, pois o Rugby faz parte do acervo do Museu e durante muito tempo ficou exposto no seu lado externo, na Praça Manoel Guedes.

O projeto do memorial foi elaborado pela arquiteta Veridiana Pettineli, fruto de um trabalho que teve seus estudos iniciados há mais de dois anos. Agora, o projeto teve sua construção autorizada, após aprovação do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, do Comtur e da pasta de Turismo.

A proposta foi encaminhada para o Departamento Municipal de Convênios, que cadastrou os documentos necessários junto ao Governo do Estado de São Paulo. Em 31 de maio, o Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos – COC, da Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo, autorizou o prosseguimento do processo, solicitando agora o envio de documentos técnicos e do cronograma da obra, para que o convênio seja assinado.

O presidente do Comtur, César Augusto de Araújo, ressaltou que as reuniões do conselho têm o intuito de debater questões referentes ao desenvolvimento turístico de Tatuí e são realizadas mensalmente, sempre na primeira terça-feira de cada mês, às 17h, no Centro Cultural, sendo um espaço democrático de debates, onde os munícipes podem acompanhar.

O “Rugby 1928” – O veículo que pertenceu ao Dr. Gualter Nunes, um grande apreciador de automóveis, é um modelo M-2, carroceria 6012, da Durant Motors (fabricado em New Jersey, nos Estados Unidos). Durante muitos anos, esteve exposto publicamente na Praça do Museu, visto que o carro pertence ao acervo histórico do Museu Histórico Paulo Setúbal, devido à sua importância na história do município.

Atualmente, o “Rugby 1928” está sendo restaurado pelo Antigomobilismo Clube de Tatuí, em parceria com a Prefeitura e com o apoio de voluntários. De acordo com Afonso Fiúsa, diretor regional da Federação Brasileira de Veículos Antigos e da A Fiúsa Restaurações, o processo de restauro já foi realizado junto aos chassis, rodas e arrolamento do veículo.

sábado, 18 de junho de 2022

Projeto "O samba conta história" acontece no Museu neste domingo (19)

"O Samba Conta História e Canta Poesia!" é da Agência "Akoma Projetos Culturais" e será apresentado das 14h às 17h.

Projeto "O Samba Conta História e Canta Poesia!"


18/06/2022 -  Neste domingo (19/06), das 14h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, acontecerá o Projeto “O Samba Conta História e Canta Poesia!”, da Agência “Akoma Projetos Culturais”. Diversas atividades gratuitas poderão ser prestigiadas pela população, realizadas com o apoio do “Coletivo Pé Vermeio”, da Justiça Restaurativa de Tatuí, de grupos organizados e influencers LGBTQIAP+ e da FATEC – Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”.

As apresentações ficarão por conta de Iaponira Bezerra, do “Império do Samba”, da “União Fênix”, do “Cordão dos Bichos Mirim” e de Ander Man Cardoso. Além disso, também participarão das atividades afrodescendentes empreendedores, como Pannu, Edilene do Acarajé e da Tapioca, Rapper Way, Ras Puppa Kanda, Ingrid Martins – a “Braba das Tranças” e uma mesa de convidados especiais, com apresentação e mediação do ator e dançarino, Diego Figueiredo.

Graças à parceria com a FATEC, dois workshops também serão realizados: um voltado para a temática LGBTQIAP+, com o especialista no assunto formado na PUC (Pontifícia Universidade Católica), Edson Defendi; e o outro sobre samba, com o antropólogo e sambista, Rogério Família, professor de Samba no Mestrado em Medicina Social da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).

O samba também será retratado por meio de grandes referências, como a centenária Ivone Lara; da poesia construída na cidade, que é o samba preto e periférico, realizado entre lutas e alegrias, na ginga e na rigidez da vida. Já a visibilidade LGBTQIAP+ celebrará a existência do movimento e a união dos coletivos culturais e de outros atores importantes da temática.

O evento recebeu recursos por meio do Edital de Cultura n° 02/2021, Concessão de Prêmios Inciso III da Lei Aldir Blanc (LAB) e conta com o apoio cultural da Prefeitura de Tatuí.

NatyMC lança álbum na noite deste sábado, na Concha Acústica

O show, idealizado por Natanielli Carvalho e Letícia Oliveira, é aconselhável para maiores de 16 anos de idade

NatyMC se apresentará na Concha Acústica


18/06/2022 -  A Concha Acústica Municipal, na Praça Antônio Prado, será palco, neste sábado (18/06),  do show de lançamento do álbum “Sonho Impossível”, de Natanielli Carvalho, a “NatyMC”. A partir das 18h, diversos grupos musicais se apresentarão no local, celebrando, também, a diversidade, o hip-hop e a música independente.

O line-up terá início às 18h30 com Mendz, de Sorocaba; às 20h será a vez da apresentação de Gabrelú, que virá diretamente de Itu; e, após três anos de hiato, às 21h, NatyMC volta a cantar no lançamento de seu próprio álbum, com a participação especial do DJ Davi Karnauchovas, juntamente com o rapper da capital Karele MC. O show será apresentado pelas mestres de cerimônia Luana Muzille e Thaís Vaz.

O show, aconselhável para maiores de 16 anos de idade, é idealizado por Natanielli Carvalho e Letícia Oliveira; tem produção executiva de Letícia Oliveira; patrocínio de Dropp Street Wear – Tatuí, Aladim e Trend Surf; e conta com o apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer e do Ministério do Turismo do Governo Federal.

O evento foi contemplado pela Lei Federal nº 14.017/2020, Lei Aldir Blanc (LAB), por meio do Decreto Municipal nº 20.657, de 16 de julho de 2020.

Sobre o Álbum “Sonho Impossível” – “Algo abstrato, distante, que não parece tangível”, assim NatyMC define o seu álbum, que representa a concretização de um sonho seu que parecia que jamais seria concluído. Além de um marco na carreira da artista, esse álbum é um tributo ao início da sua trajetória e todas as fases que pavimentaram o seu caminho até aqui.

Em busca de uma identidade sonora, as músicas do álbum misturam ritmos, influências, e até mesmo poesias, como uma forma de interlúdio entre as faixas. Cada faixa simboliza uma fase da artista e suas várias faces, sendo ordenadas cronologicamente, com exceção das poesias, pois foram ordenadas como mediadoras entre essas fases.

As faixas do álbum foram gravadas e depois pré-masterizadas em fita cassete, graças à parceria com o Projeto “Som de Fita”, comandado por Artie Oliveira, que também possibilitou a conclusão do álbum, com recursos de gravação fornecidos por Artie, do qual a artista não tinha acesso naquele momento.

Outro ponto fundamental foi a ajuda de amigos, alunos e professores do curso de Produção Fonográfica da Fatec de Tatuí, além de contribuírem com os arranjos, também forneceram recursos essenciais. Vale ressaltar que toda a produção foi realizada de forma totalmente independente e viabilizada por diversas parcerias e colaboradores que acreditaram no potencial da artista.

O álbum de Natanielli Carvalho ainda foi agraciado com uma faixa com a participação especial de Karele MC; beat e mixagem de Trevis; e arte exclusiva do chargista Vinoli.

Tatuí promoveu caminhada contra a violência contra idosos

Caminhada de Mobilização aconteceu na região central de Tatuí na quarta-feira (15).

Tatuí promoveu caminhada contra a violência contra idosos


18/06/2022 -  No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta quarta-feira (15/06), uma Caminhada de Mobilização aconteceu na região central de Tatuí, saindo da Praça Olívio Junqueira (chafariz da Avenida das Mangueiras) e seguindo até a Praça da Matriz.

A fanfarra do Projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida”, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí – FUSSTAT animou a caminhada e, na Praça, finalizou a sua apresentação junto com o Coral do Projeto. Também tiveram outras apresentações artísticas: do Grupo “Seresteiros com Ternura”; do Grupo de Dança Sênior do Longevitá – Centro Dia 60+ (instituição particular que atende idosos); e dos alunos da EMEF “Prof. Alan Alves Araújo”.

As atividades fazem parte da Campanha “Junho Violeta”, que tem o intuito de alertar a população sobre a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos de todos aqueles que já estão na “melhor idade”, ou seja, tem 60 anos de idade ou mais.

Além disso, outros atos serão realizados durante o ano, como palestras informativas nas escolas municipais e nas Unidades Básicas de Saúde, promovidas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas Idosa de Tatuí, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.

A Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos, Família e Cidadania, ainda ressalta a importância das denúncias em casos de violação dos direitos dos idosos, que podem ser feitas de forma remota pelo Disque 100, pelo aplicativo Direitos Humanos e pelo Telegram “Direitos Humanos Brasil”; ou ainda pessoalmente, em Delegacias Especializadas; no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (que será empossado brevemente); nos Conselhos Municipais; e no Ministério Público.

O Conselho Municipal do Idoso de Tatuí está à disposição para qualquer informação e se reúne todas as primeiras quartas-feiras do mês, às 9h, na Sala dos Conselhos, que fica na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, situada na Avenida Senador Laurindo Dias Minhoto, nº 310, Vila Dr. Laurindo.

Instituto Amadeus apresenta "Os Saltimbancos" no CEU das Artes

Apresentações acontecerão nos domingos 19/06, 25/06, 03/07 e 10/07, com sessões às 14h e às 16h. Espetáculo narra a famosa história de quatro bichos que formam um grupo musical e partem para a cidade para tentar a carreira nesta área.

"Os Saltimbancos" com o Instituto Amadeus


18/06/2022 - O auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, da Prefeitura de Tatuí, receberá, nos meses de junho e julho, a reestreia do espetáculo teatro musical “Os Saltimbancos”, do Instituto Cultural Amadeus. Serão duas sessões diárias e gratuitas, às 14h e às 16h, neste domingo (19/06), no dia 25/06 (sábado) e nos dias 3 e 10 de julho (domingos).

Destinado aos públicos infanto-juvenil, juvenil e adulto, o espetáculo narra a famosa história de quatro bichos – um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata – que formam um grupo musical e partem para a cidade para tentar a carreira nesta área. Durante a jornada, muitas aventuras acontecem e os animais percebem que a cidade com que tanto sonham não é o melhor lugar para viver. A trama é embalada por célebres músicas compostas na Itália e traduzidas para o Português, com adaptações de Chico Buarque.

Conforme divulgado pela assessoria de comunicação do Instituto Cultural Amadeus, o objetivo do espetáculo é proporcionar ao público momentos de descontração, diversão e entretenimento; mostrar que os projetos de inclusão social voltados à música e à cultura abrem portas para jovens talentos, carentes de oportunidades gratuitas de estudar e atuar com arte em geral, sendo uma forma de incentivar e promover novos crescimentos artísticos e educacionais para o desenvolvimento cultural e a inclusão social no município.

“As pessoas estão procurando atividades artísticas para se distraírem após esse período de pandemia, e como é um espetáculo muito conhecido do público, queremos mostrar o trabalho social que realizamos há oito anos com nossos alunos talentosos, que fazem parte da ONG ‘Instituto Cultural Amadeus’, projeto de inclusão social para crianças”, diz o diretor musical do espetáculo, maestro Luís Bernardo Trindade. Além do maestro na direção musical, “Os Saltimbancos” tem direção cênica de Kellen Faustinoni, e como solistas os alunos de Canto Lírico e Canto para Atores da “Amadeus Orchestra”.

O espetáculo “Os Saltimbancos”, do Instituto Cultural Amadeus, foi um dos habilitados pelo Edital de Cultura 01/2020 – Chamamento Público para Espaços Culturais e recebeu recursos da Lei Federal nº 14.017/2020, Lei Aldir Blanc (LAB), por meio do Decreto Municipal nº 20.657, de 16 de julho de 2020.

O CEU das Artes, local da apresentação, está situado na Rua Ana Rosa Monteiro, nº 475, Vila Santa Helena. Mais informações pelo telefone (15) 3259-5340.

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Tatweet - Vaca é resgatada de fossa em Boituva

Mayara Rios e Reginaldo César se apresentam na Praça da Matriz neste sábado

“SONS DE CASA – CANÇÕES DO NOSSO TEMPO”, DO DUO “CASA FORTE”, SERÁ APRESENTADO NO PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA”

Mayara Rios e Reginaldo César se apresentam na Praça da Matriz.


17/06/2022 -  Neste sábado (18/06), às 11h, o Projeto “Música na Praça” – ação cultural da Prefeitura de Tatuí – receberá na Praça da Matriz o Duo “Casa Forte”, com a apresentação de seu musical “Sons de Casa – Canções do Nosso Tempo”.

Formado por Mayara Rios e Reginaldo César, o Duo terá em seu repertório releituras de clássicos da Música Popular Brasileira – MPB, com arranjos adaptados para piano, trombone e voz, buscando uma sonoridade inédita e envolvente, afim de inspirar o ouvinte a perceber a riqueza literária, harmônica e melódica de compositores clássicos (Tom Jobim, Dorival Caymmi e Vinícius de Moraes) e contemporâneos (Djavan, Gilberto Gil e Caetano Veloso). Também serão apresentados arranjos inéditos para o que há de mais recente na MPB jovem, com o intuito de conectar períodos, gerações e corações por meio do fazer musical.

Prefeitura começa a construção do Centro Municipal de Fisioterapia

A construção fica ao lado do Grêmio de Lazer dos Servidores da Prefeitura de Tatuí, próxima do Paço Municipal. Inauguração pode ocorrer ainda neste ano.

Início das obras de construção do Centro Municipal de Fisioterapia


17/06/2022 - O Centro Municipal de Fisioterapia começou a ser construído nesta semana. Os recursos para a sua construção – R$ 1,5 milhão – são fruto de um acordo do Poder Executivo com o Ministério Público Estadual. Em outubro do ano passado, foi apresentado o projeto ao prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, em uma reunião com a fisioterapeuta Sílvia Matheus dos Santos, a secretária de Saúde Tirza Luiza Mello Martins e outros profissionais, onde foram definidos os detalhes técnicos.

O novo Centro Municipal de Fisioterapia deverá triplicar o atendimento hoje oferecido aos pacientes da Rede Municipal de Saúde, com destaque para a reabilitação cardiopulmonar adulto e infantil e reabilitação ortopédica e pós-covid-19. A área em obras, ao lado do Grêmio de Lazer dos Servidores da Prefeitura de Tatuí, tem como área de construção 612 m2.

“O novo Centro Municipal de Fisioterapia será uma referência para a Região. Nossa meta é inaugurá-lo em muito breve, se possível, ainda em 2022”, destacou o prefeito.

“O Grivo” toca trilha sonora ao vivo em sessão de cinema do Cine Bibi

Grupo apresenta ‘Nosferatu’ no sábado, dia 18, às 20h, e filmes infantis no domingo, dia 19, às 16h, além de duas oficinas nos dias 20 e 21, com entrada gratuita

Foto: Divulgação/Marco Dalfiol


17/06/2022 - O Conservatório de Tatuí traz para a Capital da Música o grupo “O Grivo”, que fará trilha sonora ao vivo em duas sessões especiais de cinema do Cine Bibi, no Teatro Procópio Ferreira. No sábado, dia 18, às 20h, o grupo executará a trilha sonora original do filme “Nosferatu” (1922). No domingo, dia 19, às 16h, O Grivo interpretará obras de uma seleção especial de filmes infantis. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou na bilheteria do teatro, aberta de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h, ou duas horas antes de cada apresentação.

O filme “Nosferatu” é uma adaptação do famoso romance Drácula, de Bram Stoker. Rodado em 1922, é considerado um dos primeiros representantes do gênero do terror no cinema. O filme narra a história de Hutter, agente imobiliário que, a pedido de seu chefe, viaja ao encontro de um novo cliente, o conde Orlok. O conde, na verdade, é um vampiro milenar que espalha o terror na região de Bremen, na Alemanha, e se apaixona por Ellen, a noiva de Hutter. Durante a exibição do filme, O Grivo executará “Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens” (Dir. F.W.Murnau - 1922). A classificação indicativa é para maiores de 14 anos.

E para inaugurar a temporada de programação infantojuvenil do Teatro Procópio Ferreira, no domingo, o Grivo executará ao vivo as trilhas sonoras de uma seleção de filmes com classificação livre: “L'arrivée d'un Train à la Ciotat” (Auguste Lumière, Louis Lumière), “The Immigrant” (Charlie Chaplin), “Le Voyage dans la Lune” (George Méliès), “Photographie Électrique à Distance” (George Méliès) e “Felix Age of the Bone” (Pat Sullivan).

O Grivo

Formado por Nelson Soares e Marcos Moreira, em fins de 1990, O Grivo realizou seu primeiro concerto em Belo Horizonte (MG), iniciando suas pesquisas no campo da “Música Nova”. Interessado na ampliação do seu repertório de sons e na descoberta de maneiras diferentes de organizar suas improvisações, o grupo desenvolve sua linguagem musical. Em função da busca de “novos” sons, de outras possibilidades de orquestração e de formas diferentes de montagem, O Grivo trabalha com “Mecanismos Sonoros” e “Fontes Sonoras” pouco usuais (eletrônicas e acústicas), além de instrumentos musicais tradicionais.

A pesquisa tem como consequência um crescimento da importância das informações visuais em suas montagens à qual se soma um diálogo, também ininterrupto, com o cinema, vídeo, teatro e a dança. Nas montagens (instalações/concertos), o espaço de fronteira e interseção entre as informações visuais e sonoras é o lugar privilegiado que gera a tradução sonora e imagética para questões como textura, organização espacial, sobreposição, perspectiva, densidade, velocidade, repetição, fragmentação, etc.

A proposição de um estado de curiosidade e disposição contemplativa para a escuta, e a discussão das relações dos sons com o espaço são as questões sobre as quais se apoiam os trabalhos do grupo. Os artistas têm suas obras em coleções de arte como Itaú Cultural (Brasil), Museu de Arte da Pampulha (Brasil), ICCO (Brasil) SFMoMA (EUA), entre outras.

Oficina “O Intérprete e a Criação”

O Grivo também realiza, nos dias 20 e 21 de junho, às 9h, no Salão Villa-Lobos do Conservatório de Tatuí, a oficina “O Intérprete e a Criação”. A oficina apresenta primeiramente os trabalhos do O Grivo nas áreas da música (improvisação), das artes visuais (especialmente no campo da arte sonora), e do cinema. A oficina percorre ainda as referências fundamentais do trabalho do grupo, apresentando intérpretes e compositores cuja apreciação e análise moldaram nossa linguagem. A oficina proporá a escuta de obras muito diversas tanto da música de concerto contemporânea, quanto do jazz experimental, além de obras importantes da Ásia e da África. Apresentará ainda alguns artistas fundamentais da arte sonora.

“Por meio da apreciação e da discussão a respeito das reverberações destas obras nos participantes da oficina, discutiremos alguns conceitos/ideias que podem ser ponto de partida para o trabalho de improvisação, composição e ampliação da ideia do intérprete criador”, destaca Nelson Soares. A entrada é gratuita.

SERVIÇO
Sessão de Cinema com trilha sonora ao vivo por O GRIVO
Filme: Nosferatu (Alemanha |1922 | 88min | Horror)
Direção: Friedrich Wilhelm Murnau
Data: 18 de junho, sábado
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 14 anos

Sessão de Cinema com trilha sonora ao vivo por O GRIVO - Seleção Infantil
Filmes:
L'arrivée d'un Train à la Ciotat | Auguste Lumière, Louis Lumière
The Immigrant | Charlie Chaplin
Le Voyage dans la Lune | George Méliès
Photographie Électrique à Distance | George Méliès
Felix Age of the Bone | Pat Sullivan
Data: 19 de junho, domingo
Horário: 16h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre

Oficina “O Intérprete e a Criação”
O Grivo – Nelson Soares e Marcos Moreira
Data: 20 e 21 de junho de 2022, segunda e terça-feira
Horário: 9h
Local: Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Tatuí leva seresta, cururu, catira e cordão dos bichos ao Festival Revelando SP

Festival acontece de 20 a 24 de julho, no Parque Água Branca, em São Paulo.

O Festival "Revelando SP" foi idealizado pela Organização Social de Cultura "Amigos da Arte"


16/06/2022 -  Quatro manifestações artísticas tradicionais de Tatuí – seresta, catira, cururu e bonecões e cabeções carnavalescos – integrarão a programação cultural do Festival “Revelando SP”, idealizado pela Organização Social de Cultura “Amigos da Arte”.

Ao todo, 280 grupos culturais de 120 municípios paulistas compõem o evento, que acontecerá de 20 a 24 de julho, no Parque da Água Branca, em São Paulo.

Os grupos tatuianos “Seresteiros com Ternura”, “Tropeirinhos do Rancho”, “Canturiões do Cururu” e o “Cordão Folclórico Tatuiense – Cordão dos Bichos” participarão do Festival, que é uma ação de valorização da cultura tradicional paulista, por meio de manifestações culturais, de artesanato e de culinária, em um grande evento.

Sobre os contemplados tatuianos

O “Cordão Folclórico Tatuiense – Cordão dos Bichos” foi criado em 1928, virou tradição municipal e se tornou Patrimônio Cultural de Tatuí. Com seus adereços formados de bonecões e cabeções, o grupo tradicionalmente se apresenta no Carnaval e em eventos populares espalhando muita alegria; além de representar a cidade em programas folclóricos em âmbito nacional.

Já o “Tropeirinhos do Rancho” teve início na última década, em 2012, no bairro Congonhal, pelo violeiro e fandangueiro José Rafael de Oliveira. Seu objetivo é resgatar, preservar e divulgar as tradições tropeiras e caipiras, como o fandango, a catira, a recomenda das almas, as cavalgadas, a queima do alho, a música raiz, o toque de berrante, entre outras tradições do interior que, com o passar dos anos e o desenvolvimento, foram se perdendo. Atualmente, o grupo mantém o Espaço Cultural “Rancho da Viola”, para o desenvolvimento das culturas de tradição e raiz.

O tradicional grupo “Seresteiros com Ternura” destaca-se na cultura tatuiana desde o seu surgimento, no início de 2002, quando se apresentava embaixo da árvore chorão, nos jardins do Conservatório, em frente à rodoviária. Desde então, mantém viva a tradição da seresta no município e na região, se apresentando em diversos locais e festividades. Desde 2007 representa Tatuí no “Revelando SP” e desde 2013 promove o Projeto “Noite da Seresta com Ternura”, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

Por fim, os “Canturiões do Cururu” existem desde os anos 50 e se apresentam em rodas de cururu de diversas cidades, como São Paulo, Sorocaba, Agudos, Piracicaba, Botucatu e São Manoel, recebendo vários prêmios. O grupo já participou do Torneio de Cururu do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, entre os anos de 2009 e 2014; e foi contemplado no “1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”.

Tatuí confirma mais um caso de óbito pela covid-19

Após 60 dias sem óbito pela covid na cidade, falece homem de 78 anos, que estava internado na Santa casa com a doença.

Tatuí confirma mais um caso de óbito pela covid-19

15/06/2022 - A Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica (VE), notificou um novo óbito e mais 326 casos de covid-19 em Tatuí, nos últimos cinco dias (11 a 15 de junho).

O óbito confirmado é de um homem de 78 anos de idade, que estava internado no leito clínico covid da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, e que faleceu no dia 10/06.

No momento, Tatuí tem 331 casos ativos da doença. Hospitalizados são cinco: dois na Santa casa e três no Hospital Unimed.

Não há pacientes com suspeita da doença aguardando resultado de teste.

Agora, são 503 pacientes que foram a óbito pelo novo coronavírus.

Para ver o boletim oficial da Vigilância Epidemiológica, clique no link abaixo.

BOLETIM DE INFORMAÇÃO Nº 780, (COVID-19) | DE 11/06 A 15/06/2022


quarta-feira, 15 de junho de 2022

Sisem realiza o 2º Encontro Regional de Museus de 2022 com palestra sobre Montagem de Exposições

Encontro Regional de Museus visa integrar as instituições museológicas,  em formato digital, por meio de videochamada.

Sisem realiza o 2º Encontro Regional de Museus de 2022 com palestra sobre Montagem de Exposições

13/06/2022 -  Como parte das ações de articulação da Representação Regional Sorocaba - SISEM-SP, o Encontro Regional de Museus visa integrar as instituições museológicas com objetivo de fomentar discussões sobre políticas públicas para os museus, além de contribuir com a formação e qualificação dos profissionais que atuam nas instituições.

O ERM Sorocaba segue em formato digital, por meio de videochamada com os inscritos e convidados. Na primeira parte do encontro, o arquiteto e urbanista Ricardo Pisanelli apresentará uma palestra sobre Montagem de Exposições. A palestra é um oferecimento do Museu Catavento, por meio do Programa de Integração ao SISEM-SP. Na segunda parte, os Representantes Regionais apresentarão os informes do SISEM-SP.

Programação
14h00 - Palestra Montagem de Exposições com Ricardo Pisanelli (Museu Catavento)
15h30 - Informes do SISEM SP.

SERVIÇO:
Quando: 20 de junho de 2022
Horário: 14h às 16h
Inscrições: https://bit.ly/2ERMSOROCABA
Informações: rr.sorocaba.sisemsp@gmail.com

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