Apreciação musical, Iniciação ao violão brasileiro, Um panorama da História da Música e Iniciação ao piano são temas dos cursos, que são gratuitos e com aulas a distância
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Divulgação / Conservatório de Tatuí |
24/08/2021 | O Conservatório de Tatuí, considerado a maior escola de música e teatro da América Latina, abre inscrições para quatro cursos livres na área de Música Erudita. Todos os cursos são gratuitos e com aulas a distância. Os temas destacam Apreciação musical, Iniciação ao violão brasileiro, Um panorama da História da Música e Iniciação ao piano, ministrados por professores da instituição e por uma professora convidada.
Os cursos têm carga horária que variam entre 12 e 24 horas e alguns temas têm pré-requisitos, como detalharemos a seguir. As vagas são limitadas e serão distribuídas por ordem de inscrição. Confira!
CURSOS LIVRES OFERECIDOS:
– INICIAÇÃO AO VIOLÃO BRASILEIRO
O aluno estudará os conceitos básicos do instrumento, desde o seu funcionamento mecânico, primeiras melodias, leitura e acompanhamentos simples dentro do cancioneiro da música brasileira.
Professor: Alberto de Almeida Bento Dias
Formado em Violão Popular no IV&T (São Paulo); Violão Clássico e Guitarra MPB/Jazz no Conservatório de Tatuí. Nesta última instituição, foi integrante da Orquestra Violões e Cia. e de vários grupos na área de MPB/Jazz. Foi o terceiro colocado no 1º Concurso Estímulo de Violão pela instituição. É graduado em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos e pós-graduado no curso de Docência do Ensino Superior. Ainda como estudante, foi aluno dos mestres Mozart Mello e Ulisses Rocha, principais influências em sua metodologia de ensino. Dentre seus trabalhos instrumentais, destacam-se arranjos para musicais de dança e violão com o Balleteatro Fred Astaire, além de trabalhos com o trio Tatuvirado e o duo Com Fusão. Como solista, realizou apresentações em projetos sociais, shows, congressos, encontros e escolas, nos quais, invariavelmente, apresenta arranjos e composições próprias. Foi professor da Escola de Música Atenas, em Botucatu; Escola Camargo Guarnieri, em Tietê; e Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Tatuí. Coordenou o ciclo de oficinas “O violão de João Pernambuco” e “Violão, do erudito ao popular”, junto às Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Atualmente, trabalha como professor de música efetivo na prefeitura de Cesário Lange/SP e é professor do curso de Violão MPB/Jazz do Conservatório de Tatuí.
Pré-requisitos: Dispor de um violão e dos meios tecnológicos para acompanhamento das aulas.
Aulas: segundas, das 10h às 11h30 | Período: 30/08 a 22/12
Carga horária: 24 horas
Inscrições: 24 a 27 de agosto
– APRECIAÇÃO MUSICAL
Noções básicas sobre música, seus elementos integrantes e seu papel na sociedade. Audição ativa para identificação e assimilação dos itens abordados. Apreciação de obras relevantes de compositores consagrados da história da música ocidental.
Professor: Akira Miyashiro
Bacharel em Música nas modalidades Regência e Violino pela Universidade Estadual de Campinas. Participante de diversos cursos e festivais, já teve aulas com renomados maestros, como Carlos Moreno, Osvaldo Ferreira e Roberto Minczuk, na área da regência orquestral; Dario Sotelo, Roberto Farias e Monica Giardini, na área da regência de banda sinfônica; e Hans-Peter Schurz, Erik Westberg e Abel Rocha, na área de regência coral. Além disso, com a professora Lucielena Terribile, desenvolveu estudos teóricos em harmonia, análise e contraponto. Dentre suas atuações musicais, destacam-se a condução do Madrigal e da Prática Orquestral do Instituto de Artes da Unicamp, da Orquestra Sinfônica da Unicamp e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Mato Grosso, além de, em 2007, ter participado do Programa Prelúdio da TV Cultura. Em 2009, junto à Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas, montou a ópera ‘Bastien e Bastienne’ de Mozart, com recursos provenientes da Secretaria de Cultura de Campinas e, durante o ano de 2010, foi Regente Titular da Orquestra Filarmônica de Itu. De 2003 a 2012, foi Regente Assistente da Corporação Musical Villa-Lobos de Indaiatuba. Em estúdio, participou da gravação do CD “Bruno Kiefer, Madrigais, Motetos e Canções” como Assistente de Direção e do CD “Festa no céu” como violinista. Atuou também como professor de História da Música, Apreciação Musical, Regência e Violino no Curso de Extensão em Música Litúrgica da Arquidiocese de Campinas e como professor de violino e regente da Orquestra Experimental no Conservatório Carlos Gomes de Campinas. É professor do Polo do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo.
Pré-requisitos: Equipamento básico de informática, conexão de boa velocidade, fone de ouvido; interesse por cinema, som e música; estar cursando, no mínimo, o Ensino Médio.
Aulas: sextas, das 18h às 19h30 | Período: 03/09 a 17/12
Carga horária: 24 horas
Inscrições: 24 a 27 de agosto
– UM PANORAMA DA HISTÓRIA DA MÚSICA
O curso tem como proposta apresentar uma síntese dos principais períodos nos quais se divide a História da Música Ocidental e destacar suas mais proeminentes características estilísticas para, assim, oferecer ao aluno em preparação para o vestibular um panorama dos conteúdos fundamentais, conforme usualmente cobrado nas avaliações específicas para o curso de Música dos principais vestibulares do país. Além disso, é parte dos objetivos deste curso oferecer treinamento auditivo voltado à identificação dos períodos históricos de peças de distintas formações instrumentais/vocais por meio de atividades de escuta semanalmente praticadas durante as aulas. Adicionalmente, o curso será permeado por exercícios simulados e extraídos dos vestibulares mais concorridos do país (fundamentalmente, instituições estaduais e federais), tanto para elaboração em aula quanto para prática semanal do(a) discente.
Professores: Lígia Nassif Conti e Marcus Held
Lígia Nassif Conti é natural de São Paulo, historiadora, musicista e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), onde defendeu uma tese que versa sobre o samba paulista e as tentativas de apagamento de um gênero musical de origem negra em uma cidade voltada a reafirmar sua vocação cosmopolita e pouco afeita a se reconhecer como cidade mestiça. Realizou estudos musicais no Conservatório Carlos Gomes, de Ribeirão Preto, onde concluiu curso técnico e especialização em piano e curso livre de canto; e, também, no Conservatório de Tatuí, onde estudou canto na área de MPB/Jazz. Investiga a música popular brasileira sob uma perspectiva interdisciplinar, aliando a etnomusicologia às possibilidades de construção do conhecimento histórico. Apresentou as reflexões de seu trabalho acadêmico em diversos congressos e eventos no Brasil e exterior e é autora de um dos capítulos que compõem o livro “Vozes à Margem: periferias, estética e política” (EdUFSCar, 2017). Atualmente, cursa licenciatura em Música Popular Brasileira pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e é professora de História da Música, Teoria Musical e Canto Coral do Conservatório de Tatuí, no Polo de São José do Rio Pardo.
Marcus Held é natural de São Paulo, doutorando e mestre em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador e violinista dedicado ao estudo das práticas interpretativas do repertório dos séculos XVI, XVII e XVIII, especializou-se na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) com Luis Otavio Santos e na Escola Superior de Música de Catalunya (ESMUC) com Emilio Moreno e Manfredo Kraemer, em Barcelona. Desde 2015, é regularmente convidado para ministrar palestras sobre História e Filosofia da Música em instituições de ensino e pesquisa de renome no Brasil, como o Conservatório de Tatuí, Instituto Baccarelli de São Paulo, Areté – Centro de Estudos Helênicos, bem como em diversas universidades (Unirio, UFG, USP, Unesp e Unicamp). Foi professor de violino e viola convidado em eventos como o III Encontro Campestre de Violas, o I Festival Internacional de Música em Casa (FIMUCA), a V e a VI Série de Música Antiga de Goiás (SMAG) e o I Festival de Música Barroca do Espírito Santo (Femubes). Atualmente, é membro-pesquisador do Grupo de Estudos da Performance de Instrumentos de Corda (GEPinC – Unicamp), spalla do EOS Música Antiga USP, da Trupe Barroca e professor de Violino Barroco e História da Música do Conservatório de Tatuí. Divulga a pesquisa em música ao grande público em seus canais do Música Pretérita (YouTube e Instagram).
Pré-requisitos: O curso é especialmente voltado a estudantes em fase pré-vestibular, mas pode atender também a interessados(as) em um conhecimento panorâmico dos principais estilos e escolas musicais da Europa Ocidental e do Brasil.
Aulas: quartas, das 15h às 16h30 | Período: 08/09 a 22/12
Carga horária: 24 horas
Inscrições: 24 a 27 de agosto
– INICIAÇÃO AO PIANO – DA AUDIÇÃO À CRIAÇÃO
O curso fornecerá elementos para a improvisação associada à aquisição de conhecimento musical em aulas de piano para iniciantes. Este curso pretende apresentar reflexões básicas sobre a iniciação musical ao piano por meio de uma abordagem que une a aquisição de conhecimento musical a atividades de criação. Serão apresentadas questões e soluções frente à problemática de leitura, técnica, percepção auditiva, análise, expressão, criação e improvisação. Dentro deste contexto, a professora apresentará o resultado de suas pesquisas por meio do livro “Divertimentos” e suas utilizações.
Professora: Laura Longo (convidada)
Educadora musical e pianista. Mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós-graduada em Pedagogia do Piano pela Faculdade Santa Marcelina – São Paulo. Estudou piano com Alfredo Cerquinho, formou-se bacharel em piano pela Universidade de São Paulo (USP), sob orientação de Gilberto Tinetti, e fez curso de aperfeiçoamento pianístico com Carlo Bruno em Roma – Itália. Ao retornar ao Brasil, estudou com Maria José Carrasqueira. Autora do livro “Divertimentos”, para piano, tem ministrado palestras e cursos para professores(as) em eventos, escolas de música e universidades, tais como: UNICAMP, UFAL, UFSJ, UDESC, UNESP, FAMES, Faculdade Santa Marcelina – SP, Pós-graduação CBM/FLADEM/FlademBrasil, e apresentado trabalhos em congressos como ISME, FLADEM, ABEM, ANPPOM, SIMCAM, EINPP, EIPP, CNEM e CONVEP. Paralelamente à sua trajetória de pianista, Laura Longo sempre se interessou pelas questões pedagógicas e didáticas do ensino da música, fez inúmeros cursos, recebendo orientação dos(as) professores(as): Violeta Gainza, H. J. Koellreutter, Iramar Rodrigues, Verena Maschat, Maria Ördog, Agnes Kauer, Carlos Miró, Judith Akoschky, Caroline Fraser entre outros, o que lhe possibilitou a obtenção de um embasamento amplo e seguro para sua atuação no trabalho de formação musical. Desenvolve intensa atividade didática desde 1990, como professora de piano (individual e em grupo), musicalização, teoria e percepção. Foi orientadora de grupos infantojuvenis de Música de Câmara e instrumental Orff. Ministrou aulas na Universidade Livre de Música – Tom Jobim / EMESP – Tom Jobim, no Conservatório Musical Brooklin Paulista, na Teca Oficina de Música e no Instituto Baccarelli. Atualmente, é professora na EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística (São Paulo).
Pré-requisitos: Não há
Aulas: sábados (quinzenalmente), das 15h às 18h | Período: 11/09 a 23/10
Carga horária: 12 horas
Inscrições: 24 a 27 de agosto
Patrocinadores Sustenidos: CTG Brasil; Visa; SulAmérica, Sky, Microsoft e Glovis.