Curso é realizado pelo Fundo Social de Solidariedade. Inscrições devem ser feitas no Centro de Capacitação da Vila Esperança.
G1 Itapetininga e Região
Estão abertas as inscrições para o curso de tortas doces no Centro de Capacitação da Vila Esperança, realizado pelo Fundo Social de Solidariedade (FUSSTAT).
O curso, que será ministrado pela chef Bete Masi, tem vagas limitadas, e acontecerá no dia 4 de setembro, das 14h às 17h. Segundo a presidente do FUSSTAT, Sônia Maria Ribeiro da Silva, o objetivo é estimular um ganho familiar extra.
As inscrições devem ser feitas no Centro de Capacitação da Vila Esperança, que fica na Rua Angelin Liberatoscioli, sem número, Vila Esperança. O centro fica aberto de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. É preciso levar RG e CPF.
Mais informações pelos telefones: (15) 3305-3408 e 3305-4424.
quinta-feira, 24 de agosto de 2017
Homem é preso após ser flagrado agredindo mulher em Tatuí
Flagrante aconteceu no bairro Tanquinho nesta quinta-feira (24). Vítima precisou ser socorrida e levada ao hospital, diz polícia.
G1 Itapetininga e Região
Um homem foi preso após ser flagrado agredindo sua esposa, nesta quinta-feira (24), no bairro Tanquinho, em Tatuí. A vítima foi socorrida ao pronto-socorro e passa bem.
De acordo com a Polícia Civil, uma denúncia anônima informou que o homem estaria espancando sua esposa dentro de casa. Uma equipe foi até o endereço informado e flagrou as agressões.
Ainda segundo a polícia, a vítima foi socorrida e levada ao pronto-socorro da cidade, onde passou por atendimento médico e liberada em seguida.
O homem foi encaminhado para a delegacia, onde foi autuado por violência doméstica e está à disposição da Justiça.
G1 Itapetininga e Região
Um homem foi preso após ser flagrado agredindo sua esposa, nesta quinta-feira (24), no bairro Tanquinho, em Tatuí. A vítima foi socorrida ao pronto-socorro e passa bem.
De acordo com a Polícia Civil, uma denúncia anônima informou que o homem estaria espancando sua esposa dentro de casa. Uma equipe foi até o endereço informado e flagrou as agressões.
Ainda segundo a polícia, a vítima foi socorrida e levada ao pronto-socorro da cidade, onde passou por atendimento médico e liberada em seguida.
O homem foi encaminhado para a delegacia, onde foi autuado por violência doméstica e está à disposição da Justiça.
Marcos Expósito apresenta repertório de CD em recital de conclusão do curso de contrabaixo MPB/Jazz
Evento será no dia 29 de agosto, com seis músicos convidados e entrada gratuita
Aluno do curso de contrabaixo MPB/Jazz, Marcos Expósito fará seu recital de formatura no dia 29 de agosto, terça-feira, às 19 horas. O programa inclui sete peças de autoria própria e terá a participação de seis músicos convidados. O mesmo repertório dará origem a um CD, que deve ser gravado ainda neste mês. O recital de conclusão de curso será no Salão Villa-Lobos do Conservatório de Tatuí. A área de MPB/Jazz é coordenada por Érica Masson. Marcos teve aulas com o professor Felipe Brisola.
O programa do recital trará a música “Montreux”, de Hermeto Pascoal e as composições próprias do formando: “Pro rei da floresta”, “Canción de cuna para noches de luna llena”, “Memorias”, “Hombres Niños”, “Encuentro”, “Celebração da saudade” e “La luna en Palestina”. As músicas autorais estarão no CD titulado “Ñande”, que será gravado ainda este mês em São Paulo. Segundo o formando, será o primeiro disco do projeto “Marcos Expósito Grupo“, um trabalho totalmente autoral e que será lançado nos próximos meses.
Acompanharão o formando Marcos Expósito os músicos convidados Rafael Chieffi e Estefano Lovato (percussão), Lucía Soledad Spivak (canto e percussão), Gabriel Bertoul (guitarra), Samuel Cartes (piano) e Gaston Reggio (bateria).
Marcos Expósito Nadruz nasceu em Montevidéu, Uruguai, ano de 1989. Cedo na infância fez contato com o candombe e com o canto popular, bem como com a música erudita. Aos 12 anos iniciou os estudos de saxofone tenor com o professor Roberto Colman e, aos 14 anos, trocou o sopro pelo baixo elétrico, instrumento que estudou com grandes mestres uruguaios como Federico Righi, Nacho Echeverría e Gerardo Alonso.
Em 2005, integrou o Coral Procantus, com o qual realizou turnês pela Alemanha, República Checa, Polônia e Argentina. Aos 18 anos, começou os estudos no contrabaixo acústico com o professor Roberto De Bellis (Orquestra Filarmónica de Montevideo) e, simultaneamente, na EUM (Escuela Universitaria de Música) com Carlos Weiske e Virgilio Carlevaro.
Participou das edições de 2009, 2010 e 2011 do “Sembrando Talentos” (Uruguai). Viajou ao Panamá em 2011, selecionado para participar da “Orquesta del Festival Alfredo de Saint Malo”, ano em que também foi convidado para integrar a “Orquesta Juvenil del Mercosur” no Chile, tendo na regência o reconhecido maestro argentino Dario Ntaca.
Participou do “Festival de Jazz en Lima” (Peru) em 2016 com Melchaka, grupo com o qual lançou o disco “Cando Des´Loco” (2015) e que se apresentou em vários palcos e festivais no Uruguai, Argentina e Brasil. No mesmo ano, viajou para a Palestina junto com a artista uruguaia Catalina Aguayo (radicada na França), convidado para musicalizar o primeiro Festival Internacional de Circo da Palestina.
Em 2012, radicou-se no Brasil, onde agora conclui o curso de MPB/Jazz em contrabaixo acústico pelo Conservatório de Tatuí.
Apoio Cultural – No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e CCR SPVias.
Aluno do curso de contrabaixo MPB/Jazz, Marcos Expósito fará seu recital de formatura no dia 29 de agosto, terça-feira, às 19 horas. O programa inclui sete peças de autoria própria e terá a participação de seis músicos convidados. O mesmo repertório dará origem a um CD, que deve ser gravado ainda neste mês. O recital de conclusão de curso será no Salão Villa-Lobos do Conservatório de Tatuí. A área de MPB/Jazz é coordenada por Érica Masson. Marcos teve aulas com o professor Felipe Brisola.
O programa do recital trará a música “Montreux”, de Hermeto Pascoal e as composições próprias do formando: “Pro rei da floresta”, “Canción de cuna para noches de luna llena”, “Memorias”, “Hombres Niños”, “Encuentro”, “Celebração da saudade” e “La luna en Palestina”. As músicas autorais estarão no CD titulado “Ñande”, que será gravado ainda este mês em São Paulo. Segundo o formando, será o primeiro disco do projeto “Marcos Expósito Grupo“, um trabalho totalmente autoral e que será lançado nos próximos meses.
Acompanharão o formando Marcos Expósito os músicos convidados Rafael Chieffi e Estefano Lovato (percussão), Lucía Soledad Spivak (canto e percussão), Gabriel Bertoul (guitarra), Samuel Cartes (piano) e Gaston Reggio (bateria).
Marcos Expósito Nadruz nasceu em Montevidéu, Uruguai, ano de 1989. Cedo na infância fez contato com o candombe e com o canto popular, bem como com a música erudita. Aos 12 anos iniciou os estudos de saxofone tenor com o professor Roberto Colman e, aos 14 anos, trocou o sopro pelo baixo elétrico, instrumento que estudou com grandes mestres uruguaios como Federico Righi, Nacho Echeverría e Gerardo Alonso.
Em 2005, integrou o Coral Procantus, com o qual realizou turnês pela Alemanha, República Checa, Polônia e Argentina. Aos 18 anos, começou os estudos no contrabaixo acústico com o professor Roberto De Bellis (Orquestra Filarmónica de Montevideo) e, simultaneamente, na EUM (Escuela Universitaria de Música) com Carlos Weiske e Virgilio Carlevaro.
Participou das edições de 2009, 2010 e 2011 do “Sembrando Talentos” (Uruguai). Viajou ao Panamá em 2011, selecionado para participar da “Orquesta del Festival Alfredo de Saint Malo”, ano em que também foi convidado para integrar a “Orquesta Juvenil del Mercosur” no Chile, tendo na regência o reconhecido maestro argentino Dario Ntaca.
Participou do “Festival de Jazz en Lima” (Peru) em 2016 com Melchaka, grupo com o qual lançou o disco “Cando Des´Loco” (2015) e que se apresentou em vários palcos e festivais no Uruguai, Argentina e Brasil. No mesmo ano, viajou para a Palestina junto com a artista uruguaia Catalina Aguayo (radicada na França), convidado para musicalizar o primeiro Festival Internacional de Circo da Palestina.
Em 2012, radicou-se no Brasil, onde agora conclui o curso de MPB/Jazz em contrabaixo acústico pelo Conservatório de Tatuí.
Apoio Cultural – No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e CCR SPVias.
quarta-feira, 23 de agosto de 2017
Ipem faz plantão para fiscalização de taxímetros em Tatuí
Ação será na rua Padre Ernesto, Jardim Fortunato Minghini. Verificações são voltadas para quem precisa validar o instrumento após mudança.
G1 Itapetininga e Região
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realiza nesta quinta-feira (24) um plantão de validação de taxímetros em Tatuí. A ação será promovida a partir da Rua Padre Ernesto, s/n, Jardim Fortunato Minghini.
Segundo o órgão, somente os taxistas que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo do equipamento devem comparecer.
Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5.000 mil, dobrando na reincidência.
Para agendar o atendimento é necessário acessar o site do IPEM-SP e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem o agendamento online e a taxa quitada, o atendimento não é realizado.
Na data da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:
Alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura;
Certificado de propriedade do veículo;
Certificado de verificação do IPEM-SP, referente ao último exercício;
GRU quitada
Comprovante de endereço;
Guia de serviço fornecida por oficina credenciada pelo IPEM-SP
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3221-7995 ou pessoalmente na Sede da Delegacia de Ação Regional do IPEM-SP em Sorocaba, na Avenida Américo de Carvalho, nº 58, no Jardim Europa, em Sorocaba.
G1 Itapetininga e Região
Ipem-SP realiza plantão de taxímetro em Tatuí (Foto: Divulgação/Ipem-SP) |
Segundo o órgão, somente os taxistas que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo do equipamento devem comparecer.
Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5.000 mil, dobrando na reincidência.
Para agendar o atendimento é necessário acessar o site do IPEM-SP e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem o agendamento online e a taxa quitada, o atendimento não é realizado.
Na data da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:
Alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura;
Certificado de propriedade do veículo;
Certificado de verificação do IPEM-SP, referente ao último exercício;
GRU quitada
Comprovante de endereço;
Guia de serviço fornecida por oficina credenciada pelo IPEM-SP
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3221-7995 ou pessoalmente na Sede da Delegacia de Ação Regional do IPEM-SP em Sorocaba, na Avenida Américo de Carvalho, nº 58, no Jardim Europa, em Sorocaba.
segunda-feira, 21 de agosto de 2017
Tatuí busca implantação de universidade pública virtual
Prefeitos, secretários e vereadores de 25 municípios apresentaram carta de intenção para ter a universidade.
Autoridades de 25 municípios estiveram no dia 17 último no escritório regional do deputado estadual Chico Sardelli (PV) entregando uma carta de intenção ao diretor administrativo da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), Ricardo Bocalon, para que a cidade seja um polo da instituição. Os cursos de graduação oferecidos gratuitamente são pedagogia, licenciatura em matemática, engenharia de produção e engenharia da computação. Para o próximo ano também serão implantados os cursos de tecnologia em gestão pública e tecnologia em jogos virtuais. De Tatuí estiveram presentes os vereadores Daniel Rezende, João Éder Miguel e Jairo Martins, do PV.
Além de Tatuí, os municípios que demonstraram interesse em ter a universidade pública virtual foram Americana, Santa Bárbara d´Oeste, Nova Odessa, Hortolândia, Sumaré, Limeira, Artur Nogueira, Cosmópolis, Iracemápolis, Cordeirópolis, Leme, Rio Claro, Rio das Pedras, Cerquilho, Tietê, Iperó, Araçoiaba da Serra, Conchas, Charqueada, São Pedro, Jaguariúna, Casa Branca, Santa Cruz das Palmeiras e Espírito Santo do Pinhal.
APAE de Tatuí recebe curso sobre classificação internacional de funcionalidade
A Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES/SP) realizará nos dias 14 e 15 de Setembro, a partir das 8h, o curso Classificação Internacional de Funcionalidade, desenvolvido pela Organização mundial da Saúde (OMS), na APAE de Tatuí. O evento é voltado para profissionais da área da saúde.
A CIF é uma classificação com múltiplas finalidades elaborada para servir as várias disciplinas, transformando a visão da deficiência, por ter o foco no potencial da pessoa e não na deficiência. O objetivo geral da CIF é proporcionar uma linguagem padronizada e uma estrutura de trabalho para a descrição da saúde e de estados relacionados com a saúde. De acordo com a OMS, a CIF oferece uma estrutura conceptual para a informação aplicável aos cuidados de saúde pessoais, incluindo a prevenção, a promoção da saúde e a melhoria da participação, removendo ou atenuando as barreiras sociais e estimulando a atribuição de apoios e de facilitadores sociais.
Interessados já podem se inscrever no site da FEAPAES/SP. A APAE de Tatuí fica na Avenida Doutor Olavo Ribeiro de Souza, no Jardim Lucila.
Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES -SP
Tatuí tem o pior índice Firjan da Região Metropolitana de Sorocaba
Um em cada três municípios de São Paulo terminou 2016 sem recursos em caixa e o Estado teve o pior desempenho do Brasil no indicador liquidez.
Regina Helena Santos - regina.santos@jcruzeiro.com.br
Sorocaba recebeu conceito B, de boa gestão, relativa aos números de 2016 - ERICK PINHEIRO
CRUZEIRO DO SUL - Gestão fiscal em dificuldade ou crítica. Essa é a situação de 92,3,% da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Exatamente 24 de 26 municípios -- excetuando Alumínio do grupo de 27 porque não apresentou dados -- enfrentaram, em 2016, problemas para administrar os recursos públicos recolhidos em forma de tributos, de acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF).
Com base nos dados informados anualmente pelas próprias cidades à Secretaria do Tesouro Nacional, cada município é avaliado considerando-se cinco indicadores -- receita própria, gastos com pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida -- e pontuado numa escala de zero a um, na qual quanto maior o índice, melhor a gestão.
Na RMS, os piores desempenhos ficaram com as cidades de Tatuí (0,3552), Tietê (0,3616) e Boituva (0,3658), classificadas com conceito D, que significa gestão crítica. Já os melhores resultados foram de conceito B, de boa gestão, para Sorocaba (0,6065) e Alambari (0,6268) -- esta, a maior de todas as notas da RMS. Há, ainda, cidades que se destacam com nota zero em liquidez -- ou seja, falta de recursos em caixa ao final do ano -- que terão problemas com a lei de responsabilidade fiscal.
Nenhuma das cidades da RMS alcançou o conceito A, de gestão de excelência, atribuído às administrações com nota superior a 0,8. A região reflete os números apontados pela Firjan para o Estado de São Paulo. Segundo o levantamento, dos 596 municípios analisados, a maior parte apresentou uma situação fiscal difícil ou crítica. O acúmulo de restos a pagar e os baixos investimentos feitos nas cidades foram os principais problemas. Um em cada três municípios de São Paulo terminou 2016 sem recursos em caixa e o Estado teve o pior desempenho do Brasil no indicador liquidez.
Na avaliação da Firjan, quanto mais próximo o índice está de 1, menos o município está postergando pagamentos para o exercício seguinte sem a devida cobertura. Na RMS, o bom desempenho de Alambari foi puxado por um conceito A nesse índice, com nota 0,9882. Já Araçoiaba da Serra, Boituva, Ibiúna, Iperó, Itu, Tatuí e Tietê registraram zero de liquidez. "O baixo nível de investimentos e baixa qualidade de planejamento financeira realmente foram os problemas mais encontrados", reitera Nayara Freire, analista de estudos econômicos da Firjan. Segundo ela, o objetivo do levantamento é contribuir por uma gestão pública com maior transparência. "O IFGS surgiu para tornar as contas públicas algo de fácil acesso, não só para gestores públicos, mas também para a população poder cobrar uma melhor forma de uso dos recursos."
O IFGF médio das cidades paulistas foi de 0,4595 ponto, 1,3% abaixo da média brasileira, que foi de 0,4655. Na RMS, dentre os outros indicadores avaliados, a falta de investimentos feitos pelas prefeituras com o dinheiro arrecadado - na prática, de aplicação do dinheiro em melhorias de infraestrutura, construção de escolas, implantação de serviços públicos, dentre outros -- também aparecem como o principal fator que levou para baixo o desempenho da maioria dos municípios. Catorze dos 27 tiveram nota vermelha -- ou uma avaliação de gestão crítica nessa área: Pilar do Sul (0,0859), São Roque (0,1073), Araçariguama (0,1430), Tatuí (0,1464), Boituva (0,1717), Sorocaba (0,1863), Piedade (0,2021), Porto Feliz (0,2091), Cerquilho (0,2309), Mairinque (0,2650), Salto de Pirapora (0,3194), Votorantim (0,3683), Jumirim (0,3697) e Salto (0,3875).
Boas notas / Algumas cidades, ainda que não apareçam no topo da lista do IFGF, registraram desempenhos bastante positivos em índices específicos, chegando à nota máxima. Assim foi com Araçariguama, em liquidez, e Cerquilho, Cesário Lange, São Miguel Arcanjo, São Roque, Jumirim Tapiraí e Votorantim, com o custo da dívida (peso dos encargos da dívida em relação às receitas líquidas reais, em consonância a resolução 43, do Senado Federal, que limita em 13% esse comprometimento). Ou seja, nestas cidades houve um menor comprometimento de recursos das prefeituras com juros e amortizações referentes a empréstimos contraídos em anos anteriores. Já o índice receita própria, que verifica o grau de autonomia da obtenção de recursos pelos municípios, elenca oito municípios no vermelho: Capela do Alto, Cesário Lange, Jumirim, Piedade, Pilar do Sul, Sarapuí, São Miguel Arcanjo e Tapiraí. Das 27 que compõem a RMS, só Sorocaba atingiu a nota máxima nesse quesito.
Veja como foi o 1º Torneio Ana Mendes de Judô
Mais que um primeiro Torneio de Judô, a Academia de Judô Adriana Bento fez uma grande homenagem à judoca mais ilustre da cidade de Tatuí. Ana Mendes, judoca que faleceu em outubro de 2016, vítima de câncer, amiga e fonte de inspiração na modalidade para Adriana Bento e seus alunos e também de muitos judocas paulistas.
O evento foi realizado neste domingo, 20 de agosto, no ginásio de esportes da A.A. XI de Agosto, clube pelo qual Ana Mendes iniciou na modalidade.
Uma realização da Academia Ana Mendes e a 16ª Delegacia Regional da Federação Paulista de Judô e contou com a presença dos familiares de Ana Mendes: A irmã Ana Cristina Mendes, o irmão Mário Mendes, a mãe Lene Mendes e o pai Mário Mendes Bento.
Presentes na cerimônia de abertura também o Delegado Regional da 16ª Delegacia Regional, Takeshi Yokoti e o Secretário de Esportes e Lazer da cidade de Tatuí, Cassiano Sinisgalli.
Apresentação de 04 formas de kata simultâneo nas áreas de competição, uma em cada área e o Hino nacional Brasileiro e Hino da cidade de Tatuí executados pela Banda da APAE, Banda da GCM e músicos do Conservatório de Tatuí foram um show à parte neste evento.
Aproximadamente quatrocentos judocas, oriundos das cidades da 10ª Delegacia Regional e também de outras regiões do estado, prestigiaram o evento. A competição foi realizada para as classes mirim à veteranos.
A judoca Ana Mendes
Ana Mendes iniciou o judô em 1988, no clube XI de Agosto, em Tatuí. Desde muito cedo, destacou-se no cenário de competições ganhando muitos títulos.
Na adolescência, realizou um sonho, que era ser aeromoça, quando foi para São Paulo para fazer o curso, passar e começou a trabalhar na TAM.
Pelos compromissos profissionais, viajando pelo Brasil pela TAM, Ana Mendes teve que parar de competir.
Durante suas viagens pelo mundo, Ana começou a ter desmaios e passou por diversos exames e nada foi descoberto. Somente em 2014 descobriram que Ana tinha um câncer no intestino e já tinha metástase. Ana iniciou seu tratamento, porém também retornou aos tatames e voltou a competir na classe veteranos nos campeonatos paulista e brasileiro. E estava treinando para atingir seus objetivos no judô. Sua luta contra a doença e sua perseverança surpreendeu até seus médicos, que inutilmente a proibiam de praticar judô, pois nos planos de Ana estava também o Campeonato Mundial de Veteranos que ocorreria em novembro de 2016, nos Estados Unidos. E foi em 2016 que Ana descobriu que sua doença tinha avançado para os ossos. Ana ficou internada na UTI por um mês, vindo a falecer pouco antes da realização do mundial.
Campanha de prevenção do câncer /Outro marco na realização do Torneio foi a distribuição de lacinhos a todos os participantes com o simbolismo da luta contra o câncer, doença que vitimou Ana Mendes.
Clique aqui e confira a documentação fotográfica do evento.
Por: Boletim OSOTOGARI
Novo Processo Seletivo é realizado pela Fatec de Tatuí
A Faculdade de Tecnologia - Fatec Wilson Roberto Ribeiro de Camargo, de Tatuí, divulga que a partir de hoje, 21, estão abertas as inscrições do Processo Seletivo que objetiva a contratação de um Professor de Ensino Superior.
O Docente irá ministrar a disciplina de Rede de Computadores pertencente ao curso de Gestão de Tecnologia, em jornada de 40h semanais e remuneração de R$ 29,00 por hora-aula prestada.
As inscrições serão realizadas na Fatec, na Rodovia Mário Batista Mori, nº 971, Jardim Aeroporto, no horário das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, até o dia 04 de setembro de 2017. Não haverá atendimento aos sábados, domingos, feriados, pontos facultativos e suspensão de expediente legalmente decretados.
Por meio de análise de memorial circunstanciado, será selecionado o candidato aprovado. O Processo Seletivo é válido por um ano e pode ser prorrogado por igual período. (André Fortunato / PCI Concursos)
domingo, 20 de agosto de 2017
Edu Piano/Solon Mendes fecham em 2º entre os UTVs na 1ª etapa do Rally dos Sertões
Dupla da Território Motorsport garantiu uma boa posição, agora segue firme, nesta segunda-feira, para Santa Teresinha de Goiás, na desafiante etapa Maratona
Goiânia (GO), 20 de agosto de 2017 - Veteranos com histórico de vitórias no Rally dos Sertões, o paulista Edu Piano, 48 anos, e o cearense Solon Mendes, 53 anos, encararam bem o desafiante percurso de 680 km, de Goiânia a Goianésia (GO), com longo trecho cronometrado (306,82 km), da 1ª etapa do Rally dos Sertões. A dupla da Território Motorsport, a bordo do Can-Am Maverick X3 X RS (#235), chegou em 2º na categoria UTV Pró Turbo e na geral, entre os 34 UTVs do grid.
Hexacampeã da competição, a dupla superou as dificuldades da prova, como um UTV que segurou a ultrapassagem por uns dez minutos, comprometendo o resultado ao final da Especial. “O UTV estava se arrastando e só conseguimos ultrapassar quando chegamos a um rio. Perdemos um tempo precioso”, diz Piano, de Tatuí (SP), que está em sua 22ª participação consecutiva na prova.
Segundo o piloto, a Especial foi dura e cansativa e muito quebradeira. “Mas nós poupamos o carro o máximo que deu e chegamos bem, não temos do que reclamar, muita gente teve problemas e nem terminou a etapa”, finaliza Piano, que também é preparador de veículos de competição.
Para o navegador Mendes, a 1ª etapa foi uma preliminar do que será o Sertões esse ano, muita gente ficou pelo caminho. “Etapa bem difícil, foi um dia para usar a cabeça, não adiantava só acelerar", diz o experiente Mendes, que completa sua 19ª participação e é o único cearense com seis títulos no Rally dos Sertões, com trajetória de 32 de off-road.
Agora a dupla está pronta para enfrentar a temida Etapa Maratona, na qual não podem receber apoio mecânico, somente os pilotos e navegadores fazem a manutenção de seus veículos. “Então, teremos que poupar equipamento. A navegação e a concentração serão muito importantes nesta etapa. A estratégia vai ser fundamental”, completa Mendes. São 326 km no total (248,16 km de trecho cronometrado), de Goianésia a Santa Terezinha de Goiás (GO). Enfrentarão muitos mata-burros, depressões e lombadas, na região das fazendas, com estradas mais travadas e bem sinuosas. A dupla da Território Motorsport será a segunda a largar no grid dos UTVs, às 7h34 da cidade e às 9h34 do trecho da Especial.
Como o Rally dos Sertões é sempre sinônimo de desafio, Piano e Mendes, após anos disputando a prova nos caminhões e carros e acumulando vitórias (juntos têm seis títulos), aceleram pelo segundo ano consecutivo nas UTVs e estão usando da experiência e da cautela. Pela frente terão os próximos seis dias de rali, enfrentando o exigente percurso pelos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, até 26 de agosto, com chegada em Bonito (MS). São 280 participantes, pilotos e navegadores de todas as regiões do país e também do exterior, em 161 veículos, nas categorias carros (cross country e regularidade), UTVs, quadriciclos e motos, que vão percorrer 3.300,06 quilômetros no total, sendo 1.999,52 km cronometrados.
The OTIS Project levou world music para o espaço cervejeiro em Campinas
Espaço Cervejeiro localizado de Campinas recebeu o The Otis Project com cervejas artesanais e comidinhas
O The OTIS Project levou world music para o espaço cervejeiro ACME Chopp & Beer, em Campinas, na noite de sexta. Reunindo os artistas Otis (baterista, percussionista, cantor e compositor), Wendell Silva (Pianista), Guilherme Marcheto (Guitarrista), Rafael Mendes (Contrabaixista) e Giovanni Della Guardia (saxofonista), o projeto busca a expansão, aperfeiçoamento e divulgação de um repertório original, voltado para a world music e, mais especificamente, para o contato entre Brasil e África.
O projeto surgiu por meio da junção de jovens músicos da Unicamp e do Conservatório de Tatuí, no final de 2016, que têm como influências bandas como Snarky Puppy, Ultramarine, Herbie Hancock, Jimmy Dludlu, Frank Paco, Hiatus Kayote, Mokhtar Samba, Ettiene Mbappe, WDR Big Band e Chris Daddy Dave. As músicas do grupo trazem uma mescla de várias linguagens e estilos musicais, que vão desde o mais tradicional às novas tendências da música atual.
Do Campinas.com.br, editado pelo DT
Do Campinas.com.br, editado pelo DT
sábado, 19 de agosto de 2017
Bisneto de Paulo Setúbal tem megacasamento na Estação Julio Prestes em SP
Os noivos Karen Kranjc Simon e Paulo Egydio Setúbal || Créditos: Reprodução Instagram
São Paulo foi palco de noite inesquecível no dia 12, sábado, pelo casamento de Karen Kranjc Simon e Paulo Egydio Setúbal, bisneto do escritor tatuiano Paulo Setúbal. A cerimônia aconteceu na Basílica Nossa Senhora do Carmo, na Bela Vista, e depois os noivos receberam os cerca de 800 convidados na histórica Estação Julio Prestes.
A decoração cinematográfica, que reuniu 50 mil tulipas apenas na cerimônia religiosa, seguiu estilo art déco contemporânea e foi assinada por Luciana Teperman em parceria com o florista Carlos Flores e a empresa mineira Verde Que Te Quero Verde. Entre os destaques, parede forrada com folhas de magnólias tingidas na cor vinho e as rosas gigantescas chamadas Garden Roses que decoraram a mesa de doces. O menu foi assinado a quatro mãos pelo Buffet França e pela Cozinha da Mazzô – dupla acostumada a trabalhar unida em megaeventos como este. Karen usou vestido assinado por Junior Santaella.
Na mesa de doces, delícias de Pati Piva, Petite Fleur, Maria Beatriz Doces e Isabella Suplicy, que também assinou o bolo dos noivos, com nozes, chocolate e Nutella. Circulavam pela festa barmans com shots de tequila, garçonetes com taças de clericot e carrinho com chocolates da Cau Chocolates. A pista foi animada pelos DJs Milton e Beto Chuquer e Suri. Agora, o casal segue para a lua de mel em Seychelles.
Do glamurama.uol, editado pelo DT
Drama francês é atração no Sesi Tatuí
Filme 'O desprezo' será exibido nessa terça-feira (22) em Tatuí. Entrada é gratuita; produção não é recomendada para menores de 16 anos.
G1 Itapetininga e Região
O drama francês “O Desprezo” é atração no Sesi Tatuí. A entrada é gratuita e a atração não é recomendada para menores de 16 anos. O filme será exibido na terça-feira (22), às 19h.
A sessão faz parte do projeto Cine Sesi-SP no Mundo, que no mês de agosto traz diversos filmes que mostram a vida na França.
O filme, baseado no livro de Alberto Moravia, conta o lento e gradual fim de um casamento. Paul Javal e sua esposa Camille parecem formar um casal apaixonado, porém um incidente aparentemente inofensivo faz a jovem desprezar profundamente seu marido.
O Sesi Tatuí, a unidade fica na Avenida São Carlos, 900, Vila Doutor Laurindo
G1 Itapetininga e Região
Drama francês 'O desprezo' é atração no Sesi Itapetininga e Tatuí (Foto: Divulgação/Sesi) |
A sessão faz parte do projeto Cine Sesi-SP no Mundo, que no mês de agosto traz diversos filmes que mostram a vida na França.
O filme, baseado no livro de Alberto Moravia, conta o lento e gradual fim de um casamento. Paul Javal e sua esposa Camille parecem formar um casal apaixonado, porém um incidente aparentemente inofensivo faz a jovem desprezar profundamente seu marido.
O Sesi Tatuí, a unidade fica na Avenida São Carlos, 900, Vila Doutor Laurindo
Pré-estreia do espetáculo infantil As Estrelas do Céu é destaque neste domingo
Espetáculo será apresentado no Teatro do Conservatório e é conduzido pelo grupo Os Geraldos.
Neste domingo, dia 20, às 16h, no Teatro Procópio Ferreira, acontecerá a pré-estreia do espetáculo infantil “As Estrelas do Céu”, do Grupo Os Geraldos. A apresentação integra o calendário do 191º aniversário de Tatuí, organizado pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, além de fazer parte das ações da 1ª Incubadora de Grupos Artísticos de Tatuí.
O espetáculo acompanha as aventuras de uma menina que empreende uma jornada fantástica em busca de seu grande sonho: tocar as estrelas do céu. Durante sua longa jornada, ela percorrerá lugares desconhecidos e encontrará personagens incríveis, que a ajudarão a enfrentar obstáculos e lhe mostrarão os caminhos que levam à “escada sem degraus”, o único meio possível de alcançar as estrelas. Inspirada em um antigo conto inglês, a peça nos faz lembrar que, para alcançar um grande objetivo, devemos nos esforçar mais e mais.
Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis na bilheteria do Teatro Procópio Ferreira, situado na rua São Bento nº 415, que funciona de terça a sexta-feira, das 13h30 às 17h30 e das 19h às 21h, e aos sábados e domingos, das 15h às 21h.
A Incubadora de Grupos Artísticos conta com a idealização e realização do Centro de Formação e Produção Teatral - CFPT Os Geraldos. Aprovado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio do Instituto CCR e CCR SPVias, por meio da Lei Rouanet, o projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Programa de Qualificação em Artes - Projeto Ademar Guerra, Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” e Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, da Prefeitura Municipal de Tatuí.
Neste domingo tem torneio de judô no XI de Agosto
Está programada para este domingo, dia 20, a realização do 1º Torneio de Judô Ana Mendes, em Tatuí. O evento é realizado pela Academia de Judô Adriana Bento e terá como palco o ginásio de esportes da A. A. XI de Agosto, com início às 8 horas da manhã.
O torneio, que tem o aval da Federação Paulista de Judô, homenageia a judoca tatuiana Ana Mendes, falecida no ano passado.
A competição abrangerá todas as categorias, masculino e feminino, e premiará os quatro primeiros colocados. São aguardadas as presenças de atletas da capital e de diversas cidades do interior.
Flor de Aguapé canta músicas de seu primeiro disco no Sesc
Beto Carlomagno
Dani Gurgel/Divulgação
Quarteto apresenta músicas do primeiro CD e clássicos do gênero
DIÁRIO DA REGIÃO - A paixão pela música brasileira, em especial o choro cantado, une o quarteto de Ribeirão Preto Jacque Falcheti (voz), Leonardo Freitas (piano), Ricardo Perez (pandeiro) e Alexandre Peres (cavaco), o grupo Flor de Aguapé, que se apresentou na quinta-feira, 17, na comedoria do Sesc Rio Preto como parte do Projeto Sonora.
A apresentação faz parte da turnê de lançamento do primeiro álbum do grupo, autointitulado, divulgado agora em junho na cidade natal dos integrantes da banda. Mas o show vai além, incluindo canções dos projetos anteriores do Flor de Aguapé, que são dois shows especiais, um de clássicos do choro cantado e um feito todo em homenagem a Pixinguinha. “Mas o centro do show é o lançamento do disco”, conta Jacque em entrevista ao jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto.
A ideia para o projeto surgiu depois que a banda passou por esse período de shows em homenagem aos clássicos. O álbum é resultado do desejo de pesquisar músicas que estavam sendo compostas naquele momento por jovens escritores e músicos conhecidos do grupo.
“Queríamos choros inéditos. Entramos em contato com compositores e amigos músicos para encontrar esse novo repertório. E, desde o início, a ideia era fazer esse projeto com compositores da nossa região, do interior de São Paulo, para fomentar ainda mais esse meio”, revela Jacque.
Entre esses compositores que integraram o disco, há dois nomes de Rio Preto. Zeca Barreto e Gui Silveiras foram os responsáveis pela música Zarabatana. “Eu e o Alexandre somos amigos do Gui do Conservatório de Tatuí. Sempre gostei muito do trabalho dele e de sua forma de compor. Quando estávamos terminando de selecionar as músicas, a gente queria alguma coisa um pouco diferente para fechar. Então pedi para ele. Por coincidência ele disse que estava terminando de compor um choro e que um parceiro dele estava fazendo a letra. Disse ainda que nos mandaria a música assim que terminassem. Quando ele enviou, escutamos pela primeira vez e já sabíamos que ia entrar no disco.”
A pesquisa intensa também foi fundamental para a união da banda. Eles ensaiavam de duas a três vezes por semana buscando nas músicas encontradas pontos que representassem alguma ligação com o grupo, explica a vocalista. “Cada um tem a sua identidade, cada pessoa do grupo tem outros projetos, então buscávamos algo que fosse único. Não sei nem como foi que o projeto se deu, mas acho que foi nesse processo de encontro intenso.”
Além disso, o grupo tinha um critério que deveria ser atendido por todas as canções que entrariam no projeto: música e poesia deveriam apresentar uma ligação forte. “Uma das grandes críticas ao choro cantado é que, às vezes, há essa desconexão entre letra e melodia. Então, nossa preocupação era essa. Como fazer isso fluente, escolher músicas em que a poesia e as melodias iam de encontro uma com a outra. Tudo em prol da música”, diz Jacque.
Outra grande preocupação para o projeto era conseguir criar um trabalho que fosse abrangente quanto aos muitos ritmos que transitam pelo choro. “A gente ansiava, mas achamos que nem conseguiríamos colocar ritmos diferentes. O choro é a maneira de tocar, mas ele abarca diversos gêneros. Então, dentro do nosso CD, tem maxixe, valsa, samba, choro canção, muita coisa, diversos ritmos. Isso era algo que a gente priorizava desde o início, colocar coisas diferentes”, afirma Jacque.
A intenção sempre foi trazer para o projeto um equilíbrio entre o que há de novo e o universo tradicional do gênero, fazendo referência a músicos contemporâneos, compositores que inspiraram todo o trabalho do quarteto, sem deixar de reverenciar os mestres do passado.
“O que a gente busca, e que é algo meio natural, é respeitar o meio da linguagem do choro, suas características maiores. Mas cada um de nós vai permeando para outros lugares, ouve muitas outras coisas que acabam influenciando no arranjo e na criação. Isso dá um ar de contemporâneo para o trabalho, um ar de algo novo que vai se mostrando aos poucos ao mesmo tempo em que respeita o nosso estudo e a linguagem do choro”, pontua a vocalista.
sexta-feira, 18 de agosto de 2017
Elektro realiza evento de eficiência energética para empresários de Tatuí
O encontro, que reuniu clientes industriais e profissionais da distribuidora, contou com a palestra do economista Richard Rytenband, da Rede Record
Foto: Du Arantes |
Cerca de 30 empresários do setor industrial do município de Tatuí participaram do Encontro Cliente Elektro, organizado pela concessionária de energia, nesta quinta-feira, dia 17 de agosto. O evento, realizado no Via Blanc Hall, no bairro São Cristóvão, teve o objetivo de levar informações sobre o programa de eficiência energética e estreitar o relacionamento entre os clientes de alta tensão e a staff de atendimento da Elektro.
O encontro começou com a palestra sobre eficiência energética em que foram abordadas as oportunidades que a Chamada Pública da Elektro oferece aos projetos de eficientização das empresas. “Na busca pela melhoria contínua dos processos de produção e redução dos custos operacionais, os projetos de eficiência energética surgem como uma ótima oportunidade para aumentar a competitividade do negócio”, diz Lucas Rafacho, engenheiro da área de eficiência energética da Elektro. Parte dos recursos utilizados no projeto é vinculada ao Programa de Eficiência Energética, promovido pela Elektro por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A área Comercial também apresentou os benefícios do atendimento personalizado para os grandes clientes. Um dos pontos altos da manhã foi a palestra do economista Richard Rytenband, comentarista do Portal R7, da Rede Record. Richard apresentou os desafios do setor energético no atual cenário econômico do Brasil.
A segunda rodada da Copa Craque do Futuro está marcada para este sábado, dia 19.
Copa Craque do Futuro teve início no último sábado
Começou no sábado, dia 12, no Estádio Itatibão do Clube de Campo de Tatuí, a 5ª Copa Craque do Futuro, realizada pela Prefeitura Municipal de Tatuí, através da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. Dois jogos marcaram a abertura do campeonato: o Clube de Campo empatou em 1 a 1 com a A. A. Ituana, na categoria Sub 17. E, na categoria Sub 11, a Clínica de Futebol Boituva venceu por 3 a 0 a P. M. Cesário Lange.
A segunda rodada da Copa Craque do Futuro está marcada para o próximo sábado, dia 19. No Estádio Toca da Coruja, no Jardim Lírio, jogarão: A. A. Santa Rita x Bom de Bola, às 8h30, pela categoria Sub 17; Bom de Bola x A. A. Santa Rita, às 9h30, pela categoria Sub 11; A. A. Santa Rita x Bom de Bola B, às 10h, pela categoria Sub 13; Bom de Bola x A. A. Santa Rita, às 10h30, pela categoria Sub 15. Já no Estádio Dr. José Rubens do Amaral Lincoln, o E. C. São Martinho, as disputas serão: E. C. São Martinho x P. M. Boituva, às 8h30, pela categoria Sub 17; A. A. XI de Agosto x P. M. Boituva, às 9h30, pela categoria Sub 15; E. C. São Martinho x P. M. Cesário Lange, às 10h, pela categoria Sub 15; A. A. XI de Agosto x P. M. Cesário Lange, às 10h30, pela categoria Sub 17. Todos os jogos têm entrada gratuita.
Rally dos Sertões: Ao chegar em Goiânia, Território Motorsport anuncia novo parceiro
Equipe dos veteranos e hexacampeões do grid Edu Piano e Solon Mendes fecha parceria com a Carueme para a maior prova off-road do país, que tem início neste sábado, no Autódromo Internacional Ayrton Senna (GO)
Goiânia (GO) – Praticamente às vésperas do início da 25ª edição do Rally dos Sertões, a Território Motorsport (Tatuí/SP) anuncia nesta quinta-feira, ao chegar em Goiânia (GO), mais um importante parceiro, a Carueme. Com tradição de 15 anos no mercado, a empresa é a distribuidora Ford Caminhões para Campinas e região do interior paulista. Pelo segundo ano consecutivo, os hexacampeões da prova, Edu Piano e Solon Mendes competirão pela categoria UTVs. A maior prova off-road do país terá início neste fim de semana, na capital goiana e se encerra no próximo dia 26, em Bonito, no Mato Grosso do Sul.
“É muito importante essa parceria, pois estamos nos associando a uma grande equipe e competidores comprovadamente vencedores. Conheço Edu Piano há muito tempo pelos eventos que já realizamos juntos e também porque a empresa dele, a Território 4x4, já adaptou vários caminhões de nossa frota”, ressalta Rodolfo Quintana Mansberger, diretor da Carueme Caminhões.
A dupla do paulistano Piano, 48 anos, e do cearense Mendes, 52, já conquistou seis títulos no Rally dos Sertões, entre as edições de 2007 e 2015. Encarando um novo desafio, desde o ano passado, estão se divertindo e acelerando na categoria que mais cresce no grid do Rally Cross Country nacional.
"Estamos muito felizes com esta parceria com a Carueme, em meio a uma crise que se instalou no país. Podemos garantir que vamos lutar nos próximos dias para chegar a Bonito com um bom resultado, nos UTV já mostrou ótimo desempenho durante essa temporada”, diz Piano, que segue para a 22ª participação consecutiva e já conquistou sete títulos, além dos seis nos caminhões, foi campeã na geral dos carros em 2005.
Nesta 25ª edição, a dupla estará a bordo do Can-Am Maverick X3 X RS, pela categoria UTV Pró. E no sábado, participam do Prólogo, na Cidade Alpha Goiás, em Senador Queiroz (GO), a tomada de tempo que definirá a ordem de largada para o rali. Já no domingo o rali começa para valer, os competidores de motos, quadriciclos, UTVs e carros larga para a 1ª etapa entre Goiânia e Goianésia. “Não vejo a hora de a prova começar, agora a ansiedade aumenta e esperamos uma prova que exija bastante e fica marcada para a história dos 25 anos do Sertões”, finaliza Mendes, que completa sua 19ª participação e é o único cearense com seis títulos no Rally dos Sertões.
5º Seminário de Regência do Conservatório de Tatuí reúne 250 pessoas
Evento atrai participantes de 15 Estados, em busca de conhecimento e troca de experiências
Considerado um dos mais importantes eventos da área no Brasil, o 5º Seminário de Regência do Conservatório de Tatuí reuniu cerca de 250 pessoas nesta semana na Capital da Música. São profissionais e estudantes vindos de todas as regiões do Brasil. Na programação, palestras, debates, encontros de regentes, ensaios abertos e concertos, onde alguns participantes têm a oportunidade de reger uma banda sinfônica.
De acordo com o coordenador do seminário, Dario Sotelo, este é o evento com maior número de inscritos, o que mostra o crescente interesse das pessoas. “Tem gente que veio de longe, de Manaus, do Pará, de Santa Catarina, de muitos lugares. É gratificante ver o interesse dessas pessoas em dedicar quatro dias na semana para nos ouvir e ver, para trabalhar com as partes. Estou muito contente”, afirma.
As atividades começaram na terça-feira, 15, e seguem até hoje à noite. Ao longo dos quatro dias, foram realizados vários ensaios abertos e debates, sob a batuta dos maestros Dario Sotelo e Matthew George (Universidade de Saint Thomas, em Minneapolis, Estados Unidos), convidado especial do evento. Eles apresentaram as mais eficientes práticas e técnicas de regência.
George defende que o seminário é uma oportunidade de se aprender o máximo possível sobre a prática da regência, de modo que todos possam se aprimorar e levar essa experiência aos músicos com os quais trabalham. Para ele, quanto mais esse conhecimento se espalhar pelo País, melhores regentes serão formados, melhores concertos serão apresentados e é a arte que sairá ganhando. Ele deixa um conselho aos regentes: “Sejam ‘esponjas’. Aprendam tudo que puderem. Não julguem o que está sendo oferecido, apenas ouçam, reflitam sobre isso e tentem juntar todas as peças. Apenas aprendam e conversem com as pessoas e perguntem muito”.
Foram realizados vários debates e palestras, como “Importância da Marcação do Fraseado”, com Dario Sotelo; “Análise do I Movimento da 2ª Sinfonia de Luis Alarcón”, com o convidado especial do seminário, maestro Matthew; “A tradição de bandas de Ouro Preto e seu repertório”, com Rodrigo Toffolo; “Wasbe e a importância de nossa participação”, com Dario Sotelo; “Como estudar o gesto”, com Dario Sotelo; “Gesto no ensaio e no concerto”, com Matthew George.
Todas as noites, o Teatro Procópio Ferreira abriu suas portas para um concerto diferente, onde alguns dos participantes puderam reger a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí em peças variadas. Ontem, dia 17, a Banda Sinfônica da Escola Municipal de São Paulo se juntou ao evento, com ensaio aberto à tarde e um concerto especial à noite, também conduzido por vários regentes. O 5º Seminário de Regência termina hoje, com concerto de encerramento da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.
Repercussão nacional
O 5º Seminário de Regência reúne cerca de 250 pessoas, sendo músicos, regentes e estudantes das cinco regiões do Brasil. Além do Estado de São Paulo, também estão representados Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Todos os entrevistados destacaram a importância do evento ao promover conhecimento, atualização e troca de experiências.
Diretor e maestro da Banda Sinfônica do Amazonas, Marcelo Vieira de Andrade participa do seminário pela segunda vez: “A gente vem renovar os conhecimentos, fazer amizade com regentes de outros Estados, rever amigos, maestros, é maravilhoso para todos nós, uma oportunidade de levar o conhecimento daqui para lá”.
De Sarzedo (MG), Joanir Martins de Oliveira conta que desenvolve um projeto com crianças e adolescentes e todo conhecimento adquirido no seminário será muito importante para aprimorar seu trabalho. “É a segunda vez que venho a Tatuí e o seminário nos dá a oportunidade de ter este vínculo com uma banda de alto nível, que não encontramos em qualquer lugar. É um privilégio reger uma banda como essa. A programação oferece muito material, muita bagagem de conhecimento para levar daqui”, destaca.
“Viemos atrás de novos repertórios, novos gestos de regência, novas formas de ensaio. Estou muito empolgado com o que estou vendo aqui. Foi um amigo maestro, que participou de todos os seminários, que nos convidou. Viemos conhecer e estamos surpresos com a organização de vocês”, salientou o maestro da Banda da Guarda Civil de Contagem (MG), Tiago Teotônio da Silva.
Maestro da Banda da Polícia Militar de Ribeirão Preto (SP) e aluno do Curso de Regência de Banda do Conservatório de Tatuí, Vanderlei Gonçalves de Souza Júnior defende a atualização profissional: “O seminário é muito importante porque traz a oportunidade de ver coisas novas, conhecer pessoas diferentes, trocar experiências e se reciclar, o que é essencial”.
“Este é um trabalho muito relevante para nós, que estamos à frente de conjuntos musicais, pois é necessário que façamos um aperfeiçoamento. Espero que outros músicos militares do Brasil possam seguir essa mesma trilha para que possamos oferecer o melhor para a comunidade e o público em geral”, reforça o Major Elias Nascimento, comandante do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
“É meu terceiro seminário. Estou muito feliz, principalmente por reger uma peça com o solista Rafael Pires, por essa troca de experiências, poder reger essa banda maravilhosa com profissionais extremamente dedicados, qualificados. E no Conservatório de Tatuí, que é um expoente, uma referência no mundo inteiro. Quero aproveitar ao máximo todo seminário, todas as informações passadas aqui, nessa atmosfera incomparável e de muito trabalho sempre”, comenta Juliano Barreto, coordenador do Polo do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo.
Aluna do último ano do Curso de Regência na Unesp (SP), Bianca Maretti diz-se realizada com a oportunidade de reger a Banda Sinfônica. “Foi minha primeira experiência, a primeira vez que regi uma banda, foi um prazer ainda maior. Apenas lamento ver tão poucas mulheres no seminário. Tem um estigma muito grande, especialmente na regência, que é uma posição de autoridade – geralmente mais associada a características masculinas – o que é uma grande falácia, grande besteira e acho que, pouco a pouco, as pessoas começam a perceber e mudar essa realidade. Quem sabe nas próximas ocasiões a gente consiga estimular mais mulheres para virem e experimentarem”, propõe.
Apoio Cultural – No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e CCR SPVias.
Considerado um dos mais importantes eventos da área no Brasil, o 5º Seminário de Regência do Conservatório de Tatuí reuniu cerca de 250 pessoas nesta semana na Capital da Música. São profissionais e estudantes vindos de todas as regiões do Brasil. Na programação, palestras, debates, encontros de regentes, ensaios abertos e concertos, onde alguns participantes têm a oportunidade de reger uma banda sinfônica.
De acordo com o coordenador do seminário, Dario Sotelo, este é o evento com maior número de inscritos, o que mostra o crescente interesse das pessoas. “Tem gente que veio de longe, de Manaus, do Pará, de Santa Catarina, de muitos lugares. É gratificante ver o interesse dessas pessoas em dedicar quatro dias na semana para nos ouvir e ver, para trabalhar com as partes. Estou muito contente”, afirma.
As atividades começaram na terça-feira, 15, e seguem até hoje à noite. Ao longo dos quatro dias, foram realizados vários ensaios abertos e debates, sob a batuta dos maestros Dario Sotelo e Matthew George (Universidade de Saint Thomas, em Minneapolis, Estados Unidos), convidado especial do evento. Eles apresentaram as mais eficientes práticas e técnicas de regência.
George defende que o seminário é uma oportunidade de se aprender o máximo possível sobre a prática da regência, de modo que todos possam se aprimorar e levar essa experiência aos músicos com os quais trabalham. Para ele, quanto mais esse conhecimento se espalhar pelo País, melhores regentes serão formados, melhores concertos serão apresentados e é a arte que sairá ganhando. Ele deixa um conselho aos regentes: “Sejam ‘esponjas’. Aprendam tudo que puderem. Não julguem o que está sendo oferecido, apenas ouçam, reflitam sobre isso e tentem juntar todas as peças. Apenas aprendam e conversem com as pessoas e perguntem muito”.
Foram realizados vários debates e palestras, como “Importância da Marcação do Fraseado”, com Dario Sotelo; “Análise do I Movimento da 2ª Sinfonia de Luis Alarcón”, com o convidado especial do seminário, maestro Matthew; “A tradição de bandas de Ouro Preto e seu repertório”, com Rodrigo Toffolo; “Wasbe e a importância de nossa participação”, com Dario Sotelo; “Como estudar o gesto”, com Dario Sotelo; “Gesto no ensaio e no concerto”, com Matthew George.
Todas as noites, o Teatro Procópio Ferreira abriu suas portas para um concerto diferente, onde alguns dos participantes puderam reger a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí em peças variadas. Ontem, dia 17, a Banda Sinfônica da Escola Municipal de São Paulo se juntou ao evento, com ensaio aberto à tarde e um concerto especial à noite, também conduzido por vários regentes. O 5º Seminário de Regência termina hoje, com concerto de encerramento da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.
Repercussão nacional
O 5º Seminário de Regência reúne cerca de 250 pessoas, sendo músicos, regentes e estudantes das cinco regiões do Brasil. Além do Estado de São Paulo, também estão representados Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Todos os entrevistados destacaram a importância do evento ao promover conhecimento, atualização e troca de experiências.
Diretor e maestro da Banda Sinfônica do Amazonas, Marcelo Vieira de Andrade participa do seminário pela segunda vez: “A gente vem renovar os conhecimentos, fazer amizade com regentes de outros Estados, rever amigos, maestros, é maravilhoso para todos nós, uma oportunidade de levar o conhecimento daqui para lá”.
De Sarzedo (MG), Joanir Martins de Oliveira conta que desenvolve um projeto com crianças e adolescentes e todo conhecimento adquirido no seminário será muito importante para aprimorar seu trabalho. “É a segunda vez que venho a Tatuí e o seminário nos dá a oportunidade de ter este vínculo com uma banda de alto nível, que não encontramos em qualquer lugar. É um privilégio reger uma banda como essa. A programação oferece muito material, muita bagagem de conhecimento para levar daqui”, destaca.
“Viemos atrás de novos repertórios, novos gestos de regência, novas formas de ensaio. Estou muito empolgado com o que estou vendo aqui. Foi um amigo maestro, que participou de todos os seminários, que nos convidou. Viemos conhecer e estamos surpresos com a organização de vocês”, salientou o maestro da Banda da Guarda Civil de Contagem (MG), Tiago Teotônio da Silva.
Maestro da Banda da Polícia Militar de Ribeirão Preto (SP) e aluno do Curso de Regência de Banda do Conservatório de Tatuí, Vanderlei Gonçalves de Souza Júnior defende a atualização profissional: “O seminário é muito importante porque traz a oportunidade de ver coisas novas, conhecer pessoas diferentes, trocar experiências e se reciclar, o que é essencial”.
“Este é um trabalho muito relevante para nós, que estamos à frente de conjuntos musicais, pois é necessário que façamos um aperfeiçoamento. Espero que outros músicos militares do Brasil possam seguir essa mesma trilha para que possamos oferecer o melhor para a comunidade e o público em geral”, reforça o Major Elias Nascimento, comandante do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
“É meu terceiro seminário. Estou muito feliz, principalmente por reger uma peça com o solista Rafael Pires, por essa troca de experiências, poder reger essa banda maravilhosa com profissionais extremamente dedicados, qualificados. E no Conservatório de Tatuí, que é um expoente, uma referência no mundo inteiro. Quero aproveitar ao máximo todo seminário, todas as informações passadas aqui, nessa atmosfera incomparável e de muito trabalho sempre”, comenta Juliano Barreto, coordenador do Polo do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo.
Aluna do último ano do Curso de Regência na Unesp (SP), Bianca Maretti diz-se realizada com a oportunidade de reger a Banda Sinfônica. “Foi minha primeira experiência, a primeira vez que regi uma banda, foi um prazer ainda maior. Apenas lamento ver tão poucas mulheres no seminário. Tem um estigma muito grande, especialmente na regência, que é uma posição de autoridade – geralmente mais associada a características masculinas – o que é uma grande falácia, grande besteira e acho que, pouco a pouco, as pessoas começam a perceber e mudar essa realidade. Quem sabe nas próximas ocasiões a gente consiga estimular mais mulheres para virem e experimentarem”, propõe.
Apoio Cultural – No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e CCR SPVias.
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