segunda-feira, 12 de junho de 2017

Museu Paulo Setúbal recebe o Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí

Apresentação com entrada gratuita é mais uma colaboração entre a escola e a Prefeitura



O Museu Histórico Paulo Setúbal recebe no próximo dia 14 de junho, quarta-feira, a apresentação do Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí. O recital tem entrada gratuita e faz parte da colaboração entre a escola de música e a Prefeitura de Tatuí. A apresentação coordenada por Selma Marino terá início às 19h30.

O diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de Tatuí, Rogério Vianna, observa que a apresentação do dia 14 está integrada à colaboração firmada entre Prefeitura e o Conservatório no início de 2017. A partir dela, os conjuntos têm realizado concertos didáticos em escolas municipais e participado regularmente do projeto “Música na Praça”, nas manhãs de sábado. “O foco é apresentar o trabalho pedagógico-artístico realizado pela instituição musical em diversos equipamentos culturais, educacionais e sociais”, afirma Vianna.

Além da coordenadora e flautista Selma Marino, o Grupo de Performance Histórica se apresentará no museu com Aléxia Martins Santana (flauta doce), Ananda Miranda (alaúde), Maria Eugênia Sacco (cravo) e Gustavo Cardamoni Carloni (viola da gamba).

Repertório histórico
O grupo interpretará quatro obras: “Canzon Terza – Canto solo e basso contínuo”, em nove movimentos, de Girolamo Frescobaldi (1583-1643); “Aria Undecima detta il Caporal Simon”, de Marco Uccelini (1603-1680); “Sonata VIII. Op5. em sol menor (original em mi menor)”, em quatro movimentos, de Arcangelo Corelli (1653-1713); e “Sonata XII in fá m”, em cinco movimentos, de Benedetto Marcello ( 1686-1739).

Apoio Cultural – No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e CCR SPVias.

Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí apresenta repertório clássico e popular

Grupo coordenado por Edson Lopes fará concerto com entrada gratuita no dia 14 de junho



Compositores de música clássica e popular fazem parte do repertório do próximo concerto da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí. O conjunto coordenado por Edson Lopes faz apresentação com entrada gratuita no dia 14 de junho, quarta-feira, às 15h, no salão da Unidade 2 (antigo fórum – rua São Bento, 808).

Na parte inicial, a Camerata de Violões executará obras clássicas do alemão Johann Sebastian Bach (Prelúdio Nº4 – BWV 936), do austríaco Joseph Haydn (Minueto Op.76 Nº1), do italiano Ferdinando Carulli (Concerto em Lá Maior Op.8), e do alemão Felix Mendelssohn Bartholdy (Canção sem palavras Op.19 Nº1). As quatro obras receberam transcrições do coordenador Edson Lopes.

Após as quatro primeiras músicas, o conjunto parte para o repertório popular, começando por “Limpa Banco”, de autor anônimo e arranjo de Jair Teodoro de Paula. Na sequência, a Camerata tocará quatro obras de Celso Machado: “Xote” (dança popular do Nordeste); “Caterête” (dança popular de Minas Gerais); “Roda, roda” (ciranda) e “Esquenta o Pé” (frevo).

A Camerata executa ainda a obra “Mourão” (baião), de Cesar Guerra-Peixe, e encerra a apresentação voltando ao repertório clássico, com “La Vida Breve”, de Manuel de Falla. Estas duas obras também têm transcrição de Edson Lopes.

Para a apresentação do dia 14, a Camerata de Violões será formada por Edson Lopes, Adriano Paes, Ricardo Grion, Carlos Eduardo de Souza, Rafael Vieira dos Santos, Karina Bertrameli, Thaysa Candido e Victor Henrique Anastácio. Fará participação especial o violonista Daniel Rodolfo Silva dos Santos.

Apoio Cultural – No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

Sem carros novos há 2 anos, policiais de SP têm de fazer patrulhamento a pé



REPÓRTER DIÁRIO - O governo de São Paulo comprou apenas 51 carros para as Polícias Civil e Militar do Estado nos últimos dois anos. Segundo policiais, o desgaste da frota e o atraso na renovação – todo ano uma parcela dela deve ser renovada – estão afetando o trabalho, principalmente em cidades do interior, como Campinas. Por lá, a redução da frota obrigou os policiais a ampliar o policiamento a pé. Em Tatuí, as rondas passaram a ser feitas em conjunto com a Guarda.

Dados obtidos pela reportagem, por meio da Lei de Acesso à Informação, mostram que na atual gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) as compras de viaturas despencaram. No triênio 2012-2014, a PM paulista havia recebido 4.943 carros (média anual de 1.647) e 1.817 motos novas (média de 605 por ano). A partir de 2015, e até maio deste ano, o total de carros comprados foi de 1.231 e o de motos, 1.043. A situação é ainda pior na Polícia Civil, que no triênio 2012-2014 comprou 2.239 viaturas – dessas, 708 foram entregues em 2015 – e não adquiriu nenhuma nova depois. Juntas, as duas polícias têm 24 mil carros.

O governo informou, por meio da Secretaria da Segurança Pública, que pretende investir R$ 75 milhões neste ano para a compra de 150 carros a um custo de R$ 12 milhões para a Polícia Civil e 828 veículos para a PM, um investimento de R$ 63 milhões. “Tenho recebido muitos pedidos de prefeitos e vereadores do interior de reposição de viatura. Em Cesário Lange e outras cidades da região, as viaturas são de 2009 e 2010. Considerando que uma viatura roda 24 horas, não preciso dizer o estado”, diz o deputado estadual coronel Telhada (PSDB), da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa.

Desgaste

Com vida útil média de cinco anos, os carros de patrulhamento têm alto grau de desgaste. Prova disso é o fato de só a PM registrar 700 acidentes com viaturas por mês. Ela é ainda obrigada a enviar a oficinas cerca de 2 mil veículos – mais de um décimo da frota de 14,9 mil – para consertos mensais. “Tem aumentado em muito o gasto de manutenção. Não seria melhor ter um carro zero? A PM ainda procura manter um nível de manutenção. A situação está ruim, principalmente no interior”, diz Telhada.

Em alguns casos, segundo o deputado delegado Olim (PP), presidente da Comissão de Segurança Pública, policiais têm de tirar do bolso o dinheiro para consertar viaturas. No caso da Polícia Civil, o problema maior ainda é a falta de pessoal – de 2012 a 2016, o total de policiais civis diminuiu 9,2%. “Viatura até tem, mas não tem gente para trabalhar. Hoje o Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) está trabalhando com três, quatro viaturas com dois policiais (por turno). É uma vergonha”, afirma Olim.

De acordo com ele, a Polícia Civil nos últimos anos recebeu “viaturas Hilux, caríssimas”. “São maravilhosas, mas quero ver quando começarem a quebrar. A arrecadação do governo caiu em maio, e o policial ganha R$ 3 mil por mês. Como vai fazer para pagar o conserto de um farol dessas viaturas caras se quebrar? Vai ter de consertar as Blazers antigas para rodar. Falta planejamento. Um dos helicópteros da Polícia Civil é de 1983. Vai ganhar placa preta, de colecionador”, diz Olim. A presidente do sindicato dos Delegados da Polícia Civil, Raquel Kobashi Gallinati, reforça a crítica. “As revisões são as feitas só no prazo de garantia do automóvel. Depois, o reparo é feito pelo policial e pago do seu bolso.”

Guardas Para contornar o déficit de viaturas, em muitas cidades a PM programa ações conjuntas com as guardas municipais. Em Tatuí, a integração foi objeto de reunião entre os comandos das duas forças no início do ano. Essas operações são realizadas até nos fins de semana. Sem previsão de reforço na frota estadual, a prefeitura abriu licitação para a locação de nove viaturas para a GCM.

A falta de carros afeta o policiamento também nas pequenas cidades. Em Pereiras, com 7,4 mil habitantes, no dia 24 a PM dispunha de apenas uma viatura para rodar – um veículo com mais de dez anos. O outro, mais novo, tinha baixado à oficina para reparo de um eixo. Em Alambari, de 5,5 mil habitantes, a PM também tem apenas uma viatura. Os moradores contam que, em abril, durante assalto a uma lotérica, os dois assaltantes fugiram porque a viatura estava em um bairro distante.
Gestão Alckmin diz que retomará aquisições

A Secretaria da Segurança Pública informou que a renovação da frota será retomada neste ano com a compra de 150 viaturas para a Polícia Civil e 828 para a PM. Mesmo assim, a média de compras ficará abaixo da registrada nos anos de 2012 a 2014.

Parte dos recursos para a compra – R$ 38 milhões – sairá do Tesouro e parte – R$ 37 milhões -, do Fundo de Incentivo à Segurança Pública. Desde 2011, segundo a secretaria, o Estado investiu R$ 522 milhões na compra de carros, motos e outros veículos para as polícias.

Ainda de acordo com a pasta, a vida útil de uma viatura depende da forma como ela é empregada. Os veículos das Forças Táticas têm vida útil de três anos e os de patrulhamento normal, de cinco anos. As bases comunitárias duram oito anos. Já os carros da Polícia Civil teriam uma vida útil, segundo a secretaria, de até 15 anos.

Em sua nota, o governo alega que a Polícia Civil recebeu 1.401 viaturas e a Militar, 2.719 veículos nos últimos dois anos. O número da secretaria, porém, agrega as compras de todos os tipos de carros, motos e veículos especiais. Ainda segundo o governo, Bauru, Campinas, Tatuí, Alambari, São José do Rio Preto e as demais cidades citadas na reportagem receberam viaturas novas em 2015 e 2016. Não foi especificado, porém, quantas nem se eram carros ou motos.

Excedente De acordo com a secretaria, existiria ainda um excedente de 24 viaturas no comando de Rio Preto, o que também seria o caso de Tatuí. Ourinhos e Itararé contariam com o número estipulado de viaturas. Por fim, a pasta informou que não se manifestaria “sobre o patrulhamento a pé em Campinas e sobre a alta quilometragem da frota”.

Conservatório de Tatuí recebe apresentação da Banda Sinfônica do Exército

Concerto com solo de Hudson Nogueira será no dia 17 de junho e terá entrada franca



O Conservatório de Tatuí recebe apresentação da Banda Sinfônica do Exército no dia 17 de junho, sábado. O conjunto oficial das Forças Armadas terá regência do tenente José Roberto Fabiano e solo de saxofone com Hudson Nogueira, de Tatuí. O concerto acontecerá no Teatro Procópio Ferreira, às 20h, com entrada franca.

A Banda Sinfônica do Exército tem estreita colaboração com o Conservatório de Tatuí, como explica o diretor-executivo da escola, Henrique Autran Dourado. Ele cita os ótimos alunos que prestaram concurso e foram aprovados para o grupo, a colaboração frequente com o Conservatório, sua Banda Sinfônica e cursos de Regência para bandas. “Nesse momento em que celebramos o histórico desembarque nas costas da Normandia, há 70 anos, e pensando nos soldados que perdemos em Monte Castelo, fica nossa homenagem aos gloriosos combatentes brasileiros”, afirma o diretor.

O assessor artístico do Conservatório de Tatuí, Erik Heimann Pais, lembra que a escola sempre realizou ações voltadas às bandas, o que incluiu conjuntos de corporações como o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira e a Polícia Militar do Estado de São Paulo. “Mas em 2003 essa relação se fortaleceu bastante com a realização do 1º Encontro Nacional de Regentes de Bandas Militares”, explica o assessor.

De lá para cá, ações como o Coreto Paulista consolidaram a parceria. Tanto é que a Banda Sinfônica do Exército já possui um histórico de concertos realizados no Conservatório de Tatuí. “De igual importância, vários ex-alunos nossos tocam neste conjunto e estarão voltando a casa no dia 17 de junho”, acrescenta Pais.

A banda convidada iniciará a apresentação com a obra “Abertura Candide”, do norte-americano Leonard Bernstein. Na sequência, “Braseijo”, do brasileiro Edmundo Villani-Cortês. O professor do Conservatório de Tatuí Hudson Nogueira irá ao palco para fazer solo de saxofone na obra “Os Saxofonistas Brasileiros” (Suíte Brasileira), de sua própria autoria.

O concerto seguirá com “Danzas Cubanas”, de Robert Sheldon. De “Nahoiro Iwai”, a Banda Sinfônica do Exército tocará “Disney Fantasy”, do japonês Naohiro Iwai. Finalizando, a obra “Maxixe Urbano”, do brasileiro Fernando de Oliveira.



Hudson Nogueira
Bacharel em clarinete pela Faculdade Mozarteum, de São Paulo, estudou saxofone com José Carlos Prandini e composição com Edmundo Villani Côrtes. Como clarinetista, integrou durante sete anos a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, e como saxofonista, foi integrante da Banda Savana. Participou do Projeto Arranjadores, apresentando-se com os maestros Moacir Santos, Cipó, Duda do Recife e José Roberto Branco.

Em 2005 fez várias apresentações no Japão como solista convidado, executando suas composições, inclusive no Clarinet Fest, realizado pela primeira vez na Ásia. Já escreveu arranjos para Marvin Stamm, Leila Pinheiro, Bete Carvalho, Nana Caymmi, Ivan Lins, Jane Duboc, Guilherme Arantes, Toquinho, Gilberto Gil, Moraes Moreira, Boca Livre, Milton Nascimento, Sujeito a Guincho, Banda Savana, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra de Sopros Brasileira, Orquestra Paulista e Banda Sinfônica da CSN.

Entre vários artistas, grupos e instituições para quem já compôs destacam-se Fernando Dissenha, Dale Underwood, Fred Mills, Paulo Sérgio Santos, James Gourlay, Eugene Rousseau, Adam Frey, Madeira de Vento, Quinteto Villa-Lobos, Osland Saxophone Quartet, University of Minnesota, University of Geórgia, University of Central Florida e University of ST. Thomas. Participou como arranjador e compositor do projeto “Série Música Brasileira para Banda”, realizado pela Funarte, além de escrever um artigo sobre arranjo para o 1º Guia Prático para Bandas de Música dentro do mesmo projeto.

Seus arranjos e composições estão presentes em mais de 20 CDs gravados no Brasil e no exterior. Suas obras têm sido executadas na Argentina, Paraguai, Costa Rica, Colômbia, Hungria, Ucrânia, Suíça, Noruega, Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Rússia, Japão e Estados Unidos.

Atualmente, mais de quarenta obras de seu catálogo, escritas para diversas formações musicais, estão publicadas no exterior pelas editoras Ruh Music, filial da americana Barnhouse na Europa, e pela Brazilian Music Publications, nos Estados Unidos. Está contratado desde 1998 como professor de arranjo do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí.


Maestro José Roberto Fabiano
Natural de Perdões (MG), iniciou os estudos musicais em São Caetano do Sul, na Banda de Musica dos Patrulheiros Mirins desta cidade paulista. Sob orientação do professor Abramo Garinni, realizou curso de clarinete no Conservatório de São Caetano, estudou na Fundação das Artes da mesma cidade e na Escola Municipal de Musica de São Paulo.

Participou de diversos encontros e workshops tais como o 1º Encontro Nacional de Clarinetistas, em São Paulo, e Pró-Bandas na cidade de Barueri. Em 1985 ingressou nas fileiras do Exército Brasileiro, sendo agraciado com a Medalha Militar de Ouro, Medalha Corpo de Tropa – Ouro e Medalha Sargento “Max Wolff Filho”.

Recebeu da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História a Medalha do Mérito Artístico e Cultural. É bacharel em regência pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, na classe do professor Ricardo Rosseto. Foi integrante da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, da Orquestra Carlos Gomes e Banda Sinfônica de Diadema.

Na USP realizou curso de estruturação e análise musical, com o compositor Alberto Cunha, e curso de regência sob a orientação do maestro Benito Juarez. É maestro da Big Band Black White. Foi maestro da Orquestra Jazz Sinfônica de Barueri, assistente do maestro Benito Juarez na Banda Sinfônica do Exército e mestre de música na Banda do 15° Batalhão de Infantaria Leve, em João Pessoa (PB).

Apoio Cultural – No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí recebe apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

Festa Junina de São João do Benfica atrai milhares de pessoas

Evento reuniu todas as escolas municipais na Praça da Matriz.


A edição 2017 da tradicional Festa Junina de São João do Benfica foi um sucesso. Milhares de pessoas compareceram à Praça da Matriz durante os três dias do evento (9, 10 e 11 de junho), organizado pela Secretaria Municipal da Educação, com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, da Prefeitura de Tatuí.

As escolas municipais de Tatuí (18 escolas de Ensino Fundamental, 26 creches e 42 pré-escolas) estiveram presentes com suas barracas de guloseimas típicas e diversão. Além disso, houve quadrilhas, leilão de produtos vendidos nas barracas e atrações musicais, entre elas a Orquestra de Viola Caipira de Conchas, que se apresentou no projeto “Música na Praça”. Outra atração foi o concurso de Miss e Mister Caipirinha, que teve como Miss Caipirinha a aluna do 6º ano E da EMEF "Prof. Alan Alves de Araújo", Mikaele Kayane Vieira Campos, e como Mister Caipirinha o aluno do 1º ano F da EMEF "Prof. Firmo Antônio de Camargo Del Fiol", Pedro Henrique Freire Vieira.

A secretária municipal de Educação, professora Marisa Aparecida Mendes Fiusa Kodaira, comemora o sucesso da Festa Junina de São João do Benfica. “Ao desarmar das barracas, recolher as chitas, guardar com zelo e carinho os enfeites tão criativos e originais, cada escola e creche dando o seu melhor, quero deixar a todos: prefeita municipal, diretores, coordenadores, supervisores, monitores, auxiliares, pais, nossos queridos alunos, equipes das Secretarias da Educação, da Cultura e de Obras, Guarda Municipal e Samu, os nossos melhores agradecimentos, parabenizando-os por todo esforço, dedicação e espírito de equipe que proporcionou essa festa, que trouxe tanta diversão e alegria ao povo tatuiano”.

sábado, 10 de junho de 2017

Inscrições para cursos gratuitos no Conservatório de Tatuí começam segunda-feira

Inscrições devem ser feitas até o dia 23 de junho. São oferecidas 150 vagas para o segundo semestre.

Por G1 Itapetininga e Região

Inscrições para cursos no Conservatório de Tatuí começam nesta segunda-feira (12) (Foto: Divulgação/Conservatório Tatuí)

O Conservatório de Tatuí (SP) abrirá nesta segunda-feira (12) inscrições para 150 vagas do segundo semestre. São vagas em 34 cursos, contemplando candidatos com ou sem conhecimento musical. As inscrições devem ser feitas pela internet até às 18h do dia 23 de junho. Todos os cursos oferecidos são gratuitos.

As vagas oferecidas contemplam todas as áreas de música da escola. Nas Cordas Sinfônicas há 8 vagas para violino, 4 para viola, 5 para violoncelo e 12 para contrabaixo. Em Sopros/Madeiras são oferecidas vagas para saxofone (3), clarinete (11) e fagote (2). Também são aceitos novos alunos nos cursos de Sopros/Metais: 4 de trompa, 4 de trompete, 10 de trombone, 2 de eufônio e 4 de tuba.

O curso de Percussão Sinfônica está com 4 vagas; para Piano Clássico são 7 e em Canto Lírico são 3 vagas. A Área de Performance Histórica abre vagas em flauta doce (8), cravo (2), violino/viola barroca (6) e violoncelo barroco/viola da gamba (2). Há também 10 vagas para alunos de Violão Clássico.

A Área de MPB/Jazz abre vagas em diversos cursos: 4 para baixo elétrico, 4 em guitarra, 4 em piano, 2 em canto, 1 em flauta transversal, 4 para saxofone, 4 para trompete, 2 de trombone, 4 em bateria, 4 em percussão e 2 de violão. Já o curso de Choro tem 1 vaga para cavaquinho, 1 para bandolim e 2 de percussão.

As vagas para candidatos com conhecimento musical totalizam 99, além de 51 vagas para iniciantes. Mais detalhes sobre as vagas podem ser conferidos no site, onde está disponível o regulamento do processo seletivo e a ficha de inscrição. Depois do preenchimento, o candidato tem acesso ao boleto bancário no valor de R$ 60,00, cujo pagamento valida a inscrição.

Os avisos e convocações referentes aos dias e horários dos testes do processo seletivo serão publicados no site do Conservatório de Tatuí, no espaço “novos alunos”. Os candidatos sem conhecimento musical se submeterão a uma fase considerada eliminatória, que consiste em entrevista presencial com a finalidade de avaliar percepção auditiva, memória musical e coordenação motora básica.

O candidato com conhecimento musical se submeterá a duas fases consideradas eliminatórias. Na primeira, deverá ser gravada uma apresentação em vídeo, a ser disponibilizado no Youtube com a finalidade de ser posteriormente analisado. O link para o vídeo deve ser informado na ficha de inscrição. As obras a serem executadas e demais regras para gravação constam no regulamento. A segunda fase será presencial e consistirá de uma avaliação de performance tocando o instrumento escolhido ou cantando, e uma entrevista.

Caso a quantidade de candidatos aprovados seja superior às vagas disponíveis, os nomes dos excedentes ficarão em uma lista de espera, obedecendo à ordem classificatória da seleção. Dúvidas poderão ser resolvidas por e-mail (secretaria@conservatoriodetatuí.org.br) ou pelos telefones: (15) 3205-8443/8448/8447, ou ainda pessoalmente na Secretaria Escolar, à rua São Bento, 808, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Comportas de usina são abertas após nível do Rio Sorocaba subir e bairro Cachoeirinha fica inundado

Mais de 50 chácaras ficaram alagadas no bairro Cachoeirinha, de Boituva, divisa com Tatuí, neste sábado (10).

Por G1 Itapetininga e Região 10/06/2017 19h24

Comportas de usina são abertas após nível do Rio Sorocaba subir e bairro rural fica inund

Mais de 50 chácaras do bairro Cachoeirinha, que fica na divisa de Boituva com Tatuí, ficaram inundadas neste sábado (10) após o nível do Rio Sorocaba subir quase dois metros com a forte chuva que atingiu Sorocaba na terça-feira (6). Devido à inundação, quatro comportas da usina hidrelétrica, de Tatuí, foram abertas e moradores precisaram abandonar os imóveis.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Ivanilson Ferreira Barbosa, a água que inundou o bairro é de Sorocaba (SP) e Votorantim (SP). “Essa água vem do Rio Sorocaba, em Sorocaba, desce de Votorantim e pega a cabeceira do rio Sarapuí. Certamente é da chuva que foi registrada durante a semana”, afirma.

Carlos Eduardo de Oliveira é supervisor de operações da usina que precisou abrir as comportas e explica que a chuva na bacia do rio Sorocaba demora cerca de 72 horas para chegar na região de Boituva e Tatuí. Por isso, a inundação aconteceu apenas neste sábado (10). "O rio Sorocaba está com 2,20 metros acima do nível normal e com 370 metros cúbicos de água por segundo passando pelas comportas. Já em dias normais, são apenas 40 metros cúbicos", explica.

Ainda segundo o supervisor, das 11 comportas, quatro estão abertas, quatro parcialmente abertas e três fechadas. “Estamos em contato com as defesas civis de Boituva e de Tatuí coordenando a operação de abertura e fechamento das comportas. Se não chover, a água deve começar a baixar nas próximas 12 horas”, afirma.

SESI de Tatuí disputa etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Alunos participam da fase classificatória dia 14 de junho, na Escola Sesi de Avaré. As melhores equipes se classificam para a final da Etapa Estadual, que será realizada em setembro.

São Paulo, 8/6/2017 – Alunos de 151 equipes do Sesi-SP disputarão a Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. A segunda bateria de competições será realizada dia 14 de junho, na Escola Sesi de Avaré, e terá a participação de uma equipe do Sesi de Tatuí.

As últimas provas da etapa serão realizadas em agosto. Então, as 60 melhores equipes de escolas públicas e particulares seguirão para a final da Etapa Estadual, em São Bernardo do Campo, no mês de setembro.

Na competição os estudantes têm a missão de simular um ambiente de desastre cheio de obstáculos, no qual o resgate das vítimas deve ser feito por robôs completamente autônomos, controlados pela plataforma Arduino. As equipes são formadas por no máximo quatro pessoas, estudantes do ensino médio.

O desafio é baseado nas regras da RoboCup Júnior, organização internacional criada para promover a Inteligência Artificial e a robótica. No Brasil, as olimpíadas científicas tiveram seu início em 1978 e atualmente são apoiadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Educação em parceria com a Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).

A introdução da ciência e da tecnologia na rede Sesi-SP iniciou-se em 2008, no ensino fundamental II, para promover a formação do espírito científico entre os estudantes. Atualmente, os alunos do ensino médio também têm a oportunidade de participar de torneios de robótica, que os colocam em contato com conceitos de engenharia e matemática e estimulam a pesquisa e o interesse pela ciência e tecnologia.

Datas da Etapa Regional:

10/6 – São Carlos (Ginásio do ICMC-USP – Rua dos Inconfidentes, 85)
14/6 – Avaré (Escola Sesi Israel Dias Novaes – Av. Governador Mario Covas, 600)
21/6 – Pres. Prudente (Centro de Atividades Sesi Belmiro de Jesus – Av. Dr. Ibraim Nobre, 585)
11/8 – São Bernardo do Campo (Centro Universitário FEI – Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972)
12/8 – São José do Rio Preto (UNORP – Rua Ipiranga, 3460)
12/8 – São José dos Campos (Instituto Alpha Lumem – Av. Olivo Gomes, 250)
19/8 – Campinas (COTUCA – Rua Jorge Figueiredo Correa, 735)

Inscrições para o vestibular da Fatec Tatuí terminam nesta segunda-feira

São oferecidas, para o segundo semestre, 380 vagas.

Até segunda-feira, 12/06 às 15h, estão abertas as inscrições para o vestibular de 2º semestre da Fatec Tatuí. Na oportunidade, devem ser preenchidas 380 vagas, distribuídas pelos cinco cursos que a Unidade oferece. São eles: Automação Industrial (tarde e noite), Gestão Empresarial (tarde, noite e EAD), Manutenção Industrial (manhã e noite), Gestão da Tecnologia da Informação (manhã e noite) e Produção Fonográfica (tarde).

As inscrições devem ser realizadas pelo site: www.vestibularfatec.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 75,00 e, o boleto poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica. O exame ocorre em 02/07, domingo. Todos os cursos de graduação tecnológica da Fatec Tatuí são gratuitos. 

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3205-7780. A Fatec Tatuí está localizada à Rodovia Mário Batista Mori, 971, Jardim Aeroporto.

TCE aponta irregularidades nos serviços públicos na região. Tatuí é classificada como Efetiva


Fiscalizações feitas em 2015 apontaram vários pontos que as prefeituras precisam se adequar. Saúde e Educação foram algumas das áreas apontadas.

Por G1 Sorocaba e Jundiaí

Uma fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em cidades da região de Sorocaba encontrou irregularidades em várias áreas do serviço público, entre elas, Saúde e Educação. O relatório foi apresentado em um encontro em Sorocaba nesta quinta-feira (8).

As fiscalizações que dão base ao relatório foram feitas em 2015 em 70 municípios da região. Elas apontaram vários pontos que as prefeituras precisam se adequar. Foi constatado, por exemplo, 13 escolas em 13 cidades diferentes com o alvará do Corpo de Bombeiros vencido.

Uma delas é a Escola Técnica Fernando Prestes, em Sorocaba, que atende mais de 2,2 mil alunos. Em nota, o Centro Paula Souza informou que a Etec possui os alvarás exigidos pelo Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária e que está em andamento o processo para renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Entre os problemas, também tem escola com o alvará sanitário fora da data de validade e algumas não estocam os alimentos da forma adequada. No transporte escolar, tem cidade com quase metade da frota sem cinto de segurança em condições de uso.

Na saúde, foram vistoriados os ambulatórios médicos de Itapetininga, Itapeva (SP), Itu (SP) e Sorocaba. Dois deles estão com equipamentos quebrados ou muito antigos.

"Esses relatórios são importantes porque eles apontam várias deficiências da efetividade do desenvolvimento das políticas públicas, principalmente o atendimento de saúde, de educação e resíduos sólidos, que são pontos importantes para garantir um bom atendimento à população. O tribunal está cada vez mais olhando o resultado dessas políticas e avaliando a qualidade dos gastos e do serviço público que é oferecido à população", afirmou o presidente do TCE-SP, Sidney Beraldo.

Índices de efetividade O presidente do TCE explicou aos prefeitos e representantes dos municípios da região como é feito o índice de efetividade da gestão municipal - que é a avaliação do tempo de respostas das prefeituras para consertar os erros. Nenhuma cidade recebeu classificação "A", altamente efetiva, em 2015.

Entre as cidades muito efetivas com "B+", aparecem Cerquilho, Piraju, Salto e Sorocaba. Já Tatuí, Itapetininga, Itu e São Roque levaram "B", qualificadas como efetivas. "C+" é a nota dos municípios em fase de adequação como Araçariguama, Itararé, Mairinque e Ribeirão Branco. Já Itaí e Votorantim foram classificadas com "C", que são as cidades com baixo nível de adequação.

Segundo o presidente do TCE, as prefeituras são notificadas dos problemas e precisam colocar em prática medidas para solucioná-los. O tribunal acompanha os casos.

"É produzido um relatório apontando todas essas deficiências, aquilo que nos chamamos de pontos de atenção. O relatório é encaminhado ao gestor e aos secretário e, além disso, é encaminhado também ao relator das contas. Este relatório vai receber as recomendações e providências que devem ser tomadas pelo prefeito", finaliza Beraldo.

Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado encontrou irregularidades em cidades da região de Sorocaba (Foto: Reprodução/TV TEM)

Copa Tatuí de Futsal para Menores terá mais uma rodada neste sábado

Os jogos acontecem no Clube de Campo

Neste sábado, dia 10, acontecerá a última rodada de semifinais da 3ª Copa Tatuí de Futsal para Menores, realizada pela Prefeitura Municipal de Tatuí, através da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

Na quadra do Clube de Campo serão quatro jogos, valendo a grande final: P. M. Torre de Pedra x P. M. Conchas, às 10h, pela Sub 14; P. M. Conchas x Sestur Araçoiaba, às 10h30, pela Sub 16; Clube de Campo x A. A. Santa Rita, às 11h, pela Sub 16; Clube de Campo x P. M. Capela do Alto, às 11h30, pela Sub 14.

Nos dias 3 e 4 de junho já disputaram as semifinais na categoria feminino, o Utopia – Iperó que venceu por 4 a 1 o Utopia – Sub 21 e o P. M. Tatuí com o Sestur Araçoiaba, também com o placar de 4 a 1. Na categoria masculino: Clube de Campo “A” 5 x 0 Clube de Campo “B”, na Sub 8; P. M. Conchas 2 x 3 P. M. Torre de Pedra, na Sub 8; P. M. Torre de Pedra 5 x 0 C. F. Craque do Futuro, na Sub 10; Clube de Campo 3 x 5 P. M. Conchas, na Sub 10; P. M. Capela do Alto 0 x 1 Torre de Pedra, na Sub 12; Clube de Campo 13 x 0 Novos Talentos, na Sub 12.

Prefeitura iniciou remoção do canteiro central da avenida Pompeo Reali

Primeiro trecho é a partir da Ponte do Marapé até o cruzamento com a rua Otávio Azevedo.

Conforme resultado da Audiência Pública realizada no último dia 29 de maio, com os moradores e comerciantes dos arredores da Avenida Vice-Prefeito Pompeo Reali, começou na quinta-feira (08) a remoção do canteiro central.

Problemas foram encontrados na obra e justificados na audiência pública, inclusive através de laudos técnicos: não há drenagem na avenida (repercute em toda a via e na Ponte do Marapé, diante do grande volume de água em períodos de chuva), sinalização inadequada, iluminação pública incorreta e a não existência de projeto de mobilidade urbana.

A Prefeitura de Tatuí pediu a readequação do convênio com a Casa Civil nesta semana. O saldo existente da obra - cerca de R$ 200 mil - será aplicado nas adequações da rotatória projetada antes da Ponte do Marapé, sentido bairro-centro.

O entulho do canteiro central será utilizado para a recuperação de estradas rurais. Na segunda-feira (12), se não chover, será iniciado os serviços para implantação da linha de tubos, no local onde estava o canteiro central. A obra será realizada em etapas, para que a avenida não seja interrompida em seu total, uma das reivindicações apresentadas na audiência pública.

Tatuí recebe selo verde azul 2017

Secretário Célio Valdrighi esteve presente na certificação.

A cidade de Tatuí recebeu ontem o selo de certificação do Programa Município Verde Azul 2017, durante o I Encontro Estadual de Pré-Certificação do Programa, que aconteceu no Auditório CEMFORPE, em Mogi das Cruzes. Estiveram presentes para receber o certificado o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Célio José Valdrighi, e a responsável pela interlocução do Programa em Tatuí, Karina Camargo de Sousa.

O programa Município Verde Azul é dividido em dez diretivas que são: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. Estas diretivas são os critérios para que o município consiga a classificação. Tatuí conseguiu nesta primeira fase ficar em 4º lugar do Estado de São Paulo, entre 642 municípios, na diretiva Uso do Solo e em 6º lugar na diretiva Resíduos Sólidos.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município Verde Azul (PMVA) tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios, visando sempre o desenvolvimento sustentável. Além disso, a participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição - FECOP. “Com isso, Tatuí poderá fazer projetos para pleitear verbas do FECOP e adquirir máquinas e outros itens necessários para ajudar na boa gestão ambiental do município. E neste ano, esse fundo está liberando R$ 3,5 milhões para serem divididos entre os municípios melhores classificados”, explica Karina.

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Contrato para construção da ponte do Jardim Paulista é assinado

Prefeitura já trabalha para remover a antiga ponte, que permaneceu no leito do Ribeirão do Manduca.


Começou no dia 2 a demolição da antiga ponte do Jardim Paulista, serviço que precisa ser realizado para o início das obras de construção da nova ponte. O contrato com a empresa Rone Engenharia, Projetos, Construções e Comércio Ltda. já foi assinado entre os representantes da empresa e a prefeita Maria José Vieira de Camargo. O valor da obra é de R$ 644.940,43, com prazo de 150 dias para ficar pronta, após a devida Ordem de Serviço.

A ponte do Jardim Paulista foi interditada parcialmente no dia 10 de janeiro de 2017. No dia 18 do mesmo mês, a ponte foi interditada definitivamente. Em fevereiro, a Prefeitura fez a construção de uma ponte de madeira, de forma provisória, para atender os moradores do bairro. Em abril, o Ministério da Integração Nacional liberou R$ 1 milhão para nos auxiliar na reconstrução das pontes do Jardim Paulista e Jardim Junqueira.

Hoje, são três pontes em obras: Marapé (previsão de entrega entre julho/agosto), Jardim Junqueira (previsão de entrega entre outubro/novembro) e Jardim Paulista (previsão de entrega entre novembro/dezembro). Duas pontes já foram liberadas, após obras de restauração: Jardim Colina Verde (maio) e Bosques do Junqueira (março). 

Trevo da rodovia SP-127 em Tatuí é parcialmente interditado para obras

Bloqueio será feito neste sábado (10) e no dia 17 de junho no quilômetro 110,1 da Rodovia Antonio Romano Schincariol.
G1 Itapetininga e Região

O trevo do quilômetro 110,1 da Rodovia Antonio Romano Schincariol (SP-127) em Tatuí (SP) será parcialmente interditado neste sábado (10) e também no dia 17 de junho para obras de recuperação no asfalto.

A interdição será das 7h às 17h. Como alternativa de desvio, os motoristas podem utilizar o dispositivo do quilômetro 105 da rodovia, interligando com o quilômetro 129 da Rodovia Castello Branco (SP-280).

De acordo com a concessionária CCR SPVias, que é responsável pelo trecho, os serviços serão monitorados e estará amplamente sinalizado. Mais informações sobre o tráfego estão disponíveis no site da concessionária ou pelo telefone 0800 703 5030.

Festa Junina de São João Benfica será neste final de semana

Durante os três dias de festa, todas as escolas municipais de Tatuí estarão reunidas, com diversas atrações na Praça da Matriz.


A Secretaria Municipal da Educação, com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, da Prefeitura de Tatuí, promovem nos dias 9, 10 e 11 de junho, a tradicional Festa Junina de São João do Benfica, na Praça da Matriz. Na sexta-feira, dia 9, a festa será das 16h às 22h, e no sábado e domingo, das 11h às 22h.

Durante os três dias de festa todas as escolas municipais de Tatuí (18 escolas de Ensino Fundamental, 26 creches e 42 pré-escolas) estarão reunidas, com diversas atrações: quadrilhas juninas, leilão de produtos vendidos nas barracas, concurso de Miss e Mister Caipirinha, brincadeiras juninas, como pescaria, chute ao gol e caixa surpresa, e atrações musicais, entre elas a Orquestra de Viola Caipira de Conchas, que estará participando do projeto “Música na Praça”, no sábado, dia 10, às 11h.

Também não vão faltar opções de comidas típicas, como cachorro quente, amendoim, milho cozido, pamonha, mingau com frango, mandioca frita, sopa de mandioca, pastel, feijão tropeiro, bolinho de frango, crepe suíço, x-burguer, lanche de pernil, caldinho de feijão, rojão, panqueca, carne louca, batata frita, polenta frita, mini-pizza, churrasco e pão de queijo. Também serão várias delícias doces, como algodão doce, pirulito, maçã do amor, churros, bolo recheado de coração e de pote, bolo no palito, arroz doce, mini-pizza doce, pipoca doce, doces ABC, brigadeiro, pudim, cocada, quindim, bombocado e espeto de frutas com chocolate. Sem contar as bebidas: vinho quente, quentão, água, refrigerantes, chocolate quente e suco.

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Conservatório de Tatuí apresenta Recital das Classes de Tuba e Eufônio

Serão 11 instrumentistas apresentando 16 peças no dia 13 de junho, com entrada franca



A Área de Sopros/Metais do Conservatório de Tatuí dá sequência à série de recitais de alunos do primeiro semestre letivo. No dia 13 de junho, terça-feira, acontecerá o Recital das Classes de Tuba e Eufônio. O evento será realizado no Salão Villa-Lobos, com entrada franca.

Estarão no placo 11 instrumentistas, acompanhados dos professores Fabio José da Silva e Luciano Vaz Vieira (tuba) e Marco Antonio Almeida Junior (eufônio). A coordenação é de João José Xavier da Silva. Haverá participação das pianistas Milene Dias (na obra “Concertino for Tuba”, de Jim Curnow) e Isabelly Leal Camargo (em “Sonntag”, de Johannes Brahms e transcrição de Donald Little). A harpista Giovana Sanches Martins tocará com o tubista convidado Alessandro Ramos, na obra “O Canto do Cisne Negro”, de Heitor Villa-Lobos.

Além de nomes como Brahms, Villa-Lobos e Wolfgang Amadeus Mozart (autor da obra “Overture Nº 7 – The Magic Flute”), o recital terá uma obra composta pelo aluno Thiago Walti: “Não se Perca”. O aluno é também o arranjador de “Imogen Carpenter” (Anytime, Anywhere). Walti executará as duas obras ao lado de Jesiel Cardoso e Kethin Iasmin.

A Área de Sopros/Metais volta a ter apresentação no dia 25 de junho, domingo, com o Recital da Classe de Trombone. O evento também acontecerá às 19h, no Salão Villa-Lobos, com entrada franca.

Apoio Cultural – O Conservatório de Tatuí recebe o apoio cultural de Coop – Cooperativa de Consumo e CCR SPVias.

Conservatório de Tatuí apresenta o espetáculo Carmina Burana no dia 11 de junho

Superprodução envolve Orquestra Sinfônica e cinco coros, totalizando 240 pessoas



A consagrada cantata “Carmina Burana” voltará a ser apresentada no Conservatório de Tatuí neste dia 11 de junho, domingo. A superprodução, que também será apresentada em Jundiaí, no dia 10, sábado, envolverá aproximadamente 240 pessoas, integrantes de cinco coros das duas cidades e da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí – instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura.

Em Tatuí, a apresentação acontecerá às 20h no Teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415). Ingressos estão à venda por R$ 12 (R$ 6 meia entrada). No dia anterior, sábado, em Jundiaí, a apresentação será realizada no Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176), com início às 20h30. Os ingressos custam R$ 10 (R$ 5 meia entrada).

Nas duas apresentações, o espetáculo terá regência de João Maurício Galindo, maestro titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Do Conservatório de Tatuí participam ainda o Coro Sinfônico, regido por Robson Gonçalves, e o Coro Sinfônico Jovem e o Coro de Câmara, ambos com regência de Cibele Sabioni. De Jundiaí, participarão o Madrigal Vivace e o Coral Canarinhos da Terra, grupos regidos por Vastí Atique. Os solistas serão a soprano Thayana Roverso, o tenor Guga Costa e o barítono Vinícius Atique.

O maestro Galindo classifica Carmina Burana como um dos maiores “hits” da música clássica atual. “Infelizmente, é um dos poucos hits da música clássica. Os outros são a ‘Nona Sinfonia’, de Beethoven, e o ‘Bolero’, de Maurice Ravel. Destas três, Carmina Burana é sem dúvida a mais chamativa”, afirma.

O regente alerta que boa parte do público prende-se à magnificência do primeiro movimento da obra, “Fortuna Imperatrix Mundi” (Sorte, imperatriz do mundo), mas desconhece o restante da cantata. Pela importância de se conhecer os demais trechos que compõem Carmina Burana, as apresentações dos dias 10 e 11 terão os textos projetados durante a execução da música. “Esse detalhe fará desta uma experiência única”, assegura Galindo.

A cantata é formada por sete movimentos, cada qual dividido em versos: “Fortuna Imperatrix Mundi”; “I. Primo Vere”, “Uf Dem Anger”, “In Taberna”, “Cour D’Amours”, “Blanziflor Et Helena” e “Fortuna Imperatrix Mundi”.

Carmina Burana
“Carmina Burana” é um manuscrito de 254 poemas e textos dramáticos produzidos entre os séculos XI e XIII. Elas aparecem em aparecem em latim, mas também trazem traços dos idiomas que viriam a ser as versões modernas do francês e do alemão. “Carmina Burana”, em latim, significa “Canções de Beuern”, sendo esta última palavra uma abreviação de Benediktbeuern, município do extremo sul da Alemanha onde o livro original dos poemas foi encontrado.

O espetáculo que será apresentado pela Orquestra Sinfônica e coros é o resultado do trabalho de Carl Orff, que, em 1936, musicalizou parte dos textos originais de “Carmina Burana”. Esta obra logo se popularizou. Galindo lembra que existe um equívoco por parte de muitas pessoas, imaginando tratar-se de música sacra, quando, na verdade, esta é considerada a primeira cantata profana da história da música. “Os textos falam dos caprichos da sorte e do destino, do despertar da primavera e, por conseguinte, do amor, das noites em uma taberna, com suas bebedeiras, e até de amor carnal”, observa o maestro.

A regente Cibele Sabioni destaca que uma das principais características da obra é a necessidade de um corpo vocal potente. “É por isso que contaremos com cinco coros, reunindo quase duzentas vozes em um único conjunto”.

Thayana Roverso

A soprano paulistana Thayana Roverso iniciou os estudos de canto aos 17 anos. Formou-se em música e canto aos 23 e recentemente obteve o grau de mestre em performance pelo Conservatório Francesco Venezze, em Rovigo, Itália. Thayana cantou sob a regência de alguns dos melhores maestros do país, dentre eles Roberto Minczuk, Abel Rocha e Luis Gustavo Petri.

Ela cantou os papéis de Rosalinde, em “Die Fledermaus” (O Morcego), de Strauss; Musetta, em “La Bohèmme”, de Puccini; Berenice, em “L’occasione fa il Ladro”, de Rossini; Frasquita, em “Carmen”, de Bizet; L’amore, em “Orfeo ed Euridice”, de Gluck; Ninetta, em “La finta semplice”, de Mozart; Die Königin der Nacht, em “Die Zauberflöte”, de Mozart; e Serpina, em “La Serva Padrona”, de Pergolesi. Recentemente, participou da produção de “La Traviata”, de Verdi, na cidade de Rovereto, na Itália.

Thayana estudou com o tenor Benito Maresca, com o barítono Carmo Barbosa, com a “Kammersängerin” Eliane Coelho e com Luisa Giannini, na Itália.



Guga Costa
Bacharel em Música Popular pela Unicamp, devido ao seu timbre de voz de “haute-contre”, desde 2004 também experimenta um repertório mais ligado à música erudita, tendo se destacado como solista em concertos como “Vespro Della Beata Vergine” e “Il Combattimento”, de Tancredi et Clorinda; “Paixão Segundo São João”, de Bach; “Messias”, de Händel; “Carmina Burana” e “Catulli Carmina”, de Carl Orff; e “Méditations Pour La Carême”, de Charpentier.

Entre 2010 e 2011 integrou o Coro da Osesp. Nos anos de 2011 e 2012 integrou o coro oficial do Schleswig-Holstein Musik Festival, na Alemanha. Atualmente, é diretor e cantor do espetáculo Nosso Flamenco, uma coprodução dos grupos Núcleo Artístico Confraria dos Ventos e Cia Soniquete Arte Flamenca.



Vinícius Atique
Vem se apresentando como solista nos principais teatros do país sob a regência de grandes maestros brasileiros, tendo cantado obras como “L’enfant et les sortilèges”, de Ravel; “I Puritani”, de Bellini; “La Bohèmme”, de Puccini; “Carmen”, de Bizet; “O Morcego”, de Strauss; “Madama Butterfly”, de Puccini; “Werther”, de Massenet; e “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini.

Em 2016 debutou como Silvio em “I Pagliacci” e Don Giovanni na ópera homônima em Ribeirão Preto e, em 2017, interpretou Stárek em “Jenufa”, de Léos Janacek, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Também estrelou o ciclo de canções Winterreise no Theatro Municipal de São Paulo com coreografia de Ismael Ivo e participação do Balé da Cidade.

No repertório Sinfônico cantou “Des Knaben Wunderhorn” e “Carmina Burana” com a Amazonas Filarmônica; “A Criação” sob a regência de Isaac Karabtchevsky na Sala São Paulo, “Kindertotenlieder”, de Mahler; “O Messias”, de Händel; e “Requiems”, de Mozart e Fauré.

Atualmente se aperfeiçoa com a mezzo-soprano norteamericana Dolora Zajick nos Estados Unidos. Estudou com os barítonos Carmo Barbosa no Brasil e Mark Pedrotti no Canadá.



Apoio Cultural – Para a temporada do ano de 2017, o Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e Grupo CCR SPVias.

Portal da Transparência anuncia liberação de R$ 122.925,00 para praça em Tatuí

Número Convênio: 822951 
Objeto: Obra Integrada de Reabilitação Urbana em Praça Publica do Município de Tatuí - SP. 
Órgão Superior: MINISTÉRIO DAS CIDADES 
Convenente: MUNICÍPIO DE TATUÍ 
Valor Total: R$ 245.850,00 
Data da Última Liberação: 31/05/2017 
Valor da Última Liberação: R$ 122.925,00 

Inscrições para a oficina de teatro do Ponto MIS no Museu podem ser feitas até sexta

A oficina “Aprendendo Teatro com os Desenhos Animados” será ministrada por Fábio Pimenta.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, equipamento cultural da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí, está com inscrições abertas, até esta sexta-feira, dia 9 de junho, para a oficina “Aprendendo Teatro com os Desenhos Animados”, ministrada por Fábio Pimenta. A oficina terá 25 vagas gratuitas e o processo de seleção seguirá a ordem dos 25 primeiros a se inscreverem até durarem as vagas.

O evento é uma parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, por meio do Ponto MIS e acontecerá no dia 13 de junho, terça-feira, das 14h às 18h, e os participantes receberão certificado de participação.

A oficina terá dinâmicas que partem da interação com a projeção audiovisual de personagens e trechos de desenhos animados. O oficineiro Fábio Pimenta e o grupo da oficina se unirão para investigar conceitos, técnicas e situações próprias dos processos criativos em artes cênicas. As dinâmicas desta oficina proporcionarão uma investigação sobre a realização de ações em variações livres e fantasiosas, propiciando a experimentação de ritmos, velocidades e qualidades de movimento. Em forma de brincadeira, oferecerá aos participantes a oportunidade de experimentar em seus corpos, novas possibilidades de movimento e raciocínio.

O Museu Paulo Setúbal está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98. Mais informações pelo telefone: (15) 3259-4969.

Fábio Pimenta - Fábio Pimenta iniciou seus estudos em Artes Cênicas em 2007, como pupilo clown de Lígia Maria Ruvenalth. Em 2014 se graduou em interpretação teatral pela Universidade Estadual de Londrina. Colaborou como ator e dançarino da Cia. L2, coordenada por Aguinaldo de Souza (2010-2014), e da Taanteatro Companhia, coordenada por Maura Baiocchi e Wolfgang Pannek (2014-2015).

Atualmente atua e dirige a peça “Estudos para Macaco”, junto ao Coletivo Artístico Fleuma. Como oficineiro de iniciação ao teatro, colaborou por três anos com o Projeto Ademar Guerra (2012-2014). Desde 2015 é oficineiro do Programa Ponto MIS.