domingo, 21 de maio de 2017
Campanha de Vacinação antirrábica para cães e gatos começa nesta segunda-feira, dia 22
A vacinação é destinada a cães e gatos com mais de três meses de idade.
Na segunda-feira, dia 22 de maio, começa a Campanha de Vacinação Antirrábica para Cães e Gatos, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Zoonoses. Deverão ser imunizados todos os cães e gatos com mais de 3 meses de idade.
A vacinação terá início na zona rural. Entre os dias 22 e 26 de maio a equipe da Zoonoses percorrerá as residências do bairro Americana e adjacências. Dias 29 e 30 de maio será a vez do Boa Vista, seguido pelo bairro Peri, no dia 31 de maio. Em junho, entre os dias 1 e 4, os animais do bairro Guaxingu receberão a vacina. A primeira etapa da vacinação encerra-se no bairro Congonhal, entre os dias 5 e 9 de junho. “Os demais bairros rurais e a área urbana terão os dias de vacinação divulgados em breve, assim que estiver vencida a vacinação do ano passado”, explica o responsável pelo setor de Zoonoses, José Rebouças.
Para evitar baixa em estoque, moradora de Tatuí cria campanha para doação de sangue
Rita de Azevedo literalmente usa o coração para conseguir voluntários. Hemonúcleo de Sorocaba teve queda de 30% nas doações no último mês.
Por G1 Itapetininga e Região - 20/05/2017 19h59
Rita de Azevedo criou campanha em Tatuí (SP) após pai precisar de doação, mas ela é doadora desde os 18 anos (Foto: Reprodução/TV Tem)
Com a chegada do frio na região, o estoque dos bancos de sangue cai bastante. Em um mês, as doações no Hemonúcleo de Sorocaba (SP) caíram 30%. “Temos observado uma queda nos estoques principalmente dos sangues tipo O-, A + e RH-“, explica Frederico Guimarães, gerente do Hemonúcleo.
Para evitar que os estoque atinjam nível crítico, não só no inverno, mas como no ano inteiro, a Rita de Azevedo iniciou por conta própria uma campanha para doação de sangue.
Abordando pessoas na rua, ela conversa e convida para se tornarem voluntários no projeto “Doe Sangue, Salve Vidas”, que começou em Tatuí há oito anos. Começou com cinco e hoje já são mais de 5 mil doadores cadastrados.
“Eu comecei essa campanha em 2009 porque um dia meu pai precisou. Mas eu sou doadora desde os meus 18 anos. Vou nas escolas, faculdades, saio na rua, as pessoas me conhecem e dizer ‘Lá vem a moça do coração Doe Sangue’”, conta, aos risos.
Doar e ajudar - O Hemonúcleo de Sorocaba atende cerca de 40 municípios da região e o sangue vai para quem precisa de transfusão em uma emergência ou para tratamento de doenças. Aos dois anos de idade, a Júlia precisou de transfusão quando foi diagnosticada com leucemia. Hoje, aos seis anos, é ela quem pede ajuda para os que precisam. “Se doarem sangue, eles me ajudam muito meus amigos para eles melhorarem bastante”, afirma a pequena.
Adriana Abrame é a mãe de Júlia e lembra como o tratamento foi longo e difícil, mas que a ajuda das pessoas ajudou a salvar a filha. “Assim que ela chegou ao hospital, já precisou receber várias bolsas de sangue, pois ela estava muito debilitada. A vida dela dependia disso, se não recebesse a transfusão, corria risco de morrer”, lembra a dona de casa.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos), estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg e estar descansado no dia, com uma noite de sono de pelo menos 6h nas últimas 24 horas.
sábado, 20 de maio de 2017
Festival do Minuto será apresentado no Museu Paulo Setúbal na próxima semana
As sessões são gratuitas e podem ser conferidas de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
O Museu Histórico Paulo Setúbal, equipamento cultural da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí, é uma das 115 unidades museológicas que realizará, de 23 a 28 de maio, em parceira com o Ponto MIS, o Festival do Minuto. A ação é mais uma parceria entre a Prefeitura de Tatuí e o Museu da Imagem e do Som, por meio do Ponto MIS da Secretaria de Estado da Cultura.
O Festival do Minuto foi fundado em 1991 e é hoje o maior festival de vídeos da América Latina, tendo inspirado festivais em diversos outros países, com o intuito de promover a difusão gratuita da produção audiovisual independente.
A programação que será exibida pelo Ponto MIS consiste na Mostra dos Melhores Minutos de 2016 (livre, 52 min), uma seleção de vídeos que abrange diversos assuntos e técnicas - vídeos filmados com celular, animações, vídeo arte, entre outros.
As sessões são gratuitas e podem ser conferidas de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. É possível fazer o agendamento noturno para grupos ou escolas, com a produtora cultural do Museu, Maria Augusta, pelo telefone (15) 3251-4969. O Museu Paulo Setúbal está situado na Praça Manoel Guedes nº 98.
Carros abandonados em Tatuí trazem risco por segurança, dengue e dão até prejuízo
'Acaba servindo para maus feitores', teme dona de casa. Prefeitura afirma que fará licitação para criar depósito público municipal e recolher veículos largados.
Por G1 Itapetininga e Região
Carros abandonados em ruas de Tatuí são motivos de reclamação dos moradores por três motivos: risco à segurança, prejuízo para comerciantes e possíveis criadouros do Aedes aegypti. “Durante a noite, como a rua é escura, acaba servindo como abrigo para maus feitores”, diz a dona de casa Josefina Neves Rosa sobre a insegurança. A prefeitura afirma que fará um depósito para recolher esses veículos (veja a resposta abaixo).
Josefina mora na Rua Godoy Moreira, no Centro, há mais duas décadas e já há alguns anos tem um veículo abandonado em frente à casa dela. “A situação era pior, já chegou a acumular seis veículos que ficavam tomando espaço onde poderíamos estacionar. Já fiz diversas reclamações, mas sempre fica assim”, afirma.
O feirante Miguel Costa Oliveira sofre com o mesmo problema. Ele tem uma loja de roupas na cidade e em frente ao comércio tem um carro abandonado. “Faz uns seis anos que está assim e isso atrapalha o movimento, pois não tem como expandir as bancas”, conta.
Os veículos abandonados são facilmente reconhecidos. Eles possuem a lataria danificada, pintura descascando, pneus em mau estado, sem algumas peças e muita sujeira, e até vidros abertos o que pode acumular água tornando-se local propício para criadouros do mosquito Aedes, transmissor da dengue, chikungunya e vírus da zika.
O comerciante Sérgio Camargo é dono de um dos veículos que está abandonado na cidade. Ele conta que tentou tirar o carro do local, mas não tem onde deixar. “Foi estragando peças e então acabei cobrando outro e ele ficou abandonado. Eu queria que a autoridade recolhesse, ou que fornecesse um lugar onde pudesse deixá-lo”, justifica.
Posição da prefeitura
Segundo a prefeitura da cidade, não há um prazo para que o carro seja considerado abandonado. Mas algumas características mostram isso, como não ter placa de identificação ou a carroceria estar em estado de decomposição, por exemplo.
Ainda segundo o Executivo, os veículos nessas condições seriam recolhidos e ficariam sob responsabilidade da prefeitura por até 90 dias, mas aguarda uma autorização do Detran para licitação de implantação de depósito público municipal.
Por G1 Itapetininga e Região
Carros abandonados em ruas de Tatuí são motivos de reclamação dos moradores por três motivos: risco à segurança, prejuízo para comerciantes e possíveis criadouros do Aedes aegypti. “Durante a noite, como a rua é escura, acaba servindo como abrigo para maus feitores”, diz a dona de casa Josefina Neves Rosa sobre a insegurança. A prefeitura afirma que fará um depósito para recolher esses veículos (veja a resposta abaixo).
Josefina mora na Rua Godoy Moreira, no Centro, há mais duas décadas e já há alguns anos tem um veículo abandonado em frente à casa dela. “A situação era pior, já chegou a acumular seis veículos que ficavam tomando espaço onde poderíamos estacionar. Já fiz diversas reclamações, mas sempre fica assim”, afirma.
Josefina Neves Rosa, dona de casa, alerta para insegurança gerada pelo carro abandonado (Foto: Reprodução/ TV TEM) |
Os veículos abandonados são facilmente reconhecidos. Eles possuem a lataria danificada, pintura descascando, pneus em mau estado, sem algumas peças e muita sujeira, e até vidros abertos o que pode acumular água tornando-se local propício para criadouros do mosquito Aedes, transmissor da dengue, chikungunya e vírus da zika.
O comerciante Sérgio Camargo é dono de um dos veículos que está abandonado na cidade. Ele conta que tentou tirar o carro do local, mas não tem onde deixar. “Foi estragando peças e então acabei cobrando outro e ele ficou abandonado. Eu queria que a autoridade recolhesse, ou que fornecesse um lugar onde pudesse deixá-lo”, justifica.
Feirante Miguel Costa Oliveira tem vendas prejudicadas pelo veículo largado na rua (Foto: Reprodução/ TV TEM) |
Posição da prefeitura
Segundo a prefeitura da cidade, não há um prazo para que o carro seja considerado abandonado. Mas algumas características mostram isso, como não ter placa de identificação ou a carroceria estar em estado de decomposição, por exemplo.
Ainda segundo o Executivo, os veículos nessas condições seriam recolhidos e ficariam sob responsabilidade da prefeitura por até 90 dias, mas aguarda uma autorização do Detran para licitação de implantação de depósito público municipal.
Moradores reclamam de carros abandonados em ruas de Tatuí (Foto: Reprodução/ TV TEM) |
poesia / Porfírio Oliveira Vasconcelos Onofre
GUARDE AS MIGALHAS PARA O INVERNO
O gélido coração
Das medidas incomensuráveis
Consternam o ganhador de pão
Em suas labutas intermináveis
O pérfido colosso
A míngua os deixa
Com sede no fundo do poço
Enquanto aprecia a ameixa
De um pão faz-se dois
Com duas mãos faz-se uma
Inconsequente com o depois
Criando tremenda bruma
Inatingíveis condores
Impõem vírgulas e pontos
Sem nem “mais amores”
E eternos desencontros
Evidente sagacidade
Ao não mexer com as facas
Perpetuam a imunidade
Das desonestas marcas
As letras, símbolos de sabedoria
Se tornam profundos pesos
Quem as domina, provido de regalias
Quem não, desprovido de beijos
Guarde as migalhas no verão
Quiçá, para desfrutá-las no inverno
A míngua é e será grande, então
Os tornarão excluídos e subalternos
A frieza lhes corroerá
A tristeza irá ajudá-la
A essência humana desprezar-se-á
Para enfim dizimá-la
O reluzir dos brilhantes
Valem mais do que a chama
Do corpo habitante
Que eternamente clama
A burlada intenção
No transcurso se desviará
Caindo em outro ribeirão
Sórdido de cá para lá
O arquiteto projetou
Aquilo para a evolução
No fim, inocentemente, criou
Um castelo para a humilhação
Os grilhões supervalorizados
Atam os pés, as mãos e a cabeça
Antagonizam ideais alados
Fazendo com que a esperança pereça
As migalhas nas mãos calejadas
A brisa do vento as leva
Para as caóticas marulhadas
E o viço do barro enerva
O pão nosso de cada dia
Extinto pelo desejo “primordial”
E a roda sempre tardia,
Preparando veneno com mingau
A gula hepática
Pobres entranhas
Da foice sorumbática
Sofre horrendas façanhas
A perspicácia na escolha
Regeneração do sofrer
O corvo não perdoa
Sob a luz do Sol e do anoitecer
Pobre canário esverdeado
Asas podadas, já esquálido
Canto encadeado
Pranto deveras pávido
O Sol e Lua imparáveis
Dançam a música eterna
Os tempos e momentos intermináveis
Enquanto o sentimento hiberna
O Tatu corre para a terra
A onça sobe n’árvore
Putrefação, espanta fera
Murcha folhas, ar’flores
A natureza petrificada
Revoltada com o embevecer
Pela ilusão desvairada
De um pobre enriquecer
Quero-quero não quer mais
A roça foi em magote
A miséria é demais
Entorta até lingote
Tanta terra para o nada
Mas o nada existe
Sobre essa bela plaga
O nada vazio persiste
As migalhas já farelos
Incitam a imaginação
Constroem-se castelos
De pura ilusão
O inverno sempre frio
Pode vir quente
Pois até roubaram-lhe o brio
De ser gélido inconsequente
Olhas os pássaros ao longe
Todos a minguar
Os cantos obscurecidos pelo bonde
Nem mesmo canta o sabiá
O bonde já passou
Recolhendo as migalhas
Prometeu e se auto perdoou
De suas públicas falhas
A fênix é fogaréu
Remanescente até de centelha
Liberdade ao escarcéu
Das intemperadas telhas
Nunca vista justiça
Pesa pena e corações
Cega, sem malícia
Punindo os foliões
O labirinto do magnífico
Desigualmente estruturado
Entre o Atlântico e o Pacífico
500 anos para ser regrado
Porfírio Oliveira Vasconcelos Onofre
sexta-feira, 19 de maio de 2017
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí recebe regente e solistas dos Estados Unidos
Concerto especial com solos de canto e percussão acontece às 20h deste sábado, dia 20
A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí realiza neste sábado, dia 20, um dos concertos mais importantes de sua história recente. O conjunto regido por Dario Sotelo receberá cinco convidados da Universidade de Minnesota, de Duluth, Estados Unidos: a soprano Rachel Inselmann, o tenor Marcus McConico e os percussionistas Gene Koshinski e Tim Broscious, além do maestro Mark Whitlock, que regerá a Banda Sinfônica junto com Sotelo. Eles estão no Brasil participando da Semana Especial de Canto Lírico e Percussão Sinfônica, mais uma parceria entre a instituição norte-americana e o Conservatório de Tatuí – equipamento do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura.
“Este será um concerto muito especial, pois representará a principal participação dos cinco convidados na estada deles no Conservatório de Tatuí”, observa Dario Sotelo, que coordena a Semana Especial de Canto Lírico e Percussão Sinfônica. O concerto acontece no Teatro Procópio Ferreira, com início às 20h, e ingressos a R$ 12 (R$ 6 na meia entrada).
A abertura será com a obra “Angels in the Architecture”, composição de Frank Ticheli. Haverá solo da mezzo-soprano Cristine Bello Guse, coordenadora da Área de Canto Lírico do Conservatório de Tatuí. “Com esta música, a Banda Sinfônica dará boas-vindas aos convidados e enfatizará mais uma vez a temática escolhida pelo conjunto para este ano: músicas dançantes”, explica Sotelo, o regente da abertura.
Na sequência, Mark Whitlock assume a Banda para executar uma obra de Luigi Zaninelli: “Three American Gospel Songs” (Shall We Gather By The River / Old Time Religion / Amazing Grace). A soprano Rachel Inselmann será a solista. O regente norte-americano permanece no palco para as músicas “La Donna è Mobile”, de Giuseppe Verdi; “Core’ngrato”, de Cardillo; e “Italian Street Song”, de Herbert. Nas duas primeiras, o solista será o tenor Marcus McConico e Rachel fará o solo na obra de Herbert.
A quinta obra da noite será de Alfred Reed: “Third Suite” (Fanfare and Intrade / Pas de deux / Polka excentrique / Danse generale), com regência de Dario Sotelo.
No encerramento, Mark Whitlock volta a ficar à frente da Banda para reger o primeiro movimento (Arylide Spark) da obra “soniCroma”. Trata-se de uma composição de Gene Koshinski com Alex Marthaler. O autor da obra fará solo de percussão com Tim Broscious. Juntos, Gene e Tim formam o Quey Percussion Duo, que eles mantêm nos Estados Unidos.
Mark Whitlock
O maestro Mark Whitlock é bacharel em Educação Musical pela Universidade Estadual de Iowa; mestre em Música (performance em trombone) e em Pedagogia pela Universidade de Iowa; e doutor em Artes (regência de sopros) pela mesma instituição. É professor de música e diretor de bandas na Universidade de Minnesota, em Duluth. Suas muitas atividades incluem a regência da Symphonic Wind Ensemble, aulas de regência instrumental e trombone, além da supervisão de professores de instrumentos. Também é diretor-assistente de bandas e professor assistente de trombone na Universidade do Leste do Kentucky, onde está desde 1986.
É convidado frequentemente para reger bandas e ministrar aulas em várias partes dos Estados Unidos. Também atua como regente convidado no Brasil, África do Sul, Argentina, Espanha e Turquia. É regente da Twin Ports Wind Orchestra, banda de sopros de uma comunidade local dedicada à performance de refinada literatura para sopros, e também regeu a Duluth Superior Symphony Orchestra. É o fundador e diretor do North Shore Summer Music Experience, festival de verão voltado a jovens músicos e realizado na Universidade de Minnesota.
Rachel Inselmann
É professora de voz na Universidade de Minnesota, em Duluth. Apresenta-se frequentemente nos Estados Unidos, assim como internacionalmente à frente de orquestras sinfônicas como a Shanghai Broadcasting Symphony Orchestra, Paris Sinfonietta, Cleveland Orchestra, Lincoln Symphony Orchestra e a Duluth Superior Symphony Orchestra. Como solista, apresentou-se na Itália, Costa Rica, Turquia, Canadá e Estados Unidos, onde realizou, em 2008, a turnê All American Art Song Recital com a mãe e pianista Elsie Inselmann. Nos recitais solo apresentou repertório de obras de Brahms, Beethoven, Mozart, Fauré, Handel, Haydn, Poulenc, Vivaldi, Mahler e Vaughan William. Como cantora de ópera desempenhou papéis como o de Hanna (em “The Merry Widow”), Tatiana (em “A Midsummer Night’s Dream”) e Micaela (em “Carmen”).
Também atuou como diretora de ópera, tendo dirigido “As Bodas de Fígaro” e “Così fan Tutte” (Mozart) e “La Traviata” (Verdi). Como pianista, participou de inúmeros musicais e, em 2010, foi convidada a ministrar workshop em Istambul, na Turquia. Por quatro anos consecutivos foi vencedora do Metropolitan Opera District Auditions e, em 1996, venceu o Schubert Club Scholarship Competition. É formada pelo Cleveland Institute of Music, onde também concluiu mestrado.
Marcus McConico
Marcus McConico é mestre em Música (performance vocal) pela Universidade do Tennessee e bacharel em Música (performance vocal) pela Universidade de Minnesota, em Duluth, instituição na qual é professor-adjunto de voz. Em fevereiro de 2015, lançou o primeiro disco, “Mio Cuore Italiano”. A performance e versatilidade do tenor lhe garantiram excelente crítica em papeis como Il Duca (em “Rigoletto), Roméo (em “Roméo et Juliette”) e Don José (em “La tragédie de Carmen”). Recentemente, interpretou Gastone em “La Traviata”; Larry e Matt em “The Face on the Barroom Floor”; e El Remendado em “Carmen”.
Sua carreira internacional inclui apresentações em quatro cidades da Turquia: Esmirna, Ancara, Marmaris e Yalikavak, além de Palermo, na Itália, e Telavive, em Israel. Em 2012, dirigiu uma produção de “Madama Butterfly” com a Loon Opera Company, em Bemidji, Minnesota. Membro da American Tenors desde 2004, McConico se apresentou com a Baltimore Symphony Orchestra, Pacific Symphony of Orange County, e Desert Symphony, entre vários outros.
Gene Koshinski
Percussionista, compositor e professor, Gene Koshinski, encanta plateias do mundo inteiro com sua performance e criatividade. Ele é professor de percussão da Universidade de Minnesota, na cidade de Duluth, e muito conhecido por sua extraordinária versatilidade, seja como solista, na música de câmara, em sinfonias, jazz, pop e outros gêneros. Em 2002, venceu o National MTNA Percussion Competition, em Cincinnati, e, dois anos depois, ficou na terceira colocação do prestigiado Universal Marimba Duo Competition, na Bélgica, ao lado de Tim Broscious, com quem mantêm o Quey Percussion Duo. Enquanto compositor, em 2012, Koshinski recebeu da ASCAP Foundation um prêmio pela obra “Concerto para Marimba e Coro”.
Koshinski já se apresentou na Argentina, Áustria, Bélgica, China, França, Alemanha, Japão, Jordânia, Eslovênia, Canadá e em praticamente todas as regiões dos Estados Unidos. Em 2016, participou do Festival Internacional de Percussão de Shenyang, na China. Ao longo da carreira, ele trabalhou com notáveis organizações e artistas, como NFL Films, Jimmy Dorsey Orchestra, Philadelphia Boys Choir e Minnesota Ballet. Atualmente é o primeiro percussionista da Duluth Superior Symphony Orchestra.
Tim Broscious
Tim Broscious estudou na The Hartt School of Music, é mestre em Música (performance de percussão) pela Universidade de Hartford e bacharel em Artes pela Universidade de Samford. Antes das suas atuais funções como instrutor de percussão e diretor de bandas na Universidade de Minnesota, em Duluth, por três anos ele foi professor de percussão ocidental no Conservatório Nacional de Música, em Amã, na Jordânia, e o principal percussionista da Amman Symphony Orchestra e da Amman Sinfonietta.
Em 2002, Tim venceu o concurso Concert/Aria, da Universidade de Samford, em Birmingham, e, em 2005, foi vencedor do Band Concerto Competition, promovido pela The Hartt School. Em 2004, ao lado de Gene Koshinski, foi semifinalista do prestigiado Universal Marimba Duo Competition, na Bélgica. Atualmente ele é o primeiro timpanista da Duluth Superior Symphony Orchestra. Entre os grupos com os quais se apresentou, estão a New Britain Symphony, Dawson Memorial Baptist Church Orchestra, Arrowhead Chorale, Birmingham Boys Choir e Celebration Winds.
Dario Sotelo
Formado em piano, violino e viola, é mestre em regência orquestral pela City University (Londres). Foi coordenador da área de cordas do Conservatório de Tatuí, reestruturando os programas destes cursos. Criou e estabeleceu orquestras jovens em Tatuí, Belo Horizonte e São Paulo. Por meio do Conservatório de Tatuí, realizou várias encomendas e estreias mundiais a compositores brasileiros, como “Sonho de Uma Noite de Verão”, de Edson Beltrami.
Após dois anos em Londres (1991-1992), assumiu a regência da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e estabeleceu o curso de regência instrumental na escola. De 1998 a 2003, regeu a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Como palestrante e regente convidado participou de dezenas de atividades internacionais, entre elas o Festival de Música Brasileira em Wattwill (Suíça). Atuou, ainda, como regente e palestrante na Convenção Estadual de Minnesota, na Universidade de Duluth.
Estabeleceu a Conferência Ibero-Americana de Compositores, Arranjadores e Regentes de Banda Sinfônica em Tatuí e foi o coordenador geral e artístico nos anos de 2002 e 2004 do Congreso Ibero-Americano de Compositores, Arregladores y Directores de Banda Sinfônica e Ensembles, em Tenerife (Espanha). Desde 1995 coordenou a gravação de nove CDs com a Banda Sinfônica e a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. É o presidente eleito da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles).
Cristine Bello Guse
Mezzo-soprano formada pelo Instituto de Artes da Unesp e mestre em Práticas Interpretativas, defendeu o trabalho “O cantor-ator, um estudo sobre a atuação cênica do cantor na ópera”, publicado pela editora da Unesp. Recentemente, reingressou na pós-graduação da instituição para cursar o programa de doutorado em Teoria e Praxis do Processo Criativo. Iniciou a atuação como solista no Núcleo Universitário de Ópera, atuando em “West Side Story”, “O Mikado”, “Forrobodó”, “Os Piratas de Penzance” e “A Ópera dos três Vinténs”. Entre outras participações estão a personagem título da ópera “Orfeo e Eurídice” de C. W. Gluck.
No repertório sacro atuou como solista em “Réquiem” de W. A. Mozart, “Cantata 29” de J. S. Bach, entre outros. Em 2013, estreou como diretora cênica no espetáculo “Bastião & Bastiana”, uma adaptação da ópera de Mozart realizada pelo Núcleo de Ópera do Conservatório de Tatuí. Faz parte do colegiado de professores de canto lírico e música de câmara do Conservatório de Tatuí e de canto lírico da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
Apoio Cultural – Para a temporada do ano de 2017, o Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e Grupo CCR SPVias.
Fotos disponíveis em: https://goo.gl/DltqIb
Crédito: Divulgação/Conservatório de Tatuí
Vídeo de um dos ensaios dos percussionistas com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí: https://goo.gl/wtCSCe
SERVIÇO
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Mark Whitlock e Dario Sotelo, regência
Rachel Inselman, soprano
Marcus McConico, tenor
Cristine Bello Guse, mezzo-soprano
Gene Koshinski e Tim Broscious, percussão
Data: 20 de maio, sábado
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415, Tatuí)
Ingresso: R$ 12 (R$ 6 meia entrada)
Informações: (15) 3205-8464
A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí realiza neste sábado, dia 20, um dos concertos mais importantes de sua história recente. O conjunto regido por Dario Sotelo receberá cinco convidados da Universidade de Minnesota, de Duluth, Estados Unidos: a soprano Rachel Inselmann, o tenor Marcus McConico e os percussionistas Gene Koshinski e Tim Broscious, além do maestro Mark Whitlock, que regerá a Banda Sinfônica junto com Sotelo. Eles estão no Brasil participando da Semana Especial de Canto Lírico e Percussão Sinfônica, mais uma parceria entre a instituição norte-americana e o Conservatório de Tatuí – equipamento do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura.
“Este será um concerto muito especial, pois representará a principal participação dos cinco convidados na estada deles no Conservatório de Tatuí”, observa Dario Sotelo, que coordena a Semana Especial de Canto Lírico e Percussão Sinfônica. O concerto acontece no Teatro Procópio Ferreira, com início às 20h, e ingressos a R$ 12 (R$ 6 na meia entrada).
A abertura será com a obra “Angels in the Architecture”, composição de Frank Ticheli. Haverá solo da mezzo-soprano Cristine Bello Guse, coordenadora da Área de Canto Lírico do Conservatório de Tatuí. “Com esta música, a Banda Sinfônica dará boas-vindas aos convidados e enfatizará mais uma vez a temática escolhida pelo conjunto para este ano: músicas dançantes”, explica Sotelo, o regente da abertura.
Na sequência, Mark Whitlock assume a Banda para executar uma obra de Luigi Zaninelli: “Three American Gospel Songs” (Shall We Gather By The River / Old Time Religion / Amazing Grace). A soprano Rachel Inselmann será a solista. O regente norte-americano permanece no palco para as músicas “La Donna è Mobile”, de Giuseppe Verdi; “Core’ngrato”, de Cardillo; e “Italian Street Song”, de Herbert. Nas duas primeiras, o solista será o tenor Marcus McConico e Rachel fará o solo na obra de Herbert.
A quinta obra da noite será de Alfred Reed: “Third Suite” (Fanfare and Intrade / Pas de deux / Polka excentrique / Danse generale), com regência de Dario Sotelo.
No encerramento, Mark Whitlock volta a ficar à frente da Banda para reger o primeiro movimento (Arylide Spark) da obra “soniCroma”. Trata-se de uma composição de Gene Koshinski com Alex Marthaler. O autor da obra fará solo de percussão com Tim Broscious. Juntos, Gene e Tim formam o Quey Percussion Duo, que eles mantêm nos Estados Unidos.
Mark Whitlock
O maestro Mark Whitlock é bacharel em Educação Musical pela Universidade Estadual de Iowa; mestre em Música (performance em trombone) e em Pedagogia pela Universidade de Iowa; e doutor em Artes (regência de sopros) pela mesma instituição. É professor de música e diretor de bandas na Universidade de Minnesota, em Duluth. Suas muitas atividades incluem a regência da Symphonic Wind Ensemble, aulas de regência instrumental e trombone, além da supervisão de professores de instrumentos. Também é diretor-assistente de bandas e professor assistente de trombone na Universidade do Leste do Kentucky, onde está desde 1986.
É convidado frequentemente para reger bandas e ministrar aulas em várias partes dos Estados Unidos. Também atua como regente convidado no Brasil, África do Sul, Argentina, Espanha e Turquia. É regente da Twin Ports Wind Orchestra, banda de sopros de uma comunidade local dedicada à performance de refinada literatura para sopros, e também regeu a Duluth Superior Symphony Orchestra. É o fundador e diretor do North Shore Summer Music Experience, festival de verão voltado a jovens músicos e realizado na Universidade de Minnesota.
Rachel Inselmann
É professora de voz na Universidade de Minnesota, em Duluth. Apresenta-se frequentemente nos Estados Unidos, assim como internacionalmente à frente de orquestras sinfônicas como a Shanghai Broadcasting Symphony Orchestra, Paris Sinfonietta, Cleveland Orchestra, Lincoln Symphony Orchestra e a Duluth Superior Symphony Orchestra. Como solista, apresentou-se na Itália, Costa Rica, Turquia, Canadá e Estados Unidos, onde realizou, em 2008, a turnê All American Art Song Recital com a mãe e pianista Elsie Inselmann. Nos recitais solo apresentou repertório de obras de Brahms, Beethoven, Mozart, Fauré, Handel, Haydn, Poulenc, Vivaldi, Mahler e Vaughan William. Como cantora de ópera desempenhou papéis como o de Hanna (em “The Merry Widow”), Tatiana (em “A Midsummer Night’s Dream”) e Micaela (em “Carmen”).
Também atuou como diretora de ópera, tendo dirigido “As Bodas de Fígaro” e “Così fan Tutte” (Mozart) e “La Traviata” (Verdi). Como pianista, participou de inúmeros musicais e, em 2010, foi convidada a ministrar workshop em Istambul, na Turquia. Por quatro anos consecutivos foi vencedora do Metropolitan Opera District Auditions e, em 1996, venceu o Schubert Club Scholarship Competition. É formada pelo Cleveland Institute of Music, onde também concluiu mestrado.
Marcus McConico
Marcus McConico é mestre em Música (performance vocal) pela Universidade do Tennessee e bacharel em Música (performance vocal) pela Universidade de Minnesota, em Duluth, instituição na qual é professor-adjunto de voz. Em fevereiro de 2015, lançou o primeiro disco, “Mio Cuore Italiano”. A performance e versatilidade do tenor lhe garantiram excelente crítica em papeis como Il Duca (em “Rigoletto), Roméo (em “Roméo et Juliette”) e Don José (em “La tragédie de Carmen”). Recentemente, interpretou Gastone em “La Traviata”; Larry e Matt em “The Face on the Barroom Floor”; e El Remendado em “Carmen”.
Sua carreira internacional inclui apresentações em quatro cidades da Turquia: Esmirna, Ancara, Marmaris e Yalikavak, além de Palermo, na Itália, e Telavive, em Israel. Em 2012, dirigiu uma produção de “Madama Butterfly” com a Loon Opera Company, em Bemidji, Minnesota. Membro da American Tenors desde 2004, McConico se apresentou com a Baltimore Symphony Orchestra, Pacific Symphony of Orange County, e Desert Symphony, entre vários outros.
Gene Koshinski
Percussionista, compositor e professor, Gene Koshinski, encanta plateias do mundo inteiro com sua performance e criatividade. Ele é professor de percussão da Universidade de Minnesota, na cidade de Duluth, e muito conhecido por sua extraordinária versatilidade, seja como solista, na música de câmara, em sinfonias, jazz, pop e outros gêneros. Em 2002, venceu o National MTNA Percussion Competition, em Cincinnati, e, dois anos depois, ficou na terceira colocação do prestigiado Universal Marimba Duo Competition, na Bélgica, ao lado de Tim Broscious, com quem mantêm o Quey Percussion Duo. Enquanto compositor, em 2012, Koshinski recebeu da ASCAP Foundation um prêmio pela obra “Concerto para Marimba e Coro”.
Koshinski já se apresentou na Argentina, Áustria, Bélgica, China, França, Alemanha, Japão, Jordânia, Eslovênia, Canadá e em praticamente todas as regiões dos Estados Unidos. Em 2016, participou do Festival Internacional de Percussão de Shenyang, na China. Ao longo da carreira, ele trabalhou com notáveis organizações e artistas, como NFL Films, Jimmy Dorsey Orchestra, Philadelphia Boys Choir e Minnesota Ballet. Atualmente é o primeiro percussionista da Duluth Superior Symphony Orchestra.
Tim Broscious
Tim Broscious estudou na The Hartt School of Music, é mestre em Música (performance de percussão) pela Universidade de Hartford e bacharel em Artes pela Universidade de Samford. Antes das suas atuais funções como instrutor de percussão e diretor de bandas na Universidade de Minnesota, em Duluth, por três anos ele foi professor de percussão ocidental no Conservatório Nacional de Música, em Amã, na Jordânia, e o principal percussionista da Amman Symphony Orchestra e da Amman Sinfonietta.
Em 2002, Tim venceu o concurso Concert/Aria, da Universidade de Samford, em Birmingham, e, em 2005, foi vencedor do Band Concerto Competition, promovido pela The Hartt School. Em 2004, ao lado de Gene Koshinski, foi semifinalista do prestigiado Universal Marimba Duo Competition, na Bélgica. Atualmente ele é o primeiro timpanista da Duluth Superior Symphony Orchestra. Entre os grupos com os quais se apresentou, estão a New Britain Symphony, Dawson Memorial Baptist Church Orchestra, Arrowhead Chorale, Birmingham Boys Choir e Celebration Winds.
Dario Sotelo
Formado em piano, violino e viola, é mestre em regência orquestral pela City University (Londres). Foi coordenador da área de cordas do Conservatório de Tatuí, reestruturando os programas destes cursos. Criou e estabeleceu orquestras jovens em Tatuí, Belo Horizonte e São Paulo. Por meio do Conservatório de Tatuí, realizou várias encomendas e estreias mundiais a compositores brasileiros, como “Sonho de Uma Noite de Verão”, de Edson Beltrami.
Após dois anos em Londres (1991-1992), assumiu a regência da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e estabeleceu o curso de regência instrumental na escola. De 1998 a 2003, regeu a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Como palestrante e regente convidado participou de dezenas de atividades internacionais, entre elas o Festival de Música Brasileira em Wattwill (Suíça). Atuou, ainda, como regente e palestrante na Convenção Estadual de Minnesota, na Universidade de Duluth.
Estabeleceu a Conferência Ibero-Americana de Compositores, Arranjadores e Regentes de Banda Sinfônica em Tatuí e foi o coordenador geral e artístico nos anos de 2002 e 2004 do Congreso Ibero-Americano de Compositores, Arregladores y Directores de Banda Sinfônica e Ensembles, em Tenerife (Espanha). Desde 1995 coordenou a gravação de nove CDs com a Banda Sinfônica e a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. É o presidente eleito da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles).
Cristine Bello Guse
Mezzo-soprano formada pelo Instituto de Artes da Unesp e mestre em Práticas Interpretativas, defendeu o trabalho “O cantor-ator, um estudo sobre a atuação cênica do cantor na ópera”, publicado pela editora da Unesp. Recentemente, reingressou na pós-graduação da instituição para cursar o programa de doutorado em Teoria e Praxis do Processo Criativo. Iniciou a atuação como solista no Núcleo Universitário de Ópera, atuando em “West Side Story”, “O Mikado”, “Forrobodó”, “Os Piratas de Penzance” e “A Ópera dos três Vinténs”. Entre outras participações estão a personagem título da ópera “Orfeo e Eurídice” de C. W. Gluck.
No repertório sacro atuou como solista em “Réquiem” de W. A. Mozart, “Cantata 29” de J. S. Bach, entre outros. Em 2013, estreou como diretora cênica no espetáculo “Bastião & Bastiana”, uma adaptação da ópera de Mozart realizada pelo Núcleo de Ópera do Conservatório de Tatuí. Faz parte do colegiado de professores de canto lírico e música de câmara do Conservatório de Tatuí e de canto lírico da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
Apoio Cultural – Para a temporada do ano de 2017, o Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e Grupo CCR SPVias.
Fotos disponíveis em: https://goo.gl/DltqIb
Crédito: Divulgação/Conservatório de Tatuí
Vídeo de um dos ensaios dos percussionistas com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí: https://goo.gl/wtCSCe
SERVIÇO
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Mark Whitlock e Dario Sotelo, regência
Rachel Inselman, soprano
Marcus McConico, tenor
Cristine Bello Guse, mezzo-soprano
Gene Koshinski e Tim Broscious, percussão
Data: 20 de maio, sábado
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415, Tatuí)
Ingresso: R$ 12 (R$ 6 meia entrada)
Informações: (15) 3205-8464
Tatuí joga nesta sexta-feira no XI de Agosto pela Copa Record
Na última partida das atletas tatuianas venceram por 5 a 1 São Miguel Arcanjo.
O time de Tatuí participa nesta sexta-feira, dia 19 de maio, de mais um jogo eliminatório da Copa Record de Futsal Feminino 2017, organizada pela Record TV Paulista e SDS Promoções e Eventos.
O jogo será às 21h, na A. A. XI de Agosto, contra o time de Itararé. No mesmo local também se enfrentam, às 20h, Piedade x Votorantim.
A última partida das atletas tatuianas foi no dia 11 de maio, em Itapetininga, onde venceram por 5 a 1 São Miguel Arcanjo.
quinta-feira, 18 de maio de 2017
Fatec de Tatuí abre dois concursos públicos para professores
A Faculdade de Tecnologia Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo - Fatec de Tatuí anuncia abertura de dois Concursos Públicos voltados à contratação de dois Professores de Ensino Superior.
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 22 de maio, segunda-feira, feitas na Faculdade, localizada na Rodovia Mário Batista Mori, nº 971, no Jardim Aeroporto, em Tatuí, durante os horários das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
No local deverá ser preenchida a Ficha de Inscrição e apresentada cópia legível de um documento de identidade; o número do cadastro do Curriculum vitae cadastrado na Plataforma Lattes, do CNPq; e o comprovante de pagamento da taxa no valor de R$ 82,73.
O edital de nº 132/03/2017 é para atuar na área de Matemática, ministrando as aulas na disciplina de Fundamentos de Matemática para Automação. Já o de nº 132/04/2017 é voltada à área de Física, nas disciplinas de Física I de Mecânica Oscilatória.
Ambos os certames são destinados ao curso de Automação Industrial e oferecem carga horária de 8h aulas, no período vespertino e/ou noturno, sendo que cada uma valerá R$ 29,00, acrescida de 50% de hora-atividade e 1/6 a título de repouso semanal.
Para participar é exigido que o profissional possua Graduação e titulação na área da disciplina em programas de mestrado ou doutorado reconhecidos ou recomendados na forma da lei; ou então, Graduação e especialização e possuir experiência profissional relevante de pelo menos três anos na área.
Os candidatos serão selecionados por meio de Prova Dissertativa, com questões sobre os conteúdos específicos das disciplinas dos Concursos; Prova Objetiva de Habilidades Operacionais ou Técnicas, que consistirá em ministrar uma aula a respeito de um tema sorteado, em nível de graduação, no tempo máximo de 50 minutos; e por fim, Prova de Títulos, com base no Memorial Circunstanciado ou Curriculum vitae apresentados.
Estes Concursos terão o prazo de validade de dois anos, contados a partir da data de homologação no DOE, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Direção da Unidade de Ensino.
Com informações do PCI Concursos.
Coop inscreve para cursos gratuitos
Para exercitar os princípios cooperativistas, mensalmente a Coop – Cooperativa de Consumo promove gratuitamente o Ciclo de Palestras, uma iniciativa pioneira no mercado varejista, que além de contribuir com a comunidade onde atua com unidades de distribuição, também permite aos participantes transformar os conhecimentos adquiridos em fonte ou complementação da renda familiar.
As inscrições para o ciclo de junho iniciarão dia 22 de maio (segunda-feira) e deverão ser realizadas na Central de Relacionamentos - 0800-772-2667. As vagas são limitadas e os cursos acontecerão nas lojas Coronel Seabra (rua Coronel Lúcio Seabra, 772 – Centro) e Onze de Agosto (rua XI de Agosto, 3045 ), com os temas Faça e venda: Pão de ervas prático e brioche lua de mel; Maleta decorada com pote de sorvete; Faça e Venda: Quiche de brócolis com queijo padrão e torta de massa folhada; Fique diva com Niely-Mega colors – tendências em cores e os segredos da coloração e Faça e lucre com decoupagem em vidro. A programação completa está disponível em www.portalcoop.com.br .
A maior parte dos cursos é focada em artesanato e culinária e somente em 2016, foram disponibilizadas 1.416 horas de cursos e palestras que totalizaram 16.369 participações. Em 15 anos, este programa que leva o nome de Ciclo de Palestras já ministrou 16.526 palestras com 140.818 participações.
Mesa Redonda no Museu debateu a Comunicação: ontem, hoje e amanhã
Rubens Oficial / Diário de tatuí |
Dentro da programação da 15ª Semana Nacional de Museus, o Museu Histórico Paulo Setúbal realizou na noite desta quinta-feira, dia 18, uma Mesa Redonda debatendo o tema Comunicação Ontem, Hoje e Amanhã. Mediado pelo historiador e jornalista Christian Pereira, participaram do colóquio como convidados: Cristiano Mota, jornalista de O Progresso de Tatuí, representando a mídia escrita; Rubens Antônio da Silva, jornalista do Diário de Tatuí, representando a mídia digital; André Aguiar, radialista da Central de Rádio, representando a mídia sonora; e Flávio Pavanelli, profissional de Marketing Digital. A mídia televisiva seria representada pela TV TEM, mas não compareceu. A plateia lotada contou com alunos da Escola Chico Pereira,
Rubens Oficial / Diário de Tatuí |
Fábrica da Dolly em Tatuí é investigada pela Secretaria da Fazenda por suspeita de fraude
Segundo delegado regional tributário, documentos apreendidos apresentam irregularidades no cálculo de impostos. Empresa ainda não comentou o caso.
Por G1 Itapetininga e região
Uma operação da Secretaria da Fazenda do Estado apreendeu documentos de uma filial da empresa Dolly Brasil Refrigerantes, localizada em Tatuí (SP), na manhã desta quinta-feira (18).
A ação faz parte da "Operação Clone" e é realizada em unidades da empresa em todo o estado. A equipe de reportagem da TV TEM tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa e os responsáveis pela empresa Dolly, porém não houve um retorno até o momento.
Segundo a Receita Federal, entre os documentos apreendidos estão notas fiscais de compra e venda que estavam sendo usadas na fábrica, mas que são da matriz que fica em São Paulo, o que pode ser considerado fraude.
Segundo o delegado regional tributário Chilion de Siqueira, os auditores chegaram ao escritório da fábrica por volta das 6h30, com objetivo de fazer uma cópia dos dados dos computadores, porém uma pane no sistema de informática impediu a ação. Sendo assim, eles recolheram notas fiscais, onde foi possível constatar uma possível fraude nos documentos.
“Apuramos por cima, mas já podemos constatar que existem irregularidades no cálculo do imposto desses documentos. Nossa preocupação maior é que eles estejam emitindo nota de outra empresa do grupo que está com a inscrição estadual cassada”, explica o delegado.
Fraude no ICMS
Ainda segundo Siqueira, a investigação sobre a empresa começou há algum tempo com a suspeita de fraude na arrecadação do ICMS, que é o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços.
Siqueira ressalta que os responsáveis pela empresa foram chamados diversas vezes para prestar esclarecimentos, porém nunca atenderam aos pedidos. “A empresa deve em torno de R$ 2 bilhões em débitos inscritos de ICMS na dívida ativa. Existem vários autos de infração que já foram lavrados de valores vultosos por irregularidades fiscais”, explica.
A operação também foi realizada em mais cinco filiais da empresa em todo o estado. “Nós vamos fazer um relatório preliminar e enviar para a procuradoria, e analisar os documentos recolhidos. É muito provável que tenhamos que cassar todas as inscrições estaduais do grupo”, diz o delegado.
Por G1 Itapetininga e região
Uma operação da Secretaria da Fazenda do Estado apreendeu documentos de uma filial da empresa Dolly Brasil Refrigerantes, localizada em Tatuí (SP), na manhã desta quinta-feira (18).
A ação faz parte da "Operação Clone" e é realizada em unidades da empresa em todo o estado. A equipe de reportagem da TV TEM tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa e os responsáveis pela empresa Dolly, porém não houve um retorno até o momento.
Segundo a Receita Federal, entre os documentos apreendidos estão notas fiscais de compra e venda que estavam sendo usadas na fábrica, mas que são da matriz que fica em São Paulo, o que pode ser considerado fraude.
Segundo o delegado regional tributário Chilion de Siqueira, os auditores chegaram ao escritório da fábrica por volta das 6h30, com objetivo de fazer uma cópia dos dados dos computadores, porém uma pane no sistema de informática impediu a ação. Sendo assim, eles recolheram notas fiscais, onde foi possível constatar uma possível fraude nos documentos.
“Apuramos por cima, mas já podemos constatar que existem irregularidades no cálculo do imposto desses documentos. Nossa preocupação maior é que eles estejam emitindo nota de outra empresa do grupo que está com a inscrição estadual cassada”, explica o delegado.
Fábrica da Dolly é investigada por suspeita de fraude (Foto: Reprodução/TV TEM ) |
Fraude no ICMS
Ainda segundo Siqueira, a investigação sobre a empresa começou há algum tempo com a suspeita de fraude na arrecadação do ICMS, que é o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços.
Siqueira ressalta que os responsáveis pela empresa foram chamados diversas vezes para prestar esclarecimentos, porém nunca atenderam aos pedidos. “A empresa deve em torno de R$ 2 bilhões em débitos inscritos de ICMS na dívida ativa. Existem vários autos de infração que já foram lavrados de valores vultosos por irregularidades fiscais”, explica.
A operação também foi realizada em mais cinco filiais da empresa em todo o estado. “Nós vamos fazer um relatório preliminar e enviar para a procuradoria, e analisar os documentos recolhidos. É muito provável que tenhamos que cassar todas as inscrições estaduais do grupo”, diz o delegado.
quarta-feira, 17 de maio de 2017
Içamento de vigas da Ponte do Marapé deve acontecer na segunda quinzena de junho
A décima-segunda viga da Ponte do Marapé deve ser concretada no próximo dia 22.
Técnicos da Defesa Civil do Estado de São Paulo estiveram em Tatuí na última semana para fiscalizar o andamento das obras da Ponte do Marapé, sobre o Ribeirão do Manduca. E concluíram que elas seguem o cronograma proposto. Segundo o engenheiro da Prefeitura de Tatuí, João Batista da Costa, da Defesa Civil local e que acompanhou a fiscalização da construção, a obra está 46% concluída, segundo a última medição.
Agora, chegou a fase final do reaterro da cabeceira do lado do posto de combustíveis (Avenida Pompeo Reali). A concretagem da sexta viga aconteceu no último dia 15, segunda-feira, com previsão da concretagem da décima segunda (e última) no próximo dia 22. Após 28 dias de "cura do concreto", entre os dias 20 e 21 de junho, é a previsão para o içamento das vigas na ponte e, ainda no dia 22 de junho começa o içamento das pré-lajes.
Nesse período, segundo o engenheiro civil da empresa contratada, Paulo Wesley de Camargo Soares, estarão sendo executados os seguintes serviços: as duas vigas transversinas; os muros-ala; dissipadores de energia e o reaterro do lado da rua Capitão Lisboa, entre outros.
Ponte do Marapé - A obra na Ponte do Marapé começou no dia 10 de março, com prazo de 120 dias. Ela ficou abandonada desde outubro de 2016 e para reiniciar a obra, a Prefeitura de Tatuí precisou romper o contrato com a empresa vencedora de licitação pública e que não vinha cumprindo o cronograma que estava estabelecido. A segunda colocada assumiu a obra. A Ponte do Marapé veio ao chão em 10 de março de 2016, após fortes chuvas e uma interdição parcial, realizada pela administração anterior.
Prefeitura inicia obras de drenagem para melhorar conservação de ruas
Obras de drenagem que devem melhorar o escoamento das águas das chuvas na região da Avenida Vice-Prefeito Nelson Fiúza, já tiveram início.
A Prefeitura de Tatuí deu início neste mês de maio a uma série de obras de drenagem para poder melhorar a pavimentação e conservação de ruas e avenidas. São locais onde as fortes enxurradas das chuvas de verão prejudicam a via pública, abrindo constantemente buracos e outras situações.
Um dos locais em obras é a rua Cel. Lúcio Seabra, no Centro. A rua no trecho em obras é pavimentada por lajotas. Uma obra de tubulação e drenagem está sendo realizada. Depois a Secretaria de Obras e Infra-Estrutura deverá cobrir a rua com lajotas e fazer os rejuntes necessários com piche.
Outra obra iniciada foi a construção de uma boca de lobo (drenagem) na Via Benedito Faustino da Rosa, perto da APAE. Uma obra necessária, segundo a Secretaria de Obras e Infra-Estrutura, para a devida reparação do asfalto, neste trecho, que também sofre com a enxurrada, em dias de chuva.
Recentemente, outra obra de drenagem realizada foi o reparo de galerias pluviais na Praça Ayrton Senna, na Vila Dr. Laurindo. Um buraco formou-se em março, após forte chuva, com o rompimento da galeria. O local ficou em obras durante seis dias, para os devidos reparos.
Avenida Vice-Prefeito Nelson Fiúza - A Prefeitura de Tatuí notificou o proprietário de um loteamento na Avenida Vice-Prefeito Nelson Fiúza para realizar a devida drenagem da via pública (já que o mesmo construiu um grande empreendimento e por isso aumentou o fluxo de veículos nesta região da cidade).
As obras no início desta semana começaram no trecho ao lado do Supermercado Barbosa (via de pouco movimento hoje por conta de obras nas pontes do Marapé e Jardim Junqueira), próximo ao Ribeirão do Manduca. Depois, as obras de drenagem seguirão pela Nelson Fiúza e o trânsito será interrompido, de 30 a 45 dias.
Por isso, segundo informa o Departamento de Mobilidade Urbana, os moradores da região e motoristas que utilizam esta via precisam entender o que está acontecendo ali. É uma obra de drenagem importante, para evitar buracos e grandes enxurradas, em períodos de chuva, como em janeiro e fevereiro, muito comuns. As devidas sinalizações serão realizadas. Depois de concluída a drenagem, A Secretaria de Obras e Infra-Estrutura irá providenciar a pavimentação novamente de todo o trecho afetado.
Prefeitura vai trocar asfalto por lajotas ecológicas no Jardim Wanderley
Ruas da Vila Dr. Laurindo afetadas pelas chuvas do primeiro trimestre deste ano foram pavimentadas com lajotas.
A prefeita Maria José Vieira de Camargo anunciou no início desta semana que doze ruas do Jardim Wanderley terão nova pavimentação, com as chamadas lajotas ecológicas, nos mesmos moldes do serviço já executado na Vila Dr. Laurindo. Com as fortes chuvas registradas de janeiro a março deste ano e a falta de manutenção das vias públicas nos últimos quatro anos, ruas e avenidas ficaram muito prejudicadas. Com a medida, que agradou a população, a Prefeitura de Tatuí espera que a conservação das vias públicas, seja de um maior tempo, com reparos mais simples e eficazes.
As ruas que irão receber as lajotas ecológicas no Jardim Wanderley são as seguintes: Farhan Sallum, Martinho Alves Carriel, Frederico de Camargo, Farmacêutico Francisco Nogueira, Maria de Lourdes de Almeida Sinisgalli, José Aguiar Rost, Eziel Roberto Hungria, Adelaide Lencione Moreira, Celso Patrício, Eurides Ribeiro Tavares de Almeida, Lauro Martins Proença e Odilon de Camargo Barros.
Serão investidos aproximadamente R$ 1,3 milhão. No próximo dia 25 de maio, quinta-feira, haverá no Paço Municipal um processo licitatório para a contratação de empresa especializada em assentamento das lajotas, então o custo estimado da obra (baseado nas cotações de mercado) deve cair. O novo trecho de pavimentação com lajotas tem uma área de 25.586,80 m2. O serviço deve começar no mês de junho.
Vila Dr. Laurindo já recebeu lajotas ecológicas - A pavimentação com lajotas na atual administração começou pela rua Prefeito Antonio Tricta Júnior, a partir da Avenida São Carlos, até a rua 7 de Setembro, passando pelas ruas Joaquim de Paula Arruda e Francisco Bernardes e Avenida Senador Laurindo Dias Minhoto, no trecho a partir do Clube da 3ª Idade. Todo esse serviço foi concluído na última semana.
Prefeitura começa a construir ponte do Jardim Junqueira
Parte do dinheiro para a obra é de convênio com o Ministério das Cidades e a outra parte, recurso próprio da Prefeitura
A prefeita Maria José Vieira de Camargo assinou na última semana o contrato com a empresa CSC Engenharia e Construção Ltda. e, em seguida teve início a construção da nova ponte sobre o Ribeirão do Manduca, no Jardim Junqueira (rua Maria Aparecida Santi). Uma obra no valor de R$ 1.315.005,92. O prazo de construção é de 180 dias. Parte do dinheiro para a obra é de convênio com o Ministério das Cidades e a outra parte, recurso próprio da Prefeitura de Tatuí.
“Será uma ponte com quatro faixas, duas em cada sentido, maior do que a que caiu no início de janeiro, já projetada para atender o fluxo intenso de veículos deste local. Inclusive, com alteração no trajeto de localização da ponte, melhorando as condições de tráfego. As obras já estão acontecendo”, destacou a prefeita Maria José.
Ponte do Jardim Junqueira - Parcialmente interditada desde o dia 17 de dezembro de 2016, a ponte da rua Maria Aparecida Santi, que liga o Jardim Junqueira à Avenida Vice-Prefeito Pompeo Reali, veio ao chão definitivamente no último dia 5 de janeiro, após fortes chuvas. O trânsito desde então está interrompido no local. No dia 6 de janeiro, a prefeita Maria José decretou “Estado de Emergência” (180 dias), situação que depois foi homologada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo (em 19/01) e pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão da União (25/01). No dia 11 de janeiro, a Prefeitura de Tatuí removeu do leito do Ribeirão do Manduca os escombros da ponte. No dia 12 de abril, a Prefeitura de Tatuí recebeu foi comunicada pelo Ministério da Integração Nacional, da liberação dos recursos para as construções das pontes do Jardim Junqueira e Jardim Paulista. O valor é de R$ 1 milhão para a construção das duas pontes (cerca de R$ 600 mil para a ponte do Jardim Junqueira e cerca de R$ 400 mil para a ponte do Jardim Paulista).
Eleição define grupo gestor 2017/2019 do CEU das Artes
No dia 9 de maio, terça-feira, foi realizada a eleição do Grupo Gestor 2017/2019 do Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes. A reunião foi conduzida pela atual coordenadora geral, Priscila Carla Simões, que apresentou o funcionamento do local, a importância dos conselheiros e a chapa a ser votada. A eleição teve uma única chapa, não havendo entre os conselheiros presentes nenhuma oposição.
O Grupo Gestor 2017/2019 do CEU das Artes ficou assim definido:
- Representantes do Poder Público - coordenadora geral: Priscila Carla Simões; coordenadora do Social: Lucília Grando; coordenador da Cultura: Edson Aparecido Pinto; coordenador de Esporte: Thiago Campos de Almeida; Suplentes do Poder Público: Michele Antunes Ribeiro, Marlene de Fátima Campos Fonseca de Oliveira, Marcelo José Almeida Oliveira.
- Conselho Municipal de Cultura - titular Cassiano Sinisgalli, suplente Rogério Donisete Leite de Almeida.
- Sociedade Civil Organizada - Associação Comercial e Empresarial: Moacir Edson Silveira; Casa de Apoio Irmãos de Rua: Gesomina Iazetti Grando; Sindicato dos Metalúrgicos: Moacir Edson Silveira; Lar São Vicente de Paulo: Valquíria de Jesus Rodrigues; Associação Esportiva e Cultural Santa Rita: Manoel Vanderlei Barbosa dos Santos.
- Sociedade Civil Comunidade - Ana Elisa Rocha de Campos, Andresa Contel Cardoso, Eunice Mariano de Morais, José Ricardo Lemos, Luiza Regina da Cruz, Maria Aparecida da Cruz, Ozias Bispo dos Santos, Rodrigo Medeiros Saldanha, Selma Maria dos Santos, Tais Regina Pinheiro e Vera Aparecida dos Passos Campos.
Música na Praça terá o Readrisax de Itapetininga
Renan Adriano da Silva é o coordenador do Readrisax.
O Projeto Música na Praça apresenta neste sábado, dia 20 de maio, às 11h, na Praça da Matriz, o primeiro convidado da nossa região, o Readrisax, de Itapetininga, coordenado por Renan Adriano da Silva.
Desde que teve início em abril de 2017, o Música na Praça tem recebido grande satisfação do público. A parceria que a Secretaria de Cultura tem desenvolvido com os agrupamentos musicais tem propiciado grande qualidade musical para a cidade. Com repertório variado que vai do erudito ao popular, o projeto recebeu até o momento a Big Band e o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, a Orquestra Bravo, a Banda Fours Stages, o Grupo Seresteiros com Ternura e a cantora Evelyse Almeida.
Readrisax - O grupo é coordenado por Renan Adriano da Silva, que desde a infância já era um grande apreciador da música. Foi por meio do desenvolvimento de conhecimentos básicos que deu início a profissionalização por meio dos instrumentos Requinta e, logo após, Clarinete, se aprofundando no curso Erudito, no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí.
Com o passar dos anos a verticalização pela música foi tomando outros rumos e, na adolescência, tomou gosto pelo instrumento de sopro madeira, o saxofone, aperfeiçoando o conhecimento na Escola Livre de Música “Maestro José Carlos Soares”, de Itapetininga, e no Conservatório de Tatuí.
A trajetória musical permitiu que Renan realizasse participações em bandas municipais da região, programas de TV, DVDs de grupos musicais e festivais em geral. Atualmente, o trabalho musical é voltado para eventos, como cerimônias de casamentos, aniversários, formaturas, bares e restaurantes. O seu repertório contempla diversos estilos musicais, como Pop, MPB, Bossa Nova, Gospel, Jazz, Samba, Bolero, Internacional, Funk Instrumental etc.
Exposição sobre Cultura Racional acontece neste sábado na Praça da Matriz
A exposição apresentará imagens da natureza, do cérebro humano e textos com o intuito de difundir a cultura racional
Neste sábado, dia 20, das 9h às 13h, acontece na Praça da Matriz uma exposição sobre Cultura Racional, coordenada por Ditelo Marim, com apoio da Secretaria de Esportes, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, da Prefeitura de Tatuí.
A exposição apresentará imagens da natureza, do cérebro humano e textos com o intuito de difundir a cultura racional, que tem o objetivo de preparar a sociedade para o desenvolvimento do raciocínio que contribui para o resgate ao respeito à natureza, de maneira a otimizar a utilização e exploração dos recursos naturais. Durante a exposição também serão realizadas doações de livros.
Tatuí enfrentará Votorantim no Dia do Desafio 2017
Atividades deverão acontecer na Praça da Matriz.
Em 2017, o Dia do Desafio acontecerá no próximo dia 31 de maio. Tatuí enfrentará Votorantim. O principal objetivo do evento, organizado pelo SESC (Serviço Social do Comércio), é motivar a população a prática de atividades físicas, seja para melhorar a saúde física como também a mental.
Nesta data, as comunidades de diferentes cidades do Brasil e toda a América Latina se reúnem para disputar, amistosamente, competições e desafios que estimulam o corpo.
A proposta é que cada pessoa faça qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, fazendo desta ação um hábito diário.
Tatuí já está se programando para o evento. Haverá uma caminhada, logo pela manhã, na Avenida Cônego João Clímaco de Camargo (Avenida das Mangueiras). Na Praça da Matriz, nos períodos da manhã e da tarde, haverá um palco de eventos relacionados com futebol, vôlei, basquete, skate, crossfit, slackline, judô, karatê, boxe e muita dança. E a noite, uma bela festa com apresentações de dança e banda para encerrar a participação do município no evento.
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