terça-feira, 2 de maio de 2017

Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí apresenta-se em Guarulhos

Grupo de Edmilson Baia participará do lançamento de programa turístico no dia 4 de maio


O Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí fará apresentação na praça IV Centenário, centro de Guarulhos, no dia 4 de maio, quinta-feira. O grupo de 30 instrumentistas coordenados pelo professor Edmilson Baia participará do lançamento do programa “Turismo na Praça”, às 11h.

A solenidade contará com a presença do secretário estadual de Turismo, Laércio Benko, e do prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa. O “Turismo na Praça” é uma iniciativa do Governo do Estado e, além de Guarulhos, essa edição reúne os municípios de Ibitinga, Brotas, Jaguariúna, São José dos Campos, Caraguatatuba e Registro. Entre os dias 4 e 6 de maio, das 11h às 19h, os sete municípios irão expor seus principais atrativos turísticos, além de artesanato, moda, tecnologia, gastronomia e apresentações artísticas.

Na abertura, o Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí irá brindar o público com alguns dos temas musicais de maior sucesso nas últimas décadas. Trata-se de um trabalho desenvolvido pelo grupo em 2016, com excelente repercussão. Entre as obras, “Summon the Heroes”, elaborada por John Williams para as Olimpíadas de Atlanta (1996); “Circle of Life”, obra de Elton John para o filme “O Rei Leão”; o tema musical de “Jurassic Park”, também de John Williams; o tema de “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, de Patrick Doyle; A trilha sonora de “Os Incríveis”, de Michael Giacchino; do filme “King Kong”, de John Barry; e do “Super Homem”, outro trabalho de John Williams.

Apoio Cultural – No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Lançamento do programa “Turismo na Praça”
Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí
Edmilson Baia, coordenação
Data: 4 de maio, quinta-feira
Horário: 11h
Local: Praça IV Centenário, Guarulhos
Entrada franca
Contato: (15) 3205-8464

Aluna do Conservatório de Tatuí é selecionada pelo Prelúdio, da TV Cultura

Andressa Luz disputa uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste


A aluna Andressa Luz, do Conservatório de Tatuí é uma das selecionadas para as etapas finais do “Prelúdio”, concurso de música clássica realizado pela TV Cultura. A lista com os 48 nomes selecionados foi divulgada na quinta-feira, dia 27 de abril.

Andressa disse que a classificação trouxe um sentimento de gratidão e responsabilidade. “Sou grata a todos os meus professores, que não foram poucos, e a todos os meus familiares que dedicaram e ainda dedicam tempo me ouvindo e me apoiando. A responsabilidade de estar entre tantos excelentes músicos é grande. Fico imensamente feliz e realizada”, comentou a instrumentista no dia em que viu o nome dela na lista do Prelúdio. “Quando li, eu precisei ler, reler e ler mais uma vez!”

A eufonista do Conservatório de Tatuí classificou-se na etapa que consistia na gravação de um vídeo executando duas obras. Na próxima eliminatória haverá uma apresentação como solista com a Orquestra do Prelúdio. O ensaio de Andressa será no dia 9 de junho e a gravação acontecerá no dia seguinte. A grande final acontecerá na Sala São Paulo.

Andressa Luz
Em 2016, Andressa Luz entrou para a história do Conservatório de Tatuí ao ser a primeira mulher formada em eufônio pela escola. Ela iniciou os trabalhos musicais aos dez anos, participando da Banda Marcial de Salto de Pirapora, sua cidade natal. Aos 16 anos ingressou no Conservatório “Davino Tardelli da Silva”, em Piedade, onde estudou eufônio.

O ingresso no Conservatório de Tatuí aconteceu dois anos depois. Na escola tatuiana, ela foi aluna dos professores Vagner Santos e Marco Antonio de Almeida Junior. Em 2015, o Duo Eufoniando, formado por Andressa e Lucas Belloni, venceu o Prêmio de Musica de Câmara da escola. Depois da formatura em 2016, a eufonista permaneceu no Conservatório de Tatuí, cursando matérias avançadas de teoria.

Atualmente ela integra a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Nesse conjunto, em 2015, ela venceu o Concurso Interno Jovem Solista. Andressa também participa e é chefe de naipe do Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí, tendo se apresentado como solista no ano de 2013.

Além de atuar como instrumentista em Tatuí, Andressa é professora de eufônio na Banda Marcial de Iperó e coordenadora de metais na Banda do Senai de Sorocaba.

Apoio Cultural – No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e CCR SPVias.

Conservatório de Tatuí concorre ao Prêmio Governador do Estado; saiba como votar

Instituído em 1950, este é o maior prêmio da música do Estado de São Paulo



O Conservatório de Tatuí é um dos indicados para a edição 2017 do Prêmio Governador do Estado, na categoria “música”. Instituído em 1950, este é o maior prêmio da música do Estado de São Paulo, com grande importância no cenário nacional.

A votação popular pela internet já está em andamento. A premiação acontecerá no dia 29 de maio, no Teatro São Pedro, em São Paulo. O voto no Conservatório de Tatuí ajuda a escola a obter mais este importante reconhecimento.

Para ter acesso à votação, basta clicar nesse link: https://goo.gl/36f3TG.

Conservatório de Tatuí
Criado por lei estadual em 13 de abril de 1951 e fundado oficialmente em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos – o Conservatório de Tatuí, como é conhecido nacionalmente – representa uma das mais sérias e bem sucedidas ações no setor cultural no Estado de São Paulo. Com mais de 60 anos de formação e difusão cultural, uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina cumpre a missão de formar instrumentistas, cantores, atores e luthiers de prestígio internacional. Seus 51 cursos distintos, todos gratuitos, têm duração média de seis anos, sendo que seus alunos são, invariavelmente, destaques em concursos nacionais e internacionais. Alguns dos principais músicos da atualidade tiveram formação no Conservatório de Tatuí.

Tatuí comemorará o Dia do Artista Plástico com exposição de 26 de maio a 25 de junho

Foto: Arquivo DT
No dia 25 de maio, às 19h, a Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realizará no Centro Cultural a Exposição em Homenagem ao Artista Plástico de Tatuí, por ser o dia 8 de maio o Dia do Artista Plástico. O objetivo é estimular e reconhecer a criatividade na produção artística local.

A exposição reunirá obras de desenhistas, pintores e escultores de todas as tendências e ficará aberta ao público no período de 26 de maio a 25 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 17h às 21h.

Para participar da exposição o interessado deve ter conhecimento do regulamento e se inscrever no Centro Cultural, de 2 a 12 de maio, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Nesta terça-feira, dia 2 de maio, às 16h, o secretário de Cultura, Cassiano Sinisgalli, o diretor de Cultura, Rogério Vianna e o coordenador de Cultura do CEU das Artes, Edson Pinto, estarão promovendo um encontro no CEU das Artes para parabenizar os artistas plásticos e apresentar o regulamento desta exposição.

O Centro Cultural está situado na Praça Martinho Guedes nº 12, Centro. Mais informações: (15) 3259-3993.

Parque Maria Tuca é reaberto para uso da população

O local, com 257 mil metros quadrados, tem lago, trilha ecológica, campo de futebol, quadras de areia e muito espaço para diversas atividades.


No sábado (29), aconteceu a reabertura do Parque Municipal Ecológico Maria Tuca. A cerimônia de reabertura teve a presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo e vice Luiz Paulo Ribeiro da Silva, vereadores, secretários, conselheiras do Fundo Social de Solidariedade e da população. Escoteiros, Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, karatecas, alunos do projeto Bom de Bola, Associação Cultura Pró Arte e alunos do curso de Meio Ambiente da Etec Sales Gomes também estavam presentes.

Várias apresentações aconteceram. Entre elas, do Coral do Projeto Envelhecer, da Associação Cultural Pró Arte e do Canil da Guarda Civil Municipal. Escoteiros e alunos da Etec fizeram o plantio de algumas árvores.

Maria José em suas palavras agradeceu o empenho de voluntários e do pessoal das secretarias municipais envolvidas no evento de reabertura e na recuperação do espaço público, que estava abandonado há cerca de 4 anos.

As piscinas naturais não serão liberadas para o uso da população neste primeiro momento. A ideia é abri-las na Primavera, em setembro, com as piscinas reformadas. Durante todo o mês de abril, equipes da Secretaria de Obras e Infraestrutura, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, trabalharam para preparar o espaço. Voluntários do Projeto Abrace Tatuí também estiveram presentes no parque para deixá-lo ainda mais bonito e pronto para receber a população.

O local, com 257 mil metros quadrados, tem lago, trilha ecológica, campo de futebol, quadras de areia e muito espaço para diversas atividades, incluindo a caminhada, o que o torna uma ótima opção de passeio para adultos e crianças.

O Parque Municipal Ecológico Maria Tuca, que está localizado na Estrada dos Fragas, com acesso pelo Km 117,8 da Rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127), ficará aberto à população nos finais de semana, com entrada gratuita. Durante a semana será utilizado pelo projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), pelos alunos da Rede Municipal de Ensino, Etec, e escolas estaduais para a realização de projetos voltados ao meio-ambiente.

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Belchior contou com arranjos do tatuiano José Roberto Bertrami

Do G1 - Antonio Carlos Belchior (26 de outubro de 1946 – 29 de abril de 2017) sai de cena aos 70 anos sem que ninguém tenha decifrado o enigma existencial deste cearense nascido em Sobral que abandonou a vida artística a partir de 2007, afundado em dívidas, crises e angústias. Compositor fundamental na corrente migratória que deslocou artistas nordestinos para o eixo Rio–São Paulo ao longo da década de 1970, Belchior logo se desgarrou do pessoal do Ceará para construir obra de identidade própria, ainda que o primeiro sucesso desse cancioneiro autoral, Mucuripe, música lançada em 1972 na voz icônica da cantora Elis Regina (1945 – 1982), tenha sido composto com o conterrâneo Raimundo Fagner (leia texto sobre as letras de Belchior).

Belchior estreou em disco em 1971 com a gravação e edição de compacto simples que apresentou a música Na hora do almoço. O primeiro álbum sairia somente em 1974, com a regravação dessa canção Na hora do almoço entre músicas então inéditas como A palo seco e Todo sujo de batom. Lançado pela extinta gravadora Continental, companhia fonográfica de origem brasileira, o álbum não alcançou o público, talvez por conta do canto torto do artista, cortante como faca e como as letras carregadas de urgência e paixão. Belchior precisou esperar dois anos para alcançar o sucesso nacional com a edição do segundo álbum, Alucinação, obra-prima da discografia do cantor e compositor, então já contratado pela multinacional Philips.

Produzido pelo então iniciante Marco Mazzola, Alucinação (1976) contou com arranjos do músico tatuiano José Roberto Bertrami e apresentou repertório inteiramente autoral (composto sem parceiros) que destacou o hit radiofônico Apenas um rapaz latino-americano e os dois petardos roqueiros detonados por Elis Regina no ano anterior no roteiro do antológico show Falso brilhante (1975 / 1977), além de nova regravação de A palo seco.

Em Alucinação, Belchior fez uma espécie de inventário emocional das perdas e ganhos da geração que tentou mudar o mundo na década de 1960. O disco já embutia uma amargura na constatação de que tudo continuava como antes. Mas o cantor, seduzido pelo sucesso, diluiria essa desilusão no toque pop do terceiro álbum, Coração selvagem (1977), lançado há 40 anos e alavancado pelo sucesso da passional canção-título, gravada recentemente pela cantora Ana Carolina. Foi o álbum que marcou a estreia do cantor na gravadora WEA.

Mesmo acenando para o pop radiofônico em músicas como Galos, noites e quintais (1976), lançada no ano anterior por Jair Rodrigues (1939 – 2014), Coração selvagem é um grande álbum em que Belchior deu voz à canção Paralelas (1975), música lançada há dois anos na voz de Vanusa, e regravou Todo sujo de batom.

A partir do quarto álbum, Todos os sentidos (1978), Belchior nunca mais alcançou a mesma popularidade e a mesma contundência como compositor, embora Medo de avião, música que abriu o álbum de 1979, tenha tocado muito bem nas rádios e gerado mais um hit para o artista. A rigor, foi a última música de Belchior a ganhar a voz do povo brasileiro.

Belchior gravou discos com regularidade ao longo das décadas de 1980 e 1990. Contudo, álbuns como Objeto direto (1980), Paraíso (1982), Cenas do próximo capítulo (1984), Melodrama (1987) e Elogio da loucura (1988) jamais reeditaram o vigor dos discos dos anos 1970. Em parte porque o repertório era menos inspirado, em que pese uma ou outra boa composição. Em parte porque o tom tecnopop dos arranjos dos anos 1980 estava fora de sintonia com o espírito da obra de um artista que alcançou mais relevância, empatia e representatividade entre 1972 e 1977.

De todo modo, Belchior sempre fez shows pelo Brasil com regularidade, escorado nas canções que lhe deram fama na década de 1970. Nunca lhe faltou público. E talvez tivesse sido assim até ontem à noite, quando ele saiu de cena na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul (RS). A questão é que Belchior, a partir de 2007, resolveu se recolher nos bastidores, cada vez mais arredio e recluso. Reclusão que virou fuga a partir de 2008. O que levou este senhor latino-americano a se retirar de cena há nove anos é um enigma que, ao que tudo indica, permanecerá indecifrado, já que a solução vai embora juntamente com Belchior.

crônica / Ana Moraes

DESABAFO DE UM CIGARRO

“Penso logo existo” ou “Cogito ergo sum”, como diria René Descartes, no meu caso o lema é “mato, logo existo”. Como eu posso existir? Sou degradador de vidas, de famílias, de sociedades. 

O homem me fez para se matar aos poucos, para cometer um suicídio gradativo, lento e quente, quente por dentro. Ademais, nem pena de mim tem. Me queima sem se preocupar comigo e com os outros. No fim me torno um exacerbador do egocentrismo. 

O que ele pensa quando me consome e consome meus irmãos? Não sem nem se pensa, só do fato de se alto flagelar já é um ato sem pensar. Basta a realidade nua e crua que nos atormenta e nos tortura. Assaltos, matanças, estupros, explosões e entre outras coisas, porque mal neste mundo não falta. 

E além de me consumir, injeta-me as piores substâncias, de forma a me fazer parecer a caixa de Pandora em miniatura e de fácil difusão. Carrego em minha essência a maldade e a destruição. E por um ato de “precaução” ou “prudência”, seja qual for a palavra não se encaixa com o ideal pregado, me colocam um “filtro”. Se não quisessem que eu fizesse tanto mal assim, então não me colocassem tantas impurezas, imperfeições e poluições. 

Que sina de um cigarro! Ser aceso para praticar homicídio. Queria ser como a gasolina, que polui mas move motores, move carros, move ônibus, move o mundo. Queria ser um pedaço de jornal que informa e auxilia o homem na manutenção de seu conhecimento temporário e permanente. Queria ser um pedaço de lenha que aquece e acalenta os homens! 

Estimulo o suicídio nos outros, mas não posso me suicidar para evitar os suicídios alheios. Esta é a minha função. Corromper pelo vício a alma e o corpo originalmente são. Alimentar a ingratidão do homem para com a sua integridade física e moral. 

Enquanto estou junto com meus irmãos sou bem guardado, protegido por uma caixa, ou seja, tenho utilidade. Ademais, acredito que nenhuma caixa gostaria de ser esta caixa, que abriga e protege a desgraça, que explicita a deterioração do corpo em sua estampa. Isso não é um bom enfeite ou requinte. Sou protegido do Sol e da chuva dentro da caixa. Quando me acendem inicia-se o ápice do meu tempo vital, de minha vida útil. E enquanto me sorvem, me sinto quente, nem dói tanto, fui feito para isso. A minha preocupação é a dor que meus irmãos e eu causaremos no ser. 

E depois da última tragada, nem enterro digno tenho. Sou desprezado e jogado na rua e às vezes fico mal apagado. Meu corpo fica jogado e se esfarelando com o tempo. A nossa única honra, talvez, seja morrer do lado dos nossos irmãos, com sorte em um cinzeiro, o nosso verdadeiro caixão mortuário. 

Essa é a vida de um cigarro, do conforto à provocação de um suicídio, de tragadas ao abandono. Quem me dera eu fosse qualquer outra coisa, mas a vida me destinou a putrefação do corpo e da alma humana. 

A.M.O.R. 
(Ana Moraes de Oliveira Rosa)

Exposição de livros de Paulo Setúbal e Chiquinha Rodrigues estará aberta de 4 a 31 de maio



A Biblioteca Municipal Brigadeiro Jordão receberá de 4 a 31 de maio a Exposição de Livros de autoria de Paulo Setúbal e Chiquinha Rodrigues.

O evento homenageará o Dia da Literatura Tatuiana que, desde 2012, é comemorado na Cidade Ternura. O Dia da Literatura Tatuiana nasceu de uma pesquisa realizada por integrantes do Núcleo Falsa Modéstia e a data de 4 de maio foi escolhida porque, neste dia, em 1896, nasceu em Tatuí Francisca Pereira Rodrigues, conhecida como Chiquinha Rodrigues, ex-prefeita, que denomina ruas na Vila Dr. Laurindo, em Tatuí, e no Bairro Guaxingu, em São Paulo, além de uma creche na Praça da Bandeira. Além da política, Chiquinha destacou-se na área da literatura, com a publicação de nove livros infantis e várias obras sobre História, Geografia, Agricultura, Economia e Saúde.

Também no dia 4 de maio, em 1937, faleceu o escritor Paulo Setúbal, filho ilustre de Tatuí. Ele denomina o Museu Histórico e a Praça onde estão duas importantes unidades educacionais do município: a Escola Estadual Barão de Suruí e a Escola Municipal João Florêncio. Paulo Setúbal é autor de poesias, romances, contos, crônicas e memórias. Dentre suas obras consagradas se encontram “Alma Cabocla”, “As Maluquices do Imperador”, “A Marquesa de Santos” e “Confíteor”. Foi imortalizado pela Academia Brasileira de Letras e, anualmente, é homenageado com uma semana que tem seu nome, dentro das comemorações do aniversário de Tatuí.

A exposição ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Biblioteca Municipal, situada na Praça Martinho Guedes nº 12. Telefone de contato: (15) 3259-5647.

Abertura do Concurso Literário Paulo Setúbal será dia 4



A Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realizará no dia 4 de maio, quinta-feira, às 19h, no Museu Histórico Paulo Setúbal, com gestores, coordenadores e responsáveis por unidades escolares, a Abertura do Concurso Literário Paulo Setúbal, integrante na 75ª Semana Paulo Setúbal, que acontece em agosto.

Neste evento, uma mesa redonda deliberará sobre o tema da Semana Paulo Setúbal que comemora os 80 anos salvaguardando a memória do escritor tatuiano por meio de uma dinâmica de produção de texto e desenhos para serem aplicadas em sala de aula.

Na ocasião haverá uma explanação do “15º Prêmio Literário Paulo Setúbal”, o concurso de contos, crônicas e poesias de abrangência nacional que tem o objetivo de dar oportunidade de expressão e manifestação a todo segmento de escritores, visando divulgar trabalhos inéditos. As inscrições estarão abertas de 4 de maio a 9 de junho, e terá a maior premiação desde seu lançamento, totalizando R$ 7.500,00.

Será apresentado, também, o regulamento do “16º Concurso Paulo Setúbal”, este de nível municipal, que tem por objetivos resgatar e valorizar a obra do escritor tatuiano Paulo Setúbal e sua importância na literatura brasileira; difundir a obra de Paulo Setúbal entre os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio das redes municipal e estadual de ensino, pública e privada da cidade de Tatuí; estimular entre os jovens o gosto pela leitura e pela pesquisa; proporcionar interdisciplinaridade por meio da literatura e da arte; premiar escolas do município pelo incentivo à leitura, arte e pesquisa. O concurso será nas modalidades Literatura e Artes Visuais, que são divididos em três categorias: Ensino Fundamental (1° ao 5° ano), o trabalho consistirá em um desenho; Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), o trabalho consistirá em redação e produção de texto; e Ensino Médio (1° ao 3° ano), o trabalho consistirá em redação e produção de texto. O concurso, que terá uma fase na Unidade Escolar, terá inscrições abertas de 4 de maio a 2 de junho, e premiação no valor de R$ 4.800,00 aos alunos vencedores, mais premiação ao professor do vencedor do primeiro lugar. A Unidade Escolar do aluno primeiro colocado receberá um Selo de Qualidade Cultural da 75ª Semana Paulo Setúbal.

As inscrições podem ser realizadas no Centro Cultural de Tatuí, situado na Praça Martinho Guedes, 12, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Mais informações: (15) 3259-3993. As inscrições também podem ser feitas pelos Correios, sendo válida para efeito de aceitação a data de postagem, para o endereço: Centro Cultural Municipal – 15° Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias. Praça Martinho Guedes nº 12, Centro – Tatuí-SP. CEP: 18270-370.

Segundo encontro do Clube do Livro será no dia 6 de maio

Os interessados podem realizar a inscrição gratuita no dia do evento, na biblioteca municipal.

Neste sábado, dia 6 de maio, às 16h, na Biblioteca Municipal Brigadeiro Jordão, acontecerá o segundo encontro do projeto “Clube do Livro”, destinado a todos os interessados por leitura e nos bate-papos sobre os textos literários.

Para a realização deste encontro ficou deliberado o livro “O Clube do Livro do Fim da Vida”, de Will Schwalbe, uma história real sobre perda, celebração e o poder da leitura. O projeto é uma parceria com o professor universitário na graduação e pós-graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, João Cesário Leonel Ferreira.

Os interessados podem realizar a inscrição gratuita no dia do evento, na biblioteca municipal, situada na Praça Martinho Guedes, 12, (Alvorada Clube), Tel. (15) 3259-5647.

O Clube do Livro do Fim da Vida - Neste livro o autor faz uma declaração de amor à mãe, percorrendo a vida da corajosa e especial Mary Anne, a carreira nos anos 60, o trabalho voluntário em países em guerra e, finalmente, o projeto de fundar uma biblioteca nômade no Afeganistão. Uma alegre e bem-humorada celebração da vida.

Universitários terão passe escolar gratuito para São Paulo

Inscrições para cadastro ao passe gratuito começam na quarta-feira, dia 3.

Universitários que utilizam a linha de ônibus convencional para estudar em faculdades da cidade de São Paulo terão o apoio da Prefeitura de Tatuí, através de passes universitários gratuitos. No período de 3 a 5 de maio, eles devem realizar o cadastro na Secretaria da Educação, na rua Gualter Nunes nº 468, bairro Jardim Junqueira.

Na quinta-feira (27), o vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva recebeu no Paço Municipal um grupo de estudantes universitários, acompanhado pelo vereador João Éder Alves Miguel. A secretária da Educação, professora Marisa Aparecida Mendes Fiusa Kodaira, também participou da reunião.

Após uma negociação, de cerca de 30 dias, com a empresa de ônibus responsável pela linha, o acordo foi firmado para a cessão gratuita para os estudantes dos passes. Luiz Paulo disse que “a atenção ao transporte universitário é um compromisso da administração e o apoio aos estudantes é tratado como prioridade”.

O vereador João Éder, vice-líder da prefeita Maria José no Poder Legislativo, destacou que a situação resolvida implicará em menos recursos gastos pelo município, em comparação aos anos anteriores. “Cabe ressaltar a economia, após o término das negociações, de aproximadamente 13 mil reais mensais que teremos com o modelo adotado”, comentou o parlamentar.

domingo, 30 de abril de 2017

Fechamento da Toyobo abre espaço para a Santista

Empresa de Americana, que antes mantinha parceria com indústria japonesa, agora reforça produção de uniformes

O Liberal - O encerramento da área têxtil da empresa japonesa Toyobo em novembro do ano passado, em Americana, abriu espaço no mercado para a Santista, companhia do mesmo setor que tem uma de suas unidades instaladas na cidade.

As duas empresas eram parceiras desde 2004. A Santista fazia o acabamento das roupas de trabalho e uniformes produzidos pela Toyobo – segmento conhecido como workwear. Com o fechamento da japonesa e a demissão de cerca de 400 funcionários, a Santista deixou de ser um dos elos da cadeia para assumir a lacuna da produção no segmento e, inclusive, contratar funcionários demitidos pela parceira.

A informação foi revelada ao [jornal] Liberal pelo gerente de negócios da empresa, Márcio Coimbra, durante o 2º Denim Meeting, voltado aos produtores de jeans e parte da programação da FebraTêxtil, feira do setor que ocorreu em São Paulo na última semana. “A gente está começando agora. É uma transição. Foi totalmente negativo e surpresa esse assunto [o fechamento da Toyobo]. Sempre tivemos boa relação”, comentou Márcio. “Mas já sentimos nesse mês de abril uma alta no faturamento, por conta da nossa entrada no mercado de workwear em Americana”.

Foto: Divulgação
Santista fechou unidades que funcionavam no Nordeste e concentrou produção em Tatuí e em Americana, no interior paulista

No último ano, a Santista passou por uma reestruturação de suas unidades. Entre junho e julho, a empresa fechou as fábricas que mantinha em Pernambuco e Sergipe, onde concentrava a produção do segmento de workwear.

Com o fim das unidades, a linha foi dividida entre as plantas paulistas, em Tatuí e Americana, que tinham como principal produto o jeans. Em Tatuí, era feito o acabamento das peças produzidas pela Toyobo. Ainda no meio do ano passado, antes do fechamento da têxtil japonesa, a Santista anunciou um investimento de R$ 10 milhões na ampliação da unidade de Americana.

“A estratégia da empresa foi consolidar os negócios nas fábricas, para justamente ocupar a capacidade, diluir custo fixo e não ter uma pressão de ter uma fábrica especialista em determinado seguimento”, explicou o gerente. Com cerca de 2,8 mil funcionários, a Santista passa a produzir, por exemplo, camisetas de uniformes utilizados em franquias, segmento que, segundo Márcio, a Toyobo era líder.

Foto: Dorival Zucatto / Divulgação
FebraTêxtil: evento teve a 1ª edição na última semana

Em feira, empresários sugerem ‘conhecimento e qualidade’

Na primeira edição da FebraTêxtil, que reuniu representantes da cadeia têxtil internacional na última semana, em São Paulo, o clima entre membros do setor era de um contido otimismo, que vinha acompanhado de receitas como a troca de informações entre empresas e fornecedores e a valorização dos produtos para o consumidor final.

“Para sobreviver à crise, crescer, a gente se apoiou muito nesses produtos diferenciados em acabamento, fios e fibras”, explicou Kaline Alves Zabani, gerente de produtos da Hudtelfa, uma das expositoras da FebraTêxtil.

Criada em Americana, mas atualmente em Nova Odessa, a Hudtelfa, que atua com tecidos planos, como os utilizados em camisas, demitiu quase metade do seu quadro de funcionários no ano passado, segundo a gerente. Hoje, com cerca de 370 trabalhadores, Kaline diz que a empresa consegue produzir mais com menos. “Acho que o pior já passou. Adaptações foram necessárias. A ideia hoje é fazer com menos”, afirmou.

Diretor de marketing da Canatiba, de Santa Bárbara d’Oeste, Fábio Covolan defende a busca por conhecimento para inovar no setor. “A gente percebeu que o principal ponto de oportunidade de negócio estava sempre nos serviços – melhorar o atendimento, o nível de informação que nós podíamos levar para nossos clientes”, disse durante palestra no encontro de produtores de jeans.

Para ajudar empresas que criam a lavagem do jeans fabricado pela indústria barbarense, Fábio contou que a Canatiba implanta uma lavanderia modelo para servir de escola aos parceiros. “A gente está criando um centro de capacitação da nossa empresa, para poder trazer os clientes e ajudá-los a tirar o máximo dos produtos”, explicou.

“O segmento têxtil está se dando conta que ele tem que se unir mais. Cada vez que a gente faz esses eventos e começa a ouvir e ter informações, começa a ter a definição de que falta muito ainda para nosso empresário para acreditar nele próprio. Ele é um empreendedor, mas não consegue administrar mercado com dificuldade”, avalia Hélvio Pompeo Madeira, presidente da FCEM Febratex Group, que organiza a feira.

poesia / Ana Moraes

O TEMPO


Em cima de colunas gregas posso ficar
Olhando, observando, apreciando o tempo passar
Mas vem o tempo arruinar
A existência de tudo, depredar.

Vejo a areia da ampulheta escorregar
O vento vai e vem e derruba tudo com o ar
Mas não tenho tamanha força para parar
Esse tempo do bem e do mal à caminhar

Renovam-se! renovam-se os mundos!
Com o toque do tempo em segundos
Minutos, horas, dias, meses, anos
E nada consegue ficar debaixo dos panos

Toca-nos mas é intangível
Às vezes bom, quase sempre insensível
Não tropeça, não volta para trás
Não teme nada, ri de tudo que faz


A.M.O.R.
(Ana Moraes de Oliveira Rosa)

sábado, 29 de abril de 2017

poesia / Ana Moraes

Érico não é verdadeiro...

... é Veríssimo.

AMOR

Talvez Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond, andaste?
Caro Drummond de Andrade!
Carlos de um monte de Andrade.
Carlos Drummond antes do debate.
Calo, deu um monte, de andar’es
Galo dormiu no monte de Antares
Calor de um bonde de andrade’s
Calma de um monge te ampare’s
Caldo de um monte que tu plant’ares
Caiu do morro de Antares
Carlos de um mundo de anelares
Corre de um monstro que te pare’s 
Calou o drama de monte de bobagens
Conectou o drama em pares
Colou de um modo que ach’ares
Carlos de onde chegares
Colocou do jeito que ach’ares
Carlos Drummond afastastes
Carlos Drummond de Andrade



A.M.O.R.
Ana Moraes de Oliveira Rosa

Camerata de Violões do Conservatório participa dos 140 anos da Comarca de Tatuí

Grupo coordenado por Edson Lopes apresenta-se no fórum no dia 5 de maio, às 14h



A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí participará da solenidade comemorativa dos 140 anos da Comarca de Tatuí. O evento acontecerá no dia 5 de maio, sexta-feira, às 14h, no fórum da Comarca.

Na terça-feira, dia 2 de maio, o local passa a ter uma exposição de fotos comemorativa ao aniversário de 140 anos. Na sexta-feira, às 14h, haverá um culto ecumênico e, logo após, a apresentação da Camerata de Violões, coordenada por Edson Lopes. A solenidade contará com a presença de autoridades de Tatuí, Quadra, Cesário Lange e Capela do Alto, municípios que integram a Comarca.

A Camerata de Violões fará uma apresentação com repertório semelhante ao da véspera, dia 4 de maio, quando o conjunto realiza concerto no Teatro Procópio Ferreira às 20h. Os convidados do fórum poderão apreciar obras como “Tres Canciones Populares Mexicanas”, do mexicano Manuel Ponce; “Concerto em ré maior”, do italiano Antonio Vivaldi; e “Desprezado”, “Passatempo”, “Lamentos” e “O gato e o canário”, quatro obras do brasileiro Pixinguinha.

“A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí é um grupo único – mas não pela formação ou pela originalidade. O que a faz um paradigma do gênero é, além da variedade do repertório e da riqueza nos detalhes, a liderança de um dos grandes nomes do violão brasileiro, o professor Edson Lopes, de quem tanto nos orgulhamos. Nada mais apropriado para uma doce audição comemorativa dos 140 anos da Comarca, que teremos o prazer de abrilhantar”, comenta o diretor executivo do Conservatório de Tatuí, Henrique Autran Dourado.



Apoio Cultural – No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
140 anos da Comarca de Tatuí
Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí
Edson Lopes, coordenação
Data: 5 de maio, sexta-feira
Horário: 14h
Local: Fórum da Comarca de Tatuí (Av. Virgínio Montezzo Filho, 2.009, bairro Nova Tatuí)

Conservatório de Tatuí participa da campanha do agasalho da CCR SPVias

Caixas de coleta ficarão em vários espaços da escola até o dia 30 de junho
O Conservatório de Tatuí participa de mais uma edição da campanha do agasalho promovida pela empresa CCR SPVias através do Instituto CCR. A colaboração com a campanha do agasalho faz parte da parceria entre o Conservatório de Tatuí e o Instituto CCR, por meio do qual a escola recebe apoio cultural da concessionária.

Na quinta-feira, dia 27, as caixas da campanha começaram a ser instaladas nos espaços do Conservatório de Tatuí. A coordenadora da campanha, Debora Lucia da Costa Aguiar, esteve na escola e fez a instalação das primeiras caixas junto com o diretor executivo do Conservatório de Tatuí, Henrique Autran Dourado.

O Conservatório de Tatuí contará com seis caixas de coleta: no saguão do Teatro Procópio Ferreira; entre a cantina e o estacionamento; na Unidade 2 (antigo fórum); no setor de Artes Cênicas (rua 15 de Novembro, 65/67); no setor de Cordas Sinfônicas (Praça da Bandeira, 35); e no setor de Educação Musical (rua Rotary Club, 403, Vila Dr. Laurindo). Os itens arrecadados serão doados aos Fundos Sociais de Solidariedade dos municípios envolvidos na campanha.

As caixas permanecerão nestes locais até o dia 30 de junho. O ponto alto da campanha será no dia 25 de junho, um domingo, quando acontecerá o concerto “Música que Aquece”, com a Orquestra de Cordas Infantil e Infanto-juvenil do Conservatório de Tatuí. O grupo do maestro Eduardo Augusto se apresentará às 11h no Teatro Procópio Ferreira e o ingresso será um agasalho.

Apoio Cultural – No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

Garçom fabrica violão de papel inspirado na mãe e surpreende profissionais do Conservatório de Tatuí: 'Gratidão'

Henrique Pinto se formou em luteria no Conservatório e diz que o instrumento é o único do mundo. 'Eu sempre acreditei', afirma.
G1 Itapetininga e Região


Foi com papel pardo, usado para saco de pães, que o garçom Henrique Pinto, de 33 anos, fabricou um violão com sonoridade e aparência iguais aos fabricados com madeira durante o curso de luteria no Conservatório de Tatuí. O instrumento surpreendeu os professores da instituição, já que tem laterais, fundo e tampo feitos com papel, e apenas o braço com madeira.

“É um violão normal para aluno e para estudante. Ele está excelente. Tem o som melhor que alguns instrumentos que nós temos na escola para você ter uma ideia. E a construção que ele fez também é uma coisa que surpreendeu bastante. Ele foi pegando dicas com cada professor, foi assimilando e pondo em prática”, afirma o professor de luteria Edson Lopes.

Henrique afirma que a criação foi para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em 2016, mas a inspiração foi sua mãe. Aos 13 anos, ele tocava surdo, tambor cilíndrico com som grave, em um grupo de percussão de Limeira (SP). Porém, tinha dores devido ao peso do instrumento. Foi então que sua mãe teve a ideia de criar um surdo de papel.

“Eu tocava um surdo de 24 polegadas. Como era muito pesado me dava dor nas costas, eu tinha estatura baixa. E como minha mãe trabalhava com artesanato, era professora de arte, o conhecimento de papel já vinha de muitos anos, ela falou que iria fazer um instrumento de papel. Daí ela fez o instrumento. Ela desenvolveu esse surdo, fez a carcaça de papel. E resolveu muito minhas dores e o som ficou muito interessante. De lá pra cá eu sempre fiquei falando para ela fazer o instrumento de papel, eu sempre acreditei”, conta.

A ideia da mãe deixou o rapaz intrigado e, depois de anos dedicados ao estudo da música em São Paulo, ele entrou em 2013 no Conservatório de Tatuí para o curso de luteria, que é a fabricação de instrumentos de madeira. Durante o curso, em 2015, ele conta que voltou a ter a ideia de construir instrumentos de papel. Foram dois anos de trabalho.

“Eu sempre perguntava para os professores, fazia perguntas paralelas que deixava os professores malucos. Perguntava: ‘Essa madeira dá certo, porque dá certo? Por que não dá certo?’. Explorava para eu entender. A minha proposta era fazer um instrumento de papel”, diz.


Aluno do Conservatório de Tatuí cria violão usando apenas papel

Rodovias da região devem receber mais de 400 mil veículos no Dia do Trabalhador

Segundo a concessionária, a rodovia Castello Branco deve receber 232 mil veículos entre sexta-feira (28) e segunda-feira (1).

Por G1 Itapetininga e Região - 28/04/2017 10h54

Maior movimento é esperado para a rodovia Castello Branco, diz concessionária (Foto: Ana Carolina Levorato / G1)

A concessionária CCR SPVias informou que entre esta sexta-feira (28) e segunda-feira (1º) devem passar pelas rodovias da região de Tatuí 404 mil veículos devido ao feriado do Dia do Trabalhador.

O maior movimento esperado é na Rodovia Castello Branco (SP-280), principal ligação para os municípios de Quadra (SP), Cesário Lange (SP), Torre de Pedra (SP), Porangaba (SP), Bofete (SP), Pardinho (SP), Itatinga (SP), Iaras (SP) e Águas de Santa Bárbara (SP). A previsão é que 232 mil veículos passem por este trecho.

Nas rodovias Antonio Romano Schincariol e Francisco da Silva Pontes (SP 127), entre Tatuí e Capão Bonito, a expectativa é de 51 mil veículos. Na Rodovia Raposo Tavares (SP 270), nas proximidades de Itapetininga (SP), Alambari (SP), Sarapuí (SP) e Araçoiaba da Serra (SP), o movimento esperado é de 50 mil veículos.

Na Rodovia Francisco Alves Negrão (SP 258), que atravessa os municípios de Capão Bonito (SP), Taquarivaí (SP), Itapeva (SP), Buri (SP) e Itararé (SP), o movimento esperado é de 39 mil veículos.Já na Rodovia João Mellão (SP 255), região de Avaré, devem trafegar aproximadamente 32 mil veículos.

Nesse período, para melhorar a fluidez do tráfego, toda a frota de veículos da Concessionária estará em operação para inspecionar o tráfego e prestar socorro médico e mecânico, que pode ser solicitado através do 0800 703 5030, gratuitamente, 24 horas por dia.

Horários de maior movimento nas rodovias

28/04/2017 (sexta-feira) - entre 14h e 24h | sentido interior;
29/04/2017 (sábado) - entre 6h e 14h | sentido interior;
01/05/2017 (segunda-feira) – entre 12h e 24h | sentido capital.

Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí se apresenta em formações variadas

Grupo coordenado por Edson Lopes sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira no dia 4 de maio



A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí realiza concerto com diferentes formações no dia 4 de maio, uma quinta-feira. O conjunto coordenado por Edson Lopes abrirá os trabalhos com um duo de violonistas, seguindo com um trio e um quarteto e encerrando com a formação completa. A apresentação acontece às 20h no Teatro Procópio Ferreira.

Conforme o coordenador, essa será uma experiência inédita da Camerata de Violões. “A ideia é começar com o duo e ir preenchendo o palco ao longo da apresentação. Acredito que será algo bem interessante em termos de performance”, comenta Edson Lopes.

A abertura do concerto estará a cargo do Brasilis Guitar Duo, formado pelo próprio coordenador da Camerata e por Guilherme Sparrapan, também integrante. O duo criado em 2016 apresentará uma obra de Johann Sebastian Bach: “Tocata e Fuga em ré menor, BWV 565”, com arranjos de Edson Lopes.

A formação seguinte será com o Trio Edrion, formado por Adriano Paes, Edson Lopes e Ricardo Grion. Eles tocarão “Tres Canciones Populares Mexicanas”, de Manuel Ponce e arranjos de Edson Lopes. No quarteto, o violonista Guilherme Sparrapan se junta ao trio para tocar “Desprezado”, obra de Pixinguinha e arranjos de Ricardo Grion; e “La Vida Breve”, de Manuel de Falla e arranjos do coordenador da Camerata de Violões.



Na segunda parte do concerto, com a formação completa, a Camerata de Violões tocará “Concerto em ré maior”, de Antonio Vivaldi e arranjos de Edson Lopes. A obra tem três movimentos e em cada um haverá um solista: Carlos Eduardo de Souza Barbosa (Allegro); Karina Bertrameli de Azevedo (Largo); e Rafael Vieira Santos (Allegro).

As últimas obras do concerto serão todas de Pixinguinha: o choro “Passa Tempo”; “Lamentos” (arranjos de Jair Teodoro de Paula); e a polca “O gato e o canário”.

Apoio Cultural – No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí
Edson Lopes, coordenação
Data: 4 de maio, quinta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415, Tatuí)
Ingressos: 12 reais (6 reais meia entrada)
Contato: (15) 3205-8464

Paulo Baptista, ex-aluno e ex-professor do Conservatório de Tatuí lança livro sobre trompete

Sessão de autógrafos do livro “Trompete: história, pedagogia, performance” será no dia 4 de maio


O ex-aluno e ex-professor do Conservatório de Tatuí, Paulo Baptista lança o livro “Trompete: história, pedagogia, performance”. A publicação de 124 páginas leva o selo da editora Tipografia Musical e terá sessão de autógrafos no dia 4 de maio. O evento acontecerá às 18h30 na Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509, São Paulo).

O livro é o resultado da dissertação de mestrado de Paulo Baptista na USP em 2010. Desde então, publicado na internet, o trabalho teve mais de 31 mil cópias baixadas, tendo conteúdo revisto e ampliado para a edição impressa.

O músico e professor transita com excelência entre os mais variados estilos trompetísticos e ressalta neste livro que o caminho para a formação do trompetista é um só, independentemente do gênero em que pretenda atuar – clássico ou popular. Caminho que, segundo ele, implica na constante formação técnica e cultura musical, sem os quais “um trompetista consegue tocar, mas não se expressar”.

São os elementos, técnicas, práticas, métodos/metodologias e repertório para essa formação sólida que o autor apresenta com profundo conhecimento. Propondo uma renovação no ensino do trompete no Brasil, Paulo Baptista procura ainda dirimir o tão disseminado “apartheid musical” entre os dois gêneros, que muitas vezes prejudica a musicalidade do trompetista em formação ou mesmo já formado.

Paulo Baptista
Paulo Baptista é formado pelo Conservatório de Tatuí e pela Faam (SP), com mestrado sobre metodologia de estudo para trompete (USP, 2010). Atualmente, é professor de trompete da Emesp e da UniSant’Anna (SP). Já integrou a Orquestra de Sopros Brasileira e a SoundScape Big-Band Jazz e realizou concertos com a Bachiana Chamber Orchestra. É integrante da Banda Savana há 28 anos e já se apresentou e gravou com vários artistas da MPB, como Jorge Ben Jor, Ângela Maria, Sandy & Júnior, Fábio Jr., Jair Rodrigues e Pedro Camargo Mariano.

Apoio Cultural – Para a temporada do ano de 2017, o Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e Grupo CCR SPVias.