Na sexta-feira, 21, às 14h, no Teatro Procópio Ferreira, apresenta-se o grupo Gárgula, terceiro colocado no IV Prêmio Incentivo de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí 2012, além de conquistar o Prêmio Especial de Melhor Performance de Palco. O grupo é formado por Letizia María Roa (violino), Rafael Gandolfo Scherk (violoncelo, percussão, canto), Josevaldo Fortes (flauta doce, percussão, canto) e Liliana Roa (flauta doce, saltério, canto). O grupo tem como objetivo interpretar a música anterior aos conceitos atuais de tonalidade e harmonia (canções e danças da Idade Média e da Renascença) utilizando réplicas de instrumentos antigos na intenção de ecoar com a maior fidelidade possível os sons desses períodos históricos, segundo as orientações dos professores da Área de Performance Histórica.
Ainda na sexta-feira, 21, às 16h, no Teatro Procópio Ferreira, será apresentado o recital didático de música sacra “Vivaldi & Bach”, com participação dos professores Cristine Bello Guse, Marilane Bousquet, Débora Ribeiro e Luciano Pereira, tendo Diego Guedes e Everton Cardoso como pianistas. O recital aponta semelhanças e diferenças entre dois dos maiores compositores da história da música clássica (e sacra).
O terceiro grupo especial a participar do evento é o Grupo Repercussão. O concerto será no sábado, 22, às 18h30, no Teatro Procópio Ferreira. Sob orientação de Luis Marcos Caldana, o grupo é formado por Pedro Vercelino, Fernando Reis, Lucas Philippi de Amorim e Bruno Andrade, com participação especial de Rafael Chieffi. O quarteto, fundado em 2012, surgiu com a finalidade de proporcionar a prática de repertório tradicional e contemporâneo para essa formação e, também, experimentação de composições próprias. A maior intenção do grupo é aproximar a percussão em toda sua extensão do público geral, “repercutir” e divulgar o trabalho da percussão em seu todo. O grupo foi o grande vencedor do Prêmio Incentivo de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí, levando também o prêmio de melhor obra original com a peça “Orbital”, de Pedro Vercelino.