O Festival segue até o próximo sábado (7).
Uma das atrações é o multi-instrumentista Hermeto Pascoal.
Do G1 Itapetininga e Região
O multi-instrumentista se apresenta no sábado (7).
(Foto: Divulgação)
O 19º Festival de MPB – Painel Instrumental, evento realizado pelo Conservatório de Tatuí, começa neste domingo, 1º de julho, às 19h, com a apresentação da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado do São Paulo. No evento, haverá também a final de outra ação do Festival de MPB, o Certame da Canção. A proposta da Orquestra Jazz Sinfônica é dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira. Sua formação é bastante singular, pois une a orquestra nos moldes clássicos a uma big band de jazz.
Ao longo de uma semana o Painel Instrumental contará com uma série de shows e concertos, que terão sua apoteose no encerramento do festival, com o show do multi-instrumentista Hermeto Pascoal e Grupo, no dia 7 de julho, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. Os ingressos, que custam R$ 10, podem ser retirados a partir das 18h, na bilheteria do Conservatório de Tatuí.
Já no dia 2 de julho, a atração artística do Painel Instrumental é o trabalho do saxofonista João Paulo Barbosa (Jota P). Acompanharão o músico o guitarrista Fábio Gouvea, o baixista Thiago Espírito Santo e o baterista Cleber Almeida. Jota P é um dos músicos mais talentosos e expressivos da sua geração. No show, o trio na base faz uma “cama” perfeita para o solista, como diz o jargão do músico, tocando sempre em função do que está acontecendo a cada momento.
O forró ganhará destaque especial na programação do dia 3 de julho. O Trio Macaíba se juntará a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, para uma apresentação única. Os músicos que formam o Trio Macaíba dedicaram especial atenção a mais tradicional vertente do forró, chamada de pé de serra — alusão à característica geográfica das áreas onde se desenvolveu esta forma musical. O título pé de serra está associado ao forró de raiz, original. Todos os componentes do Trio Macaíba são pesquisadores da música brasileira, em especial aquelas de expressão marcadamente popular.
O Trio Macaíba é considerado um dos grupos mais tradicionais de Sorocaba e há sete anos faz um trabalho de divulgação da música de raiz nordestina. Entre suas apresentações de destaque, já teve a honra de receber em seu palco, para uma canja, um dos maiores músicos do Brasil, Hermeto Pascoal.
No dia 4 de julho, os convidados do Painel Instrumental formam o Trio Ciclos, de Edson Sant’Anna, Bruno Migotto e Alex Buck. O trio foi formado há quatro anos e, hoje, concebe a composição como algo pouco relevante. Como acontece nas práticas de improvisação livre (ou não idiomática), os integrantes do grupo propõe-se à criação coletiva, inventando juntos desde o primeiro som, a primeira célula musical.
A Big Band do Conservatório de Tatuí também marcará presença no 19º Festival de MPB – Painel Instrumental, no dia 5 de julho. O grupo pedagógico-artístico acompanhará o Nenê Trio, formado pelo baterista Nenê, o pianista Írio Júnior e o contrabaixista Alberto Luccas. Completando 50 anos de carreira em 2012, o baterista Nenê celebra uma das carreiras mais inventivas e originais da música brasileira.
Além de lançar um novo trabalho, “Inverno, Nenê Trio” décimo segundo da carreira solo, Nenê desenvolve um projeto junto a Big band, onde escreve arranjos de músicas autorais para essa formação e seu trio. Realcino Lima Filho, conhecido como Nenê, possui uma das carreiras mais bem-sucedidas da música brasileira e internacional.
O dia 6 está reservado para a apresentação dos alunos e professores do Painel Instrumento. No dia 7, o encerramento será com Hermeto Pascoal e Grupo, um dos maiores ícones da música instrumental. Atualmente, apresenta-se com cinco formações: Hermeto Pascoal e Grupo, Hermeto Pascoal e Aline Morena, Hermeto Pascoal Solo, Hermeto Pascoal e Big Band e Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica. Em 2005 gravou o CD e o DVD "Chimarrão com Rapadura”, com Aline Morena, além de realizar duas grandes turnês com seu grupo por toda a Europa. Em abril de 2004, embarcou para Londres para o terceiro concerto com uma Big Band local, sendo que o primeiro já havia sido considerado o show da década. Em seguida realizou shows solo em Tóquio e Kyoto.
De 23 de junho de 1996 a 22 de junho de 1997, Pascoal registrou uma composição por dia; essas músicas fazem parte do “Calendário do Som”, lançado em 1999 pela editora Senac/ SP. O multi-instrumentista foi atração em diversos eventos importantes, como o I Festival Internacional de Jazz, em 1978, em São Paulo, o Festival de Montreux, na Suíça (1979), após o que foi editado o álbum duplo “Hermeto Pascoal ao Vivo”. Logo após, seguiu para Tóquio, onde participou do “Live Under the Sky”. Lançou também o “Cérebro Magnético” em 1980.