terça-feira, 29 de novembro de 2011
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
SALA DE CONCERTOS E ORQUESTRA MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS EM TATUÍ
A notícia foi dada pelo secretário da cultura, Jorge Rizek, em sua coluna semanal do jornal O Progresso de Tatuí. Eis o teor da matéria:
"Foi visível a emoção do pianista e maestro João Carlos Martins na apresentação do Projeto de Teatro que leva seu nome, sexta-feira, em São Paulo, sede do Moinho São Jorge, na Avenida Paulista.
O projeto foi apresentado pelo escritório de arquitetura de Pedro Paulo de Melo Saraiva. O mesmo escritório que assina a nova reforma do Mercado Municipal de São Paulo.
O teatro será implantado na área ocupada pela antiga Fábrica São Martinho e promete ser a segunda sala de espetáculos do Brasil. A sala São Paulo é a primeira.
A euforia foi tanta, tanto dos arquitetos Pedro Paulo e Pedro de Melo Saraiva, como de Jorge Chammas, proprietário da área.
Esteve presente também o ex-deputado Cunha Bueno.
O maestro João Carlos Martins teve quesair antes da reunião se encerrar, pois tocaria, e tocou, o hino nacional no jogo da Portuguesa, na final da série B do Brasileirão. Ele é torcedor da Portuguesa.
Para Tatuí, será uma grande conquista cultural e social. Estamos torcendo para que tudo dê certo.
Jorge Chammas e João Carlos contratarão uma empresa especializada para fazer a captação de recursos.
O projeto será apresentado em Tatuí, no próprio local, em dezembro, com um concerto de João Carlos Martins."
Jorge Rizek também esteve na reunião.
"Foi visível a emoção do pianista e maestro João Carlos Martins na apresentação do Projeto de Teatro que leva seu nome, sexta-feira, em São Paulo, sede do Moinho São Jorge, na Avenida Paulista.
O projeto foi apresentado pelo escritório de arquitetura de Pedro Paulo de Melo Saraiva. O mesmo escritório que assina a nova reforma do Mercado Municipal de São Paulo.
O teatro será implantado na área ocupada pela antiga Fábrica São Martinho e promete ser a segunda sala de espetáculos do Brasil. A sala São Paulo é a primeira.
A euforia foi tanta, tanto dos arquitetos Pedro Paulo e Pedro de Melo Saraiva, como de Jorge Chammas, proprietário da área.
Esteve presente também o ex-deputado Cunha Bueno.
O maestro João Carlos Martins teve quesair antes da reunião se encerrar, pois tocaria, e tocou, o hino nacional no jogo da Portuguesa, na final da série B do Brasileirão. Ele é torcedor da Portuguesa.
Para Tatuí, será uma grande conquista cultural e social. Estamos torcendo para que tudo dê certo.
Jorge Chammas e João Carlos contratarão uma empresa especializada para fazer a captação de recursos.
O projeto será apresentado em Tatuí, no próprio local, em dezembro, com um concerto de João Carlos Martins."
Jorge Rizek também esteve na reunião.
Bailarina Jackeline Coutinho fará participação especial em Tatuí
No próximo dia 10 de dezembro, às 20 horas, no Teatro Procópio Ferreira, a bailarina tatuiana Jackeline Coutinho fará uma participação especial no espetáculo do Teatro de Dança Rosinha Orsi. Eleita a melhor bailarina do Festival de Dança de Porto Alegre / 2011, representou o Brasil no YAGP/Nova York/2011, ficando entre as 12 melhores do mundo.
domingo, 27 de novembro de 2011
Produtora de Tatuí ganha prêmio no 8º Cinefest de Votorantim
Curta-metragem “Vazio” venceu pela região no voto popular
Rivaldo, Fabian, Nivaldo e Luís Augusto participam da premiação em Votorantim (Foto: Divulgação)
A produtora Ellun Filmes e o cineasta Fabian Santos foram premiados durante o 8º Cinefest Votorantim. O curta-metragem “Vazio” venceu na categoria “melhor regional por voto popular”.
O Cinefest Votorantim, que este ano aconteceu de 15 a 20 de novembro, é um festival de cinema nacional de caráter competitivo e tem como objetivo a formação de público no interior do Estado.
“Desde a criação, em 2004, o festival cresceu, tornando-se referência no meio cinematográfico nacional e destacando Votorantim como importante polo de difusão no interior paulista”, afirmou, em nota, a assessoria da produtora.
Estiveram presentes à premiação os produtores da Ellun, Luis Augusto Paques Miranda e Nivaldo Miranda, o cineasta Fabian Santos e o ator Rivaldo Nogueira.
O júri técnico do festival foi formado pelo pesquisador e cinéfilo Nélson Toledo, pelo cineclubista e fotógrafo Paulo Rodrigues e pelo professor e pesquisador Maurício R. Gonçalves.
Foram premiados ainda: o vídeo “Haruo Ohara”, de Rodrigo Grota, do Paraná, em melhor curta de ficção; melhor curta regional ficou com “Bilhete 68”, da dupla de diretores Augusto Torrine e Antonio Donato, de Sorocaba; melhor curta de animação foi para “O Céu é no Andar de Baixo”, de Leonardo Cata Preta (Minas Gerais); melhor documentário para “O Sarcófago”, de Daniel Lisboa (Bahia); e melhor curta ambiental para “Involução”, de Marcelo Tannure (Minas Gerais). Este último vídeo foi selecionado por um júri composto por alunos do Núcleo de Audiovisual de Votorantim.
Por voto popular, os ganhadores foram: “A Fábrica”, de Aly Muritiba (Paraná) e, pela região, “Vazio”, de Fabian Santos (Tatuí). Os vencedores ganharam troféus e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.500 cada um.
O Cinefest Votorantim, que este ano aconteceu de 15 a 20 de novembro, é um festival de cinema nacional de caráter competitivo e tem como objetivo a formação de público no interior do Estado.
“Desde a criação, em 2004, o festival cresceu, tornando-se referência no meio cinematográfico nacional e destacando Votorantim como importante polo de difusão no interior paulista”, afirmou, em nota, a assessoria da produtora.
Estiveram presentes à premiação os produtores da Ellun, Luis Augusto Paques Miranda e Nivaldo Miranda, o cineasta Fabian Santos e o ator Rivaldo Nogueira.
O júri técnico do festival foi formado pelo pesquisador e cinéfilo Nélson Toledo, pelo cineclubista e fotógrafo Paulo Rodrigues e pelo professor e pesquisador Maurício R. Gonçalves.
Foram premiados ainda: o vídeo “Haruo Ohara”, de Rodrigo Grota, do Paraná, em melhor curta de ficção; melhor curta regional ficou com “Bilhete 68”, da dupla de diretores Augusto Torrine e Antonio Donato, de Sorocaba; melhor curta de animação foi para “O Céu é no Andar de Baixo”, de Leonardo Cata Preta (Minas Gerais); melhor documentário para “O Sarcófago”, de Daniel Lisboa (Bahia); e melhor curta ambiental para “Involução”, de Marcelo Tannure (Minas Gerais). Este último vídeo foi selecionado por um júri composto por alunos do Núcleo de Audiovisual de Votorantim.
Por voto popular, os ganhadores foram: “A Fábrica”, de Aly Muritiba (Paraná) e, pela região, “Vazio”, de Fabian Santos (Tatuí). Os vencedores ganharam troféus e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.500 cada um.
Do jornal O Progresso de Tatuí, edição de hoje.
Caravana do Papai Noel
A caravana do Papai Noel da Coca-Cola, nos visita sexta-feira, dia 2 de dezembro, seguindo este roteiro:
Rua 11 de Agosto, Avenida Antonio Ferreira Albuquerque, 15 de Novembro, São Bento, Avenida Salles Gomes, Rua Chiquinha Rodrigues, Princesa Leopoldina, 7 de Setembro, Avenida São Carlos, Avenida Firmo Vieira, 11 de Agosto, Avenida Coronel Guilherme, Prudente de Moraes, José Bonifácio, Praça Paulo Setúbal, Maneco Pereira, Rua do Cruzeiro, Capitão Lisboa, Pompeu Realli e SP 127.
Quando chegar na Praça de Alimentação, da Santa, o Papai Noel desce e inaugura a “Casa do Papai Noel”, que estará instalada por lá e funcionará de segunda à domingo, das 17 às 22 horas.
Do jornal O Progresso de Tatuí, edição de hoje, coluna de Jorge Rizek
Rua 11 de Agosto, Avenida Antonio Ferreira Albuquerque, 15 de Novembro, São Bento, Avenida Salles Gomes, Rua Chiquinha Rodrigues, Princesa Leopoldina, 7 de Setembro, Avenida São Carlos, Avenida Firmo Vieira, 11 de Agosto, Avenida Coronel Guilherme, Prudente de Moraes, José Bonifácio, Praça Paulo Setúbal, Maneco Pereira, Rua do Cruzeiro, Capitão Lisboa, Pompeu Realli e SP 127.
Quando chegar na Praça de Alimentação, da Santa, o Papai Noel desce e inaugura a “Casa do Papai Noel”, que estará instalada por lá e funcionará de segunda à domingo, das 17 às 22 horas.
Do jornal O Progresso de Tatuí, edição de hoje, coluna de Jorge Rizek
Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente
No dia 25 de novembro, a Prefeitura de Tatuí realizou em Tatuí a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para uma discussão e avaliação de propostas e representantes para a Conferência Regional que ainda não tem data definida pela Secretaria de Assistência Social de Sorocaba, mas está prevista para o início de 2012.
Durante a Conferência, o juiz Dr. Marcelo Nalesso Salmaso, juiz da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Tatuí, palestrou sobre o projeto “Conversando com o Judiciário, o juiz em minha sala”.
Após se reunirem em grupo e explanarem as idéias articuladas, os participantes da Conferência elegeram os representantes de Tatuí: Fabiano Martos (Projeto Arte pela Vida) e Leandro Camargo Barros, o Magrão, respectivamente, titular e suplente da Conferência; Fabiana Cristina Cubas e Elisa Bernadete Teixeira Pinto como titular e suplente do Conselho Tutelar; Gabriel Augusto Mota do (Cosc - Conselho Social da Comunidade de Tatuí) e Ana Julia Valêncio (Lar Donato Flores), respectivamente, titular e suplente do setor Adolescentes; Márcia Cristina da Silva Arroio (Lar Donato Flores) como titular dos Conselhos Setoriais Municipais e Cristiano Vieira (Força) e Carlos Alberto Ferreira da Silva (Projeto Arte pela Vida), respectivamente, titular e suplente do setor Atendimento e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Luta Antimanicomial: A reação conservadora
Há alguns meses acompanhei visita a um dos Hospitais Psiquiátricos de Sorocaba como membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB Sorocaba. A ação contou ainda com representantes da Defensoria Pública, Ministério da Saúde, Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e do Conselho Regional de Psicologia. Grupo, portanto, sério e isento que buscava em tal momento avaliar as condições em que as internações naquela instituição se davam, além de, particularmente, querer entender as razões pelas quais Sorocaba ainda não se adequou ao disposto em Lei federal no que diz respeito ao tratamento psiquiátrico.
De tudo o que vi, apenas reforcei a opinião que já nutria, qual seja, a de que nenhum ser humano deve ter sua liberdade cerceada. Qualquer tratamento que se baseie na segregação, portanto, deve ser combatido.
Pois em Sorocaba esse debate só ganhou a devida importância à partir de um estudo realizado pelo Professor Marcos Garcia, da UFSCAR, que apontava graves estatísticas quanto ao número de mortes nos manicômios da região. E, em paralelo ao estudo, desde a organização do FLAMAS - Fórum de Luta Anotimanicomial de Sorocaba, entidade essa que conta com o psicólogo Lúcio Costa como um de seus principais militantes.
Ao tomar conhecimento hoje de que ambos agora respondem ação movida pelos representantes de seis hospitais por suposta ocorrência de danos morais aos mesmos, confesso ter sido tomado por indignação.
No mínimo, desde o início dos debates propostos pelo FLAMAS passou-se a haver maior cuidado com o tema e uma busca por alguma solução no sentido de alcançarmos a humanização de tais atendimentos.
Ainda na seara do "no mínimo", descobriu-se que o então Secretário Municipal de Saúde de Sorocaba, era também sócio-proprietário de hospitais psiquiátricos da região. Motivo de sua queda. Aliás, é interessante a coincidência de no mesmo dia da notícia do ingresso da ação, também sabermos que o ex-Secretário agora trabalhará na Santa Casa de Sorocaba, aquela mesma que acabou de renovar o convênio com a Prefeitura e que atua em substituição a um hospital municipal, que não temos na cidade.
Um dos pilares de uma sociedade democrática é o exercício pleno das liberdades. Em especial trato aqui da de expressão e da de livre associação. Os dois militantes da luta pela reforma psiquiátrica que agem em favor da vida e da dignidade, são agora réus. Essa tática de transferir os debates que deveriam políticos, no melhor sentido da palavra, de se discutir políticas públicas de saúde, por demandas judiciais acaba por buscar um outro horizonte, o da intimidação. O de dar um recado aos movimentos populares que ousam enfrentar o modelo que aí está.
Lamentável que o caso tenha seguido por tal caminho. De minha parte, manifesto solidariedade aos que responderão referida ação e cumprimento todos e todas que não se conformam com muito do que há hoje e lutam pelo melhor amanhã.
De tudo o que vi, apenas reforcei a opinião que já nutria, qual seja, a de que nenhum ser humano deve ter sua liberdade cerceada. Qualquer tratamento que se baseie na segregação, portanto, deve ser combatido.
Pois em Sorocaba esse debate só ganhou a devida importância à partir de um estudo realizado pelo Professor Marcos Garcia, da UFSCAR, que apontava graves estatísticas quanto ao número de mortes nos manicômios da região. E, em paralelo ao estudo, desde a organização do FLAMAS - Fórum de Luta Anotimanicomial de Sorocaba, entidade essa que conta com o psicólogo Lúcio Costa como um de seus principais militantes.
Ao tomar conhecimento hoje de que ambos agora respondem ação movida pelos representantes de seis hospitais por suposta ocorrência de danos morais aos mesmos, confesso ter sido tomado por indignação.
No mínimo, desde o início dos debates propostos pelo FLAMAS passou-se a haver maior cuidado com o tema e uma busca por alguma solução no sentido de alcançarmos a humanização de tais atendimentos.
Ainda na seara do "no mínimo", descobriu-se que o então Secretário Municipal de Saúde de Sorocaba, era também sócio-proprietário de hospitais psiquiátricos da região. Motivo de sua queda. Aliás, é interessante a coincidência de no mesmo dia da notícia do ingresso da ação, também sabermos que o ex-Secretário agora trabalhará na Santa Casa de Sorocaba, aquela mesma que acabou de renovar o convênio com a Prefeitura e que atua em substituição a um hospital municipal, que não temos na cidade.
Um dos pilares de uma sociedade democrática é o exercício pleno das liberdades. Em especial trato aqui da de expressão e da de livre associação. Os dois militantes da luta pela reforma psiquiátrica que agem em favor da vida e da dignidade, são agora réus. Essa tática de transferir os debates que deveriam políticos, no melhor sentido da palavra, de se discutir políticas públicas de saúde, por demandas judiciais acaba por buscar um outro horizonte, o da intimidação. O de dar um recado aos movimentos populares que ousam enfrentar o modelo que aí está.
Lamentável que o caso tenha seguido por tal caminho. De minha parte, manifesto solidariedade aos que responderão referida ação e cumprimento todos e todas que não se conformam com muito do que há hoje e lutam pelo melhor amanhã.
Fonte: Paulo Henrique Soranz
Advogado e membro da Direção Executiva do PT/SP
sábado, 26 de novembro de 2011
poesia>>> CORPO E ALMA
cleber ramos
seu corpete
de menina
me fascina
me enlouquece
mas a prece
que declina
faz divina
a sua messe
Mostra de Teatro mostra resultados do Curso de Artes Cênicas
A Mostra de Teatro do setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí surgiu com o objetivo de apresentar os resultados dos trabalhos dos alunos ao final do ano letivo. As peças são estudadas, em várias etapas, durante todo o ano, passando, inclusive, pela montagem dos cenários e figurinos. O curso de teatro, que tem 35 anos, foi iniciado pelo dramaturgo Moisés Miastkwosky, em 1979. Em 1990 foi criado o núcleo de Artes Cênicas, que mantém o Curso de Formação de Atores, as Oficinas Técnicas, o Projeto Pensando na Criança (voltado para crianças da periferia da cidade) e o Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo.
Ao longo de todos esses anos, o setor de Artes Cênicas formou profissionais de teatro e montou centenas de espetáculos, com destaque para “Édipo Rei” de Sófocles, “Santa Joaninha e sua cruel peleja contra os homens de guerra, contra os homens d’igreja” de Timochenko Wehbi, “O Desconhecido” de Ozualdo Candeias, “No Natal a gente vem te buscar” de Naum Alves de Souza, “A cantora careca” de Ionesco, entre outras. A escola recebeu ainda prêmios em importantes eventos, tais como Mapa Cultural Paulista, Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente e Festival Nacional de Teatro de Americana.
Ao longo de todos esses anos, o setor de Artes Cênicas formou profissionais de teatro e montou centenas de espetáculos, com destaque para “Édipo Rei” de Sófocles, “Santa Joaninha e sua cruel peleja contra os homens de guerra, contra os homens d’igreja” de Timochenko Wehbi, “O Desconhecido” de Ozualdo Candeias, “No Natal a gente vem te buscar” de Naum Alves de Souza, “A cantora careca” de Ionesco, entre outras. A escola recebeu ainda prêmios em importantes eventos, tais como Mapa Cultural Paulista, Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente e Festival Nacional de Teatro de Americana.
Sete espetáculos produzidos pelo setor de Artes Cênicas sobem ao palco
Sete espetáculos produzidos pelo setor de Artes Cênicas sobem ao palco do Procópio Ferreira entre os dias 1 e 3 de dezembro, com entrada franca
O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos promove a Mostra de Teatro, entre os dias 1º e 3 de dezembro, no Teatro Procópio Ferreira. Ao todo serão apresentadas sete peças produzidas pelos alunos do setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí. Todos os espetáculos têm entrada gratuita.
No primeiro dia da programação, será encenado o espetáculo infantil “O Menino que Brincava de Ser”, às 15h. O texto de Cleiton Echeveste é inspirado no livro homônimo de Georgina Martins, que retrata a história de um garoto de seis anos, apaixonado por brincadeiras de faz de conta. Gosta de ser fada, princesa e, principalmente, bruxa. Seus pais ficam preocupados com a situação. Querem descobrir se há como alterar o comportamento do filho, que consideram anormal. Mas o menino conta com o afeto de sua avó, que o ajuda a não se intimidar perante os obstáculos e a continuar a ter o direito de brincar de ser e de sonhar.
No mesmo dia, às 18h, os alunos do setor de artes cênicas apresentam o espetáculo “Dois”, um mosaico das vivências de todos os envolvidos em seu processo criativo. Consequentemente, os personagens encontram reverberações nas histórias de amor. A direção é de Ludmila Castanheira
Sob a direção do coordenador do setor de artes cênicas, Carlos Ribeiro, às 20h30, os alunos apresentam o “Teatro de Improviso”. O espetáculo é resultado de um processo de dois semestres de aulas na cadeira de improvisação. A partir de uma série de exercícios de decupagem da ação, dinâmicas de grupo, improviso, observação e construção de personagem, foi criada uma “peça-jogo”, em que personagens fixos criam cenas improvisadas a partir de sugestões da platéia.
Para o segundo dia de apresentações o teatro Procópio Ferreira recebe o espetáculo “Anabela Procura”. Erica Pedro e Adriana Afonso assinam a direção do espetáculo, que tem como personagem principal Anabela, menina-mãe que sai à procura de sua filha sequestrada pelo misterioso Homem da Capa Preta. O caminho da busca é marcado pelo amadurecimento do encontro com o amor e de muitas aventuras. A narração é feita por um retirante nordestino, Zé das Couves, que a acompanhou nessa incrível viagem.
Os alunos da professora Ludmila Castanheiro exibem, às 18h, o espetáculo “Cromossomo X”. A peça retrata uma organização baseada em encontros. Um recorte poético e tímido no vasto universo feminino. “Limpe os pés antes de entrar, não mencione a sigla TPM e bom espetáculo”, brinca Castanheira, que também é diretora do espetáculo.
O último dia da Mostra de Teatro do Conservatório de Tatuí está reservado para os espetáculos “TRI-BO-BÓ City”, às 15h, "Esperando Godot" e “Terror e Misérias do III Reich”, às 20h30. A primeira peça, sob a direção de Dalila Ribeiro, conta a história de Marly Marlene, única herdeira da Tribobó Farm (Fazenda Tribobó). Ela é sequestrada por bandidos que colocam uma impostora em seu lugar. A intenção dos marginais é tomar posse das terras e do ouro existentes ali. A pacata Tribobó City será o cenário de um duelo: o Mocinho de Souza e seu fiel amigo, El Mexicano, contra o prefeito e seus cúmplices.
A peça "Esperando Godot" foi escrita originalmente em francês, durante apenas quatro meses (de outubro de 1948 a janeiro de 1949). "En attendant Godot" foi para Beckett o escape da "horrível prosa" a qual vinha trabalhando sem êxito. Encenada pela primeira vez em 1953, no Teatro Babilônia, a recepção do público foi repleta da sensação de estranhamento. Reza a lenda que metade das pessoas que ocupavam os 200 lugares do teatro saíram nos primeiros 30 minutos da peça. A peça, porém, foi um sucesso instantâneo, programada para ser encenada trinta vezes, permaneceu em cartaz por aproximadamente 400 apresentações.
“Terror e Miséria do III Reich”, sob a direção de Carlos Ribeiro, foi escrita pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht entre 1935 e 1938, em seu exílio na Dinamarca, fugindo da perseguição nazista. Brecht fez uso de recortes de jornal, notícia recebida da resistência via rádio para escrever os vinte e quatro quadros que compõe a peça original. É um panorama da sociedade alemã sob o domínio nazista. A peça começa no dia 30 de janeiro de 1933, data em que Adolf Hitler é empossado como chanceler da Alemanha e termina no dia 13 de março de 1938, quando Hitler entra em Viena, anexando a Áustria ao Reich. Para a presente montagem, foram selecionada nove cenas da peça. “Mais do que retratar um período mergulhado em equívocos, Brecht nos força a enxergar a decadência de toda uma sociedade, sufocada pelo terror”, explicou o diretor.
O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos promove a Mostra de Teatro, entre os dias 1º e 3 de dezembro, no Teatro Procópio Ferreira. Ao todo serão apresentadas sete peças produzidas pelos alunos do setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí. Todos os espetáculos têm entrada gratuita.
No primeiro dia da programação, será encenado o espetáculo infantil “O Menino que Brincava de Ser”, às 15h. O texto de Cleiton Echeveste é inspirado no livro homônimo de Georgina Martins, que retrata a história de um garoto de seis anos, apaixonado por brincadeiras de faz de conta. Gosta de ser fada, princesa e, principalmente, bruxa. Seus pais ficam preocupados com a situação. Querem descobrir se há como alterar o comportamento do filho, que consideram anormal. Mas o menino conta com o afeto de sua avó, que o ajuda a não se intimidar perante os obstáculos e a continuar a ter o direito de brincar de ser e de sonhar.
No mesmo dia, às 18h, os alunos do setor de artes cênicas apresentam o espetáculo “Dois”, um mosaico das vivências de todos os envolvidos em seu processo criativo. Consequentemente, os personagens encontram reverberações nas histórias de amor. A direção é de Ludmila Castanheira
Sob a direção do coordenador do setor de artes cênicas, Carlos Ribeiro, às 20h30, os alunos apresentam o “Teatro de Improviso”. O espetáculo é resultado de um processo de dois semestres de aulas na cadeira de improvisação. A partir de uma série de exercícios de decupagem da ação, dinâmicas de grupo, improviso, observação e construção de personagem, foi criada uma “peça-jogo”, em que personagens fixos criam cenas improvisadas a partir de sugestões da platéia.
Para o segundo dia de apresentações o teatro Procópio Ferreira recebe o espetáculo “Anabela Procura”. Erica Pedro e Adriana Afonso assinam a direção do espetáculo, que tem como personagem principal Anabela, menina-mãe que sai à procura de sua filha sequestrada pelo misterioso Homem da Capa Preta. O caminho da busca é marcado pelo amadurecimento do encontro com o amor e de muitas aventuras. A narração é feita por um retirante nordestino, Zé das Couves, que a acompanhou nessa incrível viagem.
Os alunos da professora Ludmila Castanheiro exibem, às 18h, o espetáculo “Cromossomo X”. A peça retrata uma organização baseada em encontros. Um recorte poético e tímido no vasto universo feminino. “Limpe os pés antes de entrar, não mencione a sigla TPM e bom espetáculo”, brinca Castanheira, que também é diretora do espetáculo.
O espetáculo “Homens de Papel”, que tem direção do professor André Luis Camargo, encerra as apresentações da noite, às 20h30. A história gira em torno de um grupo de catadores de papel e do conflito que acontece quando um homem, ao comprar o papel coletado, rouba no peso e no preço para revendê-lo. Eleva-se, assim, a partir dessa “sociedade” de catadores de papel, uma metáfora do poder pelo poder, que aprisiona explorador e explorado a um sistema desumano de luta pela sobrevivência. O espetáculo é o resultado da disciplina de interpretação do curso de teatro adulto.
O último dia da Mostra de Teatro do Conservatório de Tatuí está reservado para os espetáculos “TRI-BO-BÓ City”, às 15h, "Esperando Godot" e “Terror e Misérias do III Reich”, às 20h30. A primeira peça, sob a direção de Dalila Ribeiro, conta a história de Marly Marlene, única herdeira da Tribobó Farm (Fazenda Tribobó). Ela é sequestrada por bandidos que colocam uma impostora em seu lugar. A intenção dos marginais é tomar posse das terras e do ouro existentes ali. A pacata Tribobó City será o cenário de um duelo: o Mocinho de Souza e seu fiel amigo, El Mexicano, contra o prefeito e seus cúmplices.
A peça "Esperando Godot" foi escrita originalmente em francês, durante apenas quatro meses (de outubro de 1948 a janeiro de 1949). "En attendant Godot" foi para Beckett o escape da "horrível prosa" a qual vinha trabalhando sem êxito. Encenada pela primeira vez em 1953, no Teatro Babilônia, a recepção do público foi repleta da sensação de estranhamento. Reza a lenda que metade das pessoas que ocupavam os 200 lugares do teatro saíram nos primeiros 30 minutos da peça. A peça, porém, foi um sucesso instantâneo, programada para ser encenada trinta vezes, permaneceu em cartaz por aproximadamente 400 apresentações.
“Terror e Miséria do III Reich”, sob a direção de Carlos Ribeiro, foi escrita pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht entre 1935 e 1938, em seu exílio na Dinamarca, fugindo da perseguição nazista. Brecht fez uso de recortes de jornal, notícia recebida da resistência via rádio para escrever os vinte e quatro quadros que compõe a peça original. É um panorama da sociedade alemã sob o domínio nazista. A peça começa no dia 30 de janeiro de 1933, data em que Adolf Hitler é empossado como chanceler da Alemanha e termina no dia 13 de março de 1938, quando Hitler entra em Viena, anexando a Áustria ao Reich. Para a presente montagem, foram selecionada nove cenas da peça. “Mais do que retratar um período mergulhado em equívocos, Brecht nos força a enxergar a decadência de toda uma sociedade, sufocada pelo terror”, explicou o diretor.
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Renda média do tatuiano é de apenas R$ 693,00
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou novos dados do Censo 2010, realizado em todo o País. Um dos mais curiosos é que, na média, a renda mensal do tatuiano é de R$ 693,00. No Brasil, a média da renda mensal do cidadão é de R$ 668,00. No Estado de São Paulo a média mensal do rendimento do paulista é de R$ 887,00.
Do Blog do José Reiner, com alterações
ÁRBITRO TATUIANO EM CLÁSSICO
O tatuiano Danilo Ricardo Simon Manis foi escalado para atuar neste domingo (27), 17 horas, no clássico entre Palmeiras x São Paulo, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Danilo será o árbitro assistente (bandeirinha), ao lado de Herman Brunel Vani. O juiz da partida será Luiz Flávio de Oliveira. Os três pertencem ao quadro de arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF).
Do Blog do José Reiner, editor do jornal Integração
Moradores de Tatuí, SP, reclamam de formação de loteamento
O aparecimento de bichos incomoda os vizinhos.
Os animais apareceram depois da derrubada de árvores.
Do G1 Itapetininga e Região
A formação de um loteamento para construção de casas em um bairro de Tatuí, interior de São Paulo, tem incomodado os moradores. Eles reclamam do aparecimento de bichos depois da derrubada das árvores no local, conforme reportagem exibida no Tem Notícias desta quinta-feira (24).
O loteamento foi feito há cerca de um ano e meio no bairro Manoel de Abreu. Alguns moradores dizem que várias árvores que estavam no local havia anos foram arrancadas para que o aterro pudesse ser feito. A manicure Ellen Pereira, que mora em frente ao loteamento, reclama do aparecimento de bichos na casa dela após a retirada das árvores.
Bem atrás de onde 45 casas serão construídas existe uma área de preservação permanente. Policiais Ambientais fiscalizaram a área para saber se a distância da Área de Preservação Permanente (APP) para o loteamento está de acordo com a lei.
O secretário de Meio Ambiente de Tatuí, Paulo Sérgio Borges, informou que o loteamento não está numa área irregular e foi aprovado por todos os órgãos estaduais competentes. Sobre a retirada das árvores, ele disse que vai verificar se a Cetesb deu a autorização ao proprietário.
Assinar:
Postagens (Atom)