segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Encontro de Saxofonistas será de 22 a 25 de setembro

Celista inglês e pianista americano em recital com única apresentação

Premiados Richard Markson e Gerald Robbins unem-se no palco do Conservatório de Tatuí
O violoncelista inglês Richard Markson e o pianista americano Gerald Robbins fazem recital especial no próximo dia 31 de agosto, no teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório de Tatuí, escola de música, artes cênicas e luteria do Governo de São Paulo. O recital de violoncelo e piano será a partir das 20h30.

No programa de música de câmara, estão obras de Bach (Sonata nº 2 in D BWV 1028), Beethoven (Sonata in A op 69), Debussy (Sonata) e Brahms (Sonata in F opus 99).

O recital une num mesmo palco dois prestigiados e premiados professores e instrumentistas. Ambos vêm desenvolvendo atividades artísticas e pedagógicas junto ao Conservatório de Tatuí. Richard Markson apresenta-se regularmente na instituição desde 1986. Já Gerald Robbins, é professor convidado da área de pianos, ministrando aulas a alunos do nível avançado mensalmente.
Richard Markson iniciou nos estudos de música aos 12 anos de idade, quando o consagrado violoncelista Paul Tortelier o convidou a mudar-se para Paris e tornar-se seu aluno. Posteriormente, trabalhou com Pierre Fournier e consagrou-se como solista – tendo realizado 26 turnês mundiais que se estenderam do extremo oriente até a América Latina. É, também, regente (foi aluno do maestro americano Ezra Rachlin), professor de instituições respeitadas (sendo atual “Senior Fellowship” no Trinity College of Music de Londres) e atuante na música de câmara, área na qual coleciona gravações.
O americano Gerald Robbins foi pianista assistente das masterclasses de Jascha Heiftz, William Primrose e de Gregor Piatigorsky. Artista de renome internacional, já se apresentou praticamente em todos os grandes centros de música do mundo, incluindo Nova Iorque, Londres (onde viveu por diversos anos), Paris, Amsterdam, Bonn, Munique, Atenas, Frankfurt, Belgrado, Moscou, São Petesburgo, Tel-Aviv, Jerusalém e Tóquio. Fez concertos com as mais prestigiosas orquestras do mundo, entre elas a Filarmônica de Londres, a Filarmônica Real Inglesa, a London Mozart Players, as Filarmônicas de Moscou e da Cidade de Birmingham, sob a batuta de maestros como Zubin Mehta e Sir Neville Marriner, entre outros. Participa também como convidado de membros da Filarmônica de Nova Iorque de concertos de câmera no Avery Fisher Hall, e no Carnegie Hall, ambos em Nova Iorque, onde atualmente reside e tem importante atuação docente no Aaron Copland School of Music do Queens College e na faculdade de música de câmera da Manhattan School of Music.
 SERVIÇO
Recital de Violoncelo e Piano
Richard Markson, violoncelo
Gerald Robbins, piano
Terça-feira, 31 de Agosto, 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 - Tatuí-SP
Ingressos: R$ 10 (R$ 5 meia entrada – alunos do Conservatório de Tatuí não pagam ingresso)
Venda antecipada: de terça a sexta, das 15h às 19h.
Informações: 15 3205-8444

Recital especial reúne músicos e professores do Conservatório de Tatuí

Apresentação será na quarta, 25, sob coordenação do Grupo de Pianistas Correpetidores




Acompanhar ao piano instrumentistas em apresentações de câmara (usualmente aquelas de pequenos grupos de instrumentos ou vozes). Este é o objetivo do Grupo de Pianistas Correpetidores do Conservatório de Tatuí, um dos raros do país com um perfil artístico-pedagógico bem característico. Para demonstrar a atividade – e oferecer música de alta qualidade -, o grupo convidou músicos e professores do Conservatório de Tatuí, instituição do Governo de São Paulo, para um recital especial. Ele acontece na quarta-feira, dia 25, a partir das 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”. A coordenação do recital é do professor Juliano Kerber.

Do recital, participarão os músicos e professores Graziela Pagotto e José Carlos Rodrigues Netto (violinos), Maikel Morelli (saxofone), Marcos Baldini (canto), Otávio Blóes (flauta), Rafael Proença (trompa) e Shirley Holtz (oboé). Os pianistas correpetidores serão Dayane Villena Rodrigues, Deborah Melissa, Fanny de Souza Lima, Helena Scheffel e Juliano Kerber.

O programa da noite é eclético. Serão apresentadas obras de Gabriel Fauré - “Fantasie op. 79”, por Otávio Blóes e Juliano Kerber; R. Schumann       - “Sonata nº 1 in A minor opus 105“, por Graziela Pagotto e Helena Scheffel; Francis Poulenc – “Sonata Élégie“ por Shirley Holtz e Fanny de Souza Lima; O. Lorenzo Fernandez       - “Dentro da Noite“ por Marcos Baldini e Dayane Villena Rodrigues; G. F. Haendel – “How Changed the Vision“, por Marcos Baldini e Dayane Villena Rodrigues; L. V. Beethoven – “Sonata nº 5", por José Carlos Rodrigues Netto e Dayane Villena Rodrigues; Astor Piazzolla – “História do Tango”, por Maikel Morelli e Fanny de Souza Lima; Franz Strauss – “Nocturno op. 7” e Hermann Neuling “Bagatelle”, por Rafael Proença e Deborah Melissa.

SERVIÇO
Grupo de Pianistas Correpetidores e Convidados Especiais
Quarta-feira, dia 25, 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Ingressos: R$ 10 (R$ 5 meia entrada; alunos do Conservatório de Tatuí não pagam ingresso)
Retirada antecipada: de terça a sexta, das 15h às 19h
Informações: 15 3205-8444 / 3205-8434

Comarca de Tatuí passa a ter 206 seções eleitorais

O número de seções eleitorais aumentou em Tatuí. De acordo com o Cartório Eleitoral, a comarca passou de 174 seções, na eleição de 2008, para 206. A comarca, que pertence à 140ª zona eleitoral, abrange outros seis municípios: Capela do Alto, Cesário Lange, Guareí, Porangaba, Quadra e Torre de Pedra. Tatuí conta com 39 locais para votação.

Fonte: Redação Central de RádioEm Tatuí, a programação da 18ª Semana de Prevenção à Excepcionalidade terá sequência esta semana. Nesta terça-feira, dia 24, haverá exposição de trabalhos do Projeto “Horta Viva”, na sede da Apae. Na quarta, dia 25, a Apae abrirá suas portas para visitação do público, com a “Casa Aberta”, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

Fonte: Redação Central de Rádio

Semana de Prevenção à Excepcionalidade divulga programas

Em Tatuí, a programação da 18ª Semana de Prevenção à Excepcionalidade terá sequência esta semana. Nesta terça-feira, dia 24, haverá exposição de trabalhos do Projeto “Horta Viva”, na sede da Apae. Na quarta, dia 25, a Apae abrirá suas portas para visitação do público, com a “Casa Aberta”, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

Fonte: Redação Central de Rádio

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA ESTÁ SUSPENSA EM TODO O ESTADO DE SP

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo suspendeu temporariamente a campanha de imunização antirrábica em todo o Estado devido a suspeita de contaminação nas vacinas. A decisão ocorreu após o número de notificações de reações adversas e de óbitos de animais notificados à Coordenadoria de Controle de Doenças superarem os registros dos anos anteriores. Em apenas dois dias, 567 cães e gatos vacinados na capital apresentaram efeitos colaterais, 38% delas consideradas graves, como dificuldade respiratória, convulsões e hemorragias.
Guarulhos foi o município com o maior número de eventos adversos, com 40 casos até a suspensão. A cidade, ao lado de São Paulo, registrou sete casos de choque anafilático em bichos vacinados. Quatro gatos e dois cães não sobreviveram aos episódios. Outros quatro animais morreram no interior do Estado desde o início da vacinação antirrábica.
O Instituto Pasteur, órgão da Secretaria Estadual de Saúde, irá investigar se os casos foram reações adversas da imunização. A pasta já informou o Ministério da Saúde, responsável pela compra e distribuição das vacinas aos estados, sobre o problema ocorrido em São Paulo. Não há uma previsão para o retorno da vacinação.
Tatuí não registrou óbitos de animais - Em Tatuí, a Secretaria Municipal de Saúde atendeu ao que foi recomendado e suspendeu a vacinação. Mais de 600 animais já foram vacinados, na zona rural e na zona periférica da cidade. Segundo o médico veterinário Evaldo Campos, do Setor de Zoonoses, nenhum registro de óbito aconteceu no município até o momento por conta da vacinação antirrábica.
Evaldo orienta que em qualquer situação de risco a saúde do animal, o proprietário deve procurar um médico veterinário de sua confiança. Em caso de dúvida, o Setor de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde, fica na rua José Ortiz de Camargo nº 594. Ele funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h. O telefone de contato é o (15) 3305-8855.


Fonte: AI/Tatuí

Engenheiros discutem avanços automotivos

Do DCI - Diário Comércio e Indústria

CAMPINAS - As nuances do setor automotivo entram em foco com especialistas globais em powertrain - que engloba o motor de combustão interno e o sistema de transmissão de potência de veículos - se reunindo hoje e amanhã, em Itupeva, no "VIII Seminário SAE Brasil de Powertrain". O encontro é promovido pela seção regional Campinas da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE), e vai apresentar os avanços das tecnologias aplicadas aos componentes da transmissão e aos motores de combustão interna do ciclo Otto para aumentar a eficiência, melhorar o consumo e reduzir as emissões de CO2 dos veículos e deve reunir por dia de evento cerca de 200 pessoas.

Esta é a oitava vez que o SAE Brasil realiza o seminário pela regional Campinas, pois grandes empresas do setor ficam na região. Os dois maiores fabricantes de transmissão independentes não ligados a montadoras estão na região, como a Eaton, que fica em Valinhos, e a AZF Brasil, em Sorocaba. O setor de eletrônicos reúne na região a Bosch, Delphi e Magneti Marelli. Os dois maiores campos de prova também estão na região, como o da General Motors, em Indaiatuba, e o da Ford, em Tatuí. O chairman do seminário Mário Junghahnel disse que o primeiro dia do seminário é voltado para transmissão e o segundo dia para motores do ciclo Otto, que são os motores que precisam de centelhas e velas para ignição, ao contrário do motor a diesel. "Vamos apresentar e debater as novas aplicações e sistemas que aumentam a eficiência do powertrain e causam menos impactos ambientais", destaca,.

Terminam hoje as inscrições para o Basquete Três

Da Redação / TV Tem

Terminam nesta segunda-feira as inscrições para mais um evento esportivo da TV Tem. O Basquete Três será no próximo fim de semana, em Tatuí. Trios da região já se preparam para a competição.

Basquete todo mundo conhece, mas streetbasket é novidade para muitos. A modalidade surgiu nos Estados Unidos e quer dizer basquete da rua. É um jogo descontraído, descolado e alegre. Diferente do basquete tradicional, jogado em duas tabelas, ele é em apenas uma. O mais importante na partida é a habilidade do jogador com a bola.

O esporte será a atração do Basquete Três, evento promovido pela TV Tem. Durante os dias 28 e 29 de agosto, atletas da região irão se reunir em Tatuí para decidir quem são os melhores com a bola.

Carlos Henrique Vieira foi campeão há dois anos. Em 2009 pegou o segundo lugar. Para as partidas do Basquete Três promete um show para a platéia.

domingo, 22 de agosto de 2010

Tatuí será pólo oconômico da próxima década, diz secretário de Estado



Texto e foto: jornal O Progresso de Tatuí 

Tatuí será o próximo pólo econômico do Estado de São Paulo na próxima década. É o que sustentou o secretário estadual de Gestão Pública, Marcos Monteiro, em entrevista a O Progresso, na manhã de sexta-feira, 20. Segundo ele, o governo do Estado de São Paulo identificou, na cidade, um novo caminho para o desenvolvimento do sudoeste. “Estimamos que o município cresça como Sorocaba, que registrou um ‘boom’ por conta da vinda de novas indústrias”.

A própria escolha do município para sediar o Poupatempo fixo – e não de Itapetininga, cidade sede da microrregião –, conforme Monteiro, é prova de que o governo não só acredita como investe nessa linha. “Estamos fazendo um investimento pesado aqui, investimento em função do reconhecimento da pujança econômica da região e de um novo momento do Estado”, argumentou o secretário.

O Poupatempo veio a Tatuí, segundo ele, também por força de uma “ocupação geográfica”. “Uma das nossas estratégias é começar a transferir alguns serviços que estão concentrados na máquina de administração direta, estou falando diretamente das secretarias de Estado, para o Poupatempo, para poder atender bem”, disse.

A transferência inclui, a princípio, os serviços na área de trânsito até então sob responsabilidade das Ciretrans (circunscrições regionais de trânsito). A perspectiva da ocupação geográfica, na visão de Monteiro, vai desonerar o Estado ao enxugar sua estrutura. “Ao concentrar os serviços de trânsito no Poupatempo, nós desativaremos boa parte das Ciretrans”.

Este é, conforme o secretário, o caminho a ser adotado não só em Tatuí, mas em todas as cidades que sediam o Poupatempo fixo. “A estratégia é concebida para o Estado todo. O que eu diria é que não faz muito sentido ter o mesmo serviço prestado em dois órgãos com padrão de qualidade diferente, o que é incoerente”. Contudo, ainda não há um prazo definido para essa “fusão”. “Nós tentaremos, dentro do prazo a ser determinado, unificá-los no Poupatempo, que é significativamente mais rápido e mais eficiente”, adicionou Monteiro. 

Renata Caresia

Renata Caresia, especialista em doces finos, estreia na próxima quarta na TV Século 21, no programa Mulher. Com essa participação, Renata soma no seu currículo, 5 emissoras de TVA. A notícia foi dada por Jorge Rizek em sua coluna no jorrnal O Progresso de Tatuí.

'O Progresso' apresenta novo layout

Do jornal O Progresso de Tatuí



Letras mais espaçadas, cores e desenhos novos. Estas são algumas das novidades que o jornal O Progresso de Tatuí traz aos seus leitores a partir desta semana. O bissemanário inaugurou, hoje, domingo, 22, seu novo projeto gráfico. Ele é composto de mudanças – algumas significativas e outras mais sutis – adotadas de modo a garantir maior conforto aos leitores do jornal mais antigo do município. O Progresso foi fundado em julho de 1922, há 88 anos.

A edição “inaugural” traz, além de novas fontes para os títulos, a inclusão de uma nova paleta de cores. Dessa maneira, as páginas de notícias gerais (cidade e esporte) trazem elementos com cores mais próximas ao pastel. Já as do “Zoom”, caderno especial destinado à divulgação de reportagens culturais e com diagramação “mais solta”, tem cores mais fortes. O leitor também notará, ao folhear o jornal, que existe um novo layout para as colunas “Prisma”, da escritora e poetisa Cristina Siqueira, e de cinema e resumo de novelas, além dos classificados.

As fontes das matérias e reportagens continuam serifadas. Este tipo de letra, com os cantos mais arredondados, é indicado para publicações que trazem conteúdos mais extensos e completos, de maneira a evitar o cansaço visual. Os títulos também trazem novidades. São escritos numa fonte com kerning (espaçamento) mais balanceado. A anterior tinha menos espaço entre uma letra e outra, o que, em algumas situações, dava a impressão de que elas se fundiam.

A maior mudança, contudo, está presente na capa, que traz agora o resultado da enquete, em gráficos, e a previsão do tempo para o dia da circulação. A fonte de informações climáticas é o site “Tempo Agora” (www.tempoagora.com.br). O resultado da enquete estará presente nas edições de final de semana (domingos). As quartas-feiras trarão somente a previsão do tempo. O projeto foi idealizado por Erivelton de Morais.

Homem joga bomba no PS e se machuca

Do jornal O Progresso de Tatuí - Um homem de 39 anos teve a mão direita parcialmente mutilada na tarde de segunda-feira, 16. A vítima teria tentado jogar um explosivo (a Polícia Civil não soube precisar se o material utilizado seria uma bomba de fabricação caseira ou um rojão) contra o Pronto-Socorro Municipal “Erasmo Peixoto”, às 16h45.

De acordo com registro de ocorrência, Adilson Menck teria arremessado um explosivo contra o prédio do ambulatório, na rua Capitão Lisboa, 1.273. O artefato bateu na parede e voltou para a rua. Menck teria pegado-o com a mão direita para, novamente, jogá-lo em direção ao pronto-socorro. Nessa hora, houve a explosão. A vítima teve parte dos cinco dedos da mão direita estraçalhados.

O caso foi relatado por funcionários do ambulatório e pela secretária municipal da Saúde, Kátia de Campos Abuchaim. Conforme informaram, Menck tem problemas mentais e é paciente do Ambulatório de Saúde Mental. Apesar de receber os primeiros atendimentos no pronto-socorro, ele precisou ser transferido para o Hospital Regional de Itapetininga, devido à gravidade dos ferimentos.

A PC informou que ainda não tem conhecimento sobre as razões que levaram Menck a jogar o explosivo contra o prédio do ambulatório. Segundo o delegado titular do município, José Alexandre Garcia Andreucci, a vítima poderia ter, em razão de seu histórico de saúde, tentado fazer somente uma brincadeira.

Nenhum funcionário do local ficou ferido. Por essa razão, o caso foi registrado como autolesão. “Como ele não causou danos a ninguém, a não ser a si mesmo, não há crime. Ele só responderia por atentado se houvessem vítimas”, disse.

Equipe de Tatuí é tetracampeã do Rally dos Sertões

Dobradinha no pódio dos caminhões F4000 Território 4x4. Vitória de Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca, seguida dos vice-campeões Vanderlei Cassol/Lélio Junior/Henrique Furika
Fortaleza (CE) - A Ford Racing Trucks/Território Motorsport, de Tatuí, fez bonito na 18ª edição do Rally dos Sertões que teve início em Goiânia no dia 10 e terminou na última sexta-feira (20) em Fortaleza. Os F4000 Território 4x4 fizeram dobradinha e garantiram mais um título para a equipe oficial da Ford Caminhões. Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca são os Campeões 2010 da categoria, seguidos do trio Vanderlei Cassol/Lélio Junior/Henrique Furika. Já Edu Piano/Solon Mendes/Marcos Vinícius conquistaram o terceiro lugar nos Pesados (T4.2) na estreia do novo Cargo 4x4 nos ralis.

Os irmãos Cassol, gaúchos de nascimento mas goianos de coração (residem há muitos anos em Rio Verde/GO), praticamente revezaram as vitórias nas Especiais e cravaram uma disputa saudável dentro do próprio clã, uma vez que ambos estrearam nos Caminhões. Das 10 Especiais Marcos ganhou três, enquanto Vanderlei foi o mais rápido em cinco dias, inclusive a última especial percorrida entre Sobral e o Beach Park, em Fortaleza, palco de chegada do rali.

Saldo mais que positivo para os guerreiros off-roaders dos três trios da equipe oficial da Ford Caminhões que aceitaram o desafio de encarar a segunda maior prova off-road do mundo com um sabor diferente. Marcos/Mello e Vanderlei/Lélio estrearam na categoria, já os tricampeões da prova em 2007/2008/2009, Piano/Mendes, passaram a fazer parte agora dos Caminhões Pesados.

"Foi um resultado excelente para a equipe e tanto Marcos quanto Vanderlei estão de parabéns pela conquista no primeiro ano que pilotaram caminhão no Sertões e foi muito bom tê-los no time este ano, como também o Rodrigo e Lélio. Eles entraram para somar e ter caminhões nas duas categorias e competidores tão competitivos isto só engrandece o espírito da Território Motorsport", afirma Edu Piano, tetracampeão na prova na geral dos Carros e Caminhões e responsável pelos projetos das F4000 4x4 e do Cargo 4x4.

Piano sai satisfeito com o histórico colhido sobre o novo Cargo 4xe4 durante os dias da prova: "O objetivo principal era completar as 10 especiais e chegar em Fortaleza, isto por si só já é uma vitória e conseguimos, com exceção da última especial que optamos em não largar, pois não mudaria nosso resultado. Temos um caminhão surpreendente nas mãos na primeira prova que participamos, depois dos ajustes que vão ser feitos com as informações colhidas aqui, o melhor campo de teste que existe, o caminhão ficará pronto. Em nome da equipe agradeço a todos os patrocinadores que acreditaram mais uma vez nosso potencial", finaliza.

"Resultado não é só estar no lugar mais alto do pódio. Foi um aprendizado este Sertões e creio que apenas adiamos o tetracampeonato porque não fossem estes pequenos ajustes estaríamos disputando a ponta, porque o Cargo é muito bom e potente e adorei mudar de categoria", ressalta o navegador cearense.

Declarações dos Campeões e Vice-Campeões nos Caminhões sobre os respectivos títulos, conquistados no Rally dos Sertões 2010

Marcos Cassol (piloto campeão): "A equipe trabalhou muito bem e a Território mais uma vez implacou com os caminhões que têm ritmo seguro, confiabilidade e durabilidade. Além das orientações fundamentais de Edu Piano, tivemos uma peça fundamental que foi o Davi, um navegador tetracampeão e para se ganhar um rali precisa ter cabeça. E sem falar que ter como maior concorrente meu irmão, que é um ótimo piloto e me surpreendeu. Ganhar este título foi emocionante"

Rodrigo Mello (navegador Campeão): "Este título foi uma espera de 15 anos e o Sertões é a maior referência que nós que fazemos rali podemos ter. Para nós que somos dos Carros é muito diferente o timing, a tocada e cheguei a ficar com um pouco de receio no início, mas logo que começamos a prova a história mudou. O caminhão é sensacional, confiável, agüenta o tranco e me surpreendeu. E achei a categoria muito unida, depois deste Sertões percebi que o espírito do rali está na categoria Caminhões"

Vanderlei Cassol (piloto vice-campeão): "Estava dois anos parado e voltei em uma categoria totalmente diferente. Levamos três dias para nos adaptar não somente com o caminhão, mas com as pessoas e o ambiente. Foi sensacional esta experiência. Vencemos cinco das 10 especiais, entrei no Jalapão na quinta posição e sai em segundo no acumulado e terminar com vice é indescritível. Fora a durabilidade do caminhão que não estragou quase nada e não furamos nenhum pneu"

Lélio Junior (navegador vice-campeão): "Depois deste Sertões estou até pensando em mudar definitivamente de categoria. Foi maravilhoso, gostei bastante e o bicho anda viu. Montamos estratégia e seguimos em frente. Deu tudo certo, só não contávamos a com as penalizações nas etapas iniciais, mas ainda assim terminamos em segundo. Estar numa equipe com estrutura é outra coisa"

Acompanhem as notícias da equipe durante o rali no blog e veja o canal da Ford Caminhões no YouTube

Resultado extra-oficial acumulado dos caminhões em 10 etapas (quatro primeiros)

Caminhões Leves (T4.1)
1º - Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca (Ford F4000) - 27h55min44s1
2º - Vanderlei Cassol/Lelio Carneiro/Henrique Oliveira (Ford F4000) - 30h03min52s1
3º - Felicio Bragante/Ricardo Costa/Nelson Corder (Ford F4000) - 30h49min20s8
4º - Kenner Santos Garcia/Ronie Von Silva (Ford F250) - 32h41min19s6

Caminhões Pesados (T4.2)
1º - Ulysses Marinzeck/Cesar Botas/Adriano Silva (Ford Cargo 1722) - 32h47min51s1
2º - Guido Salvini/Weidner Moreira/Fernando Chwaigert (Mercedes Benz Atego 1725) - 33h38min40s6
3º - Edu Piano/Solon Mendes/Marcos Alves (Ford Cargo 1722 4x4) - 39h44min58s2
4º - André Azevedo/Maykel Justo/Ronaldo Pinto (Mercedes Benz Atego) - 42h49min28s5

Grupo de Percussão recebe professor de universidade alemã em concerto

Carlos Tarcha elege repertório eclético para apresentação que acontece dia 2 de setembro
O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, escola de música, luteria e artes cênicas do Governo de São Paulo, recebe uma série de convidados especiais para o concerto que acontece na quinta-feira, dia 2 de setembro, no teatro “Procópio Ferreira”, em Tatuí. O convidado principal é Carlos Tarcha, percussionista brasileiro que, atualmente, é professor titular da Escola Superior de Música de Colonia, na Alemanha.

O programa do concerto é eclético: traz oito obras que vão de Tom Jobim e Gary Burton a Paulo Chagas. Alguns dos destaques são “Ionisation”, a obra para percussão mais importante da primeira metade do século XX e a primeira escrita para “orquestra de percussão”; “II Construction”, de uma série de três, composta por E. Cage - compositor, filósofo e escritor americano que exerceu a maior influência na linguagem musical do século XX.

O programa traz ainda “Tierkreis”, de Stockhausen, que compôs as melodias para os signos do Zoodíaco como parte de uma obra para teatro musical. “Originalmente concebidas para caixinhas de música, essas melodias podem ser apresentadas em versão instrumental, com variações livres de timbres, tessitura e dinâmica. As melodias apresentadas serão: Aquário, Áries, Touro, Leão, Escorpião e Capricórnio”, comenta Tarcha.

O concerto contará ainda com “Chega de Saudade”, numa versão arranjada e gravada por Gary Burton, e “Bonfim”, de Paulo Chagas, que utiliza uma linguagem rítmica forte e direta e uma extensa gama de sons eletrônicos, superpostos a gravações de rua da festa do Bonfim, em Salvador. “O compositor integra esses diversos elementos num processo de criação original, onde a assimilação cultural é oferecida como uma síntese e resulta numa obra com muitas cores e de grande impacto”, disse Tarcha. “Bonfim” foi escrita em 1994 e estreada pelo Duo Diálogos (integrado por Tarcha) no Festival Synthèse em Bourges, na França.

Carlos Tarcha
Estudou percussão com Ernesto De Lucca, na Escola Municipal de Música de São Paulo e com Christoph Caskel, na Escola Superior de Música de Colônia, Alemanha, onde graduou-se com a nota máxima. Apresentou-se como solista à frente da Orquestra Sinfônica Municipal, American Composers Orchestra, Orquestra Jazz Sinfônica e Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Foi professor da Escola Municipal de Música de São Paulo e de festivais por todo o Brasil. esenvolve também intensa atividade como camerista, participando de inúmeros grupos, como o Duo Diálogos de Percussão (1987/98), Duo Clarone e Percussão (com Luis Afonso Montanha), Quinteto Arrigo Barnabé, Ensemble Contrast Köln, musikFabrik NRW etc, atuando nos principais teatros, festivais de música e séries de concertos do Brasil e em vários países da Europa. Participou da estréia de dezenas de obras de compositores brasileiros. Sua discografia inclui o CD Contemporary Percussion Music from Brazil, (selo G.H.A, 1995),  participações em trabalhos dos compositores Eduardo Seincmam, Osvaldo Lacerda, Gilberto Mendes, Flo Menezes, Ernst Widmer, Arrigo Barnabé e Gil Jardim, bem como diversas produções das orquestras Jazz Sinfônica, Sinfônica Municipal de São Paulo e do Ensemble musikFabrik NRW. Foi percussionista e timpanista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e professor da Universidade de São Paulo, onde concluiu o mestrado em 1998. Desde 2001 é professor titular de percussão na Escola Superior de Música de Colônia, Alemanha.

SERVIÇO
Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí
Carlos Tarcha, convidado especial
Luis Marcos Caldana, coordenação
Quinta-feira - 02.Setembro - 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Centro - Tatuí-SP
Ingressos: R$ 10 (R$ 5 meia entrada; alunos do Conservatório de Tatuí não pagam ingresso)
Venda antecipada: de terça a sexta, das 15h às 19h
Informações: 15 3205-8444 / www.conservatoriodetatui.org.br

Foto: Kazuo Watanabe/Conservatório de Tatuí

2º Encontro Nacional de Corais tem início na próxima 5ª-feira

Programação traz concertos diários, entre eles oito gratuitos
Terá início na próxima quinta-feira, 26, o 2º Encontro Nacional de Corais do Conservatório de Tatuí, evento voltado ao aperfeiçoamento técnico e difusão dos corais, manifestação artística musical encontrada nos diferentes segmentos. Entre os grupos convidados, há corais de Piracicaba, Sorocaba, Campinas e Rio de Janeiro. A coordenação geral é do professor e maestro Cadmo Fausto.
O enfoque principal do evento será a música brasileira e os spirituals - cânticos dos negros, levados como escravos à América do Norte na época de sua colonização e que constituíam uma forma de os escravos darem expansão aos seus sentimentos de fé e esperança. Mas a programação artística privilegia ainda grupos infantis e os mais diferentes repertórios. Das 16 apresentações abertas a qualquer interessado, oito são gratuitas. Todas acontecem no Teatro “Procópio Ferreira”, às 17h e 20h30.
“Pesquisamos as principais tendências a fim de contarmos com um programa variado, para agradar aos mais diferentes públicos. Por outro lado, teremos profissionais renomados atuando junto às pessoas que se inscreveram para participar das atividades técnicas”, afirmou Fausto.
A abertura do Encontro Nacional de Corais será na noite de quinta-feira, 26, às 20h30. O Coro do Conservatório de Tatuí – que será o grupo residente e fará todas as aberturas dos concertos principais – será o primeiro a entrar no palco. Em seguida, será a vez do Voz Ativa Madrigal, regido por Ricardo Barbosa, coro de São Paulo que realizou por duas vezes turnês pela Alemanha.
Na sexta-feira, 27, estão programadas oficinas e palestras, além da primeira apresentação da “Mostra de Corais” – concertos com entrada franca que seguem diariamente, sempre a partir das 17h20. Na sexta, a atração especial será o Coro da Cidade “Professor José dos Santos”, que fará reapresentação do Musical “Cordel do Lampião”, sob regência de Cibele Sabioni. O grupo, que é mantido por meio de parceria entre a Prefeitura e o Conservatório de Tatuí, apresenta-se na terça, 24, mas os ingressos para essa data estão praticamente esgotados. A reapresentação vem a calhar para quem quer conferir a bem humorada versão da biografia de Lampião.
Ainda na sexta, 27, às 20h30, após abertura com o Coro do Conservatório de Tatuí, acontece apresentação do Coro Brasil Ensemble da Universidade Federal do Rio de Janeiro, regido por Maria José Chevitarese, com proposta de divulgar a música brasileira contemporânea.
No sábado, 28, às 17h20, a Mostra de Corais terá participação do Coro Vozes da Caterpillar, de Piracicaba, regido por Malu Canto; do Coro Madrigal Pérola, sob regência de Marcos Rogério Tinareli; do Coro Flex em Canto, regido por Edmo Perandin; e do Coro Madrigal Vivace, da maestrina Vasti Antique. Às 20h30, após o Coro do Conservatório de Tatuí, apresenta-se o Grupo Vocal Black Voice, regido por Sônia Campos, com um repertório totalmente spiritual.
 No domingo, 29, último dia do evento, a Mostra de Corais traz o Coro Madrigal Uniso (também coordenado por Cadmo Fausto), o Coro Infantil do Conservatório de Tatuí, do maestro Ronaldo Silva e o Coro Canarinhos da Terra, da maestrina Vasti Antique. O encerramento será do Coro do 2º Encontro Nacional de Corais, formado pelos participantes do evento e sob regência de Mara Campos e Sonia Campos, e do Madrigal in Casa, grupo da cidade de Campinas, regido por Beatriz Dokkedal.
Entre os professores que ministrarão atividades técnicas e pedagógicas no evento estão Mara Campos, Sonia Campos, Maria José Chevitarese e Eduardo Laikchevits (que coordena o Coro da TV Globo, no Rio de Janeiro).

SERVIÇO
2º ENCONTRO NACIONAL DE CORAIS
De 26 a 29 de agosto
Coordenação: Cadmo Fausto
Apresentações diárias às 20h30 com ingressos vendidos a R$ 10
Apresentações nos dias 27, 28 e 29, às 17h20, com entrada franca
Venda e retirada de ingressos antecipadamente, de terça a sexta, das 15h às 19h e nos dias dos eventos
Informações: 15 3205-8444

foto: Coro da Caterpillar, de Piracicaba: uma das atrações

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí

Samba caipira de Quadra se apresentou no Coreto

No sábado passado, dia 14, no Coreto, aconteceu mais uma edição do Projeto Música na Praça. O destaque foi a apresentação do grupo de samba caipira do município de Quadra. O samba caipira é um tipo de música e dança de origem africana, com influências indígenas, praticado nas antigas senzalas por escravos, na região centro-sul do Brasil, principalmente na então Província de São Paulo. Com a abolição da escravatura e a migração de muitos negros aos centros urbanos, o antigo samba caipira foi levado a outras cidades e foi uma das influências do samba moderno. O principal centro do samba caipira paulista foi a cidade de Pirapora do Bom Jesus. Essa cultura ainda existe em algumas cidades, onde é preservada principalmente por descendentes de negros. Pirapora do Bom Jesus, Vinhedo, Mauá e Quadra, entre outras, têm grupos que se dedicam a esta forma de cultura. O samba caipira de Quadra difere-se dos outros pela dança, realizada aos pares, pelas letras que falam sobre a vida do caipira, além da própria melodia, em si. Em Guareí também havia um grupo semelhante, extinto há aproximadamente 30 anos. O samba caipira tradicional é dançado em roda, e com temática livre.

sábado, 21 de agosto de 2010

Vera Holtz volta às origens com Candê, em 'Passione'

Vera Holtz está cada vez mais confortável com seu sincretismo de ideias. A atriz de Tatuí saiu de casa cedo para lecionar Geometria e, em seguida, estudar Teatro. Nesse período, foi sendo lapidada pela bem-sucedida carreira como atriz, começou a estudar Artes e a colecionar telas e objetos de designers premiados. No entanto, o que mais a atriz tem sentido falta é justamente do estilo de vida caipira, onde pode exercitar livremente seu sotaque interiorano. Tanto que a intérprete da divertida e simplória Candê, de “Passione”, já decidiu mudar radicalmente de vida. Vai fechar seu apartamento no Rio e se transferir para a capital paulista, onde pode ficar mais perto da família.

Aos 57 anos de idade, resolveu assumir os cabelos brancos desde que viveu a arrogante vilã Violeta, em “Três Irmãs”, em 2009, ano em que completou 20 anos de carreira na tevê, desde sua estreia como a soberana Fanny de “Que Rei Sou Eu?”, de Cassiano Gabus Mendes. “Estou me identificando muito com a Candê, com esse universo mais interno, de olhar para o umbigo, de retornar ao meu passado e relembrar minha história. Essa personagem tem mexido com raízes profundas”, avalia Vera.

P - A Candê parece trazer referências de sua família do interior de São Paulo, em Tatuí, com um sotaque caipira e uma simplicidade popular. Como tem sido?

R - Não sou mais a pessoa que saiu de Tatuí. Essa personagem tem sido quase um trabalho científico. Estudo o texto, o verbo que o Silvio (de Abreu) coloca, o tempo da fala, da linguagem. Componho essa mulher, seu ritmo, gestual, olhar. Pude retornar com meu sotaque e uma emoção de origem familiar. Mas, com o passar do tempo, tenho buscado uma identidade nacional. A Candê se encaixa nessa busca. É simpática e tem valores bastante sólidos. Gosta de viver do trabalho, é honesta, tem um perfil muito presente nessa brasilidade de gostar de conquistar as coisas. Essa mulher tem várias temperaturas e temperanças. O sucesso dela está nisso. É gostoso ver uma brasileira em cena.

P - Na composição você fez diversas visitas a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). Como foi essa composição?

R - Na verdade, a verdadeira composição da Candê é de observações e vivências pelo Brasil durante um período. Quando terminei “Três Irmãs”, fui embora para Tatuí. Fiquei um bom tempo em Pereira, que é a terra da minha mãe e das minhas primas, observando o olhar, o gesto, o jeito de falar que elas têm numa cidade que tem outro tempo, outro ritmo. A Candê também me lembra muito a Pérola, personagem de grande sucesso que fiz no teatro, que também era de Bauru, ali pertinho. O alinhamento da Candê é muito confortável para mim. É gostoso voltar ao passado, para o seio familiar, até renascer e partir de uma base segura, amorosa, abrir outras porteiras.

P - Foi por isso que, após décadas morando no Rio, decidiu voltar a viver em São Paulo?

R - Foi. Estou obedecendo a uma intuição. Vou continuar com apartamento no Rio, mas vou fazer minha base em São Paulo. Não me pergunte o porquê. Raramente sigo minha intuição nesse nível de mudança geográfica (risos). Estou com vontade de ficar mais perto da minha família, das minhas irmãs. Com o passar dos anos e com a chegada da idade, fui percebendo que tenho muita carência familiar.

P - Nesse processo de interiorização, desde “Três Irmãs” você decidiu assumir os cabelos brancos. Por quê?

R - Na verdade, eu não assumo o cabelo branco, as pessoas é que assumem pintar o cabelo. É muito gostoso ver como você está. O cabelo branco tem vantagens. Ele diminui muito as sombras no rosto porque dá luminosidade. Com isso, o excesso de rugas se suaviza. Hoje as mulheres têm assumido o branco. Me encontram na rua e falam: olha a minha raiz! Já tem dois dedos de cabelo branco!. É difícil essa fase (risos). Você tem de estar bem vestida e estilosa para sustentar um cabelo branco. Os “castings” no exterior estão buscando atrizes mais naturais. As mulheres estão fazendo tantas cirurgias e ficando loiras que estão cada vez mais parecidas. Estão querendo gente normal. Não tenho nada contra, acho bonitinho até, mas não podem interferir na nossa naturalidade. Deixa a gente ser como é! Tenho direito às minhas rugas, meus cabelos brancos e minhas gorduras. Não sei se vou pintar novamente. Amanhã é outro dia.

P - Você sempre foi muito ligada à estética, desde quando dava aulas de desenho geométrico até quando começou a colecionar obras de arte e objetos de design. Esse interesse influencia de que forma na sua atuação?

R - Traz refinamento. Quanto mais você refina seu olhar e sua percepção artística, percebe melhor as diferenças. Você identifica a faixa dos personagens e dimensiona melhor. Eu tinha uma intuição muito grande, mas precisei apurar com o tempo. Fui desbravando, colecionando obras de arte. Tinha sensibilidade aguçada, mas não tinha conhecimento. Hoje o meu olhar mudou. Tenho necessidade de ver o que está acontecendo, gosto de saber quem está expondo nas galerias. Chamo atenção das pessoas para esse olhar. Não precisa ficar comprando muito. Compre uma peça. Uma chama a outra. Mas tem de ter um desejo real. O (dramaturgo Samuel) Beckett falava que os objetos têm vida própria. Você entra num outro canal de percepção.

P - Você também utiliza essa sensibilidade para levar suas personagens, mesmo as vilãs, um pouco para a comédia?

R - Ah, coloco um tempero mesmo. É quase uma química. A personagem tem de ser humana e inteligente. Quando é uma vilã, precisa possuir uma sedução absurda, senão ninguém acredita e a mata antes da hora. Todo mundo tem todos os lados, a não ser que seja muito infeliz.

P - Por que suas personagens, mesmo não sendo protagonistas, costumam ganhar destaque nas histórias?

R - Não tenho essa percepção, mas já ouvi isso de algumas pessoas. O que faço é construir personagens muito humanizadas. Pelo fato de estar com um papel num outro eixo da novela, tenho um tempo maior de elaboração das minhas cenas, consigo estudar. Não preciso dessa ansiedade de estar no núcleo principal. Também vou avançando em função disso.

P - Isso tem acontecido com a Candê desde que ela revelou que não era mãe da Fátima, da Bianca Bin. Como você define este momento da personagem?

R - Ela está cada vez mais solta e à vontade. Com relação à filha Felícia (de Larissa Maciel) e a neta Fátima, era um conflito e tanto na vida dela não falar a verdade, que havia criado a neta como filha. Ela não falava porque não admitia passar por mentirosa. Imagina a menina saber que a mãe mentiu a vida inteira para ela e que era sua avó? A Felícia só tinha 14 anos quando teve o bebê. A Candê assumiu porque a filha implorou. Olha o impasse dessa mulher que é do bem, que não admite mentir e gosta de ajudar as pessoas? No entanto, o que mais tem me emocionado nessa terceira novela com o Silvio de Abreu tem sido conviver com um elenco com Fernanda Montenegro, Cleide Yáconis, Elias Gleiser e Leonardo Villar. É uma geração que viveu o grande momento do teatro brasileiro nas décadas de 50 e 60. São virtuosos esculpidos pelo tempo. A arte precisa desse tempo para ser maturada, é aquele papo meu de voltar às origens, de se enxergar e renascer. (Por Mariana Trigo - TV Press)
Foto: Maria Luíza Dantas/CZN

Serra Negra anuncia a chegada do Coreto Paulista


O secretário de turismo de Serra Negra, Cléber Centini Cassali, informou que o Coreto Paulista – Festival de Bandas naquela cidade terá o Concerto de Lançamento realizado no da 26 de setembro e o festival entre os dias 9 e 12 de outubro.

Organizado pela Secretaria de Estado da Cultura e o Conservatório de Tatuí, com apoio da Prefeitura de Serra Negra, o evento reunirá bandas sinfônicas e tradicionais para oferecer entretenimento de qualidade e discutir o setor. Todas as apresentações serão gratuitas. A diferença para a edição do ano passado é que ao invés de duas semanas de apresentações e workshops, o festival foi reduzido a quatro dias, além do concerto de lançamento.


Fonte: jornal O Serrano

Quatro assaltam supermercado: dois ladrões foram presos


Um supermercado foi assaltado no centro de Tatuí ontem à noite. Quatro homens armados roubaram 1228 reais e fugiram. Durante a fuga houve tiroteio com a polícia e um dos bandidos teve ferimentos nas nádegas.

Dois ladrões foram presos. Um deles era foragido da penitenciária de Iperó. A polícia procura agora os outros dois assaltantes.

Fonte: TV Tem