O “2º Paulo Setúbal Show” e a cerimônia de entrega de prêmio aos vencedores do “Concurso Paulo Setúbal” de Redação; Artes Visuais; Fotografia; Contos; Crônicas e Poesias (foto 2) aconteceram sexta-feira, dia 6, no Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório de Tatuí. O evento que foi organizado pela Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude e contou com cerca de 420 pessoas, incluindo os participantes. Na primeira parte da cerimônia quatro alunas das escolas: EMEF Alan Alvez de Araújo, Bem Me Quer-Positivo, E.E. Ari de Almeida Snisgalli e Colégio Adventista participaram de um game baseado nos livros “Alma Cabocla”, de Paulo Setubal, e “Paulo Setúbal: Sua Vida, Seus Motivos e Sua Técnica”, da professora Leila Sallum Menezes da Silva. As alunas responderam questões formalizadas pelo professor Sergio Schimit e, depois de cinco rodadas, a vencedora foi Bruna Maéli Antunes da Silva (foto 1), do Colégio Adventista. Segundo ela, esta é a segunda vez que participa do “Paulo Setúbal Show”. “No ano de 2008 fiquei em 2º lugar. Este ano estudei bastante, minha família me ajudou, e fiquei muito feliz por ter conseguido”, diz. A jovem recebeu o prêmio de mil reais, além de troféu e certificado de campeã. Já na segunda parte do evento, foram entregues os prêmios para os vencedores do concurso “Paulo Setúbal” das seguintes categorias: Redação - Ensino Fundamental - 1º Lugar: Natália Berger Oliveira; 2º Lugar: Letícia Camargo Coelho; 3º Lugar: Victória Rosália de Andrade; Redação - Ensino Médio - 1º Lugar: Cauê Ribeiro; 2º Lugar: Carolina Pereira de Quevedo; 3º Lugar: Nicole Passerani; Artes Visuais - Ensino Fundamental - 1º Lugar: Fernando Gabriel Mariano Bastos; 2º Lugar: Bruna Pires Corrêa/3º Lugar: Douglas Wesley Pinto; Fotografia - 1º Lugar: Marcos Vinicius Silva de Jesus; 2º Lugar: Lucas Gonzaga Rosa; 3º Lugar: Dalmo Vinicius Mega Fiúza; Contos - 1º Lugar: Henrique José da Silva Bom; 2º Lugar: Ana Valéria Campos de Almeida Pereira; 3º Lugar: Henrriette Effenberger; Crônicas - 1º Lugar: Elizabeth Maria Weinzirl Tafuri; 2º Lugar: Thiago José Rodrigues de Paula; 3º Lugar: Raimundo Nonato Albuquerque Silveira; Poesia - 1º Lugar: Carlota Franco; 2º Lugar: Beatriz Carneiro de Lima Morais; 3º Lugar: Walther Moreira Santos. Todos os prêmios tiveram menções honrosas. O evento teve a presença do secretário Jorge Rizek (da pasta de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude) e do vereador Oséias Rosa e integrou a programação da 68° Semana Paulo Setúbal, que comemora os 184 anos de Tatuí.
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Santa Rita e XI são os campeões da 6ª Taça Cidade Ternura de Futebol para Menores
Os três grandes campeões da 6ª Taça Cidade Ternura de Futebol para Menores foram conhecidos no sábado, dia 7, com as três partidas decisivas sendo disputadas no Estádio Dr. Gualter Nunes, da Associação Atlética XI de Agosto. Um público de cerca de 300 pessoas acompanhou todos os jogos. Na decisão da Sub 12, a Associação Santa Rita venceu por 2 a1 a equipe do Santa Cruz. Já pela Sub 14, o XI de Agosto venceu o Sindicato/Bom de Bola 10 pelo placar de 3 a 1. Na final da Sub 16, o XI de Agosto goleou o Santa Cruz pelo placar de 5 a 1.As medalhas e troféus foram entregues pelo secretário Jorge Rizek (da pasta de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude) e pelo professor Altair Vieira (diretor do Departamento Municipal de Esportes), além de dirigentes esportivos e convidados.Também foram entregues prêmios individuais, nas três categorias em disputa. Na Sub 12, o melhor goleiro foi João Vitor da Silva (Associação Santa Rita) e os artilheiros, todos com 4 gols, foram Matheus H. dos Santos Oliveira (Sindicato/Bom de Bola 10), Marcos Moraes de Oliveira (Sindicato/Bom de Bola 10), José Igor M. Paques (XI de Agosto) e Caio Caresia Machado (Santa Cruz). Na Sub 14, o melhor goleiro foi Igor Augusto (Sindicato/Bom de Bola 10) e o artilheiro, com 6 gols, foi Vitor Rodrigo de Oliveira. Na Sub 16, o melhor goleiro foi Reginaldo Martins Júnior (XI de Agosto) e o artilheiro, com 10 gols, foi Lucas Rafael Silva da Cruz (XI de Agosto).A 6ª Taça Cidade Ternura de Futebol para Menores foi organizada pela Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude..
Célio Valdrighi é novo secretário municipal da Agricultura
Na segunda-feira, dia 9, o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo deu posse ao novo titular da Secretaria Municipal da Agricultura. A posse do engenheiro agrônomo Célio José Valdrighi aconteceu na Casa da Agricultura e contou com a presença dos demais secretários municipais, vereadores e funcionários da Secretaria da Agricultura.Célio Valdrighi, segundo o prefeito Gonzaga, recebeu o convite para integrar o secretariado após um consenso em torno de seu nome, proposto pelos produtores rurais de Tatuí. O novo secretário prometeu dar seqüência nos projetos da Secretaria da Agricultura, como o Balde Cheio, Banco de Alimentos e Mini Usina de Leite, além de buscar idéias e alternativas para a obtenção de recursos para serem aplicados em novos projetos.Célio José Valdrighi - Nasceu em 8 de dezembro de 1950, em Laranjal Paulista. Formou-se engenheiro agrônomo pela Faculdade de Medicina Veterinária e Agronomia de Jaboticabal (atual Unesp), em junho de 1975. Atou no setor privado, na Du Pont do Brasil e Indústrias Monsanto S/A até o final de 1981, quando passou a trabalhar como produtor rural, especializando-se no plantio direto de milho. Durante nove anos foi sócio-proprietário da sociedade empresarial Terra Técnica Planejamentos Ltda., credenciada junto ao Banco do Brasil, cuja atuação era direcionada ao crédito rural. Ocupou, interinamente, o cargo de diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente do município de Quadra.Atualmente, pela segunda vez consecutiva, ocupa o cargo de presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural de Quadra; vice-presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural de Itapetininga, bem como, o de segundo tesoureiro do Sindicato Rural Patronal de Tatuí.
Prefeitura cria controle de pagamento de precatórios
Através do decreto 10.378, de 15 de julho de 2010, o prefeito Gonzaga instituiu na administração pública de Tatuí o livro de controle e registro de ofícios requisitórios de precatórios, comunicando a obrigação de quitá-los e outras providências. O chefe do executivo considerou, entre outros motivos, as normas do Tribunal de Contas do Estado, que juntamente com a Câmara Municipal fazem o controle externo da fiscalização financeira e orçamentária do Município; a necessidade de fixar normas de controle interno e as normas legais e jurisprudenciais sobre o pagamento de precatórios pela ordem cronológica das decisões judiciais transitadas em julgado e comunicadas pelo Tribunal de Justiça ou pelos Tribunais Trabalhistas.
O livro de controle e registro dos ofícios requisitórios estará a cargo da Secretaria de Governo e Negócios Jurídicos, que comunicará a obrigação de quitação à Secretaria da Fazenda e Finanças para inclusão no próximo orçamento ou para pagamento imediato, nos casos considerados de pequeno valor (até 30 salários mínimos), sempre pela ordem de recebimento.
Nos casos em que os procuradores municipais receberem diretamente os precatórios trabalhistas, deve ser mantido um registro próprio da Procuradoria Jurídica.
Apresentação única do Quintal Brasileiro será dia 22 de agosto, com entrada franca
Quintal Brasileiro: rigor técnico e virtuosidade
O Quintal Brasileiro faz no próximo dia 22 de agosto única apresentação no teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório de Tatuí, um equipamento cultural do Governo do Estado de São Paulo. O concerto acontece a partir das 20h30, com entrada franca.
Formado por Luiz Amato (violino), Esdras Rodrigues (violino), Emerson de Biaggi (viola), Adriana Holtz (violoncelo) e Ney Vasconcelos (contrabaixo), o Quintal Brasileiro foi formado no ano de 2002. Ele tem como proposta uma maneirade tocar em que se diluem as fronteiras entre a música instrumental brasileira e a música erudita, aliando a espontaneidade e o prazer de tocar do músico popular ao rigor técnico e virtuosidade do músico erudito. A natureza do trabalho está implícita no nome “Quintal", que remete à idéia de um espaço prazeroso para experiências musicais criativas.
Todos os integrantes trabalham em orquestras e universidades em posição de destaque e decidiram se dedicar a este trabalho inédito, interpretando um repertório diferenciado e inovador, dentro desse espírito de pesquisa. O grupo tem se apresentado em várias cidades e eventos de relevância cultural com excelente acolhida do público, que atestam a sua versatilidade e inovação.
O quinteto tem gravado o CD “Abstrações” (2006) e, ainda, participou da gravação do CD de música contemporânea “Novos Universos Sonoros”. Neste ano, esperam lançar o segundo CD.
O Quintal Brasileiro já dividiu o palco do Auditório Ibirapuera com Egberto Gismonti, participou das séries de concerto SESC Instrumental, do Museu da Casa Brasileira e do SESI São Paulo. Em 2009 participou ao vivo no espetáculo “Passanoite” da Companhia de Dança do Estado de São Paulo. Realizou shows com o grupo Izaías e Seus Chorões na UNICAMP e no SESC Pinheiros. O grupo foiselecionado em primeiro lugar, entre aproximadamente 300 grupos, ao prêmio PROAC Circulação de Música, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Por conta deste prêmio realiza seis concertos em cidades do estado de São Paulo, entre eles, este em Tatuí.
No programa do concerto estão obras de Paulinho da Viola (“Choro Negro”), Larry Morey(“Some Day My Prince Will Come”), Caito Marcondes (“Miguel de Carrinho Novo”), Ney Vasconcelos (“Baião para Cordas”), Béla Bartók (“M153”), Edmundo Villani-Côrtes (“Choro Patético”), Jacob do Bandolim (“Vibrações”), Heitor Villa-Lobos (“Embolada”), além do Hino Nacional Brasileiro, de Francisco Manuel da Silva.
Os músicos
Luiz Amato, violino - Nasceu em São Paulo. Bacharel em Música pela USP, concluiu mestrado no New England Conservatory em Boston (EUA). Em 1996 doutorou-se pela Universidade da Califórnia em Santa Barbara (EUA) e durante esse período foi membro do quarteto em residência desta universidade, com o qual participou de vários festivais e concertos pelos Estados Unidos e Europa. De volta ao Brasil, integrou-se como spalla da Camerata Novo Horizonte e Orquestra de Câmara São Paulo. Durante três anos foi spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e por dois anos, da Amazonas Filarmônica. Foi membro do premiado Quarteto de Cordas Cidade São Paulo. Hoje, é professor da UNESP.
Esdras Rodrigues, violino - Nasceu em Jundiaí. Graduou-se em violino pela UNICAMP e atuou por muitos anos junto a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra da UNICAMP. Em 1990 permaneceu por 8 anos nos Estados Unidos desenvolvendo trabalho teórico sobre a obra violinística do compositor Francisco Mignone e obtendo os títulos de Mestre e Doutor em Violin Performance na Boston University. Hoje é professor de violino e música de câmara na UNICAMP. Tem se apresentado como solista e com os grupos Armônico Tributo, Harmonia Universalis e grupo Carcoarco.
Emerson de Biaggi, viola - Nasceu em São Paulo. Estudou violino com a professora Lola Benda e viola sob orientação
do prof. Johannes Oelsner. Bacharel em Música pela USP. Integrante do grupo instrumental brasileiro “Aquilo del Nisso” que participou do Free Jazz Festival de 1989. Realizou o curso de Mestrado na Boston University (1992) e cursou Doutorado na Universidade da California (EUA). De volta ao Brasil integrou a Orquestra Sinfônica Estadual de São Paulo (OSESP). Hoje é professor de viola e música de câmara no Instituto de Artes da UNICAMP.
Adriana Holtz, violoncelo - Nasceu em Sorocaba, São Paulo. Iniciou seus estudos de violoncelo no SESC Consolação em 1987 e cursou o Conservatório Dr. Carlos de Campos, em Tatuí. Participou dos Festivais de Música de Curitiba, Londrina, Tatuí e Campos do Jordão. Graduou-se em Licenciatura em Música na USP. Foi primeiro violoncelo da Orquestra Experimental de Repertório, integrante da Orquestra Jazz Sinfônica, Camerata Fukuda , Grupo Cello em Sampa e da Orquestra de Câmara Villa Lobos. Formou-se pianista pelo Conservatório Musical Villa Lobos em
Osasco. Desde 1997 é violoncelista da OSESP.
Ney Vasconcelos, contrabaixo - Nasceu em Camocim, Ceará. Efetivou seus estudos de contrabaixo no Conservatório de Tatuí (SP), sob a orientação do prof. Sérgio de Oliveira. Foi integrante da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Santo André e Orquestra Experimental de Repertório, nesta última como chefe do naipe de contrabaixos. Participou da Camerata Fukuda durante boa parte da década de 90 e integra o naipe de contrabaixos da OSESP desde 1993.
SERVIÇO
QUINTAL BRASILEIRO
22 DE AGOSTO – 20H30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Centro – Tatuí-SP
Entrada franca
Informações: 15 3205-8444 / www.conservatoriodetatui.org.br
Crédito da foto: Gladstone Campos
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Ani+ promove 2ª Feira de Adoção de Animais no dia 22
A “Ani+”, uma Oscip - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - criada a partir do trabalho de protetores e criadores de animais do município, promove no próximo dia 22, a “2ª Feira de Adoção de Animais”. O evento será realizado no período das 9h às 13h, na Center Cão, situada na Avenida Salles Gomes.
Fonte: Redação Central de Rádio
LEI QUE PROÍBE QUEIMADAS ESTÁ EM VIGOR
A lei que proíbe a realização de queimadas no município de Tatuí, originada a partir de um projeto apresentado pelo vereador Vicente Menezes (PT) na Câmara Municipal, recebeu sanção do prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo. Para o vereador, esta lei deverá se tornar um marco no setor ambiental da cidade, trazendo saúde e qualidade de vida para todos. Os cientistas apontam as queimadas como responsáveis por cerca de 70% das emissões de gás carbônico do Brasil. Pesquisas mostram ainda que as nuvens de fumaça chegam a bloquear cerca de 20% da luz solar, reduzindo as chuvas. É comum as queimadas ocasionarem acidentes em vias públicas e estradas, devido a problemas de visibilidade causados pela fumaça. O vereador Vicente destaca também que, no período das queimadas, os postos de saúde e hospitais recebem mais pacientes com problemas como asma, bronquite e hipertensão. Por fim, lembra que as queimadas são nocivas à agricultura e podem provocar o esgotamento dos nutrientes do solo.
VICENTÃO QUER TRANSMISSÃO AO VIVO DE SESSÕES
Na terça-feira, dia 3, a Câmara Municipal de Tatuí reiniciou seus trabalhos legislativos e realizou a primeira sessão do segundo semestre, após o recesso de julho, sob a presidência do vereador José Tarcísio Ribeiro (PSDB). Nesta reunião, o parlamentar Vicente Menezes (PT) apresentou requerimento, direcionado à presidência da Casa de Leis, solicitando esforços, no sentido de implantar um sistema de “WEB TV”, que “possa não somente democratizar e amplificar as informações desta Casa, como transmitir ao vivo, todas as terças-feiras, os trabalhos legislativos”. Esta ideia surgiu a partir da apresentação de uma proposta ao Poder Legislativo, denominada “TV Câmara”, já implantada em dezoito Câmaras Municipais paulistas. O presidente Tarcísio informou que a proposta será estudada junto aos demais vereadores, para verificar a sua viabilidade.
Escritora tatuiana expõe na Bienal do Livro
O PROGRESSO DE TATUÍ - Dois trabalhos da pedagoga tatuiana Raquel Prestes estarão expostos na 21ª Bienal Internacional do Livro, que acontece em São Paulo entre os dias 12 e 22 deste mês. Os livros “Vamos Jogar?” e “Ovelha Raquel” serão colocados à exposição – e à venda – no estande da editora Nova América, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.
“Fiquei sabendo da novidade esta semana, por meio da editora, que me enviou um convite, e estou muito lisonjeada”, declarou a escritora. Prestes deve comparecer à Bienal somente como visitante. “Não farei sessão de autógrafos, prefiro me infiltrar com o público, conhecer as novidades e ver a reação dos outros sobre os meus livros”, disse.
A exposição é a segunda novidade anunciada pela tatuiana. Recentemente, a editora da pedagoga negociou a venda de 8.000 exemplares dos livros com a Prefeitura de Belo Horizonte, em Minas Gerais. “Estou muito contente com os resultados”, declarou.
“Vamos Jogar?” é o segundo livro publicado por Prestes. A tatuiana já havia escrito, no mesmo ano, em 2007, a obra infantil “O Menino Passou por Aqui”, pela editora Petra. O primeiro livro, contemplado pelo então PAC (Programa de Ação Cultural) do governo do Estado de São Paulo, conta as aventuras de um garoto que gosta de descobrir o mundo através do seu movimento; o segundo, traz um polvo como personagem principal e a inclusão social como tema.
A pedagoga publicou, ainda, uma terceira obra, denominada “Ovelha Raquel”, que tem como pano de fundo a autoestima. Fruto de uma série de contos escritos pela professora, o livro foi lançado quase seis meses depois de “Vamos Jogar?”, colocado à venda em dezembro de 2007.
Em todas as suas obras, a pedagoga traz um estilo peculiar das publicações voltadas ao mundo infantil: muitas figuras e pouco texto. A ideia, segundo ela, é que as ilustrações agucem a imaginação e contribuam para o desenvolvimento intelectual das crianças.
domingo, 8 de agosto de 2010
Metalúrgico pede 12% de aumento acima da inflação
Ricardo Gallo
http://colunistas.ig.com.br/ricardogallo
Os metalúrgicos estão próximos das datas-base e as reivindicações salariais chegam a ultrapassar a inflação em mais de 12%. O ritmo mais acelerado da economia e os números recordes de produção e venda de veículos e peças no começo do ano dão aos sindicalistas a justificativa para pedir mais. A demanda por salários maiores num momento em que a economia cresce a um ritmo seis vezes maior que em igual período do ano passado conseguiu até unir rivais históricos do movimento sindical.
Dono do maior reajuste salarial do ano passado, o sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos reivindica este ano 17,45% de aumento. Em 2009, pediu 14,65% e conquistou 8,3%. Segundo Vivaldo Moreira, presidente da entidade, “a situação está ainda mais favorável para uma vitória”.
Para arregimentar mais forças, o sindicato, cujos dirigentes são ligados a partidos como P-SOL e PSTU, deixou de lado as disputas políticas e ideológicas. Na semana passada, promoveu reunião com membros da Força Sindical e CGTB, centrais que abocanham fatias do imposto sindical e que apoiam o governo. Juntos, selaram acordo de campanha salarial unificada. Os sindicatos de São Caetano do Sul e Tatuí, filiados à Força Sindical, e de São Carlos, da CGTB, tambem vão pedir 17,45% de aumento, assim como os metalúrgicos de Campinas, Limeira e Santos.
“Uma união como essa é inédita no movimento sindical. A questão que colocamos é aumento salarial num ano de crescimento extraordinário do país. Não há espaço para disputas políticas quando falamos de dinheiro no bolso do trabalhador”, diz Moreira.
Os 131 mil metalúrgicos de Curitiba e São José dos Pinhais (PR), que garantiram reajuste semelhante ao de São José dos Campos no ano passado, quando o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,2%, querem mais em 2010. Segundo Jamil D’Ávila, vice-presidente do sindicato, o reajuste real negociado está entre 5% e 6%.
“Não aceitaremos menos que isso. No ano passado, o setor estava muito aquecido, graças aos incentivos fiscais, mas o país como um todo ainda estava fraco. Agora, não só a indústria automobilística continua forte, como a economia está toda acelerada. Não tem desculpa”, diz D’Ávila.
O sindicato se baseia em levantamento realizado pela subseção de Curitiba do Dieese, que aponta resultados mais expressivos da indústria automobilística no Paraná em relação ao resto do país. O estudo mostra que, enquanto a produção total de veículos aumentou 19,4% no primeiro semestre deste ano sobre igual período do ano passado, a produção das três montadoras no Paraná (Volvo, Renault e Volkswagen) foi 25,3% maior.
Na Volvo, montadora que fabrica caminhões e ônibus no Paraná, a produção no primeiro semestre foi 111,8% maior que entre janeiro e junho do ano passado – quase o dobro da produção de veículos comerciais pesados no país, que, na mesma comparação, cresceu 61%, segundo o Dieese. Mesmo que as montadoras não tenham força para manter esse ritmo ao longo do ano, diz Cid Cordeiro, supervisor do Dieese em Curitiba, a produção em 2010 terá aumento significativo na comparação com 2009.
Com 12 sindicatos metalúrgicos filiados em São Paulo, a Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (FEM-CUT) apresenta pauta menos ambiciosa, mas Valmir Marques, o Biro-Biro, presidente da entidade, afirma que “o número que colocamos nas mesas de negociação com os patrões é bem maior que o conquistado no ano passado”. Em 2009, os quase 250 mil metalúrgicos representados pela FEM-CUT em São Paulo obtiveram aumento de 2% além da inflação.
O acordo no ano passado, liderado pelos metalúrgicos do ABC – que representam 100 mil trabalhadores – não agradou o sindicato dos metalúrgicos de Taubaté, com base 80% menor. Na oportunidade, o sindicato de Taubaté negociou, além do aumento de 2%, um abono de R$ 2,8 mil, depois estendido aos outros 11 sindicatos da FEM-CUT.
http://colunistas.ig.com.br/ricardogallo
Os metalúrgicos estão próximos das datas-base e as reivindicações salariais chegam a ultrapassar a inflação em mais de 12%. O ritmo mais acelerado da economia e os números recordes de produção e venda de veículos e peças no começo do ano dão aos sindicalistas a justificativa para pedir mais. A demanda por salários maiores num momento em que a economia cresce a um ritmo seis vezes maior que em igual período do ano passado conseguiu até unir rivais históricos do movimento sindical.
Dono do maior reajuste salarial do ano passado, o sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos reivindica este ano 17,45% de aumento. Em 2009, pediu 14,65% e conquistou 8,3%. Segundo Vivaldo Moreira, presidente da entidade, “a situação está ainda mais favorável para uma vitória”.
Para arregimentar mais forças, o sindicato, cujos dirigentes são ligados a partidos como P-SOL e PSTU, deixou de lado as disputas políticas e ideológicas. Na semana passada, promoveu reunião com membros da Força Sindical e CGTB, centrais que abocanham fatias do imposto sindical e que apoiam o governo. Juntos, selaram acordo de campanha salarial unificada. Os sindicatos de São Caetano do Sul e Tatuí, filiados à Força Sindical, e de São Carlos, da CGTB, tambem vão pedir 17,45% de aumento, assim como os metalúrgicos de Campinas, Limeira e Santos.
“Uma união como essa é inédita no movimento sindical. A questão que colocamos é aumento salarial num ano de crescimento extraordinário do país. Não há espaço para disputas políticas quando falamos de dinheiro no bolso do trabalhador”, diz Moreira.
Os 131 mil metalúrgicos de Curitiba e São José dos Pinhais (PR), que garantiram reajuste semelhante ao de São José dos Campos no ano passado, quando o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,2%, querem mais em 2010. Segundo Jamil D’Ávila, vice-presidente do sindicato, o reajuste real negociado está entre 5% e 6%.
“Não aceitaremos menos que isso. No ano passado, o setor estava muito aquecido, graças aos incentivos fiscais, mas o país como um todo ainda estava fraco. Agora, não só a indústria automobilística continua forte, como a economia está toda acelerada. Não tem desculpa”, diz D’Ávila.
O sindicato se baseia em levantamento realizado pela subseção de Curitiba do Dieese, que aponta resultados mais expressivos da indústria automobilística no Paraná em relação ao resto do país. O estudo mostra que, enquanto a produção total de veículos aumentou 19,4% no primeiro semestre deste ano sobre igual período do ano passado, a produção das três montadoras no Paraná (Volvo, Renault e Volkswagen) foi 25,3% maior.
Na Volvo, montadora que fabrica caminhões e ônibus no Paraná, a produção no primeiro semestre foi 111,8% maior que entre janeiro e junho do ano passado – quase o dobro da produção de veículos comerciais pesados no país, que, na mesma comparação, cresceu 61%, segundo o Dieese. Mesmo que as montadoras não tenham força para manter esse ritmo ao longo do ano, diz Cid Cordeiro, supervisor do Dieese em Curitiba, a produção em 2010 terá aumento significativo na comparação com 2009.
Com 12 sindicatos metalúrgicos filiados em São Paulo, a Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (FEM-CUT) apresenta pauta menos ambiciosa, mas Valmir Marques, o Biro-Biro, presidente da entidade, afirma que “o número que colocamos nas mesas de negociação com os patrões é bem maior que o conquistado no ano passado”. Em 2009, os quase 250 mil metalúrgicos representados pela FEM-CUT em São Paulo obtiveram aumento de 2% além da inflação.
O acordo no ano passado, liderado pelos metalúrgicos do ABC – que representam 100 mil trabalhadores – não agradou o sindicato dos metalúrgicos de Taubaté, com base 80% menor. Na oportunidade, o sindicato de Taubaté negociou, além do aumento de 2%, um abono de R$ 2,8 mil, depois estendido aos outros 11 sindicatos da FEM-CUT.
Coral da Cidade apresenta ‘Cordel do Lampião’
O Coral da Cidade “José dos Santos”, um grupo mantido por meio de parceria entre a Prefeitura de Tatuí e o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” – um equipamento cultural do Governo do Estado de São Paulo –, apresenta no próximo dia 24 de agosto o musical “Cordel do Lampião”. A apresentação terá entrada franca e acontece a partir das 20h30.
O musical tem direção artística de Cibele Sabioni, participações especiais de José Zula e Sidney Gama Filho e figurinos e direção cênica de Cildete Saroba e Pedro Couto. Os ingressos poderão ser retirados com até uma semana de antecedência na bilheteria do teatro Procópio Ferreira.
“Cordel do Lampião”, cuja estreia ocorreu no início deste mês dentro da programação do aniversário da cidade, foi inspirado na idéia original do cordel, poesia popular nordestina. Para ser vendida, conta com o canto entoado pelo cordelista para chamar a atenção da sua clientela. “No nordeste do Brasil esta tradição de pendurar os pequenos livretos para serem vendidos, vinda de Portugal, não perdurou. Mas a tradição de cantar algumas estrofes para que os clientes conheçam o cordel e os compre, permanece até os dias de hoje”, conta a maestrina Cibele Sabioni. “O Cordel que estamos preparando trata da morte de Lampião e sua busca para encontrar um lugar para ficar após sua transição. Ele foi escrito por José Pacheco e tem como principal característica a história de gracejo”, destacou ele.
Serão 31 estrofes entrelaçadas por canções regionais nordestinas, cantadas e encenadas pelos cantores do Coral da Cidade que, para contar a aventura de Lampião, estão vencendo o grande desafio de memorizar todas as canções e encenar.
O musical tem participação de José Zula, professor do Conservatório de Tatuí que atuará como ator principal do Cordel e como regente convidado na obra “Caturité”, peça que compõe o musical e foi arranjada por ele. O pianista Sidney Gama Filho é responsável pelos arranjos instrumentais de todo o Cordel.
O Coral da Cidade “José dos Santos” é formado por pessoas da comunidade de Tatuí e de outras cidades da região, mantido por meio de parceria entre a Prefeitura de Tatuí e o Conservatório de Tatuí, que oferece a estrutura necessária para os ensaios e as apresentações.
SERVIÇO
Coral da Cidade “José dos Santos” em “Cordel do Lampião”
Cibele Sabioni, regente
Dia 24 de agosto – Terça-feira – 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí-SP
Entrada franca
Ingressos podem ser retirados com até uma semana de antecedência na bilheteria do teatro, de terça a sexta, das 15h às 19h e nos dias de eventos até as 21h30
Informações: 15 32058444
Quintal Brasileiro: rigor técnico e virtuosidade
O Quintal Brasileiro faz no próximo dia 22 de agosto única apresentação no teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório de Tatuí, um equipamento cultural do Governo do Estado de São Paulo. O concerto acontece a partir das 20h30, com entrada franca.
Formado por Luiz Amato (violino), Esdras Rodrigues (violino), Emerson de Biaggi (viola), Adriana Holtz (violoncelo) e Ney Vasconcelos (contrabaixo), o Quintal Brasileiro foi formado no ano de 2002. Ele tem como proposta uma maneirade tocar em que se diluem as fronteiras entre a música instrumental brasileira e a música erudita, aliando a espontaneidade e o prazer de tocar do músico popular ao rigor técnico e virtuosidade do músico erudito. A natureza do trabalho está implícita no nome “Quintal", que remete à idéia de um espaço prazeroso para experiências musicais criativas.
Todos os integrantes trabalham em orquestras e universidades em posição de destaque e decidiram se dedicar a este trabalho inédito, interpretando um repertório diferenciado e inovador, dentro desse espírito de pesquisa. O grupo tem se apresentado em várias cidades e eventos de relevância cultural com excelente acolhida do público, que atestam a sua versatilidade e inovação.
O quinteto tem gravado o CD “Abstrações” (2006) e, ainda, participou da gravação do CD de música contemporânea “Novos Universos Sonoros”. Neste ano, esperam lançar o segundo CD.
O Quintal Brasileiro já dividiu o palco do Auditório Ibirapuera com Egberto Gismonti, participou das séries de concerto SESC Instrumental, do Museu da Casa Brasileira e do SESI São Paulo. Em 2009 participou ao vivo no espetáculo “Passanoite” da Companhia de Dança do Estado de São Paulo. Realizou shows com o grupo Izaías e Seus Chorões na UNICAMP e no SESC Pinheiros. O grupo foiselecionado em primeiro lugar, entre aproximadamente 300 grupos, ao prêmio PROAC Circulação de Música, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Por conta deste prêmio realiza seis concertos em cidades do estado de São Paulo, entre eles, este em Tatuí.
No programa do concerto estão obras dePaulinho da Viola (“Choro Negro”), Larry Morey (“Some Day My Prince Will Come”),Caito Marcondes (“Miguel de Carrinho Novo”), Ney Vasconcelos (“Baião para Cordas”), Béla Bartók (“M153”), Edmundo Villani-Côrtes (“Choro Patético”), Jacob do Bandolim (“Vibrações”), Heitor Villa-Lobos (“Embolada”), além do Hino Nacional Brasileiro, de Francisco Manuel da Silva.
Os músicos
Luiz Amato, violino - Nasceu em São Paulo. Bacharel em Música pela USP, concluiu mestrado no New England Conservatory em Boston (EUA). Em 1996 doutorou-se pela Universidade da Califórnia em Santa Barbara (EUA) e durante esse período foi membro do quarteto em residência desta universidade, com o qual participou de vários festivais e concertos pelos Estados Unidos e Europa. De volta ao Brasil, integrou-se como spalla da Camerata Novo Horizonte e Orquestra de Câmara São Paulo. Durante três anos foi spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e por dois anos, da Amazonas Filarmônica. Foi membro do premiado Quarteto de Cordas Cidade São Paulo. Hoje, é professor da UNESP.
Esdras Rodrigues, violino - Nasceu em Jundiaí. Graduou-se em violino pela UNICAMP e atuou por muitos anos junto a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra da UNICAMP. Em 1990 permaneceu por 8 anos nos Estados Unidos desenvolvendo trabalho teórico sobre a obra violinística do compositor Francisco Mignone e obtendo os títulos de Mestre e Doutor em Violin Performance na Boston University. Hoje é professor de violino e música de câmara na UNICAMP. Tem se apresentado como solista e com os grupos Armônico Tributo, Harmonia Universalis e grupo Carcoarco.
Emerson de Biaggi, viola - Nasceu em São Paulo. Estudou violino com a professora Lola Benda e viola sob orientação
do prof. Johannes Oelsner. Bacharel em Música pela USP. Integrante do grupo instrumental brasileiro “Aquilo del Nisso” que participou do Free Jazz Festival de 1989. Realizou o curso de Mestrado na Boston University (1992) e cursou Doutorado na Universidade da California (EUA). De volta ao Brasil integrou a Orquestra Sinfônica Estadual de São Paulo (OSESP). Hoje é professor de viola e música de câmara no Instituto de Artes da UNICAMP.
Adriana Holtz, violoncelo - Nasceu em Sorocaba, São Paulo. Iniciou seus estudos de violoncelo no SESC Consolação em 1987 e cursou o Conservatório Dr. Carlos de Campos, em Tatuí. Participou dos Festivais de Música de Curitiba, Londrina, Tatuí e Campos do Jordão. Graduou-se em Licenciatura em Música na USP. Foi primeiro violoncelo da Orquestra Experimental de Repertório, integrante da Orquestra Jazz Sinfônica, Camerata Fukuda , Grupo Cello em Sampa e da Orquestra de Câmara Villa Lobos. Formou-se pianista pelo Conservatório Musical Villa Lobos em
Osasco. Desde 1997 é violoncelista da OSESP.
Ney Vasconcelos, contrabaixo - Nasceu em Camocim, Ceará. Efetivou seus estudos de contrabaixo no Conservatório de Tatuí (SP), sob a orientação do prof. Sérgio de Oliveira. Foi integrante da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Santo André e Orquestra Experimental de Repertório, nesta última como chefe do naipe de contrabaixos. Participou da Camerata Fukuda durante boa parte da década de 90 e integra o naipe de contrabaixos da OSESP desde 1993.
SERVIÇO
QUINTAL BRASILEIRO
22 DE AGOSTO – 20H30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Centro – Tatuí-SP
Entrada franca
Informações: 15 3205-8444 / www.conservatoriodetatui.org.br
Crédito da foto: Gladstone Campos
Sinfônica do Conservatório de Tatuí recebe Alex Klein
Reconhecido como um dos mais renomados músicos eruditos que o Brasil já produziu, o maestro e oboísta Alex Klein apresenta-se com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí no próximo dia 14 de agosto – um sábado -, no teatro Procópio Ferreira, em Tatuí. Será a primeira apresentação do artista junto ao grupo artístico-pedagógico do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, uma instituição de ensino musical do Governo de São Paulo.
Em sua primeira participação frente ao grupo que une músicos profissionais a alunos-bolsistas de nível avançado, Alex Klein atuará como regente e solista. No programa, estão duas obras do Padre José Maurício Nunes Garcia (“Abertura em Ré” e “Abertura Zemira”), além do “Concerto para Oboé”, de Haydn, e da “Sinfonia nº 5 em Si-Bemol”, de Schubert.
Além deste concerto, o maestro Alex Klein atuará como regente frente à Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí em outras duas ocasiões, nos dias 4 e 7 de setembro, dentro da programação do 3º Encontro Internacional de Cordas. No dia 4, a orquestra terá como solista a violinista Elisa Fukuda e, no dia 7, o contrabaixista romeno Katalin Rotaru.
Desde o início deste ano, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí vem recebendo como maestros convidados regentes destacados da cena nacional e internacional. Dentre eles, estiveram Roberto Tibiriçá, Fabio Zanon, Abel Rocha e WagnerPolistchuk, que esteve à frente do grupo no último sábado, 31, em apresentação que marcou o encerramento do Festival de Inverno de Campos de Jordão, na cidade de Campos do Jordão. O concerto foi acompanhado por cerca de 2.500 pessoas segundo a organização do evento.
Criada no ano de 1985, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí é ferramenta importante no processo de profissionalização de músicos. Como alunos do Conservatório de Tatuí, nela já atuaram importantes músicos da cena nacional – alguns deles, atuais integrantes de orquestras como a Osesp. É, ainda, um dos principais grupos da instituição que completa 56 anos de fundação no próximo dia 11 de agosto.
Alex Klein
Artista com livre trânsito nas mais importantes salas de concerto internacionais, diretor artístico do Festival Internacional de Música de Câmara em São Paulo - Oferenda Musical, é também maestro do Festival Sunflower (Kansas, EUA), maestro do Festival de Música de Saint Berthélémy (Antilhas Francesas), Diretor Artístico do FEMUSC (Festival de Música de Santa Catarina) e se apresenta regularmente como regente convidado e solista junto às melhores orquestras, em diversos países.
Foi vencedor do Prêmio Grammy em 2002 como melhor solista instrumental pela gravação do Concerto para Oboé, de Richard Strauss, sob regência de Daniel Barenboim e Orquestra Sinfônica de Chicago, assim como conquistou o Primeiro Prêmio no Concurso Internacional de Genebra – um dos mais prestigiosos do cenário musical. Além desses prêmios, Klein venceu o Concurso Internacional de Oboé de Tóquio, Concurso Internacional de Oboé Fernand Gillet (EUA), Concurso Jovens Solistas do Festival de Música de Aspen, Concurso do Conservatório de Música de Oberlin (EUA), Concurso Internacional Primavera de Praga e Concurso Internacional de Oboé de Nova York, além de vários prêmios no Brasil.
De 1995 a 2004 ocupou o cargo de primeiro oboé da Orquestra Sinfônica de Chicago, apresentando-se também como solista da Orquestra da Filadélfia, da Suisse Romande e dividindo o palco com solistas como Pinchas Zukerman e Itzhak Perlman. Dentre os maestros com quem já atuou, destaque para Daniel Barenboim, Pierre Boulez, Sir Georg Solti e Plácido Domingo.
Sua extensa discografia inclui os concertos para oboé e cordas de Vivaldi, obras de Schubert, Hummel, Tellemann, Bach, Albinoni, Britten, Martinu, Strauss, Bliss, entre outros.
Foi Diretor Artístico da Oficina de Música de Curitiba entre 2001 e 2005 e participa regularmente de grandes festivais internacionais como o Instrumenta Verano (México), Festival de Oboé Alex Klein (China), Festival de Música de Aspen (EUA), Festival Internacional de Música de Santa Maria da Feira (Portugal), Festival de Música do Pacífico (Japão), Festival de Música de Santa Fé (EUA), dentre muitos outros.
Sua extensa discografia inclui os concertos para oboé e cordas de Vivaldi, obras de Schubert, Hummel, Tellemann, Bach, Albinoni, Britten, Martinu, Strauss, Bliss, entre outros.
Foi Diretor Artístico da Oficina de Música de Curitiba entre 2001 e 2005 e participa regularmente de grandes festivais internacionais como o Instrumenta Verano (México), Festival de Oboé Alex Klein (China), Festival de Música de Aspen (EUA), Festival Internacional de Música de Santa Maria da Feira (Portugal), Festival de Música do Pacífico (Japão), Festival de Música de Santa Fé (EUA), dentre muitos outros.
Alex Klein ministra regularmente masterclasses na Juilliard School of Music, nos Conservatórios Nacionais de Paris e Lyon (França) e no Conservatório Central de Música de Pequim (China).
Veja os vencedores dos prêmios Paulo setúbal
JORGE RIZEK, em O PROGRESSO DE TATUÍ, com acréscimos - Ontem, sexta-feira aconteceu a cerimônia de entrega de prêmios do Concurso Paulo Setúbal 2010, no Teatro Procópio Ferreira. Antes da cerimônia, aconteceu o Paulo Setúbal Show.
Eis os premiados:
Paulo Setúbal Show - Campeã: Bruna Maéli Antunes da Silva (foto) - Colégio Adventista de Tatuí.
Artes Visuais – 1º Lugar: “Reved’ Amour” Fernando Gabriel M.Bastos – Escola: Profª Teresinha V. de C. Barros, 2º Lugar: “Reved’ Amour” Bruna Pires Corrêa Escola: Accácio Vieira de Camargo, 3º Lugar: “Férias de Julho” Douglas Wesley Pinto Escola: Accácio Vieira de Camargo.
Menções Honrosas: 1º Giovana Brusetti Cintra Escola: Profª Teresinha Veira de Camargo Barros, 2º Heliab de Meira Escola: Maria Eli da S. Camargo, 3º Fábio Wesley Fernandes Escola: Eugenio Santos, 4º Ariele Gonçalves Nogueira da Silva Escola: Magaly Azambuja de Toledo, 5º Giovana Cristina de Camargo Nunes Escola: Accácio Vieira de Camargo, 6º Letícia Camargo Coelho Escola: Bem Me Quer – Positivo, 7º Roberto Gonzaga de Oliveira Scarparo Escola: Bem Me Quer - Positivo
Júri – Mingo Jacob, Jaime Pinheiro, Vila, Barth e Raquel Fayad.
Fotografia – 1º Lugar:Foto: A Fazenda Fotógrafo: Marcos Vinicius Silva de Jesus, 2º Lugar: Foto: Vida Campônia Fotógrafo: Lucas Gonzaga Rosa, 3º Lugar: Foto: Minha Terra de Volta Fotógrafo: Dalmo Vinicius Mega Fiuza
Menções Honrosas: 1ª - Foto: Nhá Carola Fotógrafo: Carolina Pereira Quevedo, 2ª Foto: Nhá Carola Fotógrafo: Fabrício José Antunes da Silva, 3ª Foto: Minha Terra Minha Vida Fotógrafo: Felipe Rocha Mega.
Júri – Fábio Cabrera, Fernando Foster, Rodrigo Rodrigues, Evandro Ananias e Thony Guedes.
Redação Ensino Fundamental – 1º Lugar: Natália Berger Oliveira Colégio: Bem Me Quer – Positivo, 2º Lugar: Velhos Tempos Letícia Camargo Coelho –
Colégio: Bem Me Quer – Positivo, 3º Lugar: Minha Vida Victória Rosalia de Andrade Colégio: Bem Me Quer – Positivo.
Redação Ensino Médio: 1º Lugar: Obra: A Essência de Nossas Almas Aluno(a): Cauê Ribeiro Colégio: Bem Me Quer – Positivo, 2º Lugar: Obra: Um Olhar Sobre o Nosso eu Caboclo Aluno(a): Carolina Pereira de Quevedo Colégio: Ideal, 3º Lugar: Obra: Despedida Aluno(a): Nicole Passerani Colégio: Bem Me Quer – Positivo.
Menções Honrosas: 1º - Obra: A Terra de Paulo Setúbal Aluno(a): Camila Marques Aguiar Colégio: Bem Me Quer – Positivo. 2º: Obra: Espera Aluno(a): Rayssa Miranda Colégio: Bem Me Quer – Positivo. 3º: Obra: Lembranças Aluno(a): Thais Cristina de Oliveira Colégio: Bem Me Quer – Positivo
Contos – 1º Lugar: Obra: A Tocaia Autor(a): Henrique José da Silva Bom Cidade: Nova Friburgo – Rio de Janeiro, 2º Lugar: Obra: As Hortênsias Azuis
Autor(a): Ana Valéria Campos de Almeida Pereira Cidade: Tatuí – São Paulo, 3º Lugar: Obra: Navegar é Preciso Autor(a): Henrriette Effenberger Cidade: Bragança Paulista – São Paulo.
Menção Honrosa: Obra: Folhas Secas e Versos Livres Autor(a): Dora Oliveira Cidade: Ipatinga – Minas Gerais.
Crônicas – 1º Lugar: Facilidades da Vida Moderna Elizabeth Maria Weinzirl Tafuri Cidade: São Paulo, 2º LugarJá Que Tudo é Descartável Thiago José Rodrigues de Paula Cidade: Barbacena – Minas Gerais, 3º Lugar: Extrema Esquerda Raimundo Nonato Albuquerque Silveira Cidade: Fortaleza – Ceará.
Menção Honrosa: Confiteor Autor(a): André Telucazu Kondo Cidade: Jundiaí – São Paulo.
Poesia – 1º Lugar: Obra: Nome de Tatuí Autor(a): Carlota Franco Cidade: Tatuí – São Paulo, 2º Lugar: Obra: Composição de Palavras Autor(a): Beatriz Carneiro de Lima Morais Cidade: São Paulo, 3º Lugar: Obra: Tão Cedo Autor(a): Walther Moreira Santos Cidade: Vitória de Santo Antão – Pernambuco.
Menção Honrosa: Obra: Pela Verdade dos Fatos Autor(a): Odemir Paim Perez Júnior Cidade: Santa Maria – Rio Grande do Sul
Júri – Rodrigo Ricardo Rodrigues, Sueli Aduan e Marines Bastos.
Prefeito diz que vai recorrer da decisão do Tribunal de Contas
O PROGRESSO DE TATUÍ - O prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo anunciou que vai recorrer de decisão do TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), que julgou, no mês passado, irregulares a licitação e o contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa Proposta Engenharia e Edificações Ltda. para os serviços de coleta, transporte e descarga de lixo, ao negar provimento ao recurso apresentado pelo Executivo em 2008.
Naquele ano, a Prefeitura havia sido condenada pela 2ª Câmara do TCE ao pagamento de 300 Ufesps (unidades fiscais do Estado de São Paulo), equivalente a R$ 5.000. A sentença foi publicada no dia 21 do mês passado, após julgamento de recurso apresentado pelo Executivo.
O prefeito buscava reverter decisão da 2ª Câmara, que julgou irregular a concorrência e o contrato, celebrado no dia 15 de maio de 2006, no valor de R$ 3,51 milhões e válido por 30 meses. Para o TCE, houve falhas no edital de licitação, como a ausência da publicação “em jornal diário de grande circulação no Estado”, a exigência do visto do Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) do Estado de São Paulo e a falta de um parecer jurídico para que o processo fosse realizado. A Prefeitura teria ainda deixado de cumprir instruções do TCE ao atrasar o envio e não remeter documentação.
No acórdão, o Tribunal aponta, ainda, a existência de “impropriedades”, como comprovação de capital mínimo e de garantia contratual, calculados sobre o total do período do contrato (30 meses) por parte das empresas concorrentes. Também cita que houve “ausência de pesquisa de preços” pela Prefeitura, falha que teria sido reconhecida pelo Executivo em seu recurso. “Irregularidade que não pode ser relevada”, conforme cita-se na publicação da sentença.
A Prefeitura, em recurso, afirmou que a exigência de capital mínimo e de garantia contratual está prevista no artigo 31, III, e § 3º da lei 8.666/93, e que a demonstração de qualificação expôs a capacidade das empresas em atender à totalidade do contrato, bem como em nada influenciou o processo o requerimento. Também destacou o registro de nove empresas, o que comprovaria que a exigência não foi restritiva.
Com relação à pesquisa de preço, o Executivo sustentou que fez comparação com os de mercado, mas não exatamente aos moldes da Lei das Licitações. “O princípio da economicidade foi respeitado, haja vista a seleção da melhor proposta, como se comprova ao cotejar as planilhas de pesquisa de preços dos custos unitários do serviço de coleta de resíduos de três grandes empresas”, alegou a Prefeitura.
A defesa do Executivo justificou a falta do envio de documentação como falha humana, o que constituiria erro “meramente formal”. Também alegou que os valores contratados foram inferiores aos da administração anterior e afirmou que a exigência de visto do Crea não impediu nenhuma das empresas de concorrer.
Procurado pela reportagem de O Progresso, o prefeito afirmou que vai recorrer da decisão, por entender que o tribunal “não apreciou devidamente as razões expostas pela Prefeitura”. “Razões que nós vamos, agora, apresentá-las com mais ênfase”. Disse, ainda, que não concorda com a alegação de que o processo de licitação não teve publicidade em jornais de grande circulação. “É preciso ver o que o TCE entende por jornais de grande circulação, até porque nós fizemos a publicação no ‘Diário Oficial’ do Estado de São Paulo”, adicionou.
PREFEITO ANUNCIA PARA O "ROSA GARCIA" A MAIOR UBS DE TATUÍ
O PROGRESSO DE TATUÍ - Quarta-feira, 4, o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo foi até a recém-inaugurada Emef “Allan Alves de Araújo”, no bairro Tanquinho, responder, a cerca de 150 alunos do 7º ano, questões elaboradas por eles sobre assuntos públicos municipais.
Com perguntas em torno da infraestrutura dos bairros adjacentes, o prefeito anunciou o asfaltamento das ruas Dionísio Quintino de Campos, no Jardim Rosa Garcia, e Paulo Creciulo, no Jardim Santa Rita de Cássia. Também abordou as casas da CDHU prometidas para o fim deste ano, que beneficiarão 300 famílias (em sistema de mutirão). Enfatizou que “a região crescerá muito com as residências” e, com isso, anunciou a obra da maior unidade básica de saúde (UBS) de Tatuí, na rua Teófilo Andrade Gama, no Jardim Rosa Garcia, um investimento de R$ 400 mil, “necessário pelo grande número de moradores concentrados nesta região”.
Depois de questionado a respeito de laboratório para pesquisas escolares, Gonzaga informou sobre a existência de um projeto que dará origem ao “Centro de Informática e Internet”, que disponibilizará, em dois meses, acesso gratuito e instrução por meio de instrutores.
Após as perguntas, conversando com os alunos, Gonzaga fez um apelo ao respeito mútuo e valorização dos professores e mostrou seu contentamento pelo exercício de cidadania praticado por eles através das perguntas. Falou sobre a importância do Projeto 2º Tempo, que está sendo implantado e que visa o desenvolvimento por meio dos benefícios da prática esportiva, incentivando-os a participar.
A secretária da Educação, Marisa Fiúsa Kodaira esteve presente, levou alguns livros para a biblioteca e elogiou a iniciativa pedagógica dos docentes. Marisa falou também sobre conscientizar e incentivar, através da economia de água e luz na escola, os alunos a preservar o meio ambiente.
Polícia diz que homem morto no Boqueirão foi vítima do próprio enteado
O PROGRESSO DE TATUÍ - Quase 36 horas após o homicídio do desempregado Sidnei Jacob Hessel, 33, a Polícia Civil anunciou o esclarecimento do crime. As investigações, iniciadas a partir do encontro do corpo, por volta das 23h de domingo, 1º, apontaram para um adolescente de 16 anos como autor do assassinato. O menor era enteado da vítima e teria esmagado a cabeça de Hessel com um caibro retirado da janela da casa onde ambos moravam, no bairro Boqueirão.
O corpo de Hessel foi encontrado por sua companheira, uma mulher de 34 anos, no quintal da casa. “Eles residiam num imóvel invadido”, disse o delegado titular do município, José Alexandre Garcia Andreucci. Segundo registro de ocorrência, o desempregado apresentava ferimentos “contundentes” na cabeça. A mulher disse à polícia que achava que ele havia sido agredido com um pedaço de madeira, encontrado ao lado do cadáver. O caibro estava quebrado em três partes e foi recolhido pelo IC (Instituto de Criminalística), de Itapetininga, para análise pericial.
Com a ajuda de testemunhas, a PC descobriu que a vítima teve a cabeça esmagada pelo enteado. O menor teria pegado um pedaço de madeira, que funcionava como suporte de uma das janelas, e golpeado o padrasto por trás. “Devido à violência dos golpes, o caibro partiu em três lugares”, contou Andreucci. Segundo ele, depois do crime, o adolescente desapareceu. “Ele não foi mais localizado na cidade”, disse. O delegado já solicitou a custódia temporária do menor ao Juizado da Infância e da Juventude.
De acordo com a PC, o menor tinha problemas por conta de envolvimento com o tráfico de drogas. “Ele, inclusive, teria fugido da cidade, passando mais de um ano e meio fora, por causa de dívidas”, contou Andreucci. O menor teria voltado à cidade um dia antes do crime, quando reencontrou a mãe morando com o desempregado. “Ele teve um desentendimento com Hessel, que pegava dinheiro da mãe dele, dinheiro que ela conseguia fazendo programa”, explicou o delegado, que chefiou as investigações.
Segundo ele, os dois teriam se desentendido e iniciado uma briga. O menor reagiu pegando o pedaço de madeira e golpeando o padrasto por trás. Hessel, que jogava capoeira e praticava esportes, não teria tido chances de reagir. Ao lado do corpo dele, os investigadores encontraram cigarros que pertenceriam ao menor. “A polícia já dá o caso como esclarecido”, disse Andreucci. “O que falta é a detenção do adolescente”, concluiu.
Thiago Gasparini se classificou para o campeonato brasilleiro
O PROGRESSO DE TATUÍ - O atleta tatuiano Thiago Araújo Gasparini segue com a sexta colocação nacional na modalidade de lançamento do dardo. No domingo, 1º, ele competiu pelo Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-23, no Centro Olímpico de Tecnologia e Pesquisa, em São Paulo. Na oportunidade, representou o Estado na prova do lançamento do dardo, juntamente com outros dez atletas de todo o país.
Gasparini, que uma semana antes havia conquistado os Jogos Regionais com a marca de 55m58, não conseguiu um bom rendimento e ficou com a sexta colocação - posição que lhe deu o direito de disputar o Campeonato Brasileiro.
“Os atletas de São Paulo tiveram muitas dificuldades com os implementos (dardos) disponibilizados pela organização. Para se ter uma ideia, o primeiro colocado do ranking nacional, Hugo Leon, que tem a marca de 67m32, perdeu quase cinco metros em seu lançamento e acabou ficando na terceira colocação, com a marca de 62m55. Nós, normalmente, levamos o nosso dardo para as provas, mas achamos desnecessário, visto que, por se tratar de um Campeonato Brasileiro, imaginávamos que a confederação disponibilizaria dardos de boa qualidade. Isso também ocorreu com os demais atletas de São Paulo, que também não levaram seus dardos e acabaram prejudicados, visto que os dardos disponibilizados não eram os adequados para as marcas alcançadas em outras competições”, disse o treinador Ismael Gasparini Junior.
“Isso serve de lição para as próximas competições. O mais importante é que um atleta de Tatuí novamente representou o Estado em competições de grande porte, reafirmando a cidade pelo atletismo que aqui pratica”, finalizou.
Gasparini agora se prepara para os Jogos Abertos do Interior, que serão realizados em novembro, na cidade de Santos, e, para melhorar tecnicamente, um novo estágio está sendo agendado no Centro de Treinamento de Excelência, na cidade de Uberlândia. O centro é mantido pela Confederação Brasileira e reúne treinadores cubanos em seu quadro.
“Para que eu possa ir sem atropelos, não irei participar do Campeonato Estadual Adulto e do Troféu Brasil, competições para as quais já estava previamente classificado. Estou ansioso para que isso aconteça, pois quero melhorar minha marca e fechar a temporada com chave de ouro”, disse o atleta.
Na prova do lançamento do dardo, o campeão foi Reynan Pereira Costa, do Piauí, com a marca de 62m87. A competição foi vencida pelo Estado de São Paulo, que obteve 72 medalhas no total, sendo 25 de ouro, 22 de prata e 25 de bronze. O segundo colocado foi o estado do Paraná, com um total de 13 medalhas, e o terceiro, o Rio de Janeiro, com 15.
O atleta tatuiano recebeu apoio da Prefeitura Municipal, pelo Departamento Municipal de Esportes.
Violoncelos tocam cariocas no metrô e nas salas de concerto
Concerto de americano emocionou usuários em estação do Rio, em evento do Rio Cello Encounter, festival de música com nomes internacionais e apresentações gratuitas
Raphael Gomide, iG Rio de Janeiro | 06/08/2010 18:12
Alan Pereira parou e olhou à distância. Em seguida, se aproximou e ficou de pé, simplesmente ouvindo a música, em meio ao som insistente de uma cascata de água, de sinais do metrô, conversas de passantes e freadas de vagões. Alan é auxiliar de recolhimento do Metrô Rio e foi atraído de sua cabine para o concerto de Johann Sebastian Bach, tocado solo pelo violoncelista norte-americano Lars Hoefs, em seu instrumento francês Bernardel, datado de 1855.
“Fiquei escutando, é bacana para caramba. Traz uma paz...”, disse ao iG, com um sorriso, às 12h45 desta sexta-feira. “É violino, né?”, perguntou Fátima Aguiar, na saída, depois de passar pouco mais de três minutos de pé, observando o músico e a música. “Lindo, né?”, afirmou, depois de saber que se tratava de um “primo” de dimensões maiores, o violoncelo. A analista de sistemas Leide Fernandes também “desconhecia” o nome do instrumento, mas “estava passando”, resolveu dar uma “olhadinha” e ficou escutando uma peça inteira.
A bibliotecária Raquel Amancio se aproximou, olhou e ouviu de pé. Em seguida, sentou-se em uma das 30 cadeiras de plástico dispostas para a apresentação e ficou até o fim.
A performance de Lars Hoefs, que começou com 15 cadeiras tomadas e terminou meia hora depois quase com a platéia completa, foi um teaser para o Rio International Cello Encounter, festival de música que toma o Rio entre o domingo, dia 8, e o dia 20, em sua 16ª edição (veja a programação no site oficial www.riocello.com/). “É uma provocação”, explicou André Oliveira, diretor executivo e artístico do evento.
Evento se inspirou em violoncelista de Serajevo, que tocou durante a guerra.
O Rio Cello Encounter trará ao Rio músicos estrangeiros de elite (não apenas violoncelistas), para concertos e master classes (aulas em grupo) e vai mesclar música clássica com rock, Beatles, samba e dança. Serão músicos de ao menos dez nacionalidades – que variam de noruegueses, canadenses a alemães e ingleses –, além de nomes nacionais como Wagner Tiso, Victor Biglione e Mauro Senise.
Além de ocuparem palcos tradicionais, como o Theatro Municipal do Rio, os eventos vão trazer música para a Igreja da Candelária, o Hotel Copacabana Palace e outras estações do metrô carioca. O Cello Dance, que integra o programa, une música clássica tocada ao vivo com perfomances de dança contemporânea. Além do Rio, haverá eventos em Niterói, Teresópolis, Barra Mansa e Tatuí (SP).
Uma das intenções do violoncelista inglês radicado no Brasil David Chew ao criar o Rio Cello Encounter, em 1994, foi popularizar a música clássica no país e promover a integração social. Pai de quatro brasileiros e desde 1981 no Brasil, David se inspirou em Vedran Smailovic, da Orquestra da Ópera de Sarajevo, para criar o festival. Smailovic viu uma explosão matar 22 pessoas que esperavam em uma fila por pão, na guerra da Bósnia. Como homenagem e protesto, tocou 22 dias seguidos nas ruas de Sarajevo, em meio a escombros, em 1992 – depois, Smailovic tocou no Rio Cello Encounter.
Música de olhos bem fechados
Embora a maioria dos usuários do metrô tenha passado direto pelo violoncelo esta tarde, quase todos davam ao menos uma olhadinha para descobrir de onde saía aquele som diferente do usual em uma das mais movimentadas estações do Rio. Cerca de 50 pararam, por um ou dois minutos. Um jovem casal, na plateia, alternava atenção a Lars com beijos apaixonados. Já Ana Poubel chegou-se e ficou por quase 20 minutos, alguns deles de olhos fechados, sentindo a música.
Lars Hoefs, que veio ao Brasil para o Rio Cello Encounter, apresentou-se esta tarde em metrô
“Estava com um pouco de pressa, mas deixei para lá. Chama muito a atenção, gosto muito da sonoridade do cello”, contou Ana, que pegou folhetos com o programa do festival e pretende assistir a mais apresentações. Professora de yoga, ela já usou músicas do quarteto de violoncelos finlandês Apocalyptica (www.apocalyptica.com/us/home) – que adapta composições de rock pesado para o instrumento – em aulas mais dinâmicas da prática indiana.
Lars, 30 anos e morador de Los Angeles, tocou outras três vezes no metrô do Rio, em outras edições do evento, anual, mas ainda pena para se concentrar totalmente. “Tem muito barulho, crianças correndo, não é o ambiente ideal, mas é bom para as pessoas conhecerem e, além disso, é um ótimo ensaio”, disse ele, que já se apresentou em boates, igrejas e até em hospitais, para idosos internados, como voluntário. Lars morou um ano no Rio, ano passado, como integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira, e pretende voltar, para “conhecer melhor a cultura, a música e as mulheres brasileiras”, disse, em tom de brincadeira.
Violinista de elite, Joshua Bell ganhou apenas R$ 56 em metrô americano
Para Lars, a experiência de se apresentar fora de uma sala de concertos, vestindo camisa listrada cinza e preta casual, é “psicologicamente diferente”. “É mais difícil ser muito sério quando não se tem a luz, o terno, tudo”, afirmou.
Foto: George Magaraia
Público aplaude o violoncelista Lars Hoefs em apresentação na estação de metrô da Carioca, do Rio International Cello Encounter
De alguma maneira, Lars Hoefs repetia a experiência do violinista conterrâneo Joshua Bell, um dos violinistas mais reconhecidos do mundo. Em 2007, a pedido do jornal The Washington Post (www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2007/04/04/AR2007040401721.html, em inglês), Bell tocou por 43 minutos em uma estação do metrô da capital dos Estados Unidos, incógnito, como um artista popular, figura que faz parte da paisagem na Europa e em alguns lugares dos EUA.
Sem cadeiras, poucos dos 1.097 usuários pararam, e o violinista tido como um virtuose no universo da música clássica – e cujos concertos custam US$ 100 para quem quer um bom assento – amealhou apenas US$ 32 (R$ 56) de “gorjeta”, após seis peças clássicas do mesmo Bach.
Lars, que nunca pôs sua caixa de violoncelo para receber dinheiro em metrôs ou na rua, não recebeu nada dos espectadores esta tarde, além de aplausos. Como na Carioca, todos os concertos do Rio Cello Encounter são gratuitos. Como viram os espectadores eventuais do metrô, não é preciso entender de música clássica para gostar.
Foto: George Magaraia
Lars Hoefs, que veio ao Brasil para o Rio Cello Encounter, apresentou-se em metrô.
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