domingo, 4 de julho de 2010

GRUPOS PEDAGÓGICOS REVELAM CRIATIVIDADE DA NOVA GERAÇÃO DE ALUNOS

A oficialização de grupos pedagógicos em todas as áreas do Conservatório de Tatuí está criando um novo padrão de apresentações, diferente de tudo que já foi realizado anteriormente na instituição. Se de um lado estão os grupos artístico-pedagógicos que oferecerem a estudantes a oportunidade de apresentarem-se com músicos, cantores e atores profissionais, do outro estão os grupos totalmente pedagógicos – que, em alguns casos, oferecem aos profissionais a oportunidade de se apresentarem num novo momento da instituição.

Os grupos mais tradicionais e conhecidos nessa esfera são a Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí – coordenada pelo professor José Antonio Pereira há mais de duas décadas – e a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, sob regência do professor Juliano de Arruda Campos, maestro que vem ampliando as possibilidades de repertório do grupo.

Dentre os grupos pedagógicos, há, ainda, três que demonstram sólida lucidez de repertório e organização. A Camerata Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí foi rebatizada assim e é coordenada pela professora Marcia Braga – o grupo, sozinho, já tem 18 anos de diversos formatos.

O Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí, do professor Edmilson Baía, também inova no quesito repertório, inspirado no Grupo de Performance do Conservatório de Tatuí. Este último, coordenado pela professora Míriam Braga, une música e teatro (muitas vezes as artes cênicas se tornam função dos próprios músicos), apresentando música erudita de um jeito inovador. Já na área de cordas, a representação vem pela Camerata Infanto-Juvenil do Conservatório de Tatuí, do professor Daniel Lazala.

A família dos grupos pedagógicos cresceu no final do ano passado com a apresentação da Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí, da professora Erica Masson. O grupo foi o primeiro da instituição a participar do Movimento Elefantes – um dos principais movimentos de big bands do país – e, neste mês, faz apresentação na programação de oficial do festival Painel Instrumental recebendo como solista o cubano Yaniel Matos (piano e violoncelo).

No último mês, dois novos rebentos oficializaram-se dentro do corpo pedagógico da escola: o Coro Infantil e o Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí. Ambos os grupos fizeram as estreias dentro da II Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto.

Com coordenação do percussionista e educador Agnaldo Silva, o Grupo de Percussão Jovem tem como foco principal proporcionar a interação entre a técnica e os conceitos teórico-práticos adquiridos nas aulas individuais e o contexto em que se situa o universo da percussão na atualidade, bem como a sensibilização para as diferentes ramificações da percussão sinfônica. “Queremos, além do desenvolvimento da prática em conjunto, a ampliação do repertório, maior integração entre os alunos em meio às atividades de performance, criação e execução musical”, disse ele.

O Coro Infantil do Conservatório de Tatuí organizou para sua estreia o musical “Pássaros brasileiros e a saga de Zé Curió”, concebido por seu regente Ronaldo Silva, com arranjos, composição e roteiro, tendo o auxílio na pesquisa de repertório dos professores Cadmo Fausto (Canto Coral) e Miriam Candido (Educação Musical). Participaram, ainda, alunos do curso de artes cênicas (Thais da Cunha de Almeida e Lucas Gonzaga Rosa). “Permeando a ação desses dois personagens, o Coro Infantil do Conservatório de Tatuí apresenta canções que falam sobre algumas das aves mais exuberantes, com seus mais belos cantos, que enriquecem a fauna brasileira: tico-tico, bem-te-vi, coruja, sabiá, rouxinol, entre outros”, comentou ele.

CPP

Os grupos pedagógicos do Conservatório de Tatuí têm, em comum, um novo organismo que dá à música cuidados especiais de produção que agradam à plateia – e não somente a ela, tanto que a atuação do órgão está naturalmente sendo ampliada aos grupos artístico-pedagógicos. O CPP (Centro Pedagógico de Produção), coordenado por Alba Mariela e que conta também com atuação de Gilmara Pereira, que assinou a direção geral do musical “Pássaros brasileiros e a saga de Zé Curió”, facilita o trânsito dos grupos performáticos entre a instituição e o público. Quem assistiu um único espetáculo já notou – seja nas vestimentas, no cuidado com os detalhes que complementam o repertório ou na pesquisa de textos – um grande salto de criatividade.

A nova geração de músicos chega pronta para receber os aplausos.





Na área de MPB&Jazz, provas são shows



Que tal almoçar ouvindo um seleto repertório de música popular brasileira? No Conservatório de Tatuí, isso já é praticamente uma tradição de final de bimestre, quando acontecem as provas de canto popular da área de MPB&Jazz. Neste ano, elas foram realizadas ao longo das terças e quartas-feiras de junho - sempre a partir do meio-dia, sob coordenação da professora Érica Masson, com alunos dos professores Edmo Perandim, Ana Malta, Andrea dos Guimarães. 

E o canto foi somente o aperitivo para os outros shows – ou digo, provas – da área. Até 2 de julho, a II Semana de MPB&Jazz reúne cerca de 380 alunos para provas abertas.

Foram colocados, literalmente, à prova, alunos de todos os níveis e, também, das classes de Repertório de Canção e Ritmos Brasileiros.



Área de Piano recebe vencedores de concurso

Na Área de Piano, as apresentações ganharam participação especial de dois vencedores do Concurso Nacional de Piano Spartaco Rossi, ocorrido no ano passado. Os recitais – na primeira semana de julho -, coordenados por Cristiane Bloes, tiveram participação de Lucas Santos de Souza, 12 (premiado I Turno) e Felipe de Souza, 14 (premiado II Turno). Os recitais de piano contaram, ainda, com alunos das três classes da Oficina de Performance em Piano.

Um dos mais tradicionais da instituição, o curso de piano teve sua primeira classe de alunos formados no final da década de 50. Grandes pianistas atuantes no cenário musical nacional e internacional construíram suas carreiras com base no ensino de excelência proporcionado pelo Conservatório de Tatuí. Nesse sentido, diversas pesquisas indicam que os alunos de piano dessa instituição têm obtido importantes premiações nos principais concursos nacionais, sem deixar de citar a grande relação com a área acadêmica com o freqüente ingresso nas principais universidades estaduais e federais do país.
       

Performance Histórica recebe Helena Jank

A semana da área de Performance Histórica teve direito a recital de Helena Jank, que marcou a inauguração do cravo construído por William Takahashi segundo o modelo de François Blanchet – França, sec. XVIII, entre muitas outras atividades como recitais, palestras e vídeo-aulas, coordenadas por Débora Ribeiro, que atraíram não só alunos da performance histórica como também de outras áreas. O Conservatório de Tatuí é uma das poucas instituições a contar com uma área de Performance Histórica, sendo uma das bem equipadas do país.  A área dedica-se à música da Idade Média, Renascimento e Barroco e, ainda às formas interpretativas, que são pesquisadas de acordo com a época e a origem das composições.

Música de Câmara e Prática de Conjunto: a rigor

Na última semana de cada bimestre, os alunos que participam de Música de Câmara e Prática de Conjunto preparam-se para concertos. Vestidos a rigor, os alunos preparam-se para as apresentações – que valem notas e debates dos professores na seqüência. Detalhe: professores de áreas distintas. São perto de 600 alunos que apresentam-se em duos, trios e outras pequenas formações, envolvendo toda a instituição.

Os concertos são sempre abertos a qualquer interessado, em horários alternativos. Com eles é possível acompanhar o progresso dos estudantes e, ainda, permitir que tenham experiência com o palco – tão temido. Os alunos também atuam como produtor de ação cultural, buscam diferentes abordagens de estilo e sentem-se músicos do e no Conservatório de Tatuí. A coordenação é dos professores Míriam Braga e Max Ferreira.

VI CURSO DE FÉRIAS: NOVO OLHAR SOBRE AS BANDAS SINFÔNICAS

Fórmula repetida nas férias oferece aulas a instrumentistas e atrações especiais ao público: concertos vão de Queen a Noel Rosa



Ao longo de suas décadas de funcionamento, o Conservatório de Tatuí fez o que muitas instituições de ensino de música repetem no mundo: festival de férias – chegou a, inclusive, participar da criação e consolidação do Festival de Inverno de Campos de Jordão, atualmente o mais importante do país. Se a fórmula bem sucedida é antiga, neste ano as atividades que ocorrerão nesse período lançam um novo olhar sobre as bandas sinfônicas. Parte integrante do Coreto Paulista, o programa do Governo do Estado de São Paulo que visa a fortalecer o movimento de bandas, o VI Curso de Férias em Tatuí para Instrumentistas, Compositores e Regentes de Bandas, traz atrações com repertório diversificado ao grande público, profissionais respeitados e, ainda, um verdadeiro circuito de música de câmara pela cidade de Tatuí, no período de 11 a 24 de julho.


O curso, sob coordenação do maestro Dario Sotelo, oferece 120 bolsas para aulas de 20 instrumentos, composição, orquestração e regência. A seleção de bolsistas, que será divulgada a partir do dia 6 (após testes presenciais ou por meio de avaliação de áudio), indicará instrumentistas para flautim, flauta, oboé, corninglês, requinta, clarinete, clarone, fagote, saxofone soprano, saxofone alto, saxofone tenor, saxofone barítono, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba, percussão, piano e harpa. São oferecidas, ainda, vagas para regência, orquestração e composição.


“Durante duas semanas, os instrumentistas participam de aulas diárias, acompanham concertos, integram bandas e desenvolvem atividades de música de câmara. Isso, somado ao fato das atividades serem coordenadas por profissionais respeitados internacionalmente, transforma as férias num período ideal para aprimoramento técnico, pessoal e artístico”, diz o maestro Dario Sotelo, coordenador do evento.


No corpo docente do VI Curso de Férias estão Alberto Roque (Portugal, regência de banda), Carlos Ocampo Chaves (Costa Rica, fagote), Edson Beltrami (Brasil, flauta), Fábio Oliveira (Brasil, percussão), Francisco José Yañes Garrido (Espanha, tuba), Isaac Duarte (Brasil/Suíça, oboé), João Luis Areias (Brasil, trombone), José Vicente Pla Climente (Espanha, clarinete), Juan Munera (Espanha, bombardino), Kenneth Radnofsky (Estados Unidos, saxofone), Luis Murillo (Costa Rica, trompa), Luis Nani (Argentina, composição para banda), Mark Clodfelter (Estados Unidos, trompete), Mark Whitlock (Estados Unidos, regência de banda), Míriam Braga (Brasil, piano/música de câmara), Pablo Dell’Oca Sala (Argentina, orquestração para banda), Rebecca Wilt (Estados Unidos, piano/música de câmara) e Talita Martins (Brasil, harpa).


O Curso de Férias para instrumentistas, compositores e regentes de bandas é uma das ações que compõem o Programa de Bandas do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura, intitulado Coreto Paulista, concebido e realizado pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí. Nesta ação, instrumentistas selecionados a partir de análise curricular e teste prático, oriundos de diversos estados brasileiros e de outros países, permanecem no município de Tatuí, sede do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, por duas semanas. Durante esse período, os bolsistas – que recebem alimentação e estadia - têm a oportunidade de integrar bandas sinfônicas e de participar de aulas práticas com professores de renome nacional e internacional, além de extensa atividade de música de câmara.





Os resultados do aprendizado são apresentados publicamente por meio de duas Bandas Sinfônicas (integradas pelos bolsistas). Além das apresentações pedagógicas, será possível conferir concertos de grupos profissionais. A programação conta com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, que faz três concertos diferentes, um com regência de Marcelo Jardim, outro com regência de Alberto Roque e um terceiro, tendo participação dos professores solistas, sob regência de Mark Whitlock. Também fazem apresentações os Professores e os Bolsistas do VI Curso de Férias.


O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, coordenado por Luis Marcos Caldana, faz apresentação com solos de Cristiane Bloes (ao piano) e Maikel Morelli (saxofone). A Big Band do Conservatório de Tatuí e a Banda Sinfônica de Cubatão também fazem apresentações diferenciadas. O Grupo de Pianistas Correpetidores do Conservatório de Tatuí, coordenado pelo professor Juliano Kerber, também atuará em todo o evento.


Circuito


Músicos ganham aulas, público ganha apresentações. Durante o Curso de Férias, os bolsistas percorrem a cidade em apresentações únicas. Pontos como o Mercado Municipal “Nilzo Vanni”, o chafariz da praça Olívio Junqueira, as escadarias da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, unidades do Centro de Capacitação do Fundo Social de Solidariedade e o próprio refeitório que é montado pela prefeitura para recebê-los transformam-se em palcos.  As atividades de música de câmara são coordenadas pela professora Míriam Braga.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Equipe de rali de Tatuí ganha novos integrantes para disputar o Rally dos Sertões 2010


O piloto Marcos Cassol e o navegador Rodrigo Mello (foto) estarão a bordo do F-4000 Território 4x4 tricampeão da prova e defenderão a equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport na edição deste ano
A Equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport, com sede em Tatuí (SP), recebe novos integrantes para a 18ª edição do Rally dos Sertões, que acontece entre 11 e 20 de agosto e passará por seis Estados. O piloto gaúcho Marcos Cassol, mas fixado há muitos anos em Rio Verde (Goiás) e, o navegador brasiliense Rodrigo Mello estarão no comando do F4000 Território 4x4 que venceu as três últimas edições da prova na categoria Caminhões (Geral e T4.1).

Pela primeira vez Cassol e Mello disputarão o Rally dos Sertões a bordo de um caminhão, apesar de já terem participado de várias edições na categoria Carros. A única experiência de ambos na categoria foi durante o Sertões Series, rali realizado no final de maio em Avaré (SP), quando puderam sentir pela primeira vez a tocada e a potência do caminhão. De quebra, já saíram vitoriosos, pois venceram a primeira etapa do Campeonato.

Cassol confessa que sempre admirou os caminhões de longe, mas agora terá a oportunidade de pilotar um, no ano em que completa seis participações no Rally dos Sertões. "Somos apaixonados por caminhões e vamos lutar por um bom resultado para a equipe. Testamos o equipamento em Avaré e ele é ótimo, estamos bastante confiantes e não vemos problemas de adaptação. A pilotagem exige concentração e o caminhão é muito rápido", ressalta.

O piloto também elogia o trabalho e profissionalismo da equipe Território Motorsport, comandada por Edu Piano, que mudou-se para Tatuí no início do ano e transferiu sua empresa da capital paulista para cidade. "Nosso interesse de entrar para a categoria surgiu pela capacidade e a oportunidade de trabalhar junto à equipe de Edu. Admiramos muito o seu trabalho, entramos para somar e vamos seguir as dicas dele", diz Cassol.

Para Piano, que compete há 14 anos consecutivos no Rally dos Sertões e conquistou quatro títulos (2005 na Geral dos Carros e 2007/2008/2009 nos Caminhões), o aumento do grid da categoria é um bom sinal. "Há três anos comecei a andar de Caminhão no Sertões e sempre torci para consolidar a categoria. Então fico muito feliz que novos competidores estejam interessados em entrar no nosso grid, o que aumenta a competitividade e também atrai mais atenção para os Caminhões", conclui o piloto tetracampeão da prova.

"Edu e a equipe sempre se esforçaram para conseguir o melhor equipamento e trabalharam duro para conquistar os títulos. Tanto que o maior reconhecimento disto tudo é a fábrica nomear a equipe como oficial. Por isto estamos tranquilos por estar trabalhando com o que há de melhor na categoria", afirma o navegador Mello, que completa: "É uma grande satisfação estar na Ford Racing Trucks, pois vamos estar a bordo, nada menos que, no caminhão tricampeão. A responsabilidade aumenta, mas estamos acostumados com as cobranças no off-road"

Santa Casa de Tatuí ganha ambulância do Estado


Na quarta-feira, dia 30 de junho, o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo e o interventor municipal na Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, farmacêutico Antonio Marcos de Abreu, receberam as chaves de uma nova ambulância, da marca Fiat/Doblo. A entrega, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, aconteceu nas dependências da empresa Rontan. A ambulância foi conquistada para o hospital graças a uma emenda parlamentar apresentada pelo deputado estadual Edson Giriboni (PV). O parlamentar esteve presente na Rontan e fez pessoalmente a entrega das chaves ao prefeito e ao interventor do hospital tatuiano. Gonzaga e Marcos de Abreu agradeceram ao parlamentar pela sua atuação em prol a Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. Atualmente, a instituição, que mantém 148 leitos, atende não apenas Tatuí mas também municípios vizinhos, como Quadra, Capela do Alto e Cesário Lange.

Prefeitura de Tatuí entrega obra viária com nome repetido



Na quarta-feira, dia 30, a Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria de Obras e Infraestrutura, inaugurou a pavimentação asfáltica da rua Oswaldo Avallone, na Vila Santa Luzia. O trecho, de cerca de 400 metros, foi pavimentado através de um convênio do município com o Ministério das Cidades do Governo Federal, no valor de R$ 454 mil. A obra é importante para a ligação de dois populosos bairros: Vila Santa Luzia e Jardim Residencial Guedes. Esteve presente na inauguração o irmão do homenageado, Carlito Avallone. No evento, o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, em suas palavras, destacou, além do currículo do homenageado, que já solicitou orçamento à Elektro para a devida iluminação da via pública. A denominação da rua foi indicação do vereador Tio. A rua tem o mesmo nome de outra via pública  no Residencial Colina das Estrelas. Estavam presentes no evento os vereadores Darcy Ferreira de Camargo (Tio), José Manoel Correa Coelho (Manu), José Tarcísio Ribeiro, Job dos Passos Miguel e Ronaldo José da Mota, além dos secretários municipais.Gonzaga disse também que a administração municipal estuda implantar na região da Vila Santa Luzia uma equipe do Programa Saúde da Família. Inclusive, o prefeito solicitou ao vereador do bairro, Tio, que faça uma pesquisa junto aos moradores para a escolha do melhor local para a unidade ser instalada.

Quarteto Abayomi será atração na Praça da Matriz neste sábado



Neste sábado, dia 3, a partir das 11h, na Praça da Matriz, o destaque do Projeto “Música na Praça” é o Quarteto Abayomi, formado pelos violonistas Adriano Paes, Patrícia Nogueira, Juliana Oliveira e Josiane Gonçalves. A realização é da Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude.O Quarteto Abayomi tem por objetivo pesquisar e divulgar música folclórica e urbana brasileira a partir do começo do século XX, utilizando-se de uma formação inédita: quatro violões e voz.Reunindo vários estilos e ritmos como xote, modinha, cateretê, entre outros, a proposta é oferecer ao público um panorama do violão, cuja riqueza e variedade da escrita musical poderão ser apreciadas.Este trabalho vem sendo apresentado em diversas cidades e festivais de música do país, como a I Semana do Violão de São João Del Rei-MG e o III Encontro de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí. O grupo participará ainda, no Memorial da América Latina, como finalista do Mapa Cultural Paulista, categoria instrumental, neste ano de 2010.

Unesp capacita professores de Tatuí para Educação Ambiental


Dia 29 de junho, terça-feira, aconteceu no Auditório Maurício Loureiro Gama, do Núcleo Ayrton Senna da Silva, a entrega dos diplomas aos 35 professores da rede municipal que participaram do curso de Capacitação em Educação Ambiental, promovido por especialistas e professores o curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Sorocaba. A realização do curso foi possível graças a uma parceria estabelecida entre a Unesp e as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação. Os secretários respectivos destas pastas, Paulo Borges e Maria Fiuza Mendes Kodaira, estavam presentes à cerimônia de entrega dos certificados, assim como o professor Roberto Wagner Lourenço, coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Unesp, Campus Sorocaba. A parceria entre as secretarias municipais e a Unesp visou efetivar a Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino.  Segundo a secretária da Educação, Marisa Fiusa Kodaira, “o objetivo do programa foi a inserção da Educação Ambiental nas Escolas Municipais, através de projetos que abordem a Política dos três Rs - redução de consumo, reutilização de matérias e incentivo à coleta seletiva para reciclagem. O programa atingiu professores, alunos e funcionários, além da comunidade da região da escola”. .O programa foi aplicado em três etapas. Na primeira, foram levantados dados por cinco estagiários de Engenharia Ambiental da Unesp, coordenados pelo professor Roberto Wagner Lourenço. Em seguida, professores da rede municipal, que na primeira etapa responderam a um questionário e foram selecionados para o programa, participam de um curso de capacitação de 40 horas, divididas em cinco sábados, na Escola Municipal José Tomás Borges. Ao final do curso, os professores elaboraram projetos que serão aplicados em suas respectivas escolas. A terceira etapa consiste no monitoramento pela Unesp do desenvolvimento dos projetos dos professores. Coordenada pelo professor Roberto Wagner Lourenço, a equipe da Unesp que desenvolveu os trabalhos é composta pelos alunos Beatriz Antunes Justo Ferreira, Humberto José Camargo Filho, Rodrigo Brezolim Buquera, Vanessa Alves Mantovani e Vinicius Pedreira Coimbra.

Curso de Tapeceiro do Senai terá aula inaugural nesta segunda


Na segunda-feira, dia 5, às 19h30, no Auditório “Jornalista Maurício Loureiro Gama”, do Nebam “Ayrton Senna da Silva”, acontece a aula inaugural do curso de Tapeceiro, promovido pela Prefeitura de Tatuí, Senai e a empresa Gralha Azul. A primeira turma reunirá 40 alunos. A aula será ministrada pelo professor do Senai, Jocilei Oliveira, que é diretor da Escola Senai “Gaspar Ricardo Júnior”, de Sorocaba.Segundo o secretário municipal Sérgio Galvão, titular da pasta de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Habitacional, o novo curso já representa o “embrião” do “Centro de Treinamento Municipal” que a Prefeitura de Tatuí projeta em desenvolver com apoio do Senai. Ainda segundo o secretário, novas turmas deverão ser treinadas para o curso de Tapeceiro, já que a empresa Gralha Azul, uma das maiores fabricantes de estofados do Brasil, necessita desta mão de obra especializada.Para o curso de Tapaceiro, a Gralha Azul cedeu parte de suas dependências para a instalação de duas salas de aula. Nelas, serão realizadas aulas teóricas e práticas.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Conpas define Marcha para Jesus

O Conpas - Conselho de Pastores de Tatuí - já definiu os detalhes da 7ª Marcha para Jesus. O órgão decidiu que a saída será em frente da Paço Municipal, na Avenida das Mangueiras. A concentração tem início às 14h do dia 9 de julho. A marcha seguirá até a Concha Acústica, onde irá ocorrer um evento religioso.
Fonte: Redação Central de Rádio

Tatuí é mencionada no enredo da novela Passione

No capítulo de hoje da novela Passione, a personagem Felícia declara que esteve numa fazenda próxima de Tatuí. 

Foi iniciada a construção da Unidade de Saúde do Santa Cruz

Teve início nesta semana a construção da Unidade Básica da Rua Santa Cruz, próximo ao número 1.700. A obra é patrocinada pelo Ministério da Saúde (Governo Federal) dentro do Programa Atenção Básica em Saúde e custará R$ 254.899,96. Está previsto que a UBS beneficiará 3.750 famílias.

Vaccarezza e Vicente conseguem R$ 500 mil para revitalização da Praça da Matriz

Praça da Música
O espaço é um dos cartões postais da cidade. Abriga raridades como um exemplar de pau-brasil. Ao longo dos anos, ganhou novos contor-nos, reformas, obras. Recen-temente recebeu bustos de músicos ilustres. Agora, prestes ao completar 103 anos no dia 13 de junho, será remodelada e promete ficar ainda mais charmosa e bonita. A Praça será revitalizada graças à liberação de meio milhão de reais do governo federal, por meio de emenda parlamentar ao orçamento da União, proposta pelo deputado federal Candido Vaccarezza (PT-SP).

O recurso foi viabilizado graças à intervenção do líder do governo Lula na Câmara dos Deputados a pedido do vereador Vicente Menezes.

Por meio de ofício, datado de outubro de 2009, Vicentão ressaltava a importância deste recurso, já que a praça vem recebendo eventos semanais ligados à música e elementos que remetem à tradição musical da cidade. A notícia foi confirmada no dia 16, e repercutida na sessão da Câmara Municipal de Tatuí. “Nada mais justo que esse espaço central da cidade possa ser revitalizado, modernizado e sirva não somente de encontro para as famílias tatuianas, mas também como atração para visitantes e turistas. Trata-se de um primeiro mas significativo passo para a caracterização de Tatuí como efetiva Capital da Música”, lembrou o vereador.

Vicentão lembrou ainda que o recurso servirá para reforma do coreto, que conta com problemas estruturais, ou a construção de um novo. O recurso também deverá ser aplicado, pela Prefeitura, na consolidação do projeto do boulevard.

A liberação do recurso foi anunciada às vésperas da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à cidade. “É mais uma prova do muito que o governo Lula vem fazendo para cidade. Fico muito feliz em poder intermediar esse repasse, para esse espaço histórico, tão bonito e agradável que é a praça central de Tatuí”, comentou Vaccarezza.

O recurso deve ser liberado via Ministério do Turismo.

Fonte: www.vicentemenezes.com.br

Operações tapa-buracos são insuficientes para a conservação do asfalto



Uma das queixas mais frequentes da população tem sido a má conservação das vias públicas de Tatuí. A Prefeitura trabalha no sistema de tapa-buracos. Isso significa que a operação é deflagrada quando a situação das ruas da cidade já estão com grande número de crateras. A operação dura aproximadamente 20 dias e, ao seu término, outros lugares estão em situação penosa. É preciso substituir as operações tapa-buracos por manutenção diária. 
A Prefeitura de Tatuí, através da Secretarial de Obras e Infra-estrutura, deu sequência, no período de 28 de maio a 17 de Junho, ao trabalho de tapa-buracos ao longo das vias públicas. Segundo recente relatório do órgão municipal, foram pavimentados buracos nas seguintes vias públicas: Cezira Del Fiol, Floriano Antunes Machado, Antonio S. de Campos, Estrada do Jurumirim, Chiquinha Rodrigues, Salvador Alexandre de Andrade, Silvio Azevedo, Florindo Antunes Machado, Roque Negrão, Heleonildes Maciel de Menezes, Alameda Antoninho Alves, Cassemiro Martins Siqueira, Salvador Alexandre, Adão Bertim, Eziel Roberto Hungria, Ernesto Nazaré, Franklin Cornélio Lamoza, Izídio Rodrigues da Costa, Antonio Prado Neto, Odilon Camargo Barros, Lauro Martins Proença, Farhan Sallum, Donizeti Tavares, Arnulpho Rolf Stadler, Walter Santeleghe, José Aguiar Fogaça, Maria do Carmo, Aureliano de Camargo, Lúcio Seabra, João Batista C. de Campos, Mário Teles, Ernani Cavalcanti e Silva, Francisco Peixoto Júnior, Estrada da Quadrinha, Nelson Fiuza, 7 de Abril e Firmo Vieira de Camargo. Entre os bairros beneficiados, estão Rosa Garcia, Vila Esperança, Parque Lincoln, Centro, Jardim São Paulo, Quadrinha, Jurumirim, Jardim Planalto e Jardim Wanderley

.Iluminação pública no Congonhal

 A Secretaria Municipal de Obras e Infra-estrutura finalizou a segunda etapa da obra de instalação de luminárias nas ruas do bairro Congonhal. As obras foram realizadas nas ruas onde não havia iluminação, sendo uma delas na Travessa 2, com 560 metros, 17 luminárias. Nas Travessas 10 e 7, com 470 metros, com 14 luminárias. O valor total somou mais de R$ 30 mil.

Espetáculo teatral do Conservatório representa o Estado em MG

O espetáculo “O Primeiro Vôo de Ícaro”, produzido pelo setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí depois de ter sido selecionado para participar do projeto “Conexões”, foi o único representante do Estado de São Paulo no “APORTA – Encontro Estudantil de Artes Cênicas. O evento, o primeiro encontro de teatro estudantil do Brasil, foi realizado entre os dias 18 e 20 de junho, em Patos de Minas.

O grupo do Conservatório de Tatuí, dirigido por Carlos Ribeiro, foi um dos que participaram de dez festivais de teatro estudantil de diferentes partes do país e estiveram na cidade mineira. Os outros cinco espetáculos vieram do próprio estado de Minas Gerais e, também, do Pernambuco.

“O Primeiro Vôo de Ícaro”, que tem texto de Luis Alberto de Abreu, venceu, no ano passado, o Festival Estudantil de Teatro do Sesi de Sorocaba, trazendo para o Conservatório de Tatuí os principais prêmios.

Além das apresentações, os grupos, organizadores e produtores participaram também de encontros - as chamadas frestas - outro lado importante do Aporta.

“O evento serviu para a troca de experiências e criação de uma rede colaborativa entre outros festivais do país também voltados para a produção estudantil”, disse Hugo Muneratto, que ministrou palestra sobre o Fetesp (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo), realizado há 22 anos pelo Conservatório de Tatuí. Também foram explanados os sistemas de organização de outros festivais realizados em Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso.

Paola Cuadros e Oscar Aldana fazem duo no Painel Instrumental

O início da carreira profissional exposto na vitrine. É mais ou menos assim que estarão os grupos que participam do “Vitrine”, um dos eixos do Painel Instrumental que começa com a possibilidade de difusão de boa música e termina com a chance (imperdível) de acompanhar shows gratuitos, todos os dias, uma hora antes das demais apresentações. Em sua maioria, os grupos participantes do projeto são formados por alunos e ex-alunos do Conservatório de Tatuí. Jovens que estão iniciando as atividades recentemente – caso do Quinteto sem o Sexto, que desenvolve arranjos nada convencionais para suas próprias composições – ou que querem expor um trabalho consolidado, caso do Duo Urubatã, que tem CD editado e é formado por Evandro Marcolino e Richard Ferrarini (este último, ex-aluno e atual músico contratado do Conservatório de Tatuí).


Na “Vitrine” também estarão expostos trabalhos mais intimistas como o de Paola Cuadros e Oscar Aldama que, juntos, gravaram primeiro trabalho no Paraguai, com repertório que vai desde MPB até boleros, passando, inclusive, pelo blues.

O projeto expõe, também, o duo Nando Vicencio&Gui Silveiras (com suas releituras de famosos standards da música americana e interpretações fiéis às gravadas pelos jazzistas dos anos 50 e 60); e o próprio Gui Silveiras em trabalho solo, optando pela música do carioca Guinga.

Carolina Herrero e Yukio Torihara fazem a repaginação do tradicional violão e voz; Anderson Pereira e Daniel Barilli unem trombone e guitarra; enquanto o trio de Gustavo Bombonato, João Casimiro e Bruno Dozzi apresentam músicas e arranjos desenvolvidos em conjunto.

Em meio à música popular brasileira, um trio nada convencional chamado Arasunu - formado por Nando Vicencio (baixo), Oscar Aldama (piano) e Alvaro Ponce de León (bateria) – se propõe a unir Brasil, Paraguai e Peru. O trio quer misturar as culturas de cada um dos integrantes, dando novas propostas para os ritmos como o lando, samba, mambo, polca, baião, festejo, jazz etc, em composições autorais.

Conservatório de Tatuí faz Bauru redescobrir o choro

Escola de música forma e insere chorões no mercado de trabalho; 75% dos que atuam são ou foram aluno

“Uma nova geração de músicos vem ganhando espaço no cenário musical de Bauru. São flautistas, violonistas, cavaquinistas, bandolinistas, percussionistas, trombonistas e muitos outros tocando um dos gêneros mais ricos e importantes da música brasileira: o choro. A eles, unem-se os chorões da velha guarda, que voltam à ativa após anos de esquecimento. Nos shows pela cidade, comparece um público vasto e diverso, mistura de leigos, curiosos e amantes do choro, numa faixa etária que abrange jovens e idosos. Pode-se prestigiar apresentações semanais em bares, festas, reuniões, eventos e até na roda de choro, ponto de encontro informal dos chorões e do público. Os jornais, rádios e redes de televisão locais publicam e veiculam matérias e entrevistas sobre os grupos e apresentações.”

A descrição é, sim, de um fato real. O movimento efervescente do choro na cidade de Bauru foi observado pelo setecordista e jornalista Guilherme Girardi Soares a partir de 2007. E chamou tanto a atenção do instrumentista menos por ele ser músico e mais pelo fato do choro estar estagnado na cidade há bons 20 anos. Disposto a registrar o movimento – e, também, concluir seu curso em jornalismo -, Soares pesquisou e descobriu a fonte do choro: o Conservatório de Tatuí.

Denominado “Bauru redescobre o choro”, o registro fotográfico tornou-se pesquisa acadêmica apresentada como conclusão de curso na Unesp (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho), sob orientação do professor-doutor Marcelo Fabio Negrão.

Segundo Soares, 26, o tema da pesquisa foi escolhido pela natural proximidade com a música. “Estudo música desde os 11 anos e ingressei na faculdade de comunicação aos 18. Nessa época, não convivia com ninguém que tocasse profissionalmente e que mostrasse a música como meio de vida”, iniciou ele. “Depois, quando já estudava, comecei a trabalhar como assessor de imprensa numa escola de música, o que me aproximou mais do tema.”

Foi o ingresso nos cursos de guitarra e violão sete cordas do Conservatório de Tatuí que fez com ele, definitivamente,  tomasse decisões. A primeira foi escolher um único curso – “afinal, é impossível dedicar-se a dois cursos diferentes”, diz ele. Em seguida, descobriu-se apaixonado pelo choro e, até, pensou em abandonar a faculdade. “Evidentemente que fui pressionado porque existe, infelizmente, uma visão incorreta sobre os músicos... mas vivenciando e participando desse movimento, foi simples juntar o curso de jornalismo à profissão de músico. Isso tornou a pesquisa de campo muito mais simples do que seria para um observador distante”, comenta.

A partir de 2007, com o ingresso de jovens de Bauru no Conservatório de Tatuí, as apresentações, antes extintas, passaram a ressurgir. Quando um dos pontos que abria espaço para apresentações semanais da primeira música urbana do Brasil passou a ter maior retorno financeiro que a concorrência, foi o estopim para o cenário atual, no qual todas as semanas a cidade conta com, no mínimo, quatro pontos diferentes de apresentações de choro e samba. “Viram o retorno financeiro e outros bares começaram a pedir trabalhos de choro também. Bauru começou a redescobrir o movimento expressivo e eu senti a necessidade de registrá-lo”, disse ele.

A pesquisa traz registros fotográficos de diferentes apresentações e a observação de que, nesse movimento que reinsere músicos no mercado de trabalho e amplia as possibilidades de entretenimento, 75% é resultado direto do curso oferecido no Conservatório de Tatuí. “O percentual é de pessoas que já estudaram ou estudam no Conservatório de Tatuí. Somente os velhinhos da velha guarda é que não caíram na estatística – muito embora, em um caso, um deles passou a, depois, estudar bandolim também em Tatuí.”

Área

O crescimento do choro em Bauru foi seguido pelo crescimento do gênero no próprio Conservatório de Tatuí. Há dois anos, o curso ganhou uma área específica o que, para Guilherme Soares, é importante por razões que vão além da visibilidade do curso. “Pelo esclarecimento também. Sendo essa uma das áreas que, na minha opinião como aluno, melhor funcionam – pela metodologia coerente e experiência dos professores da área -, hoje eu posso falar que faço curso de choro. Quando entrei, não sabia que estava entrando no curso de choro, mas somente no curso de violão popular”, destacou.

Disposto a, evidentemente continuar sendo mais músico que jornalista, Soares aponta que a música é ponto de partida, como qualquer outra profissão. “Não tenho medo de trabalhar e viver de música. É uma luta, mas muitas profissões o são também. Temos de abrir novas portas. Hoje, em Bauru, é possível viver somente no mercado de choro. Mas há, ainda, outros trabalhos possíveis”, comentou.

O professor e coordenador da área de choro Alexandre Bauab Junior diz, na própria pesquisa de Soares: “ter três ou quatro apresentações de choro por semana é algo invejável mesmo para uma cidade do porte de Bauru... vejo isso com muito orgulho, como dever cumprido”.

Projeto Social

O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí foi o primeiro da instituição a organizar apresentações didáticas e sociais. O projeto “Choro nas Entidades”, realizado pelos integrantes do grupo durante o recesso escolar, percorre instituições locais pelo sexto ano. Nos dias 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de julho, as apresentações acontecerão em dez entidades filantrópicas ou espaços dedicados a atividades sociais.

“Queremos difundir o gênero musical e oferecer uma opção de entretenimento em situações nas quais, muitas vezes, elas são raras. Ao final, no entanto, nós é que acabamos sendo presenteados com a vivência com crianças e adultos absolutamente fantásticos”, afirma o coordenador do grupo e idealizador do projeto Alexandre Bauab Junior.

Receberão o “Choro nas Entidades” as instituições Cosc – Santa Rita (dia 5, 14h30), Envelhecer com Qualidade de Vida (dia 6, 10h), Casa Irmãos de Rua São José (dia 6, 13h30), Apae Tatuí (dia 6, 15h), Betel Tatuí (dia 7, 15h), Lar São Vicente de Paulo (dia 12, 14h30), Avape Tatuí (dia 13, 10h30), Lar Donato Flores (dia 13, 11h30), Projeto Primeiro Passo (dia 13, 15h30) e Lar do Bom Velhinho (dia 14, 14h30).

Grupo de Pianistas Correpetidores apresenta recital de duetos hoje

O Grupo de Pianistas Correpetidores do Conservatório de Tatuí organiza agenda com recitais mensais. Eles acontecem, sempre com entrada gratuita, no Salão Villa-Lobos e reúnem alunos em apresentações de conclusão de curso, apresentações pedagógicas e com participações especiais.

O recital especial da temporada reúne as professoras Cristine Bello Guse (mezzo-soprano), Marilane Bousquet (soprano) e Fanny de Souza Lima (piano). O recital de duetos (30 de junho, 19h), consiste em obras de duetos vocais com acompanhamento de piano.

No programa, constam obras de L. Cherubini, C. Gounod, G. Fauré, L. Spohr e O. Lacerda.

A coordenação do Grupo de Pianistas Correpetidores do Conservatório de Tatuí é do professor Juliano Kerber. A programação completa dos recitais pode ser acessada no site www.conservatoriodetatui.org.br.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Hamilton de Holanda será atração do Painel Instrumental


A variedade no repertório será a marca registrada do festival. Entre os muitos shows agendados, artistas consagrados como solistas assinam trabalhos autorais – é o caso de cinco apresentações do festival.


O baterista Nenê faz show autoral – “Outono”, seu 11º primeiro trabalho solo - com seu trio fechado com Írio Junior (piano) e Alberto Luccas (contrabaixo acústico). Ele, que já tocou com nomes como Milton Nascimento, Elis Regina, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, navega pela música brasileira e universal com ênfase nos ritmos brasileiros.


A Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí apresenta o show em homenagem a Michel Camilo com participação especialíssima do pianista cubano Yaniel Matos. A “BBJovem”, como foi batizada, traz a euforia de jovens e dedicados instrumentistas aliada à técnica de Yaniel Matos – que já tocou ao lado de Chucho Valdes, Issac Delgado, Orlando Valles Maraca – e produz arranjos e trilhas para o cinema, incluindo a série Senhor dos Anéis”.


O Fernando Corrêa.Combo traz show autoral do arranjador, compositor e instrumentista, tendo no palco o próprio guitarrista que dá nome ao grupo, além de César Roversi e Vinícius Dorin (saxofone), Rubens Antunes (trompete), Rodrigo Braz (bateria), Marinho Andreotti (contrabaixo) e Sidnei Borgani (trombone).


No dia 7 de julho, um outro show histórico: a lendária Banda Savana, do festejado maestro Branco, traz obras de Vinicius de Morais, Baden Powel,  Moacyr Santos, Villa-Logos e Maestro Cipó.


O jovem contrabaixista Thiago Espírito Santo – com Felipe Senna (piano) e Edu Ribeiro (bateria) – também traz seu show com obras próprias.


A Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, outra prata da casa, fará apresentação com o pianista (e ator, pai de Thalma de Freitas) Laércio de Freitas, que foi integrante da Orquestra Tabajara, do Sexteto de Radamés Gnatalli e acompanhou artistas como Maria Bethânia, Emilio Santigo e The Supremes. Será o primeiro dos três shows “Jazz Combo convida Laércio de Freitas” – os outros dois acontecem nos festivais de Ourinhos e Campinas. No programa, obras do próprio Laércio de Freitas (a exceção de “Borandá”, de Edu Lobo, e “Menina Flor”, de Luiz Bonfá”, e “Naquele Tempo”, de Pixinguinha), arranjadas ora por ele, ora pelo coordenador do grupo, Paulo Flores.


Reservado para o final (e nem por isso menos importante), Hamilton de Holanda regressa a Tatuí com seu quinteto, formado por ele ao bandolim mais Daniel Santiago (violão), André Vasconcellos (baixo), Gabriel Grossi (harmônica) e Márcio Bahia (bateria). Virtuoso, brilhante e único são alguns dos adjetivos constantes na carreira de Hamilton de Holanda, que contagia platéias em turnês por todo o mundo, construindo uma carreira particular de inúmeros prêmios.  Ele, que adicionou duas cordas extras (dez no total), reinventou o bandolim e, com isso, traz à cena uma nova maneira de tocar.


Técnicas à prova


Com livre acesso a todos os inscritos, os workshops democratizam o conhecimento. Serão 12, ao todo, ministrados pelos artistas que se apresentarão nos shows e coordenarão as aulas (aquelas restritas aos bolsistas), com temas diferenciados a cada dia e momento. O baterista Nenê fala sobre sua especialidade: ritmos brasileiros. Thiago Espírito Santo traz uma visão prática e objetiva do contrabaixo, enquanto Ari Colares detalha as técnicas regionais no pandeiro brasileiro. A harmonia da música erudita à moderna MPB (passando pelo jazz) está no workshop de Fábio Torres, enquanto Mario Campos disseca a composição instrumental e Edu Ribeiro, obviamente, a bateria. Valdir Ferreira trabalhará com “Grupo de Trombones”, o maestro Branco com orquestração e Daniel D’Alcântara com improvisação. Os professores Fernando Corrêa e Cesar Roversi falam, respectivamente, sobre “Condução de vozes para harmonização” e “Improvisação e Interpretação da Música Brasileira: Samba, Baião, Frevo e suas características rítmicas e melódicas". O workshop de Hamilton de Holanda e seu quinteto terá uma temática mais abrangente.





SERVIÇO


PAINEL INSTRUMENTAL


3 a 10 de Julho


Shows Diários