quarta-feira, 26 de maio de 2010

5ª Tropeada chega a Tatuí nesta quinta-feira




A Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, promove no período de 20 a 28 de maio, a 1ª Semana Tropeira de Tatuí. Nesta quarta-feira (26), haverá uma “Cavalgada Noturna”, a partir das 19h30, com saída da Avenida Cônego João Clímaco (Avenida das Mangueiras). Dia 27, quinta-feira, às 18h, no Recinto do Lar Donato Flores, haverá a Passagem da 5ª Tropeada de Itararé a Sorocaba. Serão várias as atrações, entre elas a benção na chegada dos tropeiros, moda de viola e show com a dupla sertaneja Ivan & Fernandinho. A entrada é franca.A abertura do evento aconteceu quinta-feira (20), com o início da Exposição “Cultura Tropeira”, no Espaço de Eventos do Centro Cultural, que fica na Praça Martinho Guedes nº 12. A exposição seguirá até esta sexta-feira (28), com entrada franca ao público. O horário de visitação é das 10 às 17h.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Ensaio Magazine

Homenagem a Waldir Azevedo será dia 8 de junho


Apresentação traz outros sucessos do compositor de ‘Brasileirinho'

O Grupo Pedagógico da Área de Choro do Conservatório de Tatuí faz apresentação especial em homenagem ao compositor e instrumentista Waldir Azevedo. O concerto, com entrada franca, acontece na terça-feira, dia 8, às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, em Tatuí.

No programa, estão 12 obras de Waldir Azevedo e de parcerias dele com outros compositores como Otaviano Pitanga, Ary Vieira, Luis Lira, Mario Gennari Filho, Miguel Lima, Moacyr M. Gomes, Klécius Caldas e Pereira da Costa. As obras foram compostas a partir de 1950 e, entre elas, estão “Amigos Do Samba”, “Delicado”, “Pedacinhos Do Céu”, “Camundongo”, “Cinema Mudo” e, claro, o famoso “Brasileirinho”.

Músico de maior sucesso comercial em toda a história da Música Popular Brasileira, Waldir Azevedo iniciou tocando flauta, passando pelo bandolim, violão 6 e 7 cordas e, mais tarde, aventurou-se pelo violão tenor. Aderiu definitivamente ao cavaquinho em 1945. Iniciou como compositor de forma inusitada. Para conter as lágrimas de um sobrinho que o visitava, começou a improvisar algumas notas musicais no único instrumento que estava à mão: um cavaquinho que possuía somente a corda ré. E foi brincando nesta corda que fez nascer os primeiros acordes de um dos choros mais famosos de todos os tempos, o "Brasileirinho". Em 1949, gravou seu primeiro disco, em 78 r.p.m., na Gravadora Continental, composto por dois choros de sua autoria: "Carioquinha" (no lado A) e "Brasileirinho" (no lado B). Este primeiro disco gravado como solista de cavaquinho foi lançado em 5 de Maio de 1949. Desde então, o Brasil passou a conviver com dois marcos importantes. Em primeiro lugar a extraordinária aceitação do choro "Brasileirinho” por todo o público do Brasil - como poucas vezes ocorreu na música instrumental brasileira – e, em segundo, o cavaquinho, se apresentando destacadamente com o instrumento solista e não somente como instrumento de acompanhamento.

O Conservatório de Tatuí é uma das duas únicas escolas de música com ensino gratuito no país a contar com uma área exclusivamente dedicada ao gênero choro. A apresentação será a estreia do grupo pedagógico da área, que é formado pelos alunos Filipe Dourado (cavaquinho), Cristiano Pedroso (violão) e Gabriela Andrade, Rafael Chieffi e Guilherme Castilho (percussão). A apresentação terá participação especial dos professores Rodrigo Moura na percussão e Marcelo Candido Gonçalves, no cavaquinho – este também é coordenador do grupo. Outra participação especial será de Alexander Souza no saxofone e flauta. A área de choro do Conservatório de Tatuí é coordenada por Alexandre Bauab Junior.

1ª Semana de Performance Histórica será de 30 de maio a 2 de junho


O Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, instituição mantida pelo Governo de São Paulo, organiza de 30 de maio a 2 de junho a 1ª Semana da Área de Performance Histórica. A série de audições, recitais, palestras e workshops terá entrada franca a qualquer interessado e acontece em diferentes horários, no salão Villa-Lobos e na sala Samuel Kerr, ambas nas dependências da escola de música.

Na extensa programação, destaca-se o recital de Helena Jank, que marca a inauguração do cravo construído por William Takahashi segundo o modelo de François Blanchet – França, sec. XVIII, que acontece na quarta-feira, 2, às 19h30, no salão Villa-Lobos. No programa, estão as “Variações Goldberg”, de Johann Sebastian Bach. A obra teria sido encomendada pelo Conde Hermann von Keiserlingk, na época embaixador russo em Dresden. Sofrendo de alguma doença que o condenava a longas noites de insônia, o Conde havia contratado Johann Gottlieb Goldberg, um jovem músico talentoso, que devia tocar o cravo para o Conde, nos momentos em que ele não podia dormir. “Estas as circunstâncias que inspiraram, bem mais tarde, o título pelo qual a obra é hoje conhecida. A remuneração recebida por Bach foi a mais generosa de toda a sua vida: um cálice de ouro maciço, recheado com a quantia de 100 ‘Louis d´or’ e a indicação para o honroso título de ‘Compositor da Corte do Principado e da Realeza da Saxônia’”, diz Helena Jank, doutora em música e ex-integrante da Orquestra Bach de Munique, dirigida por Karl Richter.

O Conservatório de Tatuí é uma das poucas instituições a contar com uma área de Performance Histórica, sendo uma das bem equipadas do país. A área dedica-se à música da Idade Média, Renascimento e Barroco e, ainda às formas interpretativas, que são pesquisadas de acordo com a época e a origem das composições. “A música do Renascimento e da Idade Média incita o intérprete a atuar como um verdadeiro arqueólogo, buscando através de outras fontes, como iconografia e relatórios de época, dados que permita reconstruir a forma como esta música era realizada”, diz a coordenadora do evento e da área Débora Ribeiro. “Outra definição envolve o que é chamado de Performance Historicamente Informada, que reside no uso de instrumentos "autênticos" - instrumentos originais ou cópias – e nos revela uma época distante, repleta de diferentes sonoridades, exercendo grande fascínio, tanto sobre músicos como público, que cresce a cada dia”, acrescentou.

A área de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí conta atualmente com os cursos de Flauta Doce, Cravo e Fortepiano, sendo este último, o único curso oferecido no Brasil. Os alunos são admitidos após a aprovação em teste realizado por uma banca especializada. Além das disciplinas comuns a todos os cursos, a área de Performance Histórica oferece as disciplinas de Música de Câmara, Baixo Contínuo e Prática de Conjunto. A escola dispõe de um dos mais completos acervos de instrumentos de performance histórica do país: dois cravos franceses, um cravo italiano, uma espineta, um cloavicórdio não trastado e um fortepiano vienense de cinco oitavas.

Programação
30.maio - 18h
Local: Salão Samuel Kerr
Lançamento do livro “Ensaio sobre a maneira correta de tocar teclado”, de Carl Philipp Emanuel Bach.
Programa - Carl Philipp Emanuel Bach
Sonata per il Cembalo solo em Do maior Wq. 62 nº10 / H. 59. (1749) - Raí Biason Toffoletto, fortepiano; Sonata em lá menor, W. 50 Nº 3, H.138 das “Sechs Sonaten MIT Veränderten Reprisen für Clavier” - Alicelena Bueno Ferraz Costa, fortepiano; W. A. Mozart - Concerto em Ré maior para fortepiano e cordas, K. 107 - Diego Guedes (fortepiano), Angelo Bonetti, Cyntia Prisila Revolledo Campos, Samira Giro Zeber Lopes e Isaías A. Gabriel (violinos), Natalia Ortega (violoncelo) e Pedro Paulo Philippi (contrabaixo).
30.maio - 19h
Local: Salão Samuel Kerr
Recital de Música de Câmara com Fortepiano e Ensemble Performance Histórica
Professor responsável: Pedro Persone
Programa: Johann Schobert
Sonata em Fá maior para Fortepiano, Violino e Violoncello, Op. XVI, n° 4 - Diego Guedes, (fortepiano), Letizia Roa (violino) e Natalia Ortega (violoncelo); Sonata em Si bemol maior para Fortepiano, Violino e Violoncello, Op. XVI, n° 1 - Raí Biason Toffoletto (fortepiano), Letizia Roa (violino) e Natalia Ortega (violoncelo); Sonata em Fá maior para Fortepiano e Violino, Op. XVII, n° 2 - Alicelena Bueno Ferraz Costa (fortepiano) e Cyntia Revorello (violino); Sonata em Quatuor em Mi bemol maior, Op. XIV, n° 1 - Diego Guedes (fortepiano), Letizia Roa, Sara R. de Moraes (violinos) e Natalia Ortega (violoncello);

31.maio – Segunda-feira
Local: Salão Samuel Kerr
08h20 – Workshop “Aspectos da articulação aplicados à Flauta Doce” e “O desenvolvimento rítmico através do Método Kodály”
Professora responsável: Débora Ribeiro
10h20 – Audição dos alunos de Flauta Doce
Professores responsáveis: Débora Ribeiro e José Carlos Pires Júnior
Programa: Anônimo - Canção alemã - Larissa Rodrigues Marques (flauta doce); Canção popular da região de Siebengebirge - Lais Rodrigues Marques (flauta doce); Anônimo Séc. XVI - Dança francesa - Júlia Ribeiro Pereira (flauta doce); Anônimo holandês – Contradança - Giovanna Samara de Camargo (flauta doce); Johann Sebastian Bach – Gavota - Pâmela Roberta Marques Lopes (flauta doce) e Diego Guedes (cravo); Anônimo do Séc. XVI – Gagliarda italiana - Daniel Alecsander S. Barbosa (flauta doce soprano), Francelino José Marcondes Pires (flauta doce baixo) e Diego Guedes (cravo); From Spielbuch F. J. Giesbert – Ade zur guten Nacht - Francelino José Marcondes Pires e Daniel Alecsander Silva Barbosa (flauta doce); George Frideric Händel – Sonatina - Francelino José Marcondes Pires (flauta doce).
13h20 – Workshops “Aspectos da articulação aplicados à Flauta Doce” e “O desenvolvimento rítmico através do Método Kodály”
Professora responsável: Débora Ribeiro
15h20 – Audição dos alunos de Flauta Doce
Professores responsáveis: Débora Ribeiro, Selma C. M. Marino e José Carlos Pires Júnior
Programa: Anônimo Séc. XVI – Dança francesa - Matheus Latanzio Miquelim (flauta doce); Zoltán Kodály - Úton át, hegyenát - Raine Silva Benedito (flauta doce); Anônimo holandês – Contradança - Augusto Hideki Shimizu (flauta doce); George Frideric Händel – Sonatina - Francelino José Marcondes Pires (flauta doce); Antonio Vivaldi – Sonata em Fá maior -Guilherme Augusto Fernandes (flauta doce) e Diego Guedes (cravo); Anônimo – Greensleaves - Heloisa R. A. da Silva (flauta doce) e Patrícia Campos (violão); Pierre Gaultier de Marseille – Suite I - Guilherme Augusto Fernandes (flauta doce) e Diego Guedes (cravo); D. Ortiz - Recercada 1 - Ari Pires Martins (flauta doce).
19h – Audição dos alunos de Fortepiano
Professor responsável: Pedro Persone
Programa: Johann Gottfried Eckard – Primeira audição no Brasil
Sonata em Fá maior, Op. II, n°1 – Raí Biason Toffoletto (fortepiano); Sonata em Do maior, Op. I, n°5 – Alicelena Bueno Ferraz Costa (fortepiano); Sonata em fá menor, Op. I, n°3 - Diego Guedes, fortepiano.

01.Junho – Terça-feira
08h20 – Vídeo/aula
Tema: A interpretação da Música Histórica a partir dos depoimentos de Nikolaus Harnoncourt, Frans Bruggën e Emmanuelle Haim
Professor responsável: José Carlos Pires Júnior
10h20 – Audição dos grupos de Música de Câmara de Flauta Doce
Professores responsáveis: Débora Ribeiro, Selma C. M. Marino e José Carlos Pires Júnior
Programa: Canção popular da região de Siebengebirge - Beatriz Siqueira Reguin (flauta doce); Nicolas Chedeville - Bourrée Provençale - Nicole Mariana Dos Santos Paiva (flauta doce); John Eccles – Bourrée - Alan Belini (flauta doce); Joachim van den Hove – Canarie - Bárbara De Camargo (flauta doce); Georg Philipp Telemann - Minueto em Dó maior - Rafael Fagundes R. da Silva (flauta doce); Tielman Susato – Ronde, Claude Gervaise – Allemande, Tielman Susato – Dance - Conjunto Doce Flauta: Daniel Alecsander Silva Barbosa (flauta doce soprano), Ivani Gaiotto (flautas doce soprano e tenor) e Francelino José Marcondes Pires (flautas doce contralto e tenor); Anônimo do Séc. XVI – Gagliarda italiana - Daniel Alecsander Silva Barbosa (flauta doce soprano ), Francelino José Marcondes Pires (flauta doce baixo) e Diego Guedes (cravo).
13h20 – Workshop
Tema: Aspectos rítmicos e suas alterações na música do século XVIII
Professor responsável: Pedro Persone
15h20 – Audição dos grupos de Música de Câmara de Flauta Doce
Professores responsáveis: Débora Ribeiro, Selma C. M. Marino e José Carlos Pires Júnior
Programa: Anônimo (sec. XVI) – Allemande - Francine Rodrigues Marques (flauta doce); Michael Praetorius - Branle do Vilarejo, Claude Gervaise - Branle de Champaigne - Alexia Martins Santana (flauta doce); Marin Mersenne – Sarabande, Thoinot Arbeau – Gavotte - Karina Bimbatti A. Soares e Francine Rodrigues Marques (flauta doce); Clemens non Papa – Flemish Song, Don Luis Milan – Pavana - Guilherme Augusto Fernandes (flauta doce soprano), Cássia Renata Carnielli (flauta doce soprano) e Cintia M. Ramirez Nuñez (flauta doce contralto); Tielman Susato – Ronde, Claude Gervaise – Allemande - Conjunto Doce Flauta: Daniel Alecsander Silva Barbosa (flauta doce soprano), Ivani Gaiotto (flautas doce soprano e tenor) e Francelino José Marcondes Pires (flautas doce contralto e tenor); Antonio Vivaldi – Sonata em Fá maior – Siciliana - Guilherme Augusto Fernandes (flauta doce) e Diego Guedes (cravo); Tomaso Cechino – Sonata Prima - Karina Bimbatti (flauta doce) e Diego Guedes (cravo); Pierre Gaultier de Marseille – Suíte em Sol menor – Guilherme Augusto Fernandes (flauta doce) e Diego Guedes (cravo); Georg Philipp Telemann - Sonata em Fá maior - Normann Erick Fernandez Luna (flauta doce); George Frideric Händel - Sonata em Sol menor - Henrique Cananosque Neto (flauta doce).
18h – Palestra “Análise das Variations Goldberg - Johann Sebastian Bach”
Professora convidada: Helena Jank
19h – Audição dos grupos de Música de Câmara
Programa: Johann Schobert
Professor responsável: Pedro Persone
Sonata em Fá maior para Fortepiano, Violino e Violoncello, Op. XVI, n° 4 - Diego Guedes (fortepiano), Letizia Roa (violino) e Natalia Ortega (violoncello); Sonata em Si bemol maior para Fortepiano, Violino e Violoncello, Op. XVI, n° 1 - Raí Biason Toffoletto (fortepiano), Letizia Roa (violino) e Natalia Ortega (violoncello); Sonata em Fá maior para Fortepiano e Violino, Op. XVII, n° 2 - Alicelena Bueno Ferraz Costa (fortepiano) e Cyntia Revorello (violino); Sonata em Quatuor em Mi bemol maior, Op. XIV, n° 1 - Diego Guedes (fortepiano), Letizia Roa e Sara Raíssa de Moraes (violinos) e Natalia Ortega (violoncelo).

02.Junho – Quarta-feira
Local: Sala Samuel Kerr
08h20 – Palestra “A Flauta Doce - Instrumento Milenar”
Professora responsável: Selma C. M. Marino
10h20 – Audição dos alunos de Cravo e grupos de Música de Câmara
Professora responsável: Maria Eugênia Sacco
Programa a ser anunciado
13h20 – Palestra “L' art de toucher le clavecin de François Couperin”
Professora responsável: Maria Eugênia Sacco
15h – Audição dos alunos de Cravo e grupos de Música de Câmara
Professora responsável: Maria Eugênia Sacco
Programa a ser anunciado
19h30
Local: Salão Villa-Lobos
Recital de inauguração do Cravo, construído por William Takahashi – São Paulo, 2009, segundo o modelo de François Blanchet – França, sec. XVIII
Programa: Johann Sebastian Bach – Variations Goldberg
Cravo: Helena Jank
Salão Samuel Kerr
Rua 15 de Novembro, 382 - Centro
Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415 – Centro
Todos os eventos têm entrada franca
Tatuí-SP
Informações: 15 3205-8444 / www.conservatoriodetatui.org.br

Big Band Jovem participará do Movimento Elefantes




A Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí fará participação como convidada especial no Movimento Elefantes – que reúne nove grupos de sopro paulistas: Banda Urbana, Projeto Coisa Fina, Projeto Meretrio, Big da Santa, Reteté Big Band, Grupo Comboio, Soundscape, Heart Breakers, Banda Jazzco e Banda Savana. Esta é a primeira iniciativa de um coletivo de big-bands para difundir e formar público para a música instrumental por meio de ações colaborativas.

Todos os grupos trabalham com músicas autorais, além de interpretarem grandes compositores brasileiros, latinos e do jazz. Apesar de contarem com uma formação instrumental parecida (saxofones, trompetes, trombones, baixo, guitarra, piano e bateria), cada grupo tem uma sonoridade e trajetória particular.

A participação da Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí será no dia 31 de maio, uma segunda-feira, às 20h30, no Teatro da Vila, com o show “Big Band Jovem Homenageia Michel Camilo”. No programa, obras de Michel Camilo ganharam arranjos de Érica Masson, Oscar Aldama e Palito Miranda. As músicas escolhidas foram “Not Yet”, “Just Kidding”, “Hello and Goodbye”, “Tropical Jam”, “From Within”, “Why Not” e “Caribe”.

A Big Band do Conservatório de Tatuí é coordenada pela professora Érica Masson, também coordenadora da área de MPB&Jazz da instituição. O projeto propõe, além na prática de conjunto, o incentivo, por meio de uma abordagem interdisciplinar, do desenvolvimento artístico em sentido mais amplo de seus integrantes, preparando-os para uma transição mais segura e natural para grupos profissionais. O grupo conta com o apoio do Centro Pedagógico de Produção.

Michel Camilo

Michel Camilo, nasceu em Santo Domingo, República Dominicana. Fascinado pela música desde a sua infância, compôs sua primeira canção aos 5 anos. Estudou durante 13 anos no Conservatório Nacional. Aos 16 anos tornou-se membro da Orquestra Sinfónica Nacional Dominicana. Com a ideia de alargar o seu horizonte musical, vai para Nova Iorque em 1979, onde prosseguiu os seus estudos.
Pianista com uma técnica brilhante e compositor de temas com ritmos das Caraíbas e harmonia do jazz. Actuou pela primeira vez no Carnegie Hall em 1985 com o seu trio e desde então passou a ser um destacado artista actuan, periodicamente, nos Estados Unidos, Caraíbas, Japão e Europa. Em 1999 Michel fez a sua estreia com a Orquestra de Clevand e mais tarde com a Orquetra Sinfónica Nacional Dominicana. Além das suas actividades como pianista e compositor, foi convidado a dar conferências e actuações em inúmeras universidades e colégios nos Estados Unidos, Dinamarca, Espanha e Suiça. A sua música é fundamentalmente jazz, enriquecida por um swing contagioso que reflecte a riqueza da sua personalidade. As suas influências são amplas, desde Art Tatum, Oscar Peterson e McCoy Trio, até Chick Corea, Bill Evans e Errol Garner, e, claro, a musica clássica desde Beethoven, Chopin e Debussy.

Programa de Recuperação de Nascentes já cadastrou 73 nascentes




A Prefeitura de Tatuí, através das secretarias municipais do Meio Ambiente e da Agricultura está cadastrando e diagnosticando as nascentes do município para futura recuperação. O Programa de Recuperação de Nascentes já cadastrou 40 nascentes na bacia do Ribeirão Água Branca e 33 nascentes na bacia do Ribeirão Enxovia. As próximas nascentes a serem cadastradas se encontram nas bacias do Ribeirão Guarapó, Rio Tatuí e Ribeirão Pederneiras. Já foram recuperadas algumas nascentes nas zonas rurais da bacia do Ribeirão Água Branca, do Vale dos Lagos e afluentes do Ribeirão Pederneiras e, na zona urbana, os córregos do Ribeirão do Manduca e Ponte Preta. “A recuperação de nascentes é de extrema importância para aumentar a produção, a qualidade e quantidade da água do município para o abastecimento da população, da agricultura e pecuária, principalmente na estiagem”, relatou o secretário de Meio Ambiente, Paulo Borges. O Programa de Recuperação de Nascentes faz parte de uma das diretivas do Município Verde Azul, que tem como objetivo a recuperação da cobertura vegetal do município, tendo como objetivo diminuir o aquecimento global.

É nesta quarta o Dia do Desafio: Tatuí x Novojoa (México)




Tatuí prepara-se para participar de mais uma edição do Dia do Desafio, evento que visa conscientizar sobre a prática de atividades físicas por meio da competição entre municípios de diferentes pontos do continente americano. Neste ano, Tatuí enfrentará o município de Novojoa, do Estado de Sonora, no México, cidade com 144.598 habitantes.A competição acontece no dia 26, da meia-noite até as 21h. O objetivo é que, nesse período, as pessoas pratiquem 15 minutos de atividades físicas e depois registrem a participação por meio de um número telefônico. A cidade com maior número percentual de participação vence. Este é o décimo ano que Tatuí participa do Dia do Desafio. Das nove edições que participou, Tatuí venceu oito vezes. Em 2009, Tatuí derrotou Ixtlahuaca, do México.  A programação oficial em Tatuí começa já no dia 25, terça-feira, a partir das 21 horas, no Centro Cultural, com um Festival de Serestas, e à zero hora, os seresteiros fazem uma caminhada musical ao redor da Praça Martinho Guedes. No Dia do Desafio, em Tatuí, as atividades serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude. O telefone da Central do Desafio, onde devem ser confirmadas todas as atividades físicas realizadas, será o de número: (15) 3259-3993.Na Praça Martinho Guedes (Jardim da Santa), das 9 às 17h, estão agendadas brincadeiras e atividades para o público infantil, até 10 anos de idade. A Casa de Brinquedos Itinerante estará ali posicionada para levar entretenimento e atividades pedagógicas. Além disso, professores de educação física e monitores deverão desenvolver ali várias atividades de lazer e recreação.Na Praça da Matriz, das 9 às 21h, doze horas ininterruptas de eventos artísticos prometem agitar o dia do tatuiano. Várias academias e clubes de recreação devem participar, além de grupos artísticos. Apresentações da APAE, do Conservatório de Tatuí e do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida também devem acontecer.Na Avenida Cônego João Clímaco (Avenida das Mangueiras), ao meio-dia, deverá acontecer a Caminha dos Três Poderes, reunindo autoridades e funcionários públicos.Dia do Desafio - O evento surgiu no ano de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos. Naquela ocasião, o prefeito sugeriu que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade.No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio dali em diante. A iniciativa passou a realizar-se todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes.

Reajuste do servidor municipal deve ser de 5,75%


Na sexta-feira (21), durante entrevista semanal à Rádio Notícias - AM, o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo anunciou que o reajuste dos salários dos servidores públicos municipais este ano será de 5,75%. O projeto de lei já foi protocolado na Câmara Municipal de Tatuí, para a análise dos vereadores.As remunerações serão ajustadas referentes ao período de meio de 2009 a maio de 2010, com reposição do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 5,48% mais 0,27% de aumento real, totalizando 5,75%. Aprovada a lei, ela irá retroagir a partir do dia 1º de maio de 2010. Isto significado, que no hollerith distribuído em junho o reajuste já estará incorporado.“É um valor justo, acrescido de um aumento real. Esperamos que a Câmara Municipal aprecie com brevidade para já podermos pagar o aumento na próxima folha salarial”, revelou o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo. Atualmente, a Prefeitura Municipal de Tatuí conta com aproximadamente três mil servidores.

Sede provisória do Senai será na indústria Gralha Azul





O curso de Tapeceiro será o primeiro de uma unidade de cursos profissionalizantes a ser instalada pela Prefeitura Municipal de Tatuí em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). O centro funcionará provisoriamente na sede da indústria Gralha Azul, recém instalada nas instalações da antiga Indústria de Pisos Tatuí, e atenderá, num primeiro momento, às necessidades da empresa, que está com dificuldades em contratar mão-de-obra especializada na montagem de sofás e outros estofados.Segundo o secretário municipal Sérgio Galvão (Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Econômico e Habitacional) duas turmas serão montadas. As aulas acontecerão nos períodos da manhã e tarde e terão duração de cerca de dois meses.O centro provisório contará com sala de aula para orientações teóricas, mobiliada pela Prefeitura de Tatuí, e com uma unidade de treinamento prático, composto por células de trabalho (máquinas da linha de produção), cedidas pela empresa. O Senai entrará com a formatação do curso e o corpo docente. O prédio onde acontecerá o curso é, segundo o secretário, independente da indústria.Atualmente, o Senai mantém cinco cursos na cidade: metrologia, desenho técnico mecânico, logística, NR10 (norma do setor elétrico) e controle dimensional. As aulas acontecem na Casa do Cidadão, à rua Juvenal de Campos nº 430, no Centro. Até o momento, 279 pessoas já se formaram nesses cursos.Sede própria - Em paralelo a instalação do curso de Tapeceiro nas dependências da Gralha Azul, a Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Econômico e Habitacional, em conjunto com o Senai, analisam um local para o desenvolvimento dos diversos cursos pretendidos em uma sede própria. Mais de 20 locais já foram visitados. Nesta segunda-feira (24), o secretário Sérgio Galvão e técnicos do Senai visitaram as dependências da Faculdade Asseta, onde a municipalidade loca um espaço para o funcionamento provisório da Fatec. Como a Fatec deve voltar em junho para seu imóvel próprio, no Jardim Aeroporto, existe a possibilidade do Senai ser ali instalado.

Câmara de Itapetininga homenageia Gonzaga




Em sessão ordinária realizada no último dia 3 de maio, a Câmara Municipal de Itapetininga aprovou uma moção de louvor e congratulações ao prefeito de Tatuí, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo. A honraria foi proposta através de requerimento apresentado pelo vereador Hiram Ayres Monteiro Júnior, subscrito pelos vereadores Marcelo Nanini Franci, José Eduardo Gomes Franco, Adilson Marcos Nicoletti, Mauri de Jesus Morais e Fuad Abrão Isaac.Na justificativa, os parlamentares indicam que o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo “vem realizando um excelente trabalho à frente do progressista município”. Os vereadores também destacam uma recente entrevista do prefeito Gonzaga à TVi, de Itapetininga, canal 99, onde, segundo eles, o prefeito “deu uma verdadeira lição de democracia com suas colocações pautadas no diálogo e no respeito a todas as correntes de opinião”.Na entrevista, conduzida pelo apresentador Rubens Leonel, do programa “Telescópio”, Gonzaga destacou pontos relevantes da administração municipal e também de seu relacionamento com o Poder Legislativo. Destacou a industrialização e o novo e importante momento de desenvolvimento econômico que vive o município. A entrevista está disponível no site: www.tvitape.com.br.

Prefeitura dá nome à área de lazer do Bairro Tanquinho

A partir de agora, o parque infantil que a prefeitura montou no conjunto habitacional Osvaldo Del Fiol (CDHU), no Bairro Tanquinho, se chama Área de Lazer Antonio Carlos de Oliveira. Ela se localizada na confluência da Rua Teófilo Andrade Gama com a estrada do bairro Tanquinho. Ao lado do parquinho, tem uma quadra de esportes que não consegue manter o aro da cesta de basquete imune aos ataques de vandalismo.

Estádio Municipal terá novas arquibancadas e novos vestiários

A Prefeitura de Tatuí abriu licitação para contratar empresa para construção de arquibancadas para 1.007 lugares (745,54 m2) e vestiários (640 m2) no Estádio Municipal (Complexo Poliesportivo Magalhães Padilha). A entrega dos envelopes com as propostas encerram no dia 14 de junho próximo.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Hector Costita é destaque em Curitiba. Matéria do site www.paranashop.com.br

Um dos melhores saxofonistas do mundo, Hector Costita, acompanhado pelo grupo Na Tocaia,  vem a Curitiba para duas apresentações. A primeira será dia 11 de junho, às 22h30, no Full Jazz Bar e Restaurante, anexo ao Slaviero Full Jazz Hotel e a segunda acontece no sábado, dia 12 de junho, no Hermes Bar, também às 22h30. O compositor, arranjador, saxofonista e flautista nascido em Buenos Aires, já participou de turnês e grandes festivais de jazz, além de ter uma atuação importante no nascimento da Bossa Nova no Brasil, gravando com artistas como Elis Regina, Edu Lobo, João Gilberto e Chico Buarque. Atualmente é professor no Conservatório Dramático Musical “Dr. Carlos de Campos”, em Tatuí, São Paulo. Além disso, tem um papel significativo na preservação das raízes musicais brasileiras e na fusão destas com manifestações de outros países. As entradas custam R$ 50 no Full Jazz Bar e Restaurante, e R$ 20 no Hermes Bar. Mais informações nos fones 41 3112 7000 (Full Jazz) e  41 3018 9320 (Hermes Bar) ou pelos siteswww.nujazz.com.br e www.hermesbar.com.br.

Saiba quem é HECTOR COSTITA

O músico nasceu em Buenos Aires e aos treze anos começa a estudar clarinete com o professor Jose Laferla. Aos 18 anos recebe um convite do maestro para integrar como saxofonista big band, termo usado para referir-se a grandes grupos de jazz e a partir de então envolve-se profundamente com o gênero.  Em 58 faz uma turnê pelo Brasil acompanhado pelo pianista Robert Inglês, durante três meses. Neste momento, estabelece contato com os principais artistas que iniciavam um dos movimentos mais relevantes damúsica brasileira, a Bossa Nova e passa a integrá-lo.  Uma de suas contribuições mais relevantes é a gravação do histórico disco “Você ainda não ouviu nada”, com o grupo “Bossa Rio”, de Sérgio Mendes.  Depois, mora durante dez anos na Europa, onde divide o palco com grandes nomes do jazz internacional como Oscar Peterson Trio, Miles Davis Quintet, Ella Fritzgerald, entre outros. Retorna ao Brasil  em 74, para formar seus próprios grupos e uma big band. Inaugura juntamente com seu grupo o “Gallery Club”, onde atua por dois anos e meio e depois o “150 Night Club”, no Hotel Maksoud Plaza, quando acompanha artistas como Tony Bennet, Freddy Cole, Bobby Short, Betty Carter, Toshiko Akyoshi, Andy William, Benny Carter e Michael Legrand. Além do lançamento de discos próprios como “Hector Costita 1981” e  “Paracachum” (1984), colaborou  nas trilhas dos filmes “O beijo da mulher aranha” e “Ariela e é precursor no inovador gênero “Etno-Jazz”. Compõe a  “Suíte Latino Americana” em 1994 para banda sinfônica, que é  executada no Memorial da América Latina e Masp juntamente com a banda juvenil do Estado de São Paulo. Professor do Conservatório Dramático Musical “Dr. Carlos de Campos”, em Tatuí, São Paulo, atua também na manutenção das raízes musicais brasileiras e na fusão dessas raízes com manifestações musicais de diversos outros países

Veja a matéria da TV TEM sobre a Tropeada

TV TEM: Seis homens assaltam chácara

Equipe de Rali de Tatuí participa neste sábado do Sertões Series em Avaré


A Ford Racing Trucks/Território Motorsport comanda pelo tetracampeão do Rally dos Sertões e piloto da cidade Edu Piano, terá desta vez, dois novos pilotos nos caminhões F4000 Território 4x4 
Novidade no grid da categoria caminhões do Sertões Series, rali que acontece neste sábado (29) em Avaré, interior paulista. Na abertura do novo campeonato da Dunas Race, a equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport, tricampeã do Rally dos Sertões e com sede em Tatuí, terá uma nova formação.

Os dois caminhões F4000 Território 4x4 serão pilotados pelos irmãos Marcos e Vanderlei Cassol, já conhecidos no meio off-road. Marcos estará com o caminhão que venceu as três últimas edições do Rally dos Sertões com o trio Edu Piano/Solon Mendes/Davi Fonseca, enquanto Vanderlei, com o pesado de Ricardo Domingues, que entre outras vitórias, conquistou o título de Campeão Brasileiro de Rally Cross Country em 2004.

"A Território é uma das pioneiras na categoria caminhões, quando colocamos o primeiro F4000 4x4 no Rally dos Sertões em 2002. É muito gratificante saber que os pilotos de carros se interessam pela categoria, que ainda tem poucos adeptos. Será um prazer receber os irmãos Cassol na equipe, para que possam experimentar os nossos caminhões numa prova como esta", explica Piano, piloto e empresário da cidade que comanda a equipe

A estreia dos irmãos Cassol na categoria caminhões vem recheada de boas expectativas. Ambos são nascidos no Rio Grande do Sul, mas residem em Rio Verde (Goiás) e iniciaram a trajetória no off-road desde 2003 e, de lá para cá, acumulam alguns títulos. Além da paixão por velocidade, sempre admiraram os caminhões mas nunca tiveram oportunidade de competir na categoria.

"O interesse de entrarmos para categoria surgiu pela capacidade que apresenta a equipe do Edu. E também pela oportunidade de trabalharmos juntos, que não deixa de ser admirado por nós e, a paixão pelos caminhões Ford, que fazem parte do nosso dia a dia", diz Marcos, que pilotará o caminhão de Piano.

Já Vanderlei está animado por pilotar o F4000 4x4 de Domingues, nesta primeira disputa. "A expectativa é grande para acelerar este caminhão, ainda mais com este retrospecto que tem o Ricardo e a equipe. Considero, Ricardo e Edu excelentes pilotos e pessoas e, muito mais que isto, profissionais competentes dignos do currículo de títulos que possuem", ressalta o piloto.

A etapa de Avaré deste sábado, será a primeira de três do campeonato. A prova terá uma especial de cerca de 65 quilômetros que será percorrida duas vezes dentro de fazendas de cana, café e laranja da região e promete uma disputa acirrada. A previsão de largada para o rali será por volta das 9h do Parque de Exposições da cidade, mas os caminhões largam por último (depois de motos, quadriciclos e carros), por volta das 11h20. O certame soma pontos também para os Campeonatos Paulista e Brasileiro de Rally Cross Country para carros e caminhões.

A equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport conta com patrocínio da Ford Caminhões e Termicom. 
Assessoria de Imprensa: Ford Racing Trucks/Território Motorsport
 
 
Leonardo Gali
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F4000 Território 4x4: tricampeão do Rally dos Sertões 2007/2008/2009
 
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Marcos Cassol experimentará o caminhão de Edu Piano
 
Leonardo Gali
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Caminhão Campeão Brasileiro de Rally Cross Country pilotado por Ricardo Domingue
 
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Vanderlei Cassol estreará na categoria caminhões neste sábado (29)

Marginais que ainda não existem já têm nome

Já foram promulgadas e publicadas as leis que dão nomes às marginais que serão construídas na Rodovia Senador Laurindo Minhoto (Tatuí à Rodovia Raposo Tavares). A marginal no sentido Tatuí a Sorocaba, com início no Jardim América e final na estrada que dá acesso à Lopesco, se chama Marginal Nazário Xavier da Silva. A outra marginal, no sentido Sorocaba a Tatuí, com início na Fazenda Zília e final na Ceagesp, se chama Marginal Augusta Zacheu Pozitel. 

domingo, 23 de maio de 2010

SHOW TRANSFORMA TEATRO EM AUDITÓRIO DE PROGRAMA DE RÁDIO

A Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, grupo mantido pelo Governo de São Paulo, faz duas apresentações especiais do show “Pixinga, o Arranjador”, sob coordenação de Paulo Flores e participação especial do ator Carlos Ribeiro que, nas ocasiões, interpreta o radialista Almirante. Os shows serão nos próximos dias 28 – na cidade de Ourinhos – e no dia 29 – em Tatuí. Ambos terão entrada franca.

Em “Pixinga, o Arranjador”, o público será remetido ao auditório da Rádio Tupi, nos anos 1940, para “acompanhar” o programa com “O Pessoal da Velha Guarda”, comandado por Almirante com direção musical de Pixinguinha e Benedito Lacerda. A apresentação permitirá que sejam relembrados a beleza das serestas, dos maxixes, das valsas e polcas executadas pela Orquestra do Pessoal da Velha Guarda e pelo Grupo de Chorões, sempre emolduradas pelas históricas narrativas de Almirante.

O show foi idealizado por Paulo Flores que, em suas pesquisas, encontrou gravações originais de programas de rádio dos anos 1940 – entre elas a do programa conduzido por Almirante (Henrique Foreis Domingues), que visava, já naqueles tempos, o resgate da cultura musical brasileira dos idos do século XIX. Almirante foi um dos primeiros pesquisadores da cultura musical brasileira, tendo deixado um rico acervo que hoje se encontra no MIS (Museu da Imagem e do Som), do Rio de Janeiro. Durante as seções deste programa, todas as quartas as 21 horas, Almirante contava as histórias e os acontecimentos das músicas apresentadas. “Durante a execução do meu projeto Será o Benedito?!?, premiado pelo Programa Petrobras Cultural, no qual resgato a obra do flautista e compositor Benedito Lacerda, selecionei e remasterizei gravações originais de Benedito com seu regional e Pixinguinha. Durante essa pesquisa me deparei com esses arranjos do Pixinguinha para essa orquestra típica brasileira, uma espécie de banda de coreto com violinos e base: piano, baixo e bateria. Em 2008, tive a oportunidade de montar um grupo de músicos para transformar 14 dos 40 arranjos em partituras e executá-las em shows que simulam o programa de auditório de Almirante com um ator fazendo seu papel com suas falas originais que antecedem as intervenções musicais”, explicou o coordenador da Jazz Combo.

A verdadeira “volta ao passado” reunirá 22 músicos e um ator. No programa, estão obras de Chiquinha Gonzaga (“Gaúcho”), Paulinho Sacramento (“Bebê”), Bonapos Cesare (“Imorete”), Catulo da Paixão Cearense e Alfredo Dutra (“Tu Passaste por esse Jardim”), Ernesto Nazareth (“Ferramenta”), Chiquinha Gonzaga (“Água do Vintém”), Aristóteles de Magalhães Fleury (“Fecha a Carranca”), Sebastião Neves e Anísio Mota (“Caridade”), Anacleto de Medeiros (“Implorando”), Henrique Alves de Mesquita (“Batuque”), Pixinguinha (“A Esquecida”), Chiquinha Gonzaga (“Lua Branca”), Bastos, Borné e Barnabé (“O Morro da Favela”), Zeferino Orcadiz (“Partimos para Mato Grosso”), José Soares Barbosa (“  Que É da Chave?”), Duque (“Passarinho do Má”) e Pixinguinha (“Concerto para Bateria”).

A Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, coordenada por Paulo Flores, é formada por Alexander de Souza, Eric Alexandre Ferreira, Raphael Ferreira e Richard Ferrarini (saxofones), Fabio Oliva (trombone), Everton Rodrigues da Silva (bateria), Fulvio Moraes (percussão), Felipe de Campos Brisola (baixo), Joseval Paes (guitarra), André Grella (sanfona), Leonardo Ferrarini (piano) e Paola Cuadros Guimaraez (canto). Especialmente deste show participam Cláudio Sampaio, Diego Garbin e Samuel Proença (trompetes), Alan de Lima Palma (trombone), Abner Antunes Aragão, José Carlos Rodrigues Netto e Rafael Pires da Silva (violinos), Leandro Candido de Oliveira (flautim) e João Francisco Correa (clarinete).


SERVIÇO
Jazz Combo do Conservatório de Tatuí

Sexta-feira, 28, 20h
Teatro Municipal Miguel Cury
Rua 9 de Julho, 496 – Centro – Ourinhos-SP
Sábado, 29, 17h

Programa Coreto Paulista – Festival de Bandas
Centro Cultural Vicente Ortiz
Praça Martinho Guedes, 12 – Antigo Alvorada, Centro – Tatuí-SP
Entrada franca
Informações: 15 3205-8444

Conheça a Cambanda Jazz Combo



Criada em 1992 pelo professor Paulo Flores – seu coordenador até os dias de hoje - a Cambanda Jazz Combo uniu alunos e professores do curso de MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí em torno do resgate da história da música brasileira em formações diferenciadas, e ainda, do trabalho de composições e arranjos inéditos, principalmente os assinados pelo próprio coordenador, os quais destacam de maneira marcante a cultura dos ritmos brasileiros. O grupo recebeu diversos prêmios de música instrumental em Avaré, Londrina, Botucatu, Prata da Casa Sesc Pompéia e Sesc Vila Mariana. Com a obra “Espírito da Coisa” foi premiada no Festival de Jazz Latino de Havana, em Cuba, no ano de 2004, sendo esta então interpretada pelo legendário agrupamento de jazz latino Irakerê, de Chuchu Valdez.

A Cambanda Jazz Combo realizou, ainda, dezenas de apresentações em Sescs e teatros de São Paulo e do interior, além de festivais realizados nos municípios de Londrina, Ourinhos e Tatuí – em eventos respeitados como o “Chorando sem Parar” e o “Brasil Instrumental”, este último um dos mais importantes dos últimos tempos no Estado de São Paulo. Muitas dessas apresentações ocorreram ao lado de convidados reconhecidos como Monica Salmaso, Proveta, Teco Cardoso, Paulo Freire, Vinícius Dorin, Nenê, Léa Freire, Fernando Correia, além dos trompetistas americanos Ed Sarath e Daniel Barry (que se tornou parceiro de Flores na obra Dois Hemisférios, para Big Band, premiada em Londrina e Avaré), sempre com a proposta de compartilhar repertório, resgatar a música brasileira e promover releituras.