terça-feira, 11 de maio de 2010

3ª Corrida Solidária recebe inscrições até 6ª

A 3ª edição da Corrida Solidária, em prol da Campanha do Agasalho 2010, está prevista para acontecer neste domingo (16), com dois quilômetros de caminhada, a partir das 9h, e cinco quilômetros de corrida, a partir das 10h, com saída e chegada na Praça da Matriz. As inscrições, que seguem até esta sexta-feira (14), são gratuitas para ambas as categorias (feminina e masculina), e podem ser feitas através do e-mail dmeesportestatui@ig.com.br, com o envio dos dados: nome completo, data de nascimento, número de identidade (RG) e cidade. No dia do evento, o atleta deve doar um agasalho em bom estado. Desde 2008, a corrida tem dado início à campanha do agasalho no município. A prova tem organização do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), que coordena a campanha, e da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, através do Departamento Municipal de Esportes.A corrida é aberta a todos que quiserem participar, no entanto, atletas menores de dezesseis anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis legais no Departamento Municipal de Esportes (DME).Troféus serão dados para os cinco melhores classificados nas categorias: masculina e feminina. Todos os participantes receberão medalhas. Mais informações podem ser obtidas no DME, localizado na rua professor Oracy Gomes nº 599, ou pelo telefone: (15) 3251-4844.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Justiça inicia greve em Tatuí

A greve do Poder Judiciário chegou a Tatuí. Nesta segunda-feira, não houve audiências no Ofício Criminal: quase todos os servidores aderiram à greve. Nas varas cíveis a adesão está mais lenta, mas tende a crescer. Nesta terça-feira, há reunião marcada no Tribunal de Justiça, em São Paulo. O resultado será apresentado em assembleia na quarta-feira, na Praça João Mendes, para decidir o rumo a ser tomado. Os servidores reivindicam reposição salarial de 20,16%.
foto: stockphoto

Conservatório faz arranjo para hino da Associação dos Magistrados

O Conservatório de Tatuí fez o arranjo do Hino da Apamagis (Associação Paulista dos Magistrados), que tem música de Ana Amazona e letra de Paulo Bomfim. O arranjo para Banda Sinfônica, Orquestra Sinfônica e Coro foi feito por Marcelo Afonso. Na quinta-feira, Ana Amazona, acompanhada das juízas dra. Ligia Berardi e dra. Renata Xavier, acompanhou o primeiro ensaio oficial, quando o juiz Marcelo Salmaso fez participação especial como primeiro trombone. Um evento especial está sendo agendado para o mês de julho para o lançamento oficial do hino.
Fonte: Jorge Rizek, O Progresso de Tatuí, 09.05.2010.
Foto: stockphoto

VICENTÃO QUER ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA SERVIÇOS CULTURAIS


Reduzir os custos das atividades e produções ligadas à cultura. Esta é a proposta apresentada pelo vereador Vicente Aparecido Menezes, o Vicentão (PT), à Câmara Municipal. O projeto de lei, classificado pelo parlamentar como revolucionário, visa estimular o setor artístico-cultural ao prever a isenção de ISS (Imposto Sobre Serviços) a várias modalidades do “fazer artístico”.
Pela proposta, ficam isentos do imposto os serviços relacionados a espetáculos teatrais, de dança, balés, óperas, concertos de música erudita e recitais de música, além de aulas de música (educação musical) particulares ou conveniadas a instituições particulares, públicas ou ONGs (organizações não-governamentais), shows de artistas brasileiros e espetáculos circenses.
Bailes, desfiles – inclusive, de trios elétricos, blocos carnavalescos ou folclóricos -, e exibição cinematográfica realizada por cinemas que funcionem em imóveis cujo acesso direto seja por via pública ou em espaços semipúblicos de circulação em galerias também ficariam isentos do imposto. A isenção passaria a valer a partir de 1º de janeiro do ano que vem.
Para Vicentão, o projeto contribuirá para a consolidação da vocação artística do município e sua “consequente transposição para vocação econômica, por meio do turismo cultural, em especial voltado à música”. “É inegável o anseio de toda a comunidade tatuiana não somente na concretização do nosso principal título, o de ‘Capital da Música’, mas principalmente no estímulo ao turismo musical, que pode gerar emprego, renda e avanço econômico-social”, argumentou.
Para que haja a isenção, porém, uma série de critérios precisa ser obedecida pela produção. No caso de espetáculos, apresentações e exibições com a cobrança de bilheteria, o produtor (empresário e ou empresa) deveria apresentar à Prefeitura os custos da realização, com a aplicação e sem a aplicação do imposto, comprovando que a isenção do ISS trará redução significativa do preço final ao público. Trata-se, segundo Menezes, de uma maneira de facilitar o acesso da população às produções de natureza cultural e artística.
“É importante ressaltar que a isenção do imposto incidirá sobre a redução dos custos de produção de espetáculos, facilitando as realizações e execuções e o acesso da população aos bens culturais, seja em caráter gratuito, seja em projetos que tenham bilheteria, mas estes sofrerão a redução de seus preços praticados”, disse.
O projeto trata ainda das concessões destinadas aos circos que devem cumprir normas, como: administração, gestão e representação específica de brasileiros, sede ou principal centro de atividades localizados em território nacional, efetivo de artistas com pelo menos 50% de brasileiros. Conforme o projeto, os espetáculos também não devem ter exploração de animais de qualquer natureza.
As isenções destinadas aos cinemas, segundo Vicentão, dependem de exigências relacionadas ao local de instalação do prédio, além de regulamentos previstos pela Ancine (Agência Nacional do Cinema), como a exibição de percentual de produções brasileiras.
A isenção abrange, ainda, espetáculos artísticos de qualquer natureza quando realizados em boates, danceterias, casas noturnas, bares, clubes ou em outros estabelecimentos de diversão pública, com cobrança de “couvert” artístico ou ingresso, mensalidade ou anuidade, com ou sem restrição formal de acesso ao público.
“O fato irá ainda auxiliar os muitos instrutores, professores e maestros, que se dedicam ao ensino da prática musical, mas que, por vezes, são obrigados a dedicar suas atividades em outras cidades, quando não exercem outras profissões auxiliares para complemento de seus orçamentos particulares”, disse Vicentão. Segundo ele, isso contribuirá para que os professores possam ter mais tempo livre para suas especializações.
O parlamentar sustenta que a redução do imposto terá reflexo positivo na economia. “Quando assumi o cargo de prefeito, em 2004, por 40 dias, uma das primeiras ações foi promover a redução geral do ISS em Tatuí, que passou de 5% para 2%. Ao contrário do que muita gente possa imaginar, os cofres públicos não sofreram queda. Tivemos um aumento significativo no exercício fiscal posterior, sinal de que estímulo à economia, mesmo em momentos difíceis, leva a resultados muito satisfatórios”, finalizou.
O projeto tramita pelas comissões da casa e deve ser levado à discussão e votação no plenário ainda no primeiro semestre deste ano.

Transcrito do jornal O Progresso de Tatuí
Foto do site da Câmara Municipal de Tatuí.

domingo, 9 de maio de 2010

Os músicos precisam de alguém pra chamar de "o cara'", diz Henrique Dourado.


ANA PAULA SOUZA,
Folha On Line

Sensíveis, as cordas dos violinos talvez estranhem a brisa do mar. Afeitos ao silêncio, os músicos da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) talvez se inquietem com os ruídos urbanos da Estação da Luz, onde será erguido o palco da Virada Cultural. Mas ambos, instrumentos e músicos, terão de se acostumar.
As apresentações ao ar livre, no centro de São Paulo, no próximo dia 16, e na Praia do Gonzaga, em Santos, em dezembro, são simbólicas de um movimento que, compasso após compasso, faz com que a Osesp se desencastele. Abrigada, desde 1999, na solene Sala São Paulo, em plena cracolândia, a orquestra, durante dez anos, manteve-se de olho, sobretudo, nos assinantes e no exterior.

Apenas em 2008, quando a queda de braço entre o regente John Neschling e o então governador José Serra tornou-se pública, o Estado passou a exigir que os concertos tivessem como destino não apenas Augsburg (Alemanha) e St. Gallen (Suíça), mas também Itapetininga e Piracicaba. Nascia, assim, a itinerância que, neste ano, inclui nove cidades e, pelo visto, tende a crescer.
Marcia Ribeiro - 27.mar.09/ Folha Imagem/Folha Imagem
Osesp se apresenta em Ribeirão Preto, sob comando do regente Marcelo Lehninger, dentro de projeto de itinerância da orquestra
Osesp se apresenta em Ribeirão Preto, sob comando do regente Marcelo Lehninger
O contrato de gestão que regula o repasse de verbas do Estado para a Fundação Osesp completou cinco anos e está prestes a ser renovado. Pelo que a Folha apurou, uma das exigências feitas pela Secretaria da Cultura é a de que a orquestra aumente o número de apresentações populares.
"Essa é nossa obrigação", diz Arthur Nestrovski, que assumiu em janeiro a direção artística. "Sempre que toca ao ar livre, a Osesp parece um fenômeno pop. Em Araraquara, havia 15 mil pessoas na praça."
Se, a pedido do governo, Nestrovski tem de levar a orquestra aonde o povo está, por vontade própria tentará botá-la em outros ambientes culturais. O quarteto da Academia da Osesp tocará no show de abertura da Flip e na Bienal de SP.
"Toda grande orquestra do mundo se integra com a comunidade", diz Henrique Dourado, ex-músico da Osesp e diretor do Conservatório de Tatuí. "Parece que a Osesp tende a seguir esse caminho. Esse é um bom sinal neste novo momento da orquestra." E qual seria o mau sinal? "Ela vive um intermezzo que deixa todo mundo inseguro", diz referindo-se à fase pós-Neschling.
Contratado às pressas, o francês Yan Pascal Tortelier foi efetivado no cargo de regente-titular em dezembro de 2009. Alguns músicos dizem, porém, que, apesar de pacificado o clima, a orquestra se sente órfã de mãos mais fortes. E presentes. Tortelier passa dez semanas por ano no Brasil. "Os músicos precisam de alguém pra chamar de 'o cara'", diz Dourado.

Veja como será a personagem de Vera Holtz em Passione



A simpatia em pessoa! Essa seria a melhor forma de definir a personagem Candê, vivida pela atriz tatuiana Vera Holtz em Passione, a nova novela das oito da Rede Globo, que estreia dia 17 de maio.
Bom humor e alegria são as marcas registradas de Candê, uma mulher de fibra, despachada, bom caráter e muito divertida, que mora em São Paulo, no bairro do Tatuapé, e é considerada a rainha dos feirantes. Ela arma sua barraca diariamente, vende hortaliças e legumes desde a madrugada na maior animação, sem reclamar da vida e está sempre disposta a ajudar os amigos.

Reunião em Tatuí acerta detalhes da “5ª Tropeada de Itararé a Sorocaba”

Uma reunião no Centro Cultural Vicente Ortiz, na terça-feira (27), tratou dos últimos detalhes da organização da “5ª Tropeada de Itararé a Sorocaba”, que acontecerá de 21 a 30 de maio, com inclusão de Tatuí no trajeto dos cavaleiros. Além do município, que esteve representado por Jorge Rizek, titular da Secretaria de Cultura e Turismo, participaram mais de 50 representantes de turismo das cidades de: Alambari, Itararé, Iperó, Buri, Tietê, Sorocaba, Itapeva, Cesário Lange, Taquarivaí, Quadra, Boituva, Pereiras, Laranjal Paulista, Itapetininga, Capela do Alto, Itapeva, Paranapanema, Bofete e Capão Bonito.

Após a Tropeada de Itararé a Sorocaba passar por Alambari, onde haverá um almoço no dia 27 de maio, a tropa seguirá com pernoite em Tatuí no mesmo dia, no Lar Donato Flores. A tropeada terá como destino Sorocaba, com chegada prevista para 30 de maio, lá será comemorada a 43ª Semana do Tropeiro.

Para discutir os detalhes da tropeada, estiveram no município o secretário de Cultura da cidade de Sorocaba, Anderson Santos, Orailson Pereira da Silva Tortelli (secretário Executivo do Caminho Paulista das Tropas); Carlos Alberto San Ponga de Oliveira (delegado da Regional de Turismo); Isael Pereira da Cruz (curador do Museu do Tropeiro de Boituva) e Fabio Menezes (vereador de Tatuí).

Cia Rit's é premiada em Sorocaba

A CIA RIT ‘S DE DANÇA,  foi premiada na quarta edição do Festival ABCDANÇA no teatro  municipal ”Teotônio Vilela”  no sábado (27) em Sorocaba.
O Festival contou com a participação de 20 escolas de dança , com mais de 200 bailarinos, divididos em várias modalidades  como: contemporâneo, jazz, ballet, dança de rua, dança de salão e danças urbanas e nas categorias: solo, conjunto, trio, dupla, avançado, adulto, juvenil e infantil, masculino e feminino.
Participaram escolas das cidades de: São Paulo, Indaiatuba, Sorocaba, Rio Claro, Votorantim, Tatui, Itapetininga, Santa Cruz do Rio Pardo, Jundiai e Osasco.
A Cia Rit’s  conquistou a segunda colocação nas duas categorias que concorreu, obtendo as melhores notas em cada categoria, ambas com a coreografia da professora,  Ane Fructuoso.
As duas apresentações conquistaram tanto os jurados quanto a platéia que lotou o teatro.
Bailarinas que participaram do festival: Isabela Villela, Pamela Rezende, Leticia Oliveira, Leticia Coelho, Thais Farias, Amanda Godinho, Carolina Ferro, Gabriela Bispo, Marcella Abe, Maiara Soares, Natalia Juiz, Nicole Caresia e Raissa Silveira e os bailarinos: André e Kelvin.


Fonte: www.sotake.com.br
Fotos: Michel Oliveira

Clube de Campo comemora mais de meio século

O novo presidente do Clube de Campo de Tatuí, José Maria Soares, deu início de forma criativa às comemorações do Jubileu de Ouro da entidade. Como o jubileu ocorreu no ano passado e nada foi feito, as comemorações receberão a sugestiva marca "Projeto 50+1". É ou não é uma boa ideia?

Veja a Justificativa de José Crespo para a concessão do título de cidadão sorocabano ao tatuiano Dr. José Celso de Mello Filho, ministro do STF

JOSÉ CRESPO
Vereador


JUSTIFICATIVA:


José Celso de Mello Filho, ministro do Supremo Tribunal Federal há vinte anos, é natural de Tatuí, cidade da região administrativa de Sorocaba, onde nasceu em 01 de Novembro de 1945, filho do professor José Celso de Mello e da professora Maria Zenaide de Almeida Mello.

Tomou posse como promotor público estadual, no Estado de São Paulo, em 3 de novembro de 1970, aprovado em 1º lugar em um concurso com 1.118 concorrentes. Corria o governo do general Emílio Garrastazu Médici e vicejava o Ato Institucional 5. Em seu discurso de posse, o jovem promotor discorreu sobre seu papel e de seus colegas em uma sociedade em que não prevaleciam as liberdades fundamentais e sobre o direito de resistência às normas ilegítimas da ditadura militar.

Começou, ali, a chamar a atenção, tanto de desafetos como de admiradores. Depois disso e de uma passagem pela Secretaria da Cultura paulista, Celso de Mello voltou a desagradar ao regime vigente. Em 24 de março de 1977, na inauguração do Fórum de Osasco, Celso falou em nome do Ministério Público para um auditório lotado. Presentes à solenidade o comando do TJ paulista, do Ministério Público, o prefeito Francisco Rossi e um coronel representante do Exército.

Depois de mornos discursos, Celso de Mello fez um discurso contundente em ataque à existência de instrumentos autoritários no ordenamento jurídico brasileiro, o estado das prisões, as detenções arbitrárias. O coronel presente esfregou as mãos nervosamente. O AI-5 só seria revogado um ano e 9 meses depois. Mas o discurso foi aplaudido de pé - menos pelas autoridades que integravam a mesa, imóveis, impassíveis. Somente o corregedor-geral do Ministério Público, Alberto Hermínio Marques Porto, se levantou, atravessou o salão e abraçou Celso de Mello.

No dia seguinte ao polêmico discurso, o jornal O Estado de S. Paulo destacou a defesa dos direitos humanos feita por Celso de Mello e suas críticas ao AI-5. As críticas se tornaram a principal notícia nos diários de Osasco e Celso foi distinguido como cidadão honorário do município. Mas o promotor permaneceria na primeira instância, sem promoção por praticamente toda a carreira. Foi o preço pago pela corajosa atitude tomada em Osasco.

Em seguida, Celso de Mello voltou a trabalhar com Flávio Bierrenbach, então líder do MDB. Em 1978, Bierrenbach elegeu-se deputado estadual e foi escolhido presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa. Neste posto, convidou novamente Celso para integrar sua assessoria.

Celso de Mello integrou uma equipe de primeira linha, da qual fez parte, primeiro, Luiz Antonio Guimarães Marrey; depois, Pedro Dallari se juntou ao time.

Em São Paulo, Celso de Mello lecionou por nove anos no curso do professor Damásio de Jesus. Lecionar era uma de suas paixões, que só largou por conta dos demais encargos que se surgiram. Nesta época, escreveu sua Constituição Federal Anotada, cuja primeira edição saiu em 1984.

No Supremo, o ministro Celso de Mello, de novo, enfrentou resistências, de outra ordem. Tanto que afirma ter aprendido muito com seus colegas, por mais diferente que fosse sua visão em diversos aspectos. O hoje decano quando caçula representou o papel fundamental na renovação da jurisprudência do Supremo.

Quando tomou posse, a recém-promulgada Constituição de 1988 ainda era interpretada à luz da jurisprudência, baseada nas antigas Cartas, pouco democráticas. Coube a Celso de Mello estabelecer marcos importantes para a virada de jurisprudência do tribunal, sobretudo no capítulo de garantias e direitos fundamentais.

Em vez de criticar, o ministro comemora a divergência: “É um desafio permanente que se renova a cada dia. Faz parte da essência da Suprema Corte a existência de visões doutrinárias, ideológicas e da realidade diferentes. É dessa diversidade e multiplicidade de percepções e posições doutrinárias que se alimentam os julgamentos do STF e nascem as soluções sábias”.

Celso de Mello crê que posições divergentes qualificam as decisões. “A divergência permite constatar que a visão pluralística do fenômeno social e jurídico. E esse pluralismo de idéias é que confere o coeficiente maior de legitimidade democrática. Isso representa um dado altamente positivo. É preciso que haja divergência”, afirma.

O ministro também ressalta a independência da Corte, apesar de sete de seus atuais membros terem sido nomeados pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Celso de Mello afirma que seus colegas “são muito qualificados e têm demonstrado clara independência em relação ao Executivo, mesmo nas questões mais delicadas”.

O decano justifica seus votos longos, detalhados e exaustivamente fundamentados com o argumento de que é preciso que o jurisdicionado saiba porque perdeu e porque ganhou. Celso de Mello leva dias trabalhando e estudando uma decisão. Qualquer advogado sabe como seus votos são produzidos. Ao final de seus votos, o cidadão sabe porque perdeu ou porque ganhou.

O ministro Celso de Mello não construiu pontes ou viadutos em Sorocaba, nem lecionou em nossas escolas. Mas construiu aos brasileiros de Sorocaba, também, um conjunto de trabalhos e decisões jurídicas, na mais alta Corte do país, de que muito nos orgulhamos. Sempre valorizou e faz questão de lembrar, em seus discursos em Brasília, sua naturalidade de Tatuí, "na região de Sorocaba", divulgando assim o nome da nossa cidade por todos os cantos do Brasil.

Sem dúvida alguma, será uma honra para nós, vereadores, como para toda a população de Sorocaba, termos uma pessoa e uma autoridade desse gabarito incluída na lista dos cidadãos sorocabanos mais ilustres, para o que solicitamos dos Nobres Pares a aprovação do presente Projeto de Decreto Legislativo.

sábado, 8 de maio de 2010

SILVIA CATTO TOMA POSSE PARA NOVO MANDATO NA OAB

A presidente da 26ª seção da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Tatuí, Dra. Silvia Regina Catto Mocellin, toma posse neste sábado para mais um mandato. A cerimônia foi marcada para acontecer na Associação Atlética XI de Agosto. Após a cerimônia, jantar sob a forma de adesão.

Justiça instala Unidade Avançada de Atendimento em Cesário Lange


O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou nesta sexta-feira (7/5), uma Unidade Avançada de Atendimento Judiciário (UAAJ) na cidade de Cesário Lange, a 153 km da capital.  O município conta com aproximadamente 15 mil habitantes e cerca de 11 mil eleitores.         

        A solenidade foi realizada na Câmara Municipal da cidade. O corregedor-geral de Justiça, desembargador Antonio Carlos Munhoz Soares abriu a solenidade representando o presidente do TJSP, desembargador Antonio Carlos Viana Santos.         
        O juiz da Vara do Juizado Especial Cível de Tatuí, Marcelo Nalesso Salmaso, que será responsável pela UAAJ, falou da importância da instalação. ”Estamos aqui diante de um dia muito especial para todos, não apenas para as autoridades municipais e juízes, mas principalmente para toda a população de Cesário Lange”, afirmou o magistrado. Ele prosseguiu, lembrando que a Constituição Federal prevê como direito fundamental para todo aquele que se sentir lesado, o direito de se socorrer junto ao Poder Judiciário. E é essa a principal função da Unidade Avançada: levar Justiça ao cidadão que se sentir prejudicado em quaisquer de seus direitos. Ele encerrou seu discurso agradecendo a presença do desembargador Munhoz Soares e a colaboração do prefeito de Cesário Lange, dos vereadores, servidores do judiciário e as polícias civil e militar, além da guarda municipal.         
        O prefeito municipal Ramiro de Campos falou do progresso que tem chegado a Cesário Lange nos últimos tempos, que culmina agora com a instalação da Unidade Avançada  de Atendimento Judiciário, “um embrião para a chegada do Fórum Distrital ao município, que completa 51 anos de vida em 2010”.         
           
        Estiveram presentes também, entre outras autoridades, o presidente da Câmara Municipal de Cesário Lange, Luciano César de Toledo; o promotor de justiça Jacques Marcel Abramovitch, representando o procurador geral de justiça do Estado de São Paulo; os juízes Aparecido César Machado, diretor do fórum de Itapetininga; Ligia Cristina Berardi Ferreira, diretora do Fórum de Tatuí; Jair Antonio Pena Junior, responsável pelo fórum de Porangaba; Renata Xavier da Silva, diretora do fórum de Tietê e o procurador de justiça José Manoel Mendes Castanho.         
        O objetivo das Unidades Avançadas é  facilitar o acesso da população à Justiça, atendendo ações de competência do Juizado Informal de Conciliação e do Juizado Especial Cível.          
        A UAAJ ficará sob responsabilidade de Ligia Cristina Berardi Ferreira, juíza da 3ª Vara Cível e diretora do Fórum de Tatuí  e do juiz da Vara do Juizado Especial Cível de Tatuí, Marcelo Nalesso Salmaso.    

VITTOR SANTOS APRESENTA MÚSICA EM HOMENAGEM À BIG BAND DO CONSERVATÓRIO


A Big Band do Conservatório de Tatuí recebeu, ontem, o compositor, arranjador e trombonista fluminense Vittor Santos.  A apresentação aconteceu no Teatro Procópio Ferreira. A apresentação teve duas estreias, entre elas a música "D'Abril", composta no último dia 14 de abril especialmente para a orquestra Big Band do Conservatório deTatuí..

Foi a quarta participação de Vittor Santos junto à Big Band do Conservatório de Tatuí. Para este concerto, ele elegeu repertório que une obras antigas de sua carreira de compositor e arranjador a material recente.
 
O programa foi apresentado conforme cronologia de produção, iniciando com “Vitória”.  A segunda composição apresentada foi África, com arranjo foi escrito no ano de 1993. A melodia, cujo compositor permanece desconhecido por Vittor Santos até os dias de hoje, foi arranjada na fase em que ele atuava em conjuntos de baile no Rio de Janeiro.
 
Valsa dos Amigos foi reapresentada pela Big Band do Conservatório de Tatuí. Já “Obsession”, composta para solista e orquestra, representa um capítulo especial na vida do compositor. “Obsession” significa, literalmente, uma obsessão de Vittor Santos. A mesma composição recebeu cinco arranjos diferentes que, se somados, totalizariam quase 30 minutos. Dos cinco arranjos, dois foram gravados – um está no CD “Brazilian Breath”, da saxofonista Daniela Spielmann, e, outro, no CD “Arco e Tecla”, de Ricardo Amado, violino, e Flávio Augusto, piano. A terceira versão foi apresentada pelo clarinetista Cristiano Alves, em concerto realizado na Alemanha. 
 
Outra obra apresentada foi “Coisa nº 10”, de Moacir Santos, ícone da música instrumental brasileira e um dos compositores brasileiros mais conhecidos no exterior.  O programa seguiu com “Mais Pagode do que Jazz”, cujo arranjo foi encomendado pela Kluver´s Big Band para um evento realizado na Dinamarca no ano de 2006. Esta será a primeira audição brasileira do arranjo.

Duas das quatro partes de “Impressões” são apresentadas na seqüência. “Impressões – 1ª Parte” já é conhecida do público. Já a “Impressões – 4ª Parte”, nunca apresentada publicamente, terá sua estreia neste concerto. O mesmo acontece com “D’Abril”, obra concluída no último dia 14 de abril de 2010 em homenagem à orquestra tatuiana.
 
Vittor Santos
Arranjador, compositor, trombonista, produtor, Vittor Santos convive com música desde a infância. Aos sete anos foi presenteado com um pandeiro, instrumento que lhe despertou a musicalidade. No ano seguinte passou a estudar violão e, de imediato se interessou pelos recursos de harmonia. Aos 11 anos, em 1976, ingressou na “Banda do Clube Musical Euterpe”, onde passou a estudar tuba e elementos da música com o regente Alberto de Araújo Lopes. Iniciou carreira profissional aos 14 anos, como integrante de um quinteto que tocava para dançar nas noites petropolitanas, adotando o trombone como primeiro instrumento. Aos 16 anos começou a trabalhar em shows e gravações para diversos cantores e em 1985 montou a “Orquestra de Vittor Santos”, com a qual realizou diversas apresentações pelo Brasil e gravou os discos “Aquarelas Brasileiras” e “Um Toque Tropical”, pela antiga “Continental”, e ainda participou do filme “Banana Split” e da minissérie “Anos Rebeldes”. Foi líder e trombonista da “Orquestra In Concert” e professor de arranjo e harmonia funcional da escola homônima.
 
Em 1999 participou do Free Jazz Festival, dirigindo a “Vittor Santos Orquestra”. Em 1994 lançou “Trombone”, primeiro disco individual pela “Leblon Records” e, em 1997, pela mesma gravadora, o “Sem Compromisso”, de quinteto fixo, ao lado de alguns dos ex-integrantes da “Orquestra de Vittor Santos”. Em 2005, juntamente com o grupo “Conexão Rio”, lançaram o CD “Você só dança com ele”, pelo selo “MP,B”, no qual visitam 12 canções do compositor Chico Buarque. Já em 2006, o CD “Renovando as Considerações”, em parceria com os selos “Biscoito Fino” e “Brasilianos” no Brasil e, nos Estados Unidos, com o título “Renewed Impressions”, com o selo “Adventure Music”. Em 2001 estreou sua primeira obra sinfônica “Divagações sobre os quatro elementos” junto à Orquesta municipal de sopros de Caxias do Sul. Escreveu arranjos para a Lincoln Center Jazz Orchestra, para o evento “Carnival on Broadway – a Música do Brasil”, temporada 2001/2002. Foi convidado, com frequência, a participar de diversos “Songbooks” de Almir Chediack. Gravou ou atuou em shows como instrumentista ou arranjador com Chico Buarque de Hollanda, Caetano Veloso, Leny Andrade, Gal Costa, Moraes Moreira, Miltinho, Elza Soares, Ivan Lins, Francis Hime, Leila Pinheiro, Fátima Guedes, Antônio Adolfo, Ed Motta, Maria Schneider, Hamilton de Holanda e muitos outros. Atua como instrumentista nos projetos “Ouro Negro” (CD – 2001; DVD - 2005) e “Choros e Alegria” (CD - 2005), que homenageia o compositor-maestro: Moacir Santos.
 
Big Band
A Big Band do Conservatório de Tatuí foi criada no ano de 1975, unindo alunos de nível avançado e professores da instituição para apresentação de repertório exclusivamente popular, uma novidade na época em que a escola de música dedicava-se quase que totalmente ao ensino e difusão de música erudita.
 
Como grupo estável do Conservatório de Tatuí, a Big Band já acompanhou nomes como os de Leny Andrade, Osvaldinho da Cuíca, Miles Osland, Vinícius Dorin e Altair Martins, entre outros. Em outra oportunidade, o grupo recebeu como regente especial o conceituado Maestro Branco.
Em 2006, o grupo lançou seu primeiro CD, nomeado “SamJazz – 30 Anos”.
 
A Big Band do Conservatório de Tatuí é formada por Fabio Xavier, Celso Veagnoli, Cesar Roversi, Bruno Alejandro Munos Lopez e Sérgio Gonçalves de Oliveira (saxofones); Claudio Sampaio, Diego Garbin, João José Xavier e Reynaldo Izeppi (trompetes); Alan Palma, Rosa Garbin, William Barros e Leonardo Ramos (trombones); Adriano Contó (piano); Carlos Iafelice (guitarra); Sergio Frigério (baixo); Rodrigo Marinonio (bateria); e Tiago Sebbe Mecatti (percussão).

TV Tem acompanhou ensaio do grupo de Performance Histórica

Casamento comunitário será no último sábado deste mês

O Fundo Social de Solidariedade de Tatuí organiza no dia 29 de maio, a partir das 19 horas, na Concha Acústica Municipal “Maestro Spártaco Rossi”, mais a quarta edição do Casamento Comunitário, uma ação social que reunirá em matrimônio um total de 50 casais. Durante o evento religioso, que será aberto ao público, será celebrada uma cerimônia ecumênica.As alianças, bolos, vestidos, buquês de flores, maquiagem, penteados, transporte, dia da noiva, fotos e convites, são fornecidos gratuitamente para todos os noivos, através de uma parceria entre o Fundo Social, empresas da cidade e diversos profissionais. Durante os casamentos, os casais sempre participam do sorteio de viagens de lua-de-mel, com todas as despesas pagas. “O objetivo principal do Casamento Comunitário é investir na formação da família”, afirma a primeira-dama Maria José Vieira de Camargo, presidente do Fundo Social de Solidariedade. Nas três edições anteriores do Casamento Comunitário 120 casais foram beneficiados.

cantor tatuiano DI SOBRAL interpreta, de sua autoria, PULSAR DO UNIVERSO

Feira de Saúde em Tatuí

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Fórum de Tatuí ainda não aderiu à greve

Os servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo estão em greve. Segundo o comando da greve, a adesão está em 50% em todo o Estado até o momento. Nesta sexta-feira, grevistas de Sorocaba e Itapetininga estiveram no Fórum Alberto dos Santos, de Tatuí, falando aos servidores locais, visando ganhar a adesão local. 
A reivindicação é um reajuste de 20,16% referente às datas-base dos dois últimos anos, não cumpridos pelo TJ.

"Shopping" da Coop deverá ter agência bancária

Notícias oficiosas dão conta de que, concluídas as obras de ampliação, a galeria da Coop - Cooperativa de Consumo deverá ter uma agência do Bradesco. Será um conjunto de 24 lojas. Entre elas, também está prevista uma livraria da rede La Selva. As obras deverão estar concluídas antes da Copa. 

Conservatório apresenta Danças Ibéricas neste sábado, às 20h30

Neste sábado, no Conservatório de Tatuí tem apresentação do programa “Danças Ibéricas”. O concerto conta com a participação especial do bailarino Ricardo Barros, que é especializado em dança e música teatrais francesas dos séculos dezessete e dezoito. Local: Teatro Procópio Ferreira. Os ingressos custam R$ 10. Estudantes e idosos pagam a metade. Outras informações pelo telefone (15) 3205-8444.