terça-feira, 8 de abril de 2025

Encontro do Ciclo de Debates do TCE-SP é realizado em Tatuí


07/04/2025 |  Cerca de 500 pessoas, entre prefeitos, presidentes de Câmaras e vereadores, dirigentes e agentes públicos de 54 municípios das regiões de Sorocaba, Itapetininga e Grande São Paulo, estiveram no Teatro “Procópio Ferreira” na manhã desta segunda-feira (7), onde participaram do 4º Encontro do 29º Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais – 2025, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

Compuseram a Mesa dos Trabalhos, o presidente do TCE-SP, conselheiro Antonio Roque Citadini, os conselheiros Marco Aurélio Bertaiolli e Maxwell Borges de Moura Vieira, a procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Letícia Formoso Delsin Matuck Feres, o secretário-diretor geral do TCE-SP, Germano Fraga Lima, o diretor da Unidade Regional de Sorocaba (UR-9), Mauro Guimarães Coam, o chefe do Gabinete Técnico da Presidência do TCE-SP, Maurício Antonio Varnieri Ribeiro, o prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior, o presidente da Câmara de Tatuí, Renan Cortez, e o gerente geral do Conservatório de Tatuí, Gildemar Oliveira.

A Orquestra do Conservatório de Tatuí abriu os trabalhos com a execução do Hino Nacional, seguida de composições musicais.


O presidente do TCE-SP, Antonio Roque Citadini, destacou o papel do Tribunal de Contas e a importância do Ciclo de Debates para os municípios. “O nosso papel no Tribunal de Contas é esclarecer. Nós acompanhamos os problemas apresentados, que precisam de respostas rápidas. Esclarecendo, ajudamos os municípios a errarem menos. Encontros como o de hoje servem para mostrar a maneira como pensamos e, com isso, contribuir para que todos façam uma boa gestão”, disse.

“Sei que muitos gestores são novos, chegam com várias demandas e querem fazer tudo de imediato, mas nem sempre é possível. Queremos ser parceiros dos municípios e ajudar. É preciso diminuir o número de erros e é isso que desejamos, para que assim façam as melhores administrações aos municípios”, comentou.

Ao término da fala, o presidente do TCE-SP fez um apelo: "a administração pública existe para socorrer os mais pobres. Aqueles que menos têm são os que mais precisam.

Em seguida, a Mesa Técnica do encontro foi coordenada pelo secretário-diretor geral do TCE-SP, Germano Fraga Lima, sendo formada também por Mauro Guimarães Coam, diretor da diretor da Unidade Regional de Sorocaba (UR-9), Paulo Massaru Uesugi Sugiura, diretor do Departamento de Supervisão da Fiscalização I, Alexandre Teixeira Carsola, diretor do Departamento de Fiscalização II, Marcos Portella Miguel, diretor da Divisão da AUDESP, Roberta Azola Gardelli, diretora técnica da 10ª Diretoria de Fiscalização, e Vinicius Antonio Jardim Galluzzi, chefe técnico da Fiscalização da UR-9 (Sorocaba).

Foram abordados temas como os cuidados com a gestão, ações de fiscalização do TCE-SP, Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), Repasses ao Terceiro Setor, Controle Interno e Planejamento, Dívida Ativa e assuntos voltados às Câmaras Municipais.

O Ciclo de Debates é realizado anualmente pelo TCE-SP, visando debater e promover boas práticas administrativas, esclarecer dúvidas e orientar os gestores nos 644 municípios fiscalizados pelo órgão. Tatuí foi o quarto município a receber o Ciclo de Debates do TCE-SP em 2025.

O calendário completo 29º Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais – 2025 pode ser consultado em https://go.tce.sp.gov.br/8k9h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário