![]() |
Kil Abreu (Divulgação) |
17/04/2025 | O Conservatório de Tatuí inscrições abertas para três cursos:
- ‘Em busca da crítica teatral: breve história e práticas da crítica na cena brasileira contemporânea’;
- ‘Uma viagem pelos ritmos do mundo’; e
- ‘O palhaço e os (des)objetos: por uma reconciliação com a inutilidade’.
‘Em busca da crítica teatral: breve história e práticas da crítica na cena brasileira contemporânea’, com Kil Abreu
Comandado por Kil Abreu, o curso traçará um panorama sobre os caminhos e mudanças dos procedimentos relacionados à resenha teatral no país, os princípios da crítica moderna até o presente. As pessoas inscritas poderão discutir e compreender sobre a diversidade nas abordagens atuais do tema a partir da produção cênica contemporânea. Durante o curso, a turma analisará obras em cartaz na atualidade.
Jornalista, crítico e curador, Kil Abreu já atuou como coordenador pedagógico da Escola Livre de Teatro de Santo André. O docente também compôs júris dos principais prêmios do segmento no país, como Shell e APCA. Já foi curador do Centro Cultural São Paulo, e trabalhou em diversos festivais de teatro, como o de Curitiba, Festival de Fortaleza, Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, entre outros.
Período do curso: 30 de abril a 2 de julho de 2025
Aulas online e presenciais: segundas-feiras e quartas-feiras, das 19h às 21h30
Local: Zoom
Carga horária: 48h
Total de Participantes: 20
Público-alvo: Atrizes, atores, estudantes de teatro, dançarinos(as), performers, artistas e pesquisadores(as) do corpo, interessados em crítica
Pré-requisitos: Interessados(as) em geral que tenham concluído alguma formação nas áreas cênicas, letras ou afins
Critério de seleção: Currículo e carta de interesse
Prazo de inscrição: Até 24 de abril de 2025
Ficha de inscrição: https://conservatoriodetatui-ps.softwaregeo.com.br/seletivo/inscricaoCursoLivre?editalId=146
‘Uma viagem pelos ritmos do mundo’, com Beto Angerosa
O curso explora a temática de “Ritmos do Mundo” e promove uma verdadeira viagem musical pelo planeta. Ministradas pelo percussionista Beto Angerosa, as aulas usarão métodos como a apreciação, decifração e prática de diferentes ritmos, tradicionais de diversos países e regiões. O público participante poderá viver uma interação com o professor e outros participantes, com o intuito de expandir a percepção por outras culturas, histórias e musicalidades de povos ao redor do mundo.
Beto Angerosa, é Bacharel em Filosofia pela USP e percussionista, compositor e professor. No universo acadêmico, se destaca como pesquisador de diversas linguagens étnicas da musicalidade mundial, dedicando-se a projetos, grupos e gravações distintos, no Brasil e em dezenas de países, com inúmeros artistas de renome nacional e internacional. É professor de percussão popular, rítmica e de Cursos Livres na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim). Também é docente da primeira Pós -Graduação sobre percussão popular realizada no país, pela Universidade Santa Marcelina.
Período do curso: 26 de abril a 19 de julho de 2025
Aulas online e presenciais: às segundas-feiras (nos dias 28/04; 05, 12, 19 e 26/05; 02, 09, 16, 23 e 30/06; 07 e 14/07;), de forma online, das 17h às 19h e aos sábados (nos dias 26/04; 10 e 24/05; 07 e 21/06; 19/07), de forma presencial, das 13h às 17h
Local: Zoom e Conservatório de Tatuí
Carga horária: 48h
Total de Participantes: 20
Público-alvo: Músicos, estudantes de música e interessados(as) em geral
Pré-requisitos: Interesse pelo assunto, conhecimento básico de música e cultura geral e certeza de assiduidade nas aulas
Critério de seleção: Vídeo contendo a motivação de fazer o curso de mini currículo
Prazo de inscrição: Até 25 de abril de 2025
Ficha de inscrição: https://conservatoriodetatui-ps.softwaregeo.com.br/seletivo/inscricaoCursoLivre?editalId=149
‘O palhaço e os (des)objetos: por uma reconciliação com a inutilidade’, com Rodrigo Costa
Ministrado por Rodrigo Costa, o curso visa investigar, por meio de um jogo autoral com os objetos, um humor que revele a singularidade de cada palhaço, transformando a matéria literal (o objeto) em poesia visual. Ao longo das aulas, serão aplicados exercícios que buscam explorar o potencial do campo simbólico e metafórico de objetos, criando um ambiente propício a encontrar a inutilidade como expressão da alegria e poética do palhaço.
Ator, palhaço e professor de teatro, Rodrigo Costa é também bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Na arte da palhaçaria, Costa apresenta espetáculos solos como Seu Bonanza, Seu Bonanza em Jogo do Amor e Seu Bonanza em Bernardo – O Apanhador de Desperdícios, além de integrar o elenco de Festivais e Mostras de Teatro e Circo. Rodrigo Costa também atua como arte-educador na região de Tatuí e integrante da Nossa Trupe Teatral, na qual dá continuidade ao seu trabalho de pesquisa sobre a linguagem do palhaço e colabora na produção de espetáculos e mostras teatrais na cidade.
Período do curso: 23 de maio a 04 de julho de 2025
Aulas presenciais: às sextas-feiras, das 14h às 18h (exceto 20 de junho)
Local: Unidade 3 do Conservatório de Tatuí (Rua Onze de Agosto, 620, Centro, Tatuí-SP)
Carga horária: 24h
Total de Participantes: 20
Público-alvo: Atrizes, atores, estudantes de teatro, dançarinos(as), performers, artistas e pesquisadores(as) do corpo, interessados em palhaçaria, dentre outros
Pré-requisitos: Interessados(as) em geral que tenham concluído alguma formação nas áreas cênicas ou afins
Critério de seleção: Currículo artístico e carta de interesse
Prazo de inscrição: Até 06 de maio de 2025
Ficha de inscrição: https://conservatoriodetatui-ps.softwaregeo.com.br/seletivo/inscricaoCursoLivre?editalId=147
As inscrições já podem ser feitas por meio do site do Conservatório de Tatuí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário