quarta-feira, 23 de abril de 2025

Inscrições para o 2º Encontro de Escritores Tatuianos termina no domingo (27/04)

Para participar, é necessário estar inscrito no Cadastro Municipal de Cultura e apresentar um currículo literário.


23/04/2025 |  O “2º Encontro de Escritores Tatuianos” – promovido pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal” de Tatuí -, que acontecerá no dia 3 de maio (sábado), das 9h às 13h, na Praça da Matriz, segue com inscrições abertas até domingo (27/4), pelo link https://bit.ly/3XHStJV.

Para participar, é necessário estar inscrito no Cadastro Municipal de Cultura e apresentar um currículo literário. Mesmo aqueles que ainda não possuem obras publicadas podem se inscrever, com a oportunidade de interagir com outros autores, trocar experiências e enriquecer o repertório literário.

O evento integra a programação do Dia Municipal da Literatura Tatuiana e tem como objetivo valorizar os escritores locais e incentivar a produção literária no município. No encontro, o público poderá conhecer e adquirir obras de autores tatuianos, participar de bate-papos literários e acompanhar trocas de experiências sobre escrita, publicação e mercado editorial. A ação busca fomentar um ambiente de criação, leitura e integração entre os escritores da cidade.

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, instituído pela Lei Municipal nº 4.581/2011 (https://bit.ly/4aph0l3), celebra datas importantes na história literária de Tatuí: o nascimento da escritora Chiquinha Rodrigues, em 1886, e o falecimento do escritor Paulo Setúbal, em 1937. A data foi criada pelos produtores culturais Donny Barros e Rogério Vianna, como forma de reconhecer o valor dos autores tatuianos e preservar a rica tradição literária da cidade.

Mais informações sobre o evento e as inscrições podem ser obtidas pelos e-mails museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br e paulosetubalconcurso@gmail.com.

Homem morre baleado e outro fica ferido após discussão em Tatuí

Segundo o boletim de ocorrência, o suspeito de cometer o crime era uma terceira pessoa que teria agredido as duas vítimas, na noite de sábado (20). Até o momento, ninguém foi preso.

Por g1 Itapetininga e Região com edição do DT


23/04/2025 18h16 - Um homem de 35 anos morreu baleado e outro, de 21 anos, ficou ferido, após discussão em Tatuí (SP). O suspeito de cometer o crime é um homem de 18 anos. Até o momento, ninguém foi preso.

Segundo o boletim de ocorrência, a Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada na noite de sábado (20), após uma das vítimas procurar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Conforme o registro, o suspeito discutia com o jovem de 21 anos, sacou uma arma e atirou. Em seguida, o homem de 35 anos, que tentou intervir na briga, também foi atingido e não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado na Delegacia de Tatuí como homicídio, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. O suspeito de cometer o crime ainda não foi localizado.

TV Record | Aventura de Marcão em Tatuí

Corpo é encontrado dentro de poço em área de mata em Itapetininga

Homem de 32 anos foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (22), no bairro Ponte Alta. Caso foi registrado como mortes suspeita e deve ser investigado.

Por g1 Itapetininga e Região


22/04/2025 17h42 | Um homem de 32 anos foi encontrado morto num poço em uma área de mata próxima à Estrada Municipal Olavo Egydio de Souza Aranha Setúbal, na manhã desta terça-feira (22), em Itapetininga (SP).

Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de encontro de cadáver, no bairro Ponte Alta.

Equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local. Foram solicitados exames ao Instituto de Criminalística (IC) para identificar a causa da morte e o corpo foi enviado ao Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Civil não divulgou a identidade do homem.

O caso foi registrado como morte suspeita na Delegacia Seccional de Itapetininga e deve ser investigado.

Mulher é encontrada morta dentro de carro em canavial em Tatuí; ex confessou crime

Conforme o boletim de ocorrência, Raísa Martins dos Santos estava desaparecida desde segunda-feira (21). O corpo da vítima foi encontrado nesta quarta-feira (23).

Por g1 Itapetininga e Região

Raísa Martins dos Santos estava desaparecida desde segunda-feira (21). Ela foi morta pelo ex-marido — Foto: Reprodução/Redes sociais

23/04/2025 16h02 |  Uma mulher de 29 anos foi encontrada morta dentro do carro em um canavial em Tatuí (SP), nesta quarta-feira (23). Raísa Martins dos Santos estava desaparecida desde a segunda-feira (21) e, segundo a Polícia Civil, foi morta pelo ex-marido, que confessou o crime.

Segundo o delegado Arthur Bariani, Raísa desapareceu junto com o carro na segunda-feira (21). Familiares ficaram preocupados, já que ela era responsável, trabalhava em dois empregos e mantinha uma rotina regrada. Durante os dias seguintes, tentaram contato, mas recebiam apenas mensagens de texto dizendo que estava tudo bem, o que levantou suspeitas.

Diante da situação, a família registrou um boletim de ocorrência. A Polícia Civil iniciou as investigações e passou a suspeitar do ex-marido, de quem Raísa havia se separado há alguns meses.

Rafael dos Santos foi chamado para depor e, durante o interrogatório, confessou o crime. Ele afirmou ainda que usou o celular dela para enviar mensagens fingindo que ela ainda estava viva.

O ex-marido também revelou onde havia escondido o corpo e o carro: em um canavial nos fundos de uma empresa. A polícia foi até o local e encontrou o veículo com o corpo de Raísa dentro, parcialmente queimado. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado.

Com a confissão e as provas reunidas, a Justiça autorizou a prisão preventiva do ex-marido. O caso registrado como feminicídio segue sob investigação.

Corpo de Raísa Martins dos Santos, de 29 anos, foi encontrado dentro de um carro em um canavial em Tatuí (SP) — Foto: Divulgação/Polícia Civil

terça-feira, 22 de abril de 2025

Estão abertas inscrições para cursos gratuitos de arte e cultura em Tatuí

Os cursos oferecidos são: Violão Clássico Iniciante; Violão Clássico Intermediário; Canto Coral; e Oficina de Capoeira.


22/04/2025 |  Estão abertas, até a próxima terça-feira (29/4), as inscrições para quatro cursos gratuitos que integram a agenda formativa de 2025 da Casa da Práxis, espaço cultural voltado à formação comunitária em Tatuí.

Com foco no acesso democrático à arte, à cultura e à educação popular, as atividades são destinadas para pessoas a partir dos 14 anos de idade e terão duração de seis meses. Os cursos oferecidos são: Violão Clássico Iniciante; Violão Clássico Intermediário; Canto Coral; e Oficina de Capoeira. As aulas serão ministradas por educadores com sólida trajetória em projetos socioculturais, proporcionando uma experiência enriquecedora que une teoria e prática, tanto para iniciantes quanto para quem deseja se aprofundar no aprendizado.

As vagas são limitadas e a inscrição pode ser feita no link https://bit.ly/3EhJRmY. Mais informações podem ser obtidas pelos números de WhatsApp (15) 99640-8430 e (15) 99794-7554.

Estas formações oferecidas foram contempladas pelo Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura do Governo Federal e Prefeitura de Tatuí. A proposta da Casa da Práxis valoriza a diversidade cultural, promovendo desde a música erudita até manifestações da cultura popular brasileira, incentivando o diálogo entre diferentes linguagens artísticas e a participação ativa da comunidade.

Prêmio Literário Paulo Setúbal recebeu inscrição de 1504 trabalhos

Número representa recorde histórico: trabalhos são oriundos dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal.


22/04/2025 |  O “23º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias”, promovido pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal” consolida-se como um dos mais prestigiados e abrangentes certames literários do País.

O certame superou expectativas ao alcançar a marca histórica de 1504 trabalhos inscritos, oriundos dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal. As inscrições se encerraram na última quarta-feira (16/4), registrando ampla adesão da comunidade literária nacional. O certame contempla três categorias – Contos, Crônicas e Poesias – e, nesta edição, foram recebidas 603 inscrições na modalidade Poesias (40,1%), 565 em Contos (37,6%) e 336 em Crônicas (22,3%) – números que revelam não apenas a diversidade dos estilos literários, mas também o crescente interesse por parte dos escritores brasileiros.

A cidade de Tatuí, terra natal do escritor Paulo Setúbal e anfitriã do concurso, também demonstrou forte participação, com 62 autores locais inscritos, o que representa 4,1% do total. Este dado reforça o envolvimento da comunidade cultural local com o Prêmio e destaca a vocação artística e literária tatuiana.

O cronograma do edital segue com a divulgação da lista de inscritos na próxima segunda-feira (28/4), enquanto o resultado dos contemplados será anunciado em 1º de agosto, com homologação no dia 4 do mesmo mês. O lançamento do tabloide com os textos selecionados acontecerá em 2 de agosto, integrando a programação especial da 83ª Semana Paulo Setúbal, evento tradicional que celebra a vida e a obra do ilustre escritor tatuiano, imortal da Academia Brasileira de Letras.

Programa de saúde gratuito da Coop estará em Tatuí

Os serviços serão oferecidos no sábado (26 de abril), no horário das 10h às 15h, na Coop do Centro, na Rua Cel. Lúcio Seabra, 772.

Por Guia da Farmácia


22/04/2025 |  Com o compromisso de promover a saúde e o bem-estar da população, a Coop tem consolidado sua atuação por meio do programa Blitz da Saúde. Desde sua criação, em 2012, a iniciativa já contabiliza 277 mil atendimentos gratuitos, tendo registrado um crescimento de 43% em 2023 em relação ao ano anterior.

Desenvolvido pelo negócio Drogaria da Coop e integrante da plataforma de responsabilidade social Coop Faz Bem, o programa oferece serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Recentemente, passou a incluir também o ecocardiograma, exame que permite avaliar detalhadamente o ritmo cardíaco dos pacientes.

Blitz da Saúde em Tatuí

No sábado (26 de abril), no horário das 10h às 15h, a van personalizada da Blitz da Saúde, equipada com estrutura semelhante à de um consultório e contando com um farmacêutico e um balconista de drogaria, estará na unidade Coop da Rua Cel. Lúcio Seabra, 772 – Tatuí.

segunda-feira, 21 de abril de 2025

Lions Clube busca apoiadores para Jantar Beneficente


21/04/2025 |  No dia 17 de Maio próximo, o Lions Clube de Tatuí estará desenvolvendo seu tradicional Jantar Beneficente com Show de Prêmios na Sede de seu Clube.

Essa iniciativa visa arrecadar fundos que serão distribuídos no dia para a APODET Tatuí, o Recanto Bom Velhinho e o Recanto Betel. Portanto, farão a diferença na vida de centenas de pessoas. Ainda durante o jantar, será arrecadado dinheiro para ser destinado a outras causas assistenciais defendidas pelo Lions Clube.

Empresas poderão apoiar o evento de três formas:

- Doação de qualquer tipo de brinde para ser entregue no dia. A empresa será citada como uma das parceiras ao longo do evento;
- Doação de recursos financeiros ou materiais para organizar o espaço e oferecer o jantar para os convidados;
- Aquisição de ingressos para prestigiar o evento

Prefeituras têm problemas nas aposentadorias, inclusive Tatuí

Gestão previdenciária

Na região, com a pior nota, aparecem Tatuí e Cerquilho (C — baixo nível de adequação).

Tom Rocha, no Cruzeiro do Sul, com copidesque do DT

Prefeitura de Sorocaba deve propor uma reforma da previdência ainda neste exercício (Crédito: JORNAL CRUZEIRO DO SUL)

21/04/2025  22:16 |  Dados do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) apontam que o montante do déficit atuarial da gestão previdenciária dos municípios paulistas alcançou as cifras de R$ 45.452.220.972,92. Dos 218 municípios que possuem Regime de Próprio de Previdência Social (RPPS) ativo, 199 possuem déficit atuarial e/ou déficit financeiro. Na região, com a pior nota, aparecem Tatuí e Cerquilho (C — baixo nível de adequação).

Sorocaba aparece com a nota B+, e o indicador demonstra que, do espectro dos municípios que estão dentro da análise, pela primeira vez nenhuma gestão foi considerada “Altamente Efetiva Nota A+”. O poder público de Tatuí, Cerquilho e Sorocaba negam os problemas.

Foram 51 cidades que obtiveram a Nota C, ou seja, a pior do indicador que revela Baixo Nível de Adequação, um aumento de 31% se comparado com o balanço anterior de 2022 (39 municípios). Apenas 23% das administrações foram consideradas Muito Efetivas (B+), enquanto 83 municípios se enquadram na Nota B (Efetiva). Já 15% das gestões do quadro receberam a Nota C+, ou seja, que estão em Fase de Adequação.

O IEG-Prev analisa sete áreas temáticas relevantes do sistema previdenciário: contribuições; endividamento; atuária; investimentos; benefícios; sustentabilidade dos RPPS; e fidedignidade das informações. Os números são referentes à nova atualização do Índice de Efetividade da Gestão Previdenciária Municipal (IEG-Prev) de 2024, com base em dados apurados no ano de 2023. O relatório do TCESP mostra que, ao comparar com levantamento anterior realizado com dados de 2022 (R$ 36 bilhões), houve um acréscimo de quase 25% no montante do déficit atuarial.

O que dizem as Prefeituras de Sorocaba, Tatuí e Cerquilho

A reportagem do Cruzeiro do Sul questionou as administrações municipais de Sorocaba, Tatuí e Cerquilho sobre os apontamentos do Tribunal de Contas de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).

O que diz Tatuí

Homem é preso suspeito de aplicar golpe do 'Boa noite, Cinderela' e estuprar mulher em Tatuí

Conforme o relato, a vítima estaria em uma festa quando o homem a teria dopado e a levado até a casa onde ele mora, local onde o abuso teria acontecido.

Por g1 Itapetininga e Região com copidesque do DT


O caso foi registrado no Plantão Policial de Tatuí (SP) — Foto: Google Maps/Reprodução


21/04/2025 17h06  |  A Polícia Civil prendeu, no sábado (19), um homem suspeito de aplicar o golpe do "Boa noite, Cinderela" e estuprá-la, em Tatuí.

Segundo a Polícia Civil, o Setor de Investigação Criminal (SIG), com apoio da polícia de Boituva (SP), cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa do suspeito após a vítima denunciar o crime.

Conforme o relato, a vítima estaria em uma festa quando o homem a teria dopado e a levado até a casa onde ele mora, local onde o abuso teria acontecido.

Na casa do suspeito, a polícia encontrou roupas íntimas femininas e medicamentos, além de materiais pornográficos. O material foi recolhido e apreendido.

O caso foi registado como estupro no Plantão Policial de Tatuí e o suspeito permaneceu preso. A polícia vai investigar.

Irmãos tatuianos se reencontram após mais de 20 anos e formam a 1ª dupla sertaneja albina do Brasil

Silvio & Silvano cresceram em um lar de acolhimento de Tatuí (SP), após a mãe, que também era albina, morrer em decorrência de câncer de pele.

Por Beatriz Jarins, g1 Itapetininga e Região com copidesque do DT

Dupla decidiu seguir sonho de infância e começou a cantar sertanejo — Foto: Divulgação

20/04/2025 08h00 |  Os irmãos Silvio e Silvano, de 43 e 45 anos, nasceram em Tatuí (SP), mas a vida os separou ainda no início da maioridade. Mais de 20 anos depois, em 2024, eles se reencontraram e descobriram a voz como um dom em comum e deram início a um novo objetivo de vida: seguir carreira musical. Juntos, eles se autodeclaram a primeira dupla sertaneja albina do Brasil.

A mãe dos irmãos também era albina. Quando eles tinham apenas três e cinco anos, respectivamente, ela morreu em decorrência de um câncer de pele. Sem ninguém para criá-los, eles foram para um lar de acolhimento da cidade, onde permaneceram até os 18 anos.

“Nossa mãe, por falta de informação e estudo, ela adquiriu câncer de pele. Eu acredito que ela tinha de 29 para 30 anos (quando morreu)”, relembra Silvano.

Segundo os dados de 2022 do Ministério da Saúde, pelo menos 21 mil brasileiros são albinos. A condição genética é caracterizada pela inexistência parcial ou completa da melanina, proteína que dá a coloração da pele, olhos e cabelos, que pode causar maior sensibilidade na pele, além de problemas visuais, como a baixa visão.

Irmãos têm familiares albinos, como a mãe e o tio — Foto: Divulgação

"Ser albino é uma condição genética, é ser diferente do normal. Quando crianças, passamos por muitas dificuldades, rejeições e brincadeiras de mal gosto. O tempo foi passando e, com ele, veio a maturidade e, então, aos poucos fomos driblando as dificuldades", relembra Silvano.

Além da mãe albina, os irmãos contam que outro tio, que já morreu, também tinha a condição genética. A separação dos irmãos aconteceu após eles completarem a maioridade no lar. “Cada um seguiu o seu rumo, o Silvano fez os estudos dele e eu segui o meu rumo, construí minha família”, diz Silvio.

Silvio foi morar em São Paulo e o contato com o irmão mais velho diminuiu. Duas décadas depois, o que os reaproximou foi o interesse pela música. “Era lá de vez em quando, a cada três, quatro anos [que se encontravam]. Até que nos reencontramos e falamos: ‘vamos tocar aquele sonho de infância?’ A gente encontrou um profissional da música e viu que a gente tinha talento”, conta.

‘1ª dupla sertaneja albina do Brasil’

Irmãos nasceram em Tatuí (SP), mas só se reencontraram depois de 20 anos separados — Foto: Divulgação

A decisão de formarem uma dupla sertaneja foi tomada em outubro de 2024, após a gravação do primeiro álbum em Atibaia (SP). Junto à decisão, eles também se autoproclamaram a 1ª dupla sertaneja albina do Brasil. “Foi uma emoção imensa, maravilhoso. Parece que você está em outro mundo, até você cai em si que o seu sonho está sendo realizado”, conta Silvano.

"Para nós, criar a primeira dupla sertaneja albina do Brasil é trazer à tona as boas memórias da época de juventude, quando reuníamos os amigos da época de escola", completa.

O álbum de estreia, intitulado “Girassol”, possui 10 faixas, sendo que quatro delas são composições autorais da dupla, além dos clássicos sertanejos já lançados por outros músicos. Os clipes divulgados no canal do YouTube já somam quase 500 mil visualizações. “A gente começou a criar as redes sociais, como não temos muito recursos, a gente está fazendo aos poucos”, afirma a dupla.

Os irmãos foram aprovados na Lei Rouanet, de incentivo à cultura, com o projeto “Raízes do Brasil, clássicos, sertanejos”, para fazerem shows em 10 cidades do Brasil, após conseguirem captação de recursos por empresas parceiras. A dupla, no entanto, guarda um sonho.

“O primeiro show ser na nossa cidade, fazer uma gravação ao vivo na Praça da Matriz, em Tatuí, capital da música, para o Brasil, até porque, todo o povo de Tatuí sabe da nossa história”.

Outro sonho para Silvio e Silvano será a oportunidade de gravar com grandes duplas sertanejas um dia. “Zé Neto e Cristiano, Henrique e Juliano, Jorge e Matheus, Maiara e Maraisa… A gente está subindo degrau por degrau, para na hora que a gente chegar lá no topo, a gente permaneça (e realize esse sonho)”.

domingo, 20 de abril de 2025

Em Tatuí, produtores de leite têm investido na criação da vaca Jersey

Gado jersey tem fama de produzir leite de qualidade; é uma raça europeia que se destaca pela alta produção de um leite com alto teor de gordura, ideal para a indústria de laticínios.

Por Nosso Campo, TV TEM com edição do DT

Vaca Jersey oferece boa produção e qualidade do leite — Foto: TV TEM/Reprodução


20/04/2025 07h30 |  Em Tatuí (SP), os produtores têm investido na criação de vaca Jersey, uma raça caracterizada por boa produção de leite e pelo manejo tranquilo.

De origem europeia, entre a França e a Inglaterra, os primeiros lotes desembarcaram no Rio Grande do Sul no final do século 19. Atualmente, o Brasil conta com mais de 150 mil animais registrados.

Uma outra característica importante do animal é a vida longa na reprodução e na quantidade de produção leiteira.

"Suas qualidades de produção de leite em termos de qualidade são muito boas, em teor de gordura, sólidos e proteínas. Isso para um alimento puro resulta numa qualidade melhor de nutrição, e para indústria de laticínio representa mais produtos por volume de leite", explica o produtor Luiz Augusto Pacheco.

A diferença está também na quantidade de gordura no leite. Enquanto uma vaca holandesa produz um leite com 3,7% de gordura, a vaca Jersey produz leite com quase 5% de gordura. Segundo os produtores, este fator é importante na hora de negociar com as indústrias.

Em geral, o preço comercializado do leite Jersey é de R$ 0,30 a R$ 0,40 o litro. O manejo correto ajuda a melhorar ainda mais a produção. Luiz explica que, além da alimentação adequada, o local também conta com alguns cuidados que vão desde a cobertura até a ventilação.

Concerto: Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí



Concerto: Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí
Coordenação: Diego Salvetti
Data: 24 de abril de 2025, quinta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita – Retire seu ingresso pela plataforma INTI
Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Reconhecido pela excelência em ensino de violão, a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira, no dia 24 de abril, às 20h. O evento tem classificação indicativa livre e entrada gratuita. O grupo tem coordenação de Diego Salvetti.

sábado, 19 de abril de 2025

Trio invade casa e faz morador refém por 14 horas em Iperó (SP)

Foram roubados da residência três televisores, um micro-ondas e aproximadamente R$ 2 mil. Trio suspeito do crime chegou a pedir resgate de R$ 140 mil.

Por g1 Sorocaba e Jundiaí

Morador de Iperó (SP) é sequestrado e fica em poder de trio por 14 horas — Foto: Divulgação/Guarda Municipal de Iperó


18/04/2025 19h48  |  Um homem teve a casa invadida e foi feito refém por três homens na quarta-feira (16), em Iperó (SP). A vítima só foi liberada 14 horas depois, no início da tarde de quinta-feira (17). Ninguém foi preso.

Foram roubados da residência três televisores, um micro-ondas e aproximadamente R$ 2 mil. Quando estava em poder do trio, houve contato com familiares da vítima solicitando pagamento de R$ 140 mil por PIX pare que ele fosse solto. A transação não foi feita.

No entanto, a vítima foi obrigada a fazer transferências que totalizaram R$ 12 mil em diferentes instituições bancárias.

O homem foi liberado 14 horas depois do início da ação criminosa com vários ferimentos. Ele foi atingido por socos e chutes.

Nesta sexta-feira (18), o veículo da vítima foi localizado pela Guarda Municipal de Iperó e, após passar por perícia, foi encaminhado ao DP Sul em Sorocaba (SP), onde foi entregue ao proprietário.

A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar os suspeitos.

Acusado de matar irmã e enrolar corpo em cobertor vai a júri popular em Tatuí

Tribunal de Justiça marcou o julgamento de Edinilson Aparecido Lima para o dia 24 de junho. Ele é acusado de assassinar a irmã, Andreza Schitini de Lima, no dia 8 de agosto de 2024, em Tatuí.

Por g1 Itapetininga e Região

Mulher foi encontrada morta no quintal da própria casa em Tatuí — Foto: Facebook/Reprodução


18/04/2025 16h10  |  O homem acusado de matar a irmã e enrolar o corpo em um cobertor vai a júri popular no dia 24 de junho em Tatuí (SP). Edinilson Aparecido de Lima está preso desde agosto de 2024.

O corpo de Andreza Schitini de Lima, de 35 anos, foi encontrado enrolado a um cobertor do filho e debaixo de sacos de lixo, no dia 9 de agosto. A vítima morava com os dois filhos, a mãe e dois irmãos.

Segundo o Tribunal de Justiça (TJ), o júri popular será composto por sete jurados. Edimilson responde pelos crimes de feminicídio, destruição e subtração ou ocultação de cadáver.

Saiba mais:
Mulher encontrada morta no quintal era manicure e fazia vídeos para internet
Corpo de mulher estava enrolado no cobertor do filho e debaixo de sacos de lixo

Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí vence Basquete Joaçaba em casa no Brasileiro 2025

Time comandado pelo técnico William Drudi devolveu derrota ao Basquete Joaçaba, que havia vencido em SC.

Por Equipe Databasket com copidesque do DT

Foto: Divulgação

18/04/2025 |  O Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí (SP) derrotou o Basquete Joaçaba (SC), nesta sexta-feira (18 de abril), por 74 a 61 (34 a 33 no primeiro tempo), pela fase inicial do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2025, atuando no ginásio Manoel Soares, em Tatuí (SP).

Depois de um primeiro tempo equilibrado, o time da casa cresceu de produção e comandou por completo as ações nos dois quartos finais. Com isso, consolidou a liderança do marcador, fazendo a vantagem crescer para vencer ao lado da sua torcida: 
  • 18 a 18 (primeiro quarto), 
  • 16 a 15 (segundo quarto), 
  • 16 a 10 (terceiro quarto) e 
  • 24 a 18 (quarto final).
Os máximos anotadores do Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí foram Robson Jr (20 pontos e 04 rebotes) e Rafael Bibiano (18 pontos e 04 rebotes). Em favor do Basquete Joaçaba: Elias Conceição (18 pontos, 07 rebotes, 03 assistências e 06 bolas recuperadas) e Maicon Douglas (09 pontos e 09 rebotes).

“Foi uma grande vitória jogando em casa. Além disso, atingimos outro objetivo, que era conseguir uma diferença maior do que cinco pontos, vantagem da derrota que sofremos lá no turno. A partida foi dura, no primeiro tempo perdemos muitos rebotes e depois conseguimos equilibrar isso. No final, o nosso aproveitamento cresceu e garantirmos o resultado positivo”, analisou o técnico William Drudi, do Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí.

Classificação: 
  • 1º) Brusque Basquete (04 vitórias e 01 derrota), 
  • 2º) Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí (04 vitórias e 02 derrotas), 
  • 3º) Basquete Blumenau (03 vitórias e 02 derrotas), 
  • 4º) Basket Osasco (03 vitórias e 02 derrotas), 
  • 5º) Basquete Joaçaba (02 vitórias e 04 derrotas), 
  • 6º) Basquete Santos (05 derrotas).
A fase inicial do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2025 prossegue no domingo (20 de abril), às 11h (de Brasília), com a partida isolada entre Basket Osasco e Basquete Joaçaba, no ginásio Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco (SP).

Concerto: Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí



Concerto: Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí
Coordenação: Thadeu Romano
Data: 22 de abril de 2025, terça-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita – Retire seu ingresso pela plataforma INTI
Classificação indicativa: Livre

Sinopse: O Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí realiza o primeiro concerto da temporada 2025. O evento é gratuito e acontecerá no dia 22 de abril, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira. O grupo surgiu em 2018 e sua proposta é fazer uma releitura da chamada Música Raiz Brasileira. Atualmente, o Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí tem coordenação de Thadeu Romano.

sexta-feira, 18 de abril de 2025

Secretários municipais de Saúde, Educação e Direitos Humanos serão convocados para prestar esclarecimentos à Câmara Municipal a respeito de questões sobre o autismo

Requerimento assinado por todos os vereadores foi aprovado na última segunda-feira (14)


17/04/2025 |  Foi aprovado na 6ª Sessão Extraordinária, realizada na Câmara de Tatuí na última segunda-feira (14), o Requerimento 1449/2025, assinado por todos os vereadores, que pede a convocação dos secretários municipais de Saúde, Educação e Direitos Humanos, para que prestem esclarecimentos sobre questões relacionadas ao autismo.

Os questionamentos previstos no Requerimento são os seguintes:

1 - Quais providências estão sendo adotadas para garantir o fornecimento contínuo de medicamentos de uso controlado e/ou contínuo às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município de Tatuí?

2 - Qual é a situação atual da presença de cuidadores especializados nas unidades escolares, especialmente para atendimento a estudantes com TEA e outras deficiências? Há previsão de contratação ou redistribuição de profissionais?

3 - Por que motivo vêm sendo relatadas altas e dispensas precoces de crianças com autismo dos atendimentos em fonoaudiologia, psicologia e terapias ocupacionais? Existe um protocolo técnico estabelecido? Como está sendo feito o acompanhamento pós-alta?

4 - Que ações intersetoriais estão sendo executadas ou planejadas entre as Secretarias envolvidas para garantir o atendimento integral e inclusivo às crianças atípicas e suas famílias?

A convocação foi fundamentada nos Artigos 320 a 324 do Regimento Interno da Câmara de Tatuí. Conforme a justificativa, “a motivação deste Requerimento reside nas múltiplas e recorrentes denúncias de mães atípicas do município, que há meses buscam soluções junto ao Poder Público sem obter respostas concretas”, diz um trecho.

“Diante da omissão de respostas formais por parte da Administração, a convocação dos responsáveis pelas pastas de Saúde, Educação e Direitos Humanos torna-se imprescindível para que esta Casa cumpra sua função fiscalizadora, assegure transparência e contribua para a efetivação de direitos fundamentais das crianças e adolescentes com deficiência em nosso município”, finaliza a justificativa.

Os vereadores Kelvin, Vade Manoel e Paulinho Motos foram à tribuna para comentar sobre a propositura. Kelvin disse que apresentou a sugestão do Requerimento aos demais vereadores, buscando agir em relação aos problemas enfrentados pelas mães atípicas que estiveram na Câmara. “Vieram se manifestar e conversar conosco em nossos gabinetes. A minha proposta solicitando a assinatura de todos os vereadores, é para que não fosse uma coisa minha, que não fosse algo da situação ou oposição, pois esse Requerimento que vamos aprovar aqui, de autoria de todos os parlamentares desta Casa, traz questões fundamentais”, destacou.

“O motivo da convocação é pedir transparência e informações. A partir deste documento, pelo que consta no Regimento Interno da Câmara, o presidente vai se movimentar e, sabendo da disposição do nosso presidente em buscar soluções, que assim consigamos fazer uma reunião e, mais do que isso, tenhamos respostas efetivas para resolver os problemas que estamos vendo e que as mães estão vivenciando em nossa cidade. Todos os vereadores tomaram conhecimento e não tenho dúvidas que se movimentarão nesse mesmo sentido”, comentou Kelvin.

Kelvin apresenta questões sobre políticas públicas para pessoas com deficiência

17/04/2025 |  Em Sessão Ordinária na última segunda-feira (14), o vereador Kelvin foi à tribuna e ressaltou os Requerimentos relacionados às demandas das mães atípicas. “Fiz uma série de Requerimentos com base em questões que foram trazidas por mães de crianças atípicas, crianças com deficiência, em relação à execução das políticas públicas para as pessoas com deficiência no nosso município”, iniciou.

“Já foi trazido esse tema na última Sessão, foi discutido pelos vereadores, porém não foram levadas até as mães as respostas práticas, esclarecedoras, sobre de quem são as responsabilidades e qual a previsão da Administração Municipal para a resolução desses problemas”, argumentou Kelvin.

“E faço uma sugestão, com base nos Artigos 320 e 324 do nosso Regimento. Protocolarei um Requerimento solicitando que façamos a convocação dos secretários de Saúde, de Educação e de Direitos Humanos, com base na pauta trazida pelas mães nas reuniões com os vereadores ocorridas depois da última Sessão, com os vereadores da bancada da oposição, das reuniões que tiveram comigo, e assim a gente possa esclarecer e definir soluções práticas. Estamos falando de problemas em relação à Saúde e isso não pode esperar. A partir do diálogo a gente vai conseguir avanço”, finalizou Kelvin.

Maurício Couto cobra providências sobre a falta de materiais para atendimento aos ostomizados

17/04/2025 |  Usando a tribuna na Sessão Ordinária na última segunda-feira (14), o vereador Mauricio Couto foi à tribuna e deu ênfase ao Requerimento 1412/2025, feito em conjunto com os vereadores Cintia Yamamoto, João Eder, Márcio do Santa Rita e Bossolan da Rádio, onde questionam sobre a falta de modelos de bolsas de colostomia e adjuvantes de ostomia, quais os motivos que têm causado a falta na Rede Municipal de Saúde, se existe previsão para a regularização do fornecimento e quais as providências serão tomadas para solucionar o problema.

“Já há um bom tempo alguns modelos de bolsa de colostomia estão em falta para pacientes, tendo que ser adaptados com outros materiais. Para aquelas pessoas que não usam a bolsa de colostomia, não tem importância o modelo. Mas para quem usa a bolsa de colostomia, quem é ostomizado, é necessário sim ter o modelo adequado para evitar lesões na pele”, destacou o vereador.

“Também estão faltando adjuvantes, anéis, cintos, que são importantes para proporcionar um tratamento digno aos pacientes ostomizados. Deixo registradas aqui essas informações e questiono o que estão providenciando para a resolução desse problema”, disse Maurício Couto.

João Éder enfatiza que a Câmara não pode ser passiva em relação aos problemas de Tatuí

17/04/2025 |  O vereador João Eder (UB) foi à tribuna na Sessão Ordinária da última segunda-feira (14) e enfatizou que a Câmara tem que se posicionar em relação aos problemas do município. “Fica cada vez mais claro que esta Câmara tem que se posicionar e não pode ser passiva em relação aos problemas que existem no nosso município. É preciso reconhecer aquilo que for bom, que eventualmente ocorre, mas é preciso também lutar pelas coisas que deveriam ser resolvidas ‘para ontem’, como a situação que as mães estão vivendo aqui, que os autistas estão vivendo no nosso município, para que realmente tenham solução”, comentou.

“E um exemplo disso foi testemunhado por nós. Recentemente houve a divulgação nas redes sociais e pelo prefeito, sobre a duplicação da SP-129, ligando Tatuí a Boituva. Ótimo. Importante. Mas dê uma atenção também ao Anel Viário. O mato parece que virou árvore, pelo tamanho que ficou. O Distrito Industrial, para o investidor que quer conhecer o nosso município, é deprimente. Mato, buraco, precisa ser dada uma atenção também em relação a isso”, ressaltou João Eder.

O vereador comentou ainda sobre o Requerimento 1409/2025, feito em conjunto com os vereadores Cintia Yamamoto, Bossolan da Rádio, Márcio do Santa Rita e Maurício Couto, onde questionam a respeito da previsão para o pagamento de 300 castrações realizadas pela empresa Cãotrole Animal. “Mais uma vez aqui questionamos o pagamento à Cãotrole Animal, empresa que faz um ano e três meses que está esperando o pagamento de 300 castrações. Sabe a impressão que fica? Que a ordem cronológica dos pagamentos está sendo quebrada e paga-se quando é amigo de alguém”, encerrou o vereador.

Região tem R$ 28 milhões contra enchentes

Investimentos vem do Fundo Estadual de Recursos Hídricos e do programa Rios Vivos

Cruzeiro do Sulredacao@jornalcruzeiro.com.br com edição do DT

Sorocaba receberá R$ 557 mil do Fehidro para revisar seu Plano Diretor de Macrodrenagem, (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)


17/04/2025 21h30 |  A região de Sorocaba vai receber um reforço financeiro para combater os recorrentes problemas de alagamentos e enchentes. O Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) aprovou mais de R$ 17,3 milhões em investimentos voltados à melhoria dos sistemas de drenagem urbana em seis municípios: Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cesário Lange e Sarapuí.

O objetivo principal dos projetos que receberão recursos é modernizar a infraestrutura urbana e reduzir os impactos das chuvas intensas, cada vez mais frequentes devido às mudanças climáticas. As ações incluem obras em ruas e avenidas, ampliação de sistemas de macrodrenagem e elaboração de planos diretores.

“Os sistemas de drenagem são responsáveis por conduzir as águas pluviais de forma ordenada, em harmonia com os cursos d’água naturais. Ter uma estrutura eficiente é essencial para evitar transtornos à população”, destacou o subsecretário de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

Capela do Alto foi o maior beneficiado, com R$ 10,5 milhões destinados a diversas frentes de obras. Entre elas, intervenções na microbacia do rio Iperó e melhorias na avenida Francisca Salas Sanches e nas ruas Sete de Setembro e adjacentes, todas voltadas a minimizar os impactos das enchentes.

Araçoiaba da Serra receberá R$ 2,4 milhões para revitalizar o sistema de drenagem urbana e reconstruir uma travessia no bairro Colinas. Em Boituva, R$ 900 mil serão aplicados em melhorias no bairro Lorenzi.

Cesário Lange contará com R$ 647 mil para uma nova estrutura de drenagem na rua Joaquim Ribeiro da Silva, enquanto Sarapuí terá R$ 2,3 milhões para obras no bairro Morada do Sol, com foco na contenção da poluição difusa e proteção dos recursos hídricos. Sorocaba receberá R$ 557 mil para revisar seu Plano Diretor de Macrodrenagem, por meio do Saae.

Rios Vivos - Paralelamente, o programa estadual Rios Vivos, coordenado pela SP Águas, destinou outros R$ 11 milhões à região em 2024. A verba será usada para recuperar corpos d’água em Itapetininga, Manduri, Pilar do Sul, Pratânia, São Manuel, São Miguel Arcanjo, Sorocaba e Tatuí.

Entre os rios contemplados estão o Sorocaba, o Córrego Catanduva, — que atravessa bairros como Barcelona e Vila Rica, em Sorocaba — e o Ribeirão do Manduca, em Tatuí, todos afluentes importantes para o equilíbrio ambiental da região.

A expectativa do governo estadual é que os investimentos resultem em melhorias concretas na qualidade de vida da população, com menos alagamentos, mais segurança urbana e a recuperação de ecossistemas locais.

quinta-feira, 17 de abril de 2025

Conservatório de Tatuí está com inscrições abertas para cursos na área de música e artes cênicas

As vagas em aberto contemplam formações nos modelos livre e de aperfeiçoamento; as inscrições podem ser feitas gratuitamente de forma online

Kil Abreu (Divulgação)

17/04/2025 |  O Conservatório de Tatuí inscrições abertas para três cursos:
  • ‘Em busca da crítica teatral: breve história e práticas da crítica na cena brasileira contemporânea’; 
  • ‘Uma viagem pelos ritmos do mundo’; e 
  • ‘O palhaço e os (des)objetos: por uma reconciliação com a inutilidade’
As formações são gratuitas, têm duração de 48h e 24h e serão ministradas de forma híbrida. As vagas são limitadas e os critérios de seleção variam. As inscrições podem ser feitas de forma online no site do Conservatório de Tatuí. Confira!

Mais de 6 toneladas de resíduos são retiradas das rodovias em ação da CCR SPVias

Operação Rodovia Limpa mobilizou colaboradores em todos os trechos da malha viária e reforça compromisso da concessionária com o meio ambiente.


17/04/2025 |  A CCR SPVias realizou na primeira quinzena de abril, a operação especial “Rodovia Limpa”, uma mobilização ambiental de grande escala voltada à coleta de resíduos sólidos nas rodovias sob sua administração. A ação envolveu 17 equipes de Conservação de Rotina da concessionária e percorreu os 515 quilômetros da malha viária, abrangendo importantes trechos das rodovias SP-280, SP-127, SP-255, SP-270 e SP-258.

Com foco na preservação ambiental, na segurança viária e na saúde pública, a ação retirou aproximadamente 6,5 toneladas de resíduos em um único dia. Entre os materiais coletados estão placas metálicas, restos de veículos, pneus, embalagens plásticas, garrafas PET, papel, papelão e latas.

Além da questão ambiental, a operação também teve como objetivo o combate direto aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O acúmulo de lixo nas margens das rodovias pode se tornar ambiente propício para a proliferação do mosquito, e a retirada desses materiais é uma importante medida de prevenção e saúde pública, especialmente em períodos críticos de incidência da doença.

Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí segue 100% na Copa São Paulo Masculina 2025

Time comandado pelo técnico William Drudi supera a Associação Atlética São Caetano fora de casa.

Por Equipe Databasket com copidesque do DT

Foto: Divulgação

17/04/2025 |  O Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí manteve 100% de aproveitamento na Copa São Paulo Adulta Masculina 2025 de Basquete ao derrotar a Associação Atlética São Caetano por 67 a 55 (31 a 33 no primeiro tempo), na sequência da fase inicial, mesmo atuando no Ginásio Municipal Delenice Ribeiro, em São Caetano do Sul (SP).

O jogo começou igual no primeiro quarto, mas depois a equipe de São Caetano do Sul conseguiu ligeira vantagem no final do segundo. Já os dois períodos finais foram pertencentes ao Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí, que assumiu a dianteira do placar e desgarrou para ganhar mais uma na competição:
  • 16 a 16 (primeiro quarto), 
  • 15 a 17 (segundo quarto), 
  • 22 a 14 (terceiro quarto) e 
  • 14 a 08 (quarto final).
Os maiores pontuadores do Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí: Rafael Bibiano (18 pontos e 06 rebotes) e Robson Jr (13 pontos, 05 rebotes e 06 assistências). Em favor da Associação Atlética São Caetano foram Bruno Santos (12 pontos, 09 rebotes e 04 assistências) e Matheus Vicente (11 pontos, 06 rebotes, 03 assistências e 03 bolas recuperadas).  

Classificação: 
  • 1º) Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí (05 vitórias), 
  • 2º) SL Mandic Limeira Basketball (03 vitórias e 01 derrota), 
  • 3º) Sorocaba Basquete (02 vitórias e 02 derrotas), 
  • 4º) Associação Atlética São Caetano (02 vitórias e 03 derrotas), 
  • 5º) Basquete Avaré (02 derrotas) e 
  • 6º) AOBE/SMEL – Basquete Catanduva (04 derrotas).
A Copa São Paulo Adulta Masculina 2025 tem sequência na terça-feira (22 de abril), às 19h30 (de Brasília), no Ginásio Municipal Tico do Manolo, em Avaré (SP), com a partida entre Avaré Basquete e AOBE/SMEL – Basquete Catanduva.

Justiça determina interdição de 'casa bomba' usada há mais de 5 anos por traficantes em Cerquilho

Polícia Civil, GCM e fiscais da Secretaria de Obras do município lacraram as entradas do imóvel na Rua Chile, bairro Nosso Teto, na terça-feira (15).

Por g1 Itapetininga e Região

Justiça determina interdição da ‘casa bomba’ usada por traficantes em Cerquilho (SP) — Foto: Reprodução/Polícia Civil

16/04/2025 17h24  |  A Justiça determinou a interdição de um imóvel usado há mais de cinco anos por traficantes no bairro Nosso Teto, em Cerquilho (SP), e que ganhou o apelido de "casa bomba". As entradas do imóvel foram lacradas na terça-feira (15).

A ação contou com a presença da Polícia Civil, Guarda Civil Municipal (GCM) e fiscais da Secretaria de Obras do município. Todas as entradas do local onde as drogas eram armazenadas foram fechadas.

Segundo a polícia, apenas no último ano, mais de 30 pessoas foram presas no mesmo endereço, suspeitas de tráfico ou associação ao tráfico.

Desse número, sete suspeitos foram presos na semana passada, com idades entre 13 e 28 anos. Eles se dividiam entre as funções de olheiro, vendedor, gerente e segurança.

O dono da casa é investigado por colaborar com os crimes e deve ser notificado pelas autoridades a apresentar defesa.

quarta-feira, 16 de abril de 2025

Atleta da Contra Tempo vence prova de Triathlon em São Pedro SP



16/04/2025 |  No domingo, 13/04, tivemos Daniel Sanches, aluno da Contra Tempo Running, participando da 2ª etapa da Copa Interior de Triathlon. A prova foi disputada na cidade de São Pedro/SP, sendo que foi realizada nas seguintes modalidades:

TRIATLHON:
Fitness (Super sprint): 375m de natação + 5km de bike + 2km de corrida
Sprint: 750m de natação + 20km de bike + 5km de corrida
Olímpico: 1.500m de natação + 40km de bike + 10km de corrida

DUATLHON:
Fitness: 1km de corrida + 5km de bike + 2km de corrida
Sprint: 2,5km de corrida + 20km de bike + 5km de corrida
Olímpico: 5km de corrida + 40km de bike + 10km de corrida

AQUATLHON:
Fitness: 375m de natação + 2km de corrida
Sprint: 750m de natação + 5km de corrida
Olímpico: 1.500m de natação + 10km de corrida

Daniel mandou muito bem e conquistou o 1º lugar em sua categoria (20 a 24 anos) na modalidade Triatlhon Olímpico. E no geral ficou com a 40ª posição.


Assessoria Contra Tempo Running

Muralha Digital de Tatuí será apresentada no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

Prefeito Miguel é um dos palestrantes do evento que reúne prefeitos, gestores e servidores públicos, na próxima semana, em Sorocaba.

(Foto: Prefeitura de Tatuí)

16/04/2025 |  O investimento em tecnologia na segurança pública será um dos temas abordados no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Sorocaba, que acontece no próximo dia 24 de abril, no Parque Tecnológico de Sorocaba.

A Muralha Digital de Tatuí é um dos destaques do encontro que reunirá prefeitos, gestores públicos, servidores e especialistas para tratar de inovação e tecnologia no desenvolvimento dos municípios. A promoção é da Rede Cidade Digital (RCD) com apoio da Prefeitura de Sorocaba, do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e da Associação Paulista de Municípios (APM).

Inspirado nas antigas muralhas medievais, o prefeito Professor Miguel conta que o sistema traz um conceito moderno e eficaz: uma estrutura tecnológica invisível, composta por câmeras inteligentes com inteligência artificial, integração de dados e cooperação entre forças de segurança. A iniciativa, implantada entre agosto de 2024 e março de 2025, já apresenta resultados expressivos, de acordo com ele.

“A Muralha Digital é a prova de que com planejamento, tecnologia e coragem para inovar é possível transformar a segurança pública. Estamos criando um novo padrão de gestão, onde proteger vidas também impulsiona o desenvolvimento da cidade”, afirma o prefeito.

Segundo ele, desde a ativação do sistema, Tatuí registrou uma redução de 48,8% nos furtos de veículos e 60% nos roubos, além da recuperação de 20 veículos e a prisão de 17 foragidos. O projeto foi viabilizado com recursos próprios e emendas parlamentares e já caminha para novas fases, que incluem reconhecimento facial e integração com os call boxes de segurança.

Canal do Museu Paulo Setúbal estreia audiobook infantil na sexta-feira (18)

Nesta sexta-feira (18/4), às 12h, será lançado “Histórias encorajadoras para crianças inspiradoras!”, uma obra do Duo “O Reino de Nantes”.


16/04/2025 |  Nesta sexta-feira (18/4), data em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” de Tatuí prepara uma novidade especial para os pequenos e suas famílias. A partir das 12h, será lançado no canal Museu Paulo Setúbal Tatuí no YouTube (https://bit.ly/2Yuui6i) o audiobook “Histórias encorajadoras para crianças inspiradoras!”, uma obra do Duo “O Reino de Nantes”, formado pela atriz e escritora Fernnanda Kézia e pelo músico e compositor Tiago Augusto.

Com uma abordagem sensível e criativa, o audiobook convida o público infantil a refletir sobre medos e superações vividos na infância, utilizando uma linguagem lúdica e musical. Ele é composto por três histórias originais, cada uma acompanhada por uma canção autoral que amplia a experiência narrativa. As histórias são: “Pedro e a Caixalote”, que trata do medo da mudança; “Meu amigo Fugu”, que aborda o medo do escuro; e “Os passarinhos do Reino de Evoá”, que fala sobre o medo de ser esquecido.

Na estreia, o público poderá acompanhar a história “Pedro e a Caixalote”, junto da canção “Pedro aventureiro”, que complementa a narrativa com sensibilidade, poesia e muita imaginação.

O objetivo é estimular a criatividade e a imaginação das crianças, promovendo o uso da tecnologia como ferramenta de incentivo à leitura e ao desenvolvimento emocional na infância.

O audiobook “Histórias encorajadoras para crianças inspiradoras!” foi contemplado pelo 4º Festival Arte e Cultura “Mestre Canturião José Pinto de Moraes”, da Prefeitura de Tatuí.

Casa da Práxis abre inscrições para cursos gratuitos

16/04/2025 |  Estão abertas as inscrições para cursos e oficinas culturais na Casa da Práxis, em Tatuí.

São aulas de violão clássico (nível básico e intermediário), canto coral, teoria musical, prática de conjunto e capoeira angola, todos totalmente gratuitos e voltados para crianças, jovens e adultos de baixa renda de nossa cidade.

As inscrições vão até 29 de abril de 2025 no link https://forms.gle/yrKVp7saC3HTNcPi7.

GCM de Tatuí apreende mais de 1.900 porções de drogas em uma semana

As ações de combate ao tráfico ocorreram em diferentes bairros da cidade, com destaque para as regiões do Jardim Wanderley, Vila São Lázaro e Vila Esperança.


16/04/2025 |  A Guarda Civil Municipal (GCM) de Tatuí, por meio de suas equipes especializadas da ROMU e do Canil, realizou ações efetivas de combate ao tráfico de entorpecentes na última semana (7 a 13 de abril), resultando na apreensão de 1.951 porções de drogas, sendo: 465 porções de maconha, 712 de crack e 774 de cocaína. As ações ocorreram em diferentes bairros da cidade, com destaque para as regiões do Jardim Wanderley, Vila São Lázaro e Vila Esperança.

No Jardim Wanderley, na última terça-feira (8/4),durante patrulhamento próximo à antiga Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), dois indivíduos foram avistados em um terreno baldio e tentaram fugir ao notarem a presença da GCM. Após abordagem, os agentes localizaram, escondidos em um sofá, 55 eppendorfs de cocaína, 3 porções de skunk e 4 porções de maconha. Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia e autuados por tráfico de entorpecentes.

Na Vila São Lázaro, na última quarta-feira (9/4), uma mulher foi flagrada escondendo uma sacola com 103 porções de crack. Ela ainda portava R$ 199,00 em espécie. A suspeita confessou que realizava vendas, inclusive por meio de transações via PIX. Foi presa em flagrante e apresentada à Delegacia Central.

Na última quinta-feira (10/4), na Vila Esperança, um homem de 44 anos de idade foi abordado em uma casa abandonada. No local, os agentes localizaram 27 porções de crack em uma bolsa tipo pochete, e dentro de uma sacola havia 49 porções de maconha tipo “dry”, 336 pinos de cocaína e 311 porções de crack. O suspeito alegou que apenas guardava os entorpecentes. Foi conduzido ao plantão policial e permaneceu à disposição da Justiça.

Também na Vila Esperança, com apoio da população, que informou sobre movimentações suspeitas, a GCM localizou, no sábado (12/4), dentro de uma mochila em um imóvel abandonado, 453 porções de maconha, 382 pinos de cocaína e 270 porções de crack. As drogas foram apresentadas na Delegacia, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência de Apreensão de Entorpecentes.

Em nova ocorrência, ainda no sábado (12/4), na Vila Esperança, uma mulher foi vista tentando dispensar um saco plástico em um bueiro. O material foi recuperado e continha kits com porções de cocaína e crack. A suspeita foi presa em flagrante por tráfico de entorpecentes.

DEMAIS OCORRÊNCIAS

terça-feira, 15 de abril de 2025

Projeto busca alternativa mais barata para entrega de carnês de IPTU em Tatuí




15/04/2025 |  Na 6ª Sessão Extraordinária, realizada na Câmara de Tatuí nesta segunda-feira (14), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 3/2025, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a alteração do inciso II do parágrafo 1º do artigo 6º da Lei Municipal 5.329, de 21 de fevereiro de 2019, que autoriza o Poder Executivo a instituir anualmente a Comissão Temporária de Entrega de Carnês – CTEC (IPTU, Taxas e Uso do Solo) em Tatuí.

Com a alteração, o texto passa a vigorar com a seguinte redação: “II – Os entregadores receberão o valor de R$ 0,82 (oitenta e dois centavos) por carnê sob sua responsabilidade;”.

Na justificativa, o Executivo informa que o objetivo da proposta é atualizar o custo unitário pago por carnês para a Comissão Temporária de Entrega de Carnês – CTEC (IPTU, Taxas e Uso do Solo), pois a Prefeitura emite cerca de 72 mil carnês anualmente para serem entregues aos contribuintes e o serviço dos Correios tem custo unitário por carnê de aproximadamente R$ 2,70. Se a entrega fosse totalmente feita pelos Correios, “resultaria em um custo total de aproximadamente R$ 150.133,00 (cento e cinquenta mil, cento e trinta e três reais) ao erário, independentemente da entrega”, explica.

Ainda de acordo com a justificativa, cerca de 10% dos carnês continuarão sendo entregues pelos Correios, sendo os casos em que os endereços dos contribuintes são de fora de Tatuí. Com a aprovação do projeto, “o valor total será de R$ 45.596,10 (quarenta e cinco mil, quinhentos e noventa e seis reais e dez centavos), gerando uma economia de R$ 104.536,90 (cento e quatro mil, quinhentos e trinta e seis reais e noventa centavos) aos cofres públicos”, destaca o Executivo.

O Projeto de Lei 3/2025 foi aprovado em duas votações e segue para a sanção do prefeito.

Expediente da Câmara de Tatuí será suspenso na quinta-feira (17)

A próxima Sessão Ordinária será realizada na terça-feira (22), às 19h00


15/04/2025 |  De acordo com a Portaria 04/2025, expedida nesta segunda-feira (14), a Câmara Municipal de Tatuí terá o expediente suspenso na quinta-feira (17), que antecede a Sexta-feira Santa (feriado). A decisão segue o Decreto Municipal 27.068, de 3 de abril de 2025, que suspendeu o expediente no dia 17 de abril no âmbito do Poder Executivo.

Dessa forma, considerando os feriados de 18 de abril (sexta-feira) e 21 de abril (segunda-feira), a 12ª Sessão Ordinária será realizada na próxima terça-feira (22), às 19h00. O expediente do Departamento de Administração retorna normalmente na terça-feira (22), das 8h às 18h.

Todas as Sessões são transmitidas pelos canais oficiais da Câmara de Tatuí nos seguintes links:
TV Câmara: http://tvcamaraaovivo.net/camaratatui/
Youtube: https://www.youtube.com/@camaramunicipaldetatui2541
Facebook: https://www.facebook.com/camaratatui

Associação Semear Tatuí é declarada de utilidade pública

O Projeto de Lei foi aprovado em duas votações e segue para a sanção do prefeito.


15/04/2025 |  O Projeto de Lei 29/2025, de autoria do vereador Renan Cortez, presidente da Câmara, que declara de Utilidade Pública, para os fins de direito, a “Associação Semear Tatuí”, foi aprovado na 6ª Sessão Extraordinária, realizada na Câmara de Tatuí nesta segunda-feira (14). A entidade é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo principal o desenvolvimento cultural e musical de Tatuí.

Conforme a justificativa, desde a fundação, em 2011, a “Associação Semear Tatuí” tem se dedicado ao incentivo e ao fomento do ensino de música, à formação de novos talentos e à difusão da música. “Sua iniciativa mais conhecida é a Orquestra Sinfônica de Tatuí, criada em 2021. A orquestra estreou junto ao público em dezembro de 2021, com um concerto integrando a programação do ‘Natal Musical’, na Praça da Matriz. Um momento de grande relevância foi a apresentação no Festival Capital da Música ‘Maestro Antônio Carlos Neves Campos’ – que integra a Feira do Doce de Tatuí -, que contou com a presença do renomado maestro João Carlos Martins, regendo e solando no piano para um público de, aproximadamente, 10 mil pessoas”, diz um trecho da justificativa.

Também de acordo com o vereador Renan Cortez, em sua justificativa, a entidade “por meio do projeto ‘Orquestra Sinfônica de Tatuí’, vem cumprindo o objetivo de natureza socioeducativa, cultural e de desenvolvimento social, além é claro, de focar no maior bem cultural da cidade que inspira música, fato pelo qual é popularmente chamada de ‘Capital da Música’ pela Lei Estadual nº 12.544/2007”, finaliza.

O Projeto de Lei 29/2025 foi aprovado em duas votações e segue para a sanção do prefeito.

O reconhecimento de uma entidade como sendo de Utilidade Pública, é um passo importante para o fortalecimento das suas atividades. Isso também possibilita maior acesso a recursos públicos e parcerias governamentais, bem como reforça a credibilidade do trabalho desenvolvido.

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Começa a vacinação contra a influenza para grupos especiais

Os trabalhadores devem apresentar holerite ou documento que comprove o vínculo empregatício e os portadores de comorbidades devem levar receita ou relatório médico.

11/04/2025 |  Desde quinta-feira (10/4), a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Tatuí está vacinando os grupos especiais contra a Influenza. A imunização é considerada a forma mais eficaz de prevenção contra o vírus da Influenza, que é responsável por infecções respiratórias, evitando complicações e o agravamento da doença.

Pertencem aos grupos especiais: 
  • puérperas; 
  • povos indígenas; 
  • pessoas em situação de rua; 
  • trabalhadores da área da saúde; 
  • professores e trabalhadores da área da educação; 
  • profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas; 
  • pessoas com deficiência permanente; 
  • caminhoneiros; 
  • trabalhadores de transporte coletivo ou rodoviário; 
  • trabalhadores portuários; 
  • trabalhadores dos Correios; 
  • população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; e 
  • pessoas portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Para receber a vacina, é necessário levar o Cartão SUS, a carteirinha de vacinação, um documento de identificação com foto e que as crianças estejam acompanhadas dos pais e/ou responsáveis. Os trabalhadores devem apresentar holerite ou documento que comprove o vínculo empregatício e os portadores de comorbidades devem levar receita ou relatório médico.

Os munícipes podem receber a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nas Unidades de Saúde rurais, a vacinação acontecerá no bairro Congonhal todas as sextas-feiras, das 8h às 12h, e no bairro Mirandas de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h.

A Prefeitura de Tatuí reforça a importância da vacinação e convida todos os integrantes dos grupos especiais a procurarem as UBSs para se imunizarem o quanto antes. Proteger-se contra a Influenza é um ato de cuidado com a própria saúde e com a saúde de toda a comunidade.

Rodinei é campeão grego pelo Olympiacos

El Kaabi marca o único gol da vitória por 1 a 0 sobre o AEK, e lateral-direito leva seu segundo título na Grécia

Por Redação do ge — Atenas, Grécia, com copidesque do DT

Rodinei e elenco do Olympiacos comemoram o título grego — Foto: Divulgação/Olympiacos


13/04/2025 18h28 |  O Olympiacos do tatuiano Rodinei conquistou o Campeonato Grego neste domingo. Com vitória por 1 a 0 sobre o AEK, no Estádio Georgios Karaiskakis, o maior campeão da liga nacional garantiu a taça com três rodadas de antecedência. El Kaabi marcou o único gol.

O Olympiacos terminou a primeira fase com muita vantagem em relação ao AEK, que à época era o segundo colocado. Tinha sete pontos de vantagem (60 a 53). No quadrangular final, venceu duas partidas e abriu 10 pontos em relação ao Panathinaikos, atual segundo colocado, eliminando qualquer chance de ser alcançado.

Este é o segundo título de Rodinei, hoje capitão do time, desde a chegada à Grécia. Na temporada passada, ele conquistou a Conference League, competição organizada pela Uefa.

No fim da partida, houve confusão entre os jogadores dos dois times, mas a segurança controlou o desentendimento, e o Olympiacos pôde celebrar seu 48º título grego, taça que não levantava desde a temporada 2021/2022.

Caminhoneiro fica em estado grave após bater na traseira de outro caminhão na Castello Branco em Tatuí

Segundo a concessionária que administra o trecho, acidente foi às 15h44 de sábado (12), próximo ao trevo de Tatuí, na Castello Branco.

Por g1 Itapetininga e Região

Cabine da carreta fica destruída após colisão traseira em outro veículo na SP-280 em Tatuí (SP) — Foto: Reprodução


13/04/2025 13h01 |  Um motorista foi socorrido em estado grave após bater na traseira de outro caminhão na Rodovia Castello Branco (SP-280), em Tatuí (SP), na tarde de sábado (12).

Segundo a concessionária que administra o trecho, acidente foi às 15h44, no km 129. O motorista da carreta foi socorrido com várias fraturas após bater atrás do outro veículo. A cabine da carreta ficou destruída. O motorista do outro cmainhão não se feriu.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, fez o resgate da vítima e o encaminhou à Santa Casa de Tatuí. Atualizações sobre o estado de saúde da caminhoneiro não foram divulgadas.

Motorista da carreta foi resgatado em estado grave após acidente na Rodovia Castelo Branco (SP-280) em Tatuí (SP) — Foto: Reprodução

domingo, 13 de abril de 2025

Carro com placas de Tatuí capota no PR, causando a morte do motorista

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo envolvido foi um Chevrolet Prisma, com placas de Tatuí (SP).

Por Diego Cavalcante no site CGN com copidesque do DT

Foto: Evandro Artuzi

11/04/2025 |  Um grave acidente registrado
 por volta das 20h20 de terça-feira, no km 432,8 da rodovia BR-373, em Chopinzinho, no Sudoeste do Paraná, resultou na morte de um homem de 67 anos.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo envolvido foi um Chevrolet Prisma, com placas de Tatuí (SP). O carro saiu da pista e capotou. O motorista, que não teve o nome divulgado, morreu no local.

Três passageiros que estavam no automóvel foram socorridos e encaminhados para atendimento médico. O estado de saúde deles não foi informado.

As causas do acidente ainda são desconhecidas. A PRF informou que um laudo pericial será elaborado para apurar as circunstâncias do capotamento.