Pianista Cida Moreira se apresenta da 30ª edição do FETESP - Foto: Murilo Alvesso |
19/03/2025 | O Conservatório de Tatuí prepara uma programação com foco na pluralidade de estilos, com ao menos uma atração mensal de destaque no cenário cultural. Entre os nomes confirmados já para o primeiro semestre, o palco do Teatro Procópio Ferreira receberá a peça ‘Tom na Fazenda’, a adaptação da ópera ‘Carmen’ pelo Coletivo Ubuntu Brasileiro, a pianista Cida Moreira, o Duo Gisbranco, sessões do projeto ‘Cine Bibi’ e muito mais. Para apresentações realizadas no Teatro Procópio Ferreira, os ingressos podem ser adquiridos pela internet, na plataforma INTI, ou pessoalmente, na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
A Aula Magna abriu a temporada 2025 com o espetáculo ‘História do Musical Brasileiro’ na segunda-feira, 10 de março, às 19h. Comandada por Fernanda Maia – dramaturga, diretora musical e uma das consultoras do curso de Especialização em Teatro Musical da escola – a aula-show narrou a trajetória do Teatro Musical costurada com a história do Brasil, conduzindo o público em uma jornada que passeia por obras icônicas de musicais nacionais, desde o século XIX até a atualidade.
Sucesso de público e crítica, a peça ‘Tom na Fazenda’ ocupa o palco do Teatro Procópio Ferreira nos dias 5 e 6 de abril. O espetáculo, traduzido por Armando Babaioff, que também protagoniza a peça, debate assuntos como a homofobia, o conservadorismo e o patriarcado. Na trama, o publicitário Tom viaja para o funeral de seu namorado na fazenda da família, mas ao chegar lá conhece a mãe do rapaz, que não faz ideia da orientação sexual do falecido filho. Já o irmão – um homem truculento que reproduz os estereótipos de virilidade – exige que a relação de Tom seja mantida em segredo. Vencedora de importantes premiações nacionais e internacionais, a montagem dirigida por Rodrigo Portella é uma adaptação de ‘Tom à la Farme’, do autor canadense Michel Marc Bouchard. Completam o elenco Denise Del Vecchio, Iano Salomão e Camila Nhary.
Formado pelas pianistas, cantoras e compositoras Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco, o Duo Gisbranco se apresenta no dia 16 de maio, no Teatro Procópio Ferreira. A dupla, que completa 20 anos de sua formação em 2025, cria um repertório inovador para dois pianos que explora toda a sonoridade do instrumento. Em sua trajetória, o Duo Gismonti tem 6 álbuns lançados e performou ao lado de grandes nomes da música como Chico César, Ná Ozzetti, Jaques Morelenbaum, Carlos Malta, Monica Salmaso, entre outros. No show, Bianca e Claudia executam obras de compositores consagrados, além de composições próprias.
O mês de julho inicia agitado na Capital da Música: no dia 2, com uma adaptação da ópera ‘Carmen’ – clássico de Georges Bizet – assinada pelo Coletivo Ubuntu Brasileiro, que terá ainda a participação da Orquestra Sinfônica e do Coro do Conservatório de Tatuí. A encenação é parte do projeto ‘Ópera de Calça Jeans’ e traz um olhar repaginado da obra, aliando a força da produção original com temas contemporâneos. O espetáculo, ambientado nas periferias, destaca o protagonismo de artistas pretos e usa referências da cultura afro-brasileira, como coreografias inspiradas na capoeira, hip-hop e freestyle. Já no dia 27, é a vez de Cida Moreira ocupar o palco do Procópio Ferreira durante a 30ª edição do FETESP (Festival de Teatro Estudantil do Estado de São Paulo). Atriz, cantora e pianista, Cida Moreira é uma importante intérprete cuja carreira passeia por releituras de artistas que vão desde Tom Waits ao grande mestre do samba Cartola.
‘Cine Bibi’
O ‘Cine Bibi’ é um projeto do Conservatório de Tatuí contemplado pela Lei Paulo Gustavo, que homenageia Bibi Ferreira, dama do teatro e filha do dramaturgo Procópio Ferreira. A iniciativa traz curtas e longas-metragens, documentários e animações nacionais e internacionais, sempre de forma gratuita. Em fevereiro, o cineclube realizou a Mostra Nyama, uma iniciativa inédita que exibiu curtas de animação negra em três sessões voltadas para diferentes faixas etárias.
A programação de março inicia com a animação nacional ‘Bizarros Peixes das Fossas Abissais’, no dia 11. O enredo mistura humor absurdo, toques de surrealismo e uma reflexão sobre questões existenciais, como memória e cura. Após a sessão, a plateia participará de um bate-papo com o diretor do filme, Marcelo Fabri Marão. No dia 18, o ‘Cine Bibi’ exibe o documentário ‘A Música Natureza de Léa Freire’, do diretor Lucas Weglinski, que mostra vida e obra da aclamada musicista e compositora brasileira. Uma conversa entre Léa Freire e o público encerra a exibição do longa. Para fechar a agenda do mês, no dia 25, o projeto apresenta ‘Madama Butterfly’, encenação do clássico de Giacomo Puccini.
O ‘Cine Bibi’ de abril aborda o tema ‘Povos Originários’. No dia 1, o projeto apresenta os curtas ‘Yamiyxop – Os espíritos guerreiros’ e ‘Trilha da Lagoa Seca’. Os documentários ‘Yndio do Brasil’ e ‘Krenak’ serão exibidos, respectivamente, nos dias 8 e 16. Obra-prima de Carlos Gomes baseada no romance homônimo de José de Alencar, no dia 27, o público poderá assistir a montagem de ‘O Guarani’, ópera em 4 atos apresentada no palco do Theatro Municipal de São Paulo. E encerrando a programação do mês, dia 29, o projeto trará para o público infantil um clássico da sétima arte e um dos filmes mais celebrados dos estúdios Disney: ‘Fantasia’, de 1940, é uma animação que mistura recursos visuais com grandes obras da música clássica.
Maio é o mês dedicado às comédias. No dia 6, o cineclube exibe ‘Abismo de um Sonho’ – do italiano Frederico Fellini. Dirigida por Walter Rogério, a comédia romântica ‘Beijo 2348/72’ (dia 13) narra a história de Norival, que vê sua vida virar de cabeça para baixo após ser flagrado beijando uma colega de trabalho. Dia 20, o projeto apresenta ‘A Estrela Cadente’, uma comédia belga com toques de suspense que conta a história de um ex-ativista fugindo do seu passado. E no dia 27, o ‘Cine Bibi’ traz para a telona ‘A Escola dos Amantes’ – ópera em 2 atos de Mozart que reflete sobre temas como infidelidade e o amor romântico.
E para celebrar o mês da diversidade, o ‘Cine Bibi’ de junho apresenta, no dia 3, ‘A Paixão de JL’ – documentário de Carlos Nader que mostra os últimos anos de vida do artista visual José Leonilson. Dia 10, o drama ‘Moneyboys’ retrata a vida de um rapaz que trabalha ilegalmente como garoto de programa para sustentar a família. E, dia 24, o projeto exibe a encenação de ‘Navalha Carne’, texto icônico de Plínio Marcos e com direção cênica de Fernanda Maia, que expõe existências vistas socialmente como marginais.
A programação do primeiro semestre está sujeita a alterações. Os detalhes das apresentações e a atualização de toda a programação cultural do Conservatório de Tatuí podem ser acompanhados na Agenda Cultural da instituição.
SERVIÇO
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
https://www.conservatoriodetatui.org.br/agenda-cultural/
Mais informações: (15) 3205-8434
Nenhum comentário:
Postar um comentário