sexta-feira, 28 de março de 2025

Programação do Conservatório de Tatuí agita o mês de abril com atrações para todos os públicos


Espetáculo teatral ‘Tom na Fazenda’, protagonizado por Armando Babaioff, está entre os destaques


28/03/2025 |  A agenda cultural de abril do Conservatório de Tatuí reúne atrações diversificadas para agradar ao público de todas as idades. O premiado espetáculo ‘Tom na Fazenda’ é o destaque da programação mensal e sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira nos dias 5 e 6, às 20h e 18h, respectivamente. A instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e teatro da América Latina, traz ainda os concertos dos Grupos Artísticos Musicais do Conservatório de Tatuí, recitais de estudantes, as sessões de cinema do ‘Cine Bibi’ e muito mais.

A Jazz Combo do Conservatório de Tatuí se apresenta no dia 2, às 20h. O evento marca a estreia do grupo na temporada 2025, que agora terá coordenação de Léo Ferrarini. No dia 9, quarta-feira, 20h, é a vez da Orquestra Sinfônica da instituição realizar seu primeiro concerto do ano. Sob a regência de Emmanuele Baldini, o grupo, fundado em 1985, possui aproximadamente 60 componentes. Ambos os eventos têm entrada gratuita, classificação indicativa livre e serão realizados no Teatro Procópio Ferreira.

Na sexta-feira, dia 11, às 15h, o Salão Villa-Lobos receberá o Grupo Solene Trio, que propõe um recorte da música erudita brasileira com obras pouco conhecidas do repertório flautístico nacional. O evento é uma contrapartida ao Prêmio Bolsista Destaque do Conservatório de Tatuí de 2024, que teve Pietra Branco como uma das vencedoras. Também no dia 11, às 20h, o produtor e compositor Márcio Dabliueme celebra seus 28 anos de trajetória musical no palco do Teatro Procópio Ferreira, com o espetáculo ‘De Volta da Boa Viagem’. O evento tem entrada gratuita e classificação indicativa livre.

No dia 22, o Clube do Choro realiza a segunda Roda de Choro de 2025. O evento será realizado no Foyer Mario Covas, às 17h, e terá a participação do percussionista Léo Rodrigues. Também no dia 22, às 20h, o Grupo de Música Raiz faz sua estreia na temporada 2025, no palco do Teatro Procópio Ferreira. O grupo faz uma releitura da chamada Música Raiz Brasileira e terá a coordenação de Thadeu Romano.

A Big Band do Conservatório de Tatuí se apresenta no dia 23, às 20h. O grupo tem coordenação de Diego Garbin e interpreta repertórios que passeiam da música instrumental contemporânea ao jazz tradicional e à música brasileira de vanguarda. Reconhecido pela excelência no ensino de violão, no dia 24, a Camerata de Violões sobe ao palco às 20h sob a coordenação de Diego Salvetti. Os concertos serão realizados no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita e classificação indicativa livre.

O Grupo de Percussão faz sua primeira apresentação do ano no dia 25, às 20h. Coordenado por Luis Marcos Caldana, o conjunto completa 50 anos de fundação em 2025 e é um dos mais antigos grupos do gênero em atividade no país. Dia 26, o Grupo de Choro da instituição faz sua estreia na temporada, às 20h, com a coordenação de Alexandre Bauab Jr. Os concertos serão realizados no Teatro Procópio Ferreira, com classificação livre e entrada gratuita.

Para encerrar a programação de abril, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí se apresenta no Teatro Procópio Ferreira. O concerto será realizado no dia 30, às 20h, e tem entrada gratuita. Sob o comando de Marco Almeida Jr., o grupo atua na execução de obras encomendadas a arranjadores e compositores brasileiros.

Para eventos realizados no Teatro Procópio Ferreira, os ingressos podem ser retirados online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na Bilheteria do Teatro, aberta de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. Para as demais apresentações, não é necessário retirar ingresso.

Tom na Fazenda

Nos dias 5 e 6, o Conservatório de Tatuí apresenta o espetáculo ‘Tom na Fazenda’, às 20h e 18h, respectivamente. O evento é o destaque da programação de abril da instituição e debate assuntos atuais como homofobia, conservadorismo e patriarcado.

O texto conta a história de Tom, um publicitário enlutado que viaja para o funeral de seu companheiro. Contudo, ao chegar na fazenda da família, descobre que a mãe do rapaz desconhece a sua existência e a orientação sexual do filho recém-falecido. Lá, o irmão de seu namorado, um homem rústico e violento, pressiona Tom para manter a natureza de seu relacionamento em segredo. A trama se constrói nesse cenário de mentiras, conservadorismo e uma violência silenciosa.

Sucesso de público e crítica, ‘Tom na Fazenda’ é uma adaptação da obra ‘Tom à la Farme’, do dramaturgo canadense Michel Marc Bouchard e tem direção de Rodrigo Portela. Protagonizada por Armando Babaioff, a encenação tem classificação indicativa de 18 anos. Os ingressos custam R$ 140 (inteira) e R$ 70 (meia entrada) e estão disponíveis na plataforma Sympla. Completam o elenco da encenação Denise Del Vecchio, Iano Salomão e Camila Nhary.

Cine Bibi

O ‘Cine Bibi’ é o projeto do Conservatório de Tatuí que transforma o Teatro Procópio Ferreira em cinema. O cineclube é uma homenagem à dama do teatro brasileiro, Bibi Ferreira, e exibe filmes nacionais e internacionais. As sessões têm entrada gratuita e a retirada de ingressos pode ser feita online e antecipadamente, por meio da plataforma INTI.

No mês de abril, o ‘Cine Bibi’ prepara 4 sessões especiais com a temática ‘Povos Originários’. Dia 1, às 19h30, o projeto exibe dois documentários nacionais: ‘Yamiyxop – Os espíritos guerreiros’ – que conta a história dos espíritos guerreiros Yamiyxop, que concretizam sua jornada espiritual na travessia de um rio; e ‘Trilha da Lagoa Seca’, que mostra o passeio do cacique Syratã Pataxó e o pajé Emburé Pataxó pela trilha que dá nome ao filme, e as diferenças entres seus povos. Ambos os filmes têm classificação indicativa livre e entrada gratuita.

No dia 8, será exibido o longa ‘Yndio do Brasil’, dirigido por Sylvio Black. O documentário traz colagens de diversos filmes nacionais e estrangeiros, revelando a imagem do povo indígena brasileiro a partir do olhar cinematográfico. Desde sua primeira filmagem, datada no ano de 1912, ‘Yndio do Brasil’ reúne imagens surpreendentes dos povos originários brasileiros. O evento tem classificação indicativa de 14 anos.

Com direção de Rogério Correa, dia 15, às 19h30, o ‘Cine Bibi’ exibe o documentário ‘Krenak’. O filme narra trajetória de luta do povo Krenak pela sobrevivência e demarcação de suas terras no interior de Minas Gerais. O longa percorre o trajeto de resistência da tribo, desde a perseguição de Dom João VI no século XIX à tragédia de Mariana, em 2015. A sessão tem entrada gratuita e classificação indicativa de 10 anos.

No dia 27, domingo, às 17h, o ‘Cine Bibi’ exibe a ópera ‘O Guarani’, obra-prima de Carlos Gomes baseada no romance homônimo de José de Alencar. A montagem apresentada no palco do Theatro Municipal de São Paulo tem concepção geral de Ailton Krenak, direção musical de Roberto Minczuk e direção cênica de Cibele Forjaz. A ópera em 4 atos narra a história de amor de Ceci, filha de um nobre português, que se apaixona por Peri, indígena da etnia guarani. O espetáculo tem classificação indicativa de 12 anos e a entrada é gratuita.

Um clássico encerra a programação de abril do ‘Cine Bibi’: a animação ‘Fantasia’, de 1940, será exibida na terça-feira, dia 29, às 19h30. Considerada uma obra-prima do estúdio Disney, o filme une grandes clássicos da música erudita com recursos visuais criativos e originais. O longa, que tem classificação indicativa livre, traz 8 sequências musicais, protagonizadas pelo feiticeiro Mickey Mouse, e outros seres como fadas, peixes, vassouras mágicas, dinossauros, hipopótamos e muitos outros.

Recitais de estudantes

No final do mês de abril, serão realizados os recitais de estudantes do Conservatório de Tatuí. No dia 24, no auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga, apresentam-se Sopros-Madeiras, Sopros-Metais, Percussão Sinfônica & Piano Colaborativo, às 18h30, e Sopros-Metais & Piano Colaborativo, às 20h.

Dia 25, também no auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga, às 17h30 e 19h30, serão realizados os recitais com as turmas de Canto & Piano Colaborativo e Cordas Friccionadas & Piano Colaborativo, respectivamente.

O Salão Villa-Lobos recebe, no dia 28, às 17h30, o recital de estudantes do setor de Cordas Friccionadas & Piano Colaborativo. Já no dia 30, às 18h30, se apresentam as turmas de Canto, Cordas Friccionadas & Piano Colaborativo, no auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga. Todos os recitais têm classificação indicativa livre e entrada gratuita. Para as apresentações no Salão Villa-Lobos e auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga, não é necessária a retirada de ingressos.

Confira todos os detalhes das ações e a atualização de toda a programação do Conservatório de Tatuí na Agenda Cultural da instituição.

SERVIÇO
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
https://www.conservatoriodetatui.org.br/agenda-cultural/
Mais informações: (15) 3205-8434

Nenhum comentário:

Postar um comentário