quinta-feira, 27 de março de 2025

FETESP chega à sua 30ª edição celebrando a produção cênica estudantil do Estado

Festival trará para o Conservatório de Tatuí uma semana com intensa programação dramatúrgica, promovendo uma imersão cultural entre estudantes, docentes e profissionais das artes da cena.


27/03/2025 |  Instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, o Conservatório de Tatuí está com inscrições abertas para a 30ª edição do Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (FETESP). O evento, que será realizado entre os dias 19 e 25 de julho, promove uma imersão nas artes da cena e proporciona para estudantes e artistas um grande intercâmbio cultural. Para esta edição, serão selecionados até 8 projetos de grupos estudantis paulistas. No site do Conservatório de Tatuí, as pessoas interessadas encontram o regulamento completo, com todas as orientações para participar. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 25 de abril, gratuitamente, pelo formulário eletrônico.

Estão aptos para participação, grupos e coletivos teatrais de estudantes vindos de escolas públicas ou particulares, sejam de Ensino Fundamental, Médio, Técnico, Superior ou Livres da área de artes cênicas, sediados no estado de São Paulo. O Festival reúne inúmeras atividades, como oficinas formativas, residência artística, mostras estudantis, apresentações de grupos e artistas convidados(as), além de oficinas e estágios remunerados em produção e apreciação cênica.

A 30ª edição do FETESP selecionará até 8 propostas cênicas, que podem ser desde espetáculos, experiências em vídeo (peça filme, vídeo teatro, etc.), criações em processo (trabalhos não concluídos), intervenções artísticas, performances e outras manifestações. A curadoria dos trabalhos escolhidos será realizada por uma comissão designada pela Gerência Artística e Pedagógica de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, e os grupos selecionados receberão premiação no valor de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), incluindo alimentação e estadia por cinco dias. As despesas relativas ao transporte e montagem do espetáculo, além de uma eventual extensão de estadia no município, são de responsabilidade de cada grupo.
Serão avaliados critérios como a consistência artística e pedagógica, relevância e inovação do tema, capacidade de execução técnica do projeto, entre outros fatores. É importante que os grupos interessados leiam atentamente o regulamento, prestando atenção aos requisitos de inscrição para validação da proposta de participação. A ausência de algum deles poderá acarretar a desclassificação.

30º FETESP: relevância e destaque no cenário teatral

A história do evento iniciou em 1977, capitaneada por Moisés Miastkwosky e pelo então diretor do Conservatório de Tatuí, o professor José Coelho de Almeida. Inicialmente, o Festival foi promovido em esfera municipal, causando uma grande movimentação teatral na cidade. Já o ano de 1982 marca a primeira edição do Festival realizada em âmbito estadual, por meio do Decreto número 18.434/82.

Segundo Antonio Salvador – Gerente Artístico e Pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, chegar à 30ª edição do FETESP reserva infinitos motivos para comemorar. “O Festival viveu uma pausa significativa em sua realização, sendo retomado de uma forma inédita e inovadora, descentralizando as barreiras físicas da instituição. São 30 edições e mais de quatro décadas de organização, muitas histórias para contar, vidas que foram transformadas e uma estrutura que poucas escolas do gênero promovem no país”, celebra.

Em 2022, após um hiato de sete anos, o Festival é retomado em sua 27ª edição. Realizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio da Sustenidos Organização Social de Cultura – atual gestora do Conservatório de Tatuí, o resgate do projeto marca uma grande reformulação dos moldes do FETESP: o evento foi atualizado e expandido, ocupando diferentes espaços ao redor da cidade em uma semana de intensa programação cultural.

Ainda segundo Salvador, mais do que um evento, o FETESP é também um divisor de águas para a descoberta e formação de profissionais da área. “Já recebemos inúmeros depoimentos de artistas paulistas que passaram pelo Festival e que essa imersão permitiu a descoberta vocacional de muitos deles. Ao longo de uma semana de evento, estudantes em diversos níveis de formação têm contato com diferentes esferas da produção teatral, permitindo uma percepção real do que é fazer e viver teatro”, comenta.

O FETESP chega à sua 30ª edição como um dos principais expoentes do gênero do estado de São Paulo, também do país. Este ano, novamente, o evento promoverá uma programação intensa, totalmente gratuita e com uma série de encontros e intercâmbio de saberes entre estudantes, docentes, convidados e representantes das principais instituições de teatro estaduais. Um dos destaques já em negociação, o Festival trará a apresentação da atriz, pianista e cantora Cida Moreira.

Além da 30ª edição do FETESP, o ano de 2025 será marcado por grandes iniciativas para o setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí: o lançamento do curso de especialização em Teatro Musical, uma das únicas formações regulares do país oferecida por uma instituição pública; e um prédio novo, totalmente reformado, para sediar os cursos de Artes Cênicas.

As inscrições para a 30ª edição do FETESP são gratuitas e podem ser feitas até 25 de abril por meio do formulário eletrônico. Dúvidas e solicitações relacionadas ao regulamento devem ser encaminhadas exclusivamente à equipe organizadora por e-mail fetesp@conservatoriodetatui.org.br.

SERVIÇO
30º FETESP – Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo
Inscrições: até 25 de abril de 2025
Seleção dos espetáculos: 26 de abril a 26 de maio de 2025
Abertura oficial: 19 de julho de 2025
Cerimônia de Encerramento do 30º FETESTP: 25 de julho de 2025
Formulário para inscrições: https://bit.ly/4ilcfmT

Nenhum comentário:

Postar um comentário