Por g1 Itapetininga e Região, com copidesque do DT
![]() |
Uma lontra foi vista na feira livre de Itapetininga no domingo (16) — Foto: Arquivo Pessoal/Josianne da Silva Meira |
18/02/2025 17h43 | Uma lontra foi resgatada após causar uma ‘confusão’ na feira livre na Avenida Peixoto Gomide, no Centro de Itapetininga (SP), na manhã de domingo (16). Uma feirante tentou resgatar o animal até a chegada da Polícia Ambiental, mas ele acabou fugindo.
Josianne da Silva Meira, de 26 anos, trabalha na feira e contou que viu o animal assustado e perdido, e que a lontra atacou uma idosa e depois acabou ‘brigando’ com um cachorro que estava no local.
O curioso é que o curso d'água mais próximo, que é o Ribeirão dos Cavalos, fica a quase um quilômetro do Centro.
Segundo a feirante, ela conseguiu colocar uma caixa e acionou a Polícia Militar. Mas a lontra ficou mordendo a caixa de papelão e fugiu.
"Eu fiquei assustada, mas se esses bichos estão voltando para a cidade, deve ser um sinal bom, né?"
![]() |
Uma idosa foi atacada pela lontra ao tentar mexer no animal — Foto: Arquivo Pessoal/Josianne da Silva Meira |
De acordo com a Polícia Ambiental de Itapetininga, o animal foi resgatado próximo ao quartel que fica há poucos metros da Avenida Peixoto Gomide e na sequência levado pelo Corpo de Bombeiros. para uma área de mata no município.
A Polícia Ambiental explicou que, se um animal silvestre for visto, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros. Caso o animal esteja ferido, ele será encaminhado aos cuidados da polícia.
O Corpo de Bombeiros reforçou a orientação, dizendo que se o animal silvestre estiver dentro de uma residência, a equipe deve ser acionada pelo 193 ou a Polícia Ambiental pelo 190. E que os moradores não devem tentar capturar ou se aproximar do animal.
No início do mês, um morador conseguiu fazer um breve registro duas lontras no Ribeirão do Chá, às margens da marginal do Chá. Não é possível afirmar que se trata do mesmo animal que esteve no domingo na feira. Mas, segundo especialistas, a presença dos animais no ribeirão, habitat natural, indica um equilíbrio ambiental, pois os animais evitam áreas poluídas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário