![]() |
12/02/2025 | A primeira reunião ordinária deste ano do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Tatuí aconteceu na última quinta-feira (6/2), no Centro Cultural e teve como pauta principal a eleição e a posse da nova diretoria que atuará no biênio 2025/2026.
O encontro foi conduzido pelo então presidente Davison Pinheiro Cardoso, que explicou o processo eleitoral e informou que, conforme o regimento interno, foi recebida a inscrição de uma única chapa. A chapa apresentada – composta por Carmen Negrão (presidente), Luana Muzile (vice-presidente), Debora Holtz (primeira secretária) e Rose Turek (segunda secretária) – foi aclamada por unanimidade pelos membros presentes.
Ao deixar o cargo, Davison agradeceu o apoio e a dedicação de todos os conselheiros na construção de uma política cultural consolidada em Tatuí. Ele destacou importantes avanços alcançados durante sua gestão, como a criação das Leis do Sistema Municipal de Cultura, a atualização do Plano Municipal de Cultura, a implementação do Fundo Municipal de Cultura e a Lei de Incentivo Cultural de Tatuí (Lei do Fomento). Essas conquistas possibilitaram a integração do município ao Sistema Nacional de Cultura.
Com a posse da nova diretoria, a presidente eleita Carmen Negrão agradeceu a confiança depositada e ressaltou a importância de uma gestão composta exclusivamente por mulheres, reforçando o compromisso com a inclusão e a pluralidade dentro do Conselho.
No decorrer da reunião, diversos conselheiros parabenizaram a nova gestão e enalteceram o trabalho desenvolvido pela gestão anterior. O secretário-adjunto de Cultura, Rogério Vianna, ressaltou a relevância do diálogo entre o Conselho e o órgão municipal de Cultura, destacando os avanços na descentralização do acesso à cultura para diversos bairros e para a zona rural, além dos progressos obtidos em relação ao fomento cultural. Ele também enfatizou que, após um intenso trabalho conjunto, foi possível garantir um aumento no orçamento municipal em 2022 para ser executado em 2023, viabilizando iniciativas como a Orquestra Sinfônica Municipal, o Fundo Municipal de Cultura e a Lei de Fomento.
Rogério Vianna destacou ainda que a programação artística e cultural do Carnaval 2025 será realizada por meio do Fundo Municipal de Cultura, como deliberado pelo Conselho, valorizando a Lei Prata da Casa, que insere no mercado de trabalho profissionais da cultura de Tatuí. Ele também ressaltou o árduo diálogo entre cidades, Estado e Federação para que Tatuí possa ser o objeto de descentralização de recursos provenientes da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) por meio do Fundo. “Juntos, com muito diálogo, iremos avançar na estruturação humana de uma cidade que consegue transformar vidas por meio da cultura, possibilitando por meio das linguagens a criação de um senso crítico”, finalizou o secretário-adjunto de Cultura.
O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Tatuí se reúne, regularmente, na primeira quinta-feira de cada mês, sempre às 18h, no Centro Cultural. Todos os seus atos são praticados com transparência e estão acessíveis no site da Prefeitura de Tatuí (https://bit.ly/4hRMQR0).
Nenhum comentário:
Postar um comentário