sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Dupla Companhia estreia hoje espetáculo em comemoração aos 120 anos de Nise da Silveira, no Conservatório de Tatuí

“Nise em Nós – uma ode ao delírio” será apresentada no dia do aniversário da médica psiquiatra que revolucionou a saúde mental com afeto e arte

Enviado por Rafaele Breves


14/02/2025 |  Em uma homenagem aos 120 anos de nascimento de Nise da Silveira, a Dupla Companhia estreia, no Conservatório de Tatuí, o seu novo espetáculo "Nise em Nós – uma ode ao delírio", nesta sexta-feira, dia 14, e sábado, 15 de fevereiro, data do aniversário da médica psiquiatra.

A peça, que tem dramaturgia e direção de Duda Rios, será apresentada no Teatro Procópio Ferreira, com entrada franca, e tem o objetivo não apenas de revisitar a história de uma das figuras mais emblemáticas da psiquiatria brasileira, mas também de celebrar sua contribuição para o entendimento da saúde mental, da arte e da sensibilidade humana.

Nise da Silveira, nascida em Alagoas, no dia 15 de fevereiro de 1905, foi pioneira no uso da arte como ferramenta terapêutica para pacientes com transtornos mentais. Sua trajetória revolucionou a psiquiatria ao integrar o afeto e o estímulo criativo ao tratamento, um legado que, mais de duas décadas após sua morte, em 1999, ainda inspira profissionais e artistas.

Em "Nise em Nós", a Dupla Companhia propõe uma reflexão profunda sobre identidade e transformação, dissolvendo as fronteiras entre a vida e a arte e misturando as memórias pessoais do elenco com as histórias dos clientes e monitores que marcaram a trajetória da médica. Em uma trama que transita entre o delírio e o sublime, o espetáculo utiliza palavras, melodias e danças inspiradas nas manifestações brasileiras, principalmente da cidade de Tatuí, para criar um tecido dramatúrgico que ultrapassa fronteiras temporais, resgatando o espírito de Nise e suas conexões com as artes populares. Estas histórias são narradas e cantadas por um elenco multifacetado, que toca diversos instrumentos, dando vida a canções originais e a clássicos do samba.

“Não estamos fazendo uma biografia sobre Nise da Silveira. Estamos provocando o mundo de hoje a partir das ideias dela. Nise já tinha entendido que o nosso modelo de civilização é um fracasso. Ele oprime, marginaliza, destrói. Ela entendeu que o afeto é uma ferramenta revolucionária, e comprovou isso cientificamente. Estamos endossando sua pesquisa por um viés artístico, sob nossa perspectiva. E se a história da Nise tem como ponto de partida Maceió, a nossa começa em Tatuí. Do mundo interno para o mundo externo”, afirma Duda Rios, diretor e dramaturgo da peça.

O processo de criação, que teve início em novembro de 2024, envolveu uma profunda imersão dos artistas da Dupla Companhia, que trabalharam ao lado de Rios, com o apoio de uma extensa equipe técnica. Entre os nomes que assinam a produção estão a diretora de arte Mariana Villas-Bôas, a diretora musical Dessa Ferreira, a iluminadora Gabriele Souza e o visagista Claudinei Hidalgo. O elenco conta com Gabriela Carriel, Hugo Muneratto, Lucas Gonzaga, Rafaele Breves e Victor Mota.

De acordo com Lucas Gonzaga, diretor de produção e ator do espetáculo, a estreia de “Nise em Nós” contará com um amplo programa de acessibilidade. “Além da tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais, também colocamos à disposição um tour sensorial para pessoas não videntes e audiodescrição no início da peça teatral. Dessa forma, reafirmamos nosso compromisso com um teatro para todas as pessoas”, afirma.

“Nise em Nós” é uma verdadeira ode à arte brasileira e à coragem de desafiar convenções, oferecendo uma experiência teatral no qual o palco se torna um espaço de transformação e reflexão, como Nise da Silveira um dia acreditou ser possível.

Esse espetáculo foi realizado com o fomento do Ministério da Cultura do Governo Federal, Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. As apresentações de estreia acontecem com o apoio do Conservatório de Tatuí, Sustenidos Organização Social de Cultura e Prefeitura de Tatuí.

SERVIÇO
Nise em Nós – Uma Ode ao Delírio
Datas: 14 e 15 de fevereiro de 2025
Local: Teatro Procópio Ferreira | Conservatório de Tatuí
Horário: 20h
Entrada Franca

*Retire seu ingresso pelo link https://linktr.ee/duplacompanhia

* Com tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais

Assessoria de Imprensa
(15) 996023534 | Rafaele Breves

Redes sociais
Instagram: @duplacompanhia (https://www.instagram.com/duplacompanhia/)
Facebook: /duplacompanhia

FICHA TÉCNICA

Direção e Dramaturgia: Duda Rios / Elenco e Colaboração Dramatúrgica: Lucas Gonzaga, Rafaele Breves, Gabriela Carriel, Victor Mota e Hugo Muneratto / Provocação: Viviane Mosé / Direção de Produção e Idealização: Lucas Gonzaga / Direção de Comunicação e Assessoria de Imprensa: Rafaele Breves / Direção Musical e Trilha Sonora: Dessa Ferreira / Direção de Arte (Cenário e Figurino) e Diretora Assistente: Mariana Villas-Bôas / Cenotécnica: Bruna Boliveira e Hugo Muneratto / Ilustradoras Convidadas: Franciéle da Silva Pinto e Liliane Janaina Cruz / Assistente de Adereços: Kadu Dias / Iluminação: Gabriele Souza / Estágio em Iluminação: Giuseppe Tomazela / Visagismo: Claudinei Hidalgo / Design de Som: Jess Melo / Modelista e Costureiro: Cristian Lourenço / Equipe de costura: Ubiraci Ribeiro (urcenografia), Adriana do Nascimento, Heloisa Trigueiros, Maria de Lourdes do Vale, Ana Paula Mattos, Providenciando (Por um fio), Marcilene Máximo (Casa Lourenço Ateliê) e Aparecida Correia (Casa Lourenço Ateliê) / Voz off: Martha Pires Ferreira / Canções Originais: Dessa Ferreira e Duda Rios / Produção Executiva: Miranda Gonçalves, Victor Mota, Lu Busquets e Sofia Laura / Direção Audiovisual: Paulo Julião / Fotógrafa: Andressa Baldoni / Designer Gráfico: João Rios / Produção Original: Dupla Companhia

Sobre a Dupla Companhia: Somos uma produtora cultural localizada no interior do Estado de São Paulo e realizamos projetos que promovem intersecções entre arte, cultura e educação. Aqui, articulamos atividades a partir dos eixos da Memória, Território e Identidade. Dessa forma, mantemos nosso compromisso com a Difusão, a Formação e a Diversidade Cultural, propondo, por meio de nossas obras artísticas, transversalidades poéticas nos campos expandidos do Teatro, Música, Dança e Audiovisual. Por meio de editais e leis de incentivo, criamos nosso repertório que conta com "Esperando Godot" (2020), "Alma Pueril" (2021), "As Três Marias" (2022), "Ícaros" (2024) e agora, em 2025, o espetáculo “Nise em Nós”, também tendo a previsão de parceria com grandes diretoras brasileiras, como Inês Peixoto, do Grupo Galpão. Entre os principais parceiros de trabalho, destacamos o Ministério da Cultura do Governo Federal, a Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, SESI-SP, Bolsa de Valores, Banco do Brasil e Banco Safra.
(Rafaele Breves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário