São oferecidas 164 vagas para cursos nas áreas de música, artes cênicas e educação musical; pessoas interessadas podem se inscrever de forma gratuita até 07 de março
Enviado por Fernanda Gaban Yizuka fernanda.yizuka@conservatoriodetatui.org.br
Recital de Estudantes - Harpa (Foto: Paulo Rogério Ribeiro/Arquivo Conservatório de Tatuí) |
O Conservatório de Tatuí – considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – anuncia a abertura das inscrições para o 2° Processo Seletivo de Estudantes de 2025 e anuncia novidades: as especializações em Teatro Musical e Viola Caipira. As inscrições contemplam cursos que ainda têm vagas remanescentes, distribuídas nas seguintes formações: 38 vagas em Música Erudita (Sede); 14 vagas para Música Popular; 31 vagas para a formação em Educação Musical; 29 vagas em Artes Cênicas; 10 vagas na especialização nova especialização em Teatro Musical; 13 vagas em Música Erudita, no Polo São José do Rio Pardo; e outras 32 oportunidades nos cursos de especialização em Musicografia Braille (3), Piano Colaborativo (6), Regência (17) e Viola Caipira (3). Algumas formações dispõem também de opção para cadastro de reserva. Os cursos são inteiramente gratuitos e pessoas interessadas podem se inscrever por meio do site, até dia 7 de março.
O 2° Processo Seletivo do Conservatório de Tatuí anuncia para a área de Música Popular uma nova especialização em Viola Caipira. O curso é presencial e com 2 anos de duração, nos quais estudantes terão aulas práticas e aprenderão sobre a história e diversidade da Viola Caipira no Brasil. Para se candidatar, é necessário conhecimento prévio em algum instrumento de cordas dedilhadas – como violão, guitarra, cavaquinho, entre outros, e que seja equivalente ao nível intermediário 1 das formações regulares da instituição. A seleção de candidatos(as) será feita por meio de um teste para uma banca de docentes do Conservatório de Tatuí, apresentando uma peça de livre escolha.
A especialização em Teatro Musical é mais uma das novidades que o Conservatório de Tatuí prepara para o ano letivo de 2025. O curso terá duração de 2 anos e foi formulado com a consultoria de Fernanda Maia e Zé Henrique de Paula – duas grandes potências nesse segmento. A formação é voltada para estudantes que já possuem experiência prévia em canto e teatro, uma vez que a grade curricular prevê disciplinas práticas e teóricas voltadas para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à atuação, música e cenografia.
Os processos de seleção serão realizados de maneira híbrida e de acordo com as normas previstas nos editais de cada área. Para as formações de Artes Cênicas, por exemplo, incluindo a nova especialização em Teatro Musical, a triagem de estudantes será presencial. Já nos cursos de música – erudita e popular, a seleção de interessados(as) com conhecimento musical poderá ser feita de duas formas: em uma apresentação presencial para a banca avaliadora; ou virtualmente por meio de uma gravação em vídeo cantando ou tocando a obra escolhida. E para os cursos sem conhecimento musical prévio, a distribuição de vagas ocorre por meio de sorteio virtual ao vivo, no canal do YouTube da instituição.
Os editais possuem idade mínima e máxima para ingresso nos cursos, sendo variáveis de acordo com a formação e a categoria das vagas. Por isso, recomenda-se que as pessoas interessadas leiam atentamente o edital antes de efetuar a inscrição.
O Conservatório de Tatuí mantém em seus processos seletivos ações afirmativas. Dentre elas, há distribuição de 50% das vagas destinadas à ampla concorrência e 50% reservadas a estudantes de escolas públicas.
Para sanar dúvidas sobre este processo seletivo ou sobre os editais, a organização disponibiliza e-mails para contato: processoseletivo@conservatoriodetatui.org.br (cursos em Tatuí) ou secretaria.polo@conservatoriodetatui.org.br (cursos do Polo São José do Rio Pardo).
SERVIÇO
2º Processo Seletivo de Estudantes 2025 do Conservatório de Tatuí
Inscrições: até 07/03/2025
Editais: https://bit.ly/4aWKvSE
Dúvidas ou mais informações: processoseletivo@conservatoriodetatui.org.br ou (15) 3205-8443/8448/8447
Inscrições gratuitas
***
O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Instituto CCR, Rede Itaú, Zanchetta, Cipatex, Drogal, Marquespan, Sicoob
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além dos projetos especiais: MOVE e BIG BANG. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário