23/01/2025 | Na última terça-feira (21) foi realizada na Câmara de Tatuí uma sessão solene em homenagem aos 100 anos de fundação do Santa Cruz Futebol Clube (S.C.F.C.), time mais antigo em atividade na cidade. No evento também foi apresentada a regravação do hino do time e aberta a exposição de fotos sobre o centenário, com 20 imagens que ficarão expostas na sede do Legislativo até o fim de fevereiro.
A solenidade foi conduzida pelo vereador Kelvin Morais (PT) e integrou a “Semana Verde”, organizada com uma série de atividades até sábado (25), quando se comemoram os 100 anos do time fundado em 25 de janeiro de 1925. O Santa Cruz mantém viva a paixão pelo futebol e a tradição construída em Tatuí nesse período.
O evento na Câmara reuniu dezenas de pessoas, entre autoridades, convidados do time e a comunidade local. Junto ao vereador Kelvin Morais, compuseram a Mesa dos Trabalhos a vereadora Rosana Nochele Pontes Pereira (PSD, vice-presidente da Câmara), Vicente Aparecido Menezes (representando o deputado estadual Rogério Nogueira), Marcos Fernandes de Lima (Marcão, presidente do Santa Cruz), Christian Pereira de Camargo (governador do Distrito LC-2 do Lions Clube), Anderson Luiz de Souza (diretor da FATEC de Tatuí), Renato França Bandel (gerente artístico-musical do Conservatório de Tatuí), e Nivaldo Miranda (representando a deputada estadual Fabiana Bolsonaro).
Os vereadores Leandro Camargo Barros, Elaine Leite de Camargo Miranda, Vade Manoel Ferreira e Alex Leite Mota também participaram da solenidade.
A saudação oficial do Legislativo foi feita pelo vereador Alex Mota, destacando que ao longo dos 100 anos o time entrelaçou a sua história com os corações de todos aqueles que amam o esporte. “Esta homenagem reafirma o nosso respeito e admiração pelo Santa Cruz Futebol Clube, cuja história centenária nos inspira”, iniciou o vereador.
“A Câmara Municipal de Tatuí deseja muito sucesso à diretoria, aos jogadores, aos torcedores e àqueles que têm a sua vivência relacionada ao time. O Santa Cruz foi construído por muita gente valorosa. Famílias inteiras que se dedicaram e se dedicam a levar adiante o time que é patrimônio de Tatuí. Por tudo isso, o Santa Cruz Futebol Clube é merecedor desta homenagem”, ressaltou o vereador Alex Mota.
Já a saudação oficial do Santa Cruz foi feita pelo jornalista Rogério Lisboa, que integra o Comitê Organizador das comemorações do centenário. Ele apresentou um texto sobre a trajetória do time, que passou por diversos momentos importantes da história de Tatuí, do Brasil e do mundo.
“O Santa Cruz Futebol Clube, ao lado da igreja de Santa Cruz, tornou-se referência para todo o povo formado por trabalhadores da roça, da construção civil e da indústria têxtil, num momento em que a cidade era um importante parque industrial. Os trabalhadores do clube estavam entre os que construíram a pujança da ‘Cidade Ternura’, atuando na roça, na construção civil, nas tecelagens ou nos serviços”, diz um trecho do texto.
“Traz no seu DNA a força e a resiliência dos seus fundadores e torcedores apaixonados, razão pela qual mantém a atividade ininterrupta nesses 100 anos que apontam para os próximos 100. Com certeza, enquanto houver – e sempre haverá – pessoas apaixonadas pelo futebol e pelo Santa Cruz, a história que contamos aqui, depois de 100 anos, seguirá sendo escrita sem limite de tempo e para nunca ser encerrada. Afinal, ‘das coisas menos importantes da vida, a mais importante é o futebol’. Que venham os próximos 100 anos!”, finaliza o texto lido pelo jornalista Rogério Lisboa.
Vicente Aparecido Menezes, ex-vice-prefeito, ex-vereador e ex-presidente do Santa Cruz, foi à tribuna e parabenizou a todos os envolvidos nas comemorações do centenário. “Não poderia deixar de falar, pois desde criança tenho a minha história ligada ao Santa Cruz. Morei na sede do time, na rua XV de Novembro, e fiquei encantado quando comecei a ouvir as histórias e tive o primeiro contato com o Santa Cruz”, iniciou.
“Depois, já adolescente, conheci o ‘Clidão’ (Euclides Ferreira Júnior), que conseguia transformar os domingos de futebol em grandes eventos que mobilizavam todo o bairro. Foram momentos importantes para o futebol tatuiano. Em seguida, já na juventude, fui convidado para fazer parte da Diretoria, onde conseguimos realizar muitas atividades. Também tive a oportunidade de ser presidente, o que me honra muito”, comentou Vicente Menezes.
Morador do bairro e torcedor do Santa Cruz, ele concluiu falando sobre o carinho pelo time. “A essência do futebol de Tatuí está no Santa Cruz e eu acredito que é possível algo muito maior para o time. O futebol pode levar o nome da cidade para o mundo. Basta a gente ir atrás de pessoas que ajudem a construir esse caminho. E as futuras gerações vão agradecer. Os homens passam, mas as instituições ficam. Viva o Santa Cruz!”, encerrou Vicente Menezes.
Na sequência, Anderson Luiz de Souza, diretor da FATEC de Tatuí, foi à tribuna e falou sobre a participação da instituição na regravação do hino do Santa Cruz. “É uma honra representar a FATEC, que teve esse papel, juntamente com o Conservatório de Tatuí, de perpetuar parte da história desse time centenário. A gente conseguiu isso juntamente com a performance dos músicos de Tatuí. Cumprimento a coordenadora do curso de Produção Fonográfica, a professora Luana Muzille, bem como o professor José Carlos Pires, que conduziram com bastante carinho a gravação”, disse.
“O Santa Cruz nasceu há 100 anos e hoje é patrimônio esportivo e cultural de Tatuí. Fico feliz por ver um clube tão longevo, que chegou a essa marca com valores sólidos. A comunidade do Santa Cruz está de parabéns. A FATEC fica feliz por fazer parte dessa história. Gosto muito das cores do clube e, fazendo uma analogia, as nuvens brancas trazem a chuva, mas as raízes firmes e profundas vão garantir que as folhas permaneçam sempre verdes. Agradeço muito por estar aqui e desejo mais 100 anos com muita alegria, diversão e humanidades. O esporte humaniza, assim como a educação e a cultura”, concluiu Anderson Luiz de Souza.
Renato França Bandel também foi à tribuna, onde falou sobre o processo da regravação do hino do Santa Cruz, que iniciou com uma reunião em novembro do ano passado, com José Norbal de Moraes Marques, ex-vereador e ex-presidente do Santa Cruz, que integra o Comitê organizador das comemorações do centenário.
“Era um grande desafio, mas deu certo. Não foi uma reunião para marcar outra, como normalmente ocorre, mas já saímos dali com tarefas. O professor Tadeu Romano ouviu a gravação anterior e escreveu a partitura para orquestra e vozes”, iniciou Renato França Bandel.
“Essas parcerias nos fortalecem. FATEC, Conservatório de Tatuí, Santa Cruz e Câmara Municipal, quanto mais a gente andar de braços dados, mais nos fortaleceremos, especialmente nesse momento em que as instituições estão precisando. Agradeço a confiança. O Conservatório fica muito honrado por ter participado e colocado o nome nessa história centenária. E como todos já desejaram mais 100 anos, espero que por mil anos a gente tenha esse hino como símbolo do Santa Cruz. Parabéns Verdão!”, enfatizou Renato França Bandel.
Durante a Sessão Solene, a FATEC e o Conservatório foram homenageados em virtude do empenho e dedicação na regravação do hino do Santa Cruz. Após as homenagens, foi feita a abertura oficial da exposição de fotos que permanecerá na Câmara Municipal até o fim de fevereiro.
O vereador Kelvin Morais, que presidiu a solenidade, agradeceu a presença de todos que prestigiaram o evento. “Organizamos esta Sessão Solene para homenagear uma instituição centenária, o Santa Cruz Futebol Clube, destacando toda a importância do time para o nosso povo e o papel do esporte como agente formador de cidadãos”, comentou.
“Que venham mais 100 anos. Viva o Santa Cruz!”, finalizou Kelvin Morais.
A Sessão Solene em homenagem aos 100 anos do Santa Cruz está disponível nos canais oficiais da Câmara de Tatuí nos seguintes links:
TV Câmara: http://tvcamaraaovivo.net/camaratatui
Youtube: http://www.youtube.com/@camaramunicipaldetatui2541
Facebook: https://www.facebook.com/camaratatui
Exposição de fotos históricas do Santa Cruz FC na Câmara de Tatuí |
Nenhum comentário:
Postar um comentário