Aysha Nascimento (Divulgação / Arquivo pessoal) |
Salloma Salomão (Divulgação / Arquivo pessoal) |
25/01/2025 | A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí celebra a chegada de duas potências para a temporada 2025: Aysha Nascimento e Salloma Salomão assumem, respectivamente, a coordenação e direção musical da Companhia. O anúncio é mais uma grande conquista para estudantes da área de Artes Cênicas, que neste ano letivo inaugura ainda o curso de especialização em Teatro Musical. A instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, está também com as inscrições abertas para o Processo Seletivo de Bolsistas da Cia. de Teatro, que podem ser feitas até dia 3 de fevereiro de forma gratuita, por meio do formulário. Uma oportunidade para estudantes de Artes Cênicas da instituição integrarem o espetáculo de 2025, que será dirigido por Aysha Nascimento.
Aysha Nascimento é atriz, diretora de teatro, dançarina e curadora. E é com essa extensa bagagem que ela desponta como uma das principais artistas da cena paulista contemporânea, trazendo um olhar fresco e multifacetado para a Cia. de Teatro da instituição. Formada pela ELT, tem bacharelado e licenciatura em Dança pela Anhembi Morumbi, é Mestre em Artes da Cena e Mediação Cultural pela Escola Superior de Artes Célia Helena e cofundadora do Coletivo Negro. Seu mais recente espetáculo, ‘Parto Pavilhão’, recebeu duas indicações para o Prêmio Shell nas categorias ‘Melhor Direção’ e ‘Melhor Dramaturgia’. No espetáculo solo, ela dá vida à detenta Rose e tece um delicado retrato de mulheres encarceradas, revelando a subjetividade de corpos muitas vezes punidos e esquecidos pela sociedade.
Segundo Aysha, assumir a coordenação da renomada Companhia é um convite para embarcar em um processo singular de intercâmbio de ideias e criatividade. “Minhas expectativas são muitas, sobretudo ao que tange a pesquisa teatral e porque não musical, pois estamos também em um Conservatório de música e a possibilidade dessas duas linguagens estarem em consonância me apetece muito e me coloca em uma perspectiva desafiadora. Me sinto lisonjeada e provocada artisticamente com esse convite, e pretendo adentrar em um processo de muita troca artística, de desafios e muitas descobertas”, comemora.
Para Antonio Salvador, gerente artístico-pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, o convite para Aysha parte do reconhecimento de sua trajetória exemplar no teatro contemporâneo, que também passeia por outras plataformas, como o cinema e a televisão. “A conjunção entre as funções de atriz, diretora, dançarina e professora de teatro, acredito, será a força e a potência de sua estada como diretora residente em Tatuí. Somado a isso, é importante salientar que é apenas a segunda vez que uma mulher coordenará um Grupo Artístico da escola nesses 70 anos. Essa mudança de paradigma tem sido nossa intenção e compromisso sério, e Aysha, tenho certeza, fará um trabalho brilhante”, comenta.
Salloma Salomão é professor, músico, performer e historiador, especialista em temas como manifestações artísticas de origem africana, dramaturgia e teatro negro, pesquisa em políticas e práticas culturais negras nos séculos XIX e XX. É um importante produtor cultural, com inúmeros livros e artigos publicados, CDs e DVDs, além de colaborador em grupos de pesquisas e revistas especializadas em temas musicais africanos e afro-brasileiros. Em 2020, assinou a trilha sonora de ‘Todos Mortos’, longa de Caetano Gotardo e Marco Dutra, que lhe rendeu um Kikito de ‘Melhor Trilha Musical’ no Festival de Gramado do mesmo ano.
A história entre Salloma Salomão e o Conservatório de Tatuí é recente, mas já acumula algumas atividades de sucesso, como master classes, cursos livres sobre musicalidades e teatralidades negras, bancas avaliadoras, festivais etc. “Participei de diferentes trabalhos junto a estudantes do Conservatório, minha expectativa é propiciarmos a todas as pessoas participantes um ambiente desafiador de aprendizagem coletiva, que resulte num trabalho artístico memorável”, comenta Salomão.
Antonio Salvador celebra a chegada de Salloma Salomão com sua relevância na cena contemporânea, e acredita também que ele deixará sua marca de originalidade na direção musical da Companhia. “Suas criações nos últimos anos transcenderam a música e passaram a experimentar o teatro e o cinema, tanto como ator e diretor musical. Salloma também é historiador e pesquisador de tradições afrodiaspóricas, com diversas publicações sobre o assunto. Sua breve passagem pelo Conservatório, como professor convidado em 2022, despertou o interesse nos estudantes de trabalharem novamente com ele, assim como no próprio artista de voltar à escola”, explica Salvador.
Anualmente, um(a) novo(a) artista ou grupo é convidado para assumir a coordenação da Cia. de Teatro. Em 2023, a Companhia foi encabeçada por Miriam Rinaldi – primeira mulher à frente de um Grupo Artístico da instituição. Já, em 2024, esteve sob o comando do Coletivo Cê, formado por ex-estudantes do Conservatório de Tatuí e que desponta como um importante expoente teatral do interior de São Paulo. Tais nomes trouxeram a pluralidade de suas experiências para propor um novo olhar artístico para a produção cênica da Companhia.
Ainda segundo Antonio Salvador, a união de Aysha e Salloma, dois artistas com trajetórias tão marcantes nas artes cênicas, tem sido recebida com empolgação por estudantes e docentes da instituição. “Isso nos deixou muito felizes, foi exatamente essa expectativa que fez com que imaginássemos um encontro artístico e pedagógico entre Salloma e Aysha, parceria que na vida artística já rendeu diversos espetáculos memoráveis. É uma honra enorme para o Conservatório de Tatuí receber artistas deste calibre e a aceitação entusiasmada do convite por eles nos comoveu muito”, completa.
Já Aysha Nascimento celebra o convite como reafirmação de sua entrega em todas as esferas artísticas que passeia. “Chegar na coordenação da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, nesse momento da minha vida e carreira, é ter a certeza de estar no caminho certo da minha caminhada artística. Tenho muito respeito pelo Conservatório, seu processo formativo e artístico, portanto, ter a oportunidade de fazer parte disso, é poder me colocar cada vez mais comprometida com as artes e o teatro paulista”, comemora.
Inscrições abertas
A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí está, também, com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Bolsistas. Estudantes interessados(as) em integrar a Companhia ao longo da temporada 2025 podem se inscrever até o dia 3 de fevereiro, por meio do formulário disponível no site da instituição.
As vagas em aberto são para Bolsas Performance em Artes Cênicas destinadas a atrizes/atores e músicos(as), estudantes que estejam regularmente matriculados(as) no Conservatório de Tatuí. Para as vagas de atrizes/atores, também serão admitidos ex-estudantes da instituição. Em ambos os casos, é necessário ter conhecimento artístico e técnico compatível com o grupo. Atualmente, o Conservatório de Tatuí mantém 10 Grupos Artísticos de Bolsistas, visando aprimorar a formação técnica e artística de estudantes em música e artes cênicas. O processo seletivo inclui vagas para ampla concorrência e vagas exclusivas para estudantes de escolas públicas, pessoas pretas, pardas ou indígenas, transexuais, travestis e pessoas com deficiência. Para conferir os detalhes, acesse o edital.
SERVIÇO
Processo Seletivo de Bolsistas para a Cia de Teatro – Temporada 2025
Inscrições gratuitas pelo formulário
Prazo: até 3 de fevereiro de 2025
Confira o edital no site
CONSERVATÓRIO DE TATUÍ
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP, CEP 18270-820
Tel.: (15) 3205-8444
Funcionamento: segunda a sexta, das 08h às 17h e das 18h às 22h
Bilheteria: terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. Para eventos realizados às segundas-feiras, aos sábados, domingos e feriados, a bilheteria também abrirá duas horas antes da apresentação.
www.conservatoriodetatui.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário