por Redação CONCERTO
14/12/2024 | A Orquestra Experimental de Repertório faz, no dia 15, no Theatro Municipal de São Paulo, concerto com os vencedores do 3º Concurso Joaquina Lapinha, realizado pelo Conservatório de Tatuí e dedicado a solistas pretos, pardos e indígenas.
Vão se apresentar Nathielle Rodrigues, soprano, que recebeu o Prêmio Maria d'Apparecida, e Samuel Martins, que recebeu o Prêmio João dos Reis, vencedores da última edição do concurso; a soprano Maria Angélica do Nascimento Rocha, que ficou em segundo lugar, com o Prêmio Zaira de Oliveira, e Samuel Wallace Barbosa, tenor, que ficou com a segunda colocação, e recebeu o Prêmio Estevão Maya-Maya; Clóvis Português, tenor, que venceu o Prêmio Joaquim Paulo do Espírito Santo para jovens solistas; e Oséas Duarte, tenor, que recebeu menção honrosa.
O repertório terá abertura da ópera As bodas de Fígaro, de Mozart, e árias de óperas de Édouard Lalo, Lehar, Puccini, Charpentier, Massenet, Verdi, Gounod e do brasileiro Guilherme Bernstein.
O nome do concurso homenageia a primeira atriz e cantora lírica brasileira e negra a ganhar destaque internacional, Joaquina Maria da Conceição Lapa – a Joaquina Lapinha – considerada uma referência feminina na cena lírica e uma das primeiras mulheres a receber autorização para participar de espetáculos públicos em Portugal. Os nomes dos prêmios concedidos aos vencedores do concurso homenageiam outros artistas que ultrapassaram barreiras de preconceito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário