sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Conservatório de Tatuí limita idade para participação em cursos e gera polêmica entre estudantes

A Câmara de Vereadores aprovou um requerimento que pede a oficialização da organização social ‘Sustenidos’, para informar o motivo da restrição de idade na inscrição dos novos alunos.

Por TV TEM com edição do DT

Estudante reclama sobre o limite de idade para inscrição em cursos do Conservatório de Tatuí — Foto: Reprodução

05/12/2024 |  O Conservatório de Tatuí (SP) limitou a idade para inscrições de estudantes em cursos de teatro musical e canto lírico, as inscrições estão abertas para o ano letivo de 2025. Essa atitude gerou polêmica e causou revolta entre estudantes.

Entre os cursos com limite de idade, estão:

Curso de teatro musical:
Idade mínima: 18 anos
Idade máxima: 30 anos

Curso de música erudita: Canto lírico
Ciclo intermediário: 20 anos
Ciclo avançado: 25 anos

De acordo com a nota publicada pela Associação dos Profissionais do Conservatório de Tatuí (Aprocont), essa restrição é uma violação aos direitos culturais assegurados pela Constituição Federal, que reforça a criação de políticas inclusivas e não restritivas à formação artística e cultural.

Alcides dos Santos, estudante do Conservatório discordou da redefinição das idades. ‘O limite para estudo vai significar um impedimento muito grande para muitas pessoas. Muitas pessoas até os seus 25 anos não conseguiram se organizar para poder vir estudar aqui’

A Câmara de Vereadores de Tatuí (SP) aprovou um requerimento que pede a oficialização da organização social ‘Sustenidos’, para informar o motivo da restrição de idade na inscrição dos novos alunos, em determinados cursos oferecidos pelo Conservatório.

Uma pesquisa feita pelos estudantes do Conservatório mostrou que 65% dos alunos não poderiam ingressar nos cursos, se essa política estivesse em vigor. Caio Nascimento Ferreira, estudante, comenta que essa é uma proposta excludente, e que o Conservatório é formado por pessoas que já têm experiências.

Segundo a ‘Sustenidos’ e a Secretaria da Cultura de São Paulo, essa redefinição das idades visa fortalecer a profissionalização de jovens artistas e sua inserção no mercado de trabalho. E que novos cursos livres e de especialização, sem limite de idade, serão ofertados a partir do próximo ano, ampliando as possibilidades de formação musical e atendendo a públicos diversos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário