Por Beatriz Jarins, g1 Sorocaba e Jundiaí com edição do DT
Luana chamou a atenção e se destacou entre as 30 candidatas da competição — Foto: Miss Teen World/Divulgação |
22/12/2024 | A adolescente Luana Pestana, de 17 anos, estuda em uma escola pública da zona norte de Sorocaba (SP), no bairro Vitória Régia, onde nasceu e foi criada. Após receber o título de Miss Teen World 2024, no qual representou São Paulo e o Brasil, ela espera que a sua história inspire outras meninas com sonhos semelhantes: de ser modelo.
“Muitas adolescentes me mandam mensagem, não apenas parabenizando, mas dizendo que se identificam com minha história. Poder usar do título para ter uma voz ativa na sociedade é simplesmente o maior prêmio que uma miss pode receber!”, diz a jovem.
Além de Luana, outras duas brasileiras venceram o concurso internacional de beleza, ocorrido no final de novembro, em Lima, no Peru: Rafaela Mecabô Salmória, do Mato Grosso, e Karinne Lino, do Piauí, receberam os títulos de Miss Teen Grand e Miss Teen Earth, respectivamente.
De Sorocaba para o Brasil e o Mundo
“Foram 11 meses até o Miss Teen World”, relembra a jovem, que inicialmente concorreu contra quatro mil participantes de todo o Brasil na seletiva organizada pelo preparador Paulo Filho, especialista em concursos de beleza do país, e ficou entre as 75 finalistas.
“O Paulo palestra nos principais concursos de beleza do Brasil. Todas as garotas que sonham com o 'mundo Miss' desejam se preparar com ele. As alunas que passaram por ele já venceram 15 concursos internacionais de beleza e eu fui a 16ª a ganhar”, celebra.
Brasileira Luana Pestana disputou o primeiro lugar com as candidatas Mogau Ramaila, da África do Sul, 2º lugar, e Pamela Verdezoto, do Equador, 3º lugar — Foto: Miss Teen World/Divulgação |
Todo o processo foi bem intenso e desafiador para a adolescente. “Trabalhamos comunicação, estudei o mundo Miss, aprendendo sobre o segmento, assisti muitos concursos de beleza, estudei sobre o turismo de nosso país e fiz aulas de passarela, além de aulas de inglês e espanhol, o que me ajudou muito no intercâmbio com as demais candidatas”, relata.
“Eu fiquei muito feliz, porém, não fazia ideia de como seria. Viajei para Umuarama, no Paraná, onde fiz meu primeiro ensaio fotográfico. Algumas semanas depois, fui para Curitiba e comecei minha preparação”, conta. Agora, premiada, ela será homenageada na cidade onde nasceu, Sorocaba, e também na capital paranaense.
“Até então, era apenas um sonho que parecia impossível. Inicialmente eu via o Miss como uma escada que me levaria para o meu sonho de ser modelo e atriz. Mas, durante o processo, eu me apaixonei pela oportunidade”, diz a garota, que sonhava em ser modelo e viu o concurso como uma porta de entrada para este universo.
Tempo de preparo para o concurso teve o tão sonhado resultado — Foto: Miss Teen World/Divulgação |
Impulso para os estudos
Luana afirma que não precisa de muitos esforços para conciliar a vida pessoal com a profissional, ao receber apoio da família e amigos. “Tudo isso caminha com meus estudos e a minha família é a base de tudo, porque me apoia e permite que eu corra atrás dos meus sonhos”.
A possibilidade de participar do concurso também proporcionou novos conhecimentos para a jovem. “Graças ao Miss, eu estudo inglês desde o início do ano e, nos últimos meses, comecei a estudar espanhol. Também aprendo sobre etiqueta, visagismo (criação de imagem pessoal), como lidar com a pressão”, relaciona.
No perfil oficial do Miss Teen Brasil, Luana e as outras duas adolescentes receberam elogios por parte da equipe responsável por levar as candidatas para a competição. “Que alegria! Que emoção! Parabéns meninas, vocês arrasaram!”
O sonho de ser Miss se tornou real, agora a meta da Luana é conseguir uma bolsa para estudar artes cênicas e se tornar atriz — Foto: Miss Teen World/Divulgação |
Nenhum comentário:
Postar um comentário