Por g1 Itapetininga e Região
Atleta morre após sofrer acidente com paraglider em Boituva — Foto: Divulgação/Jornal Cidade de Boituva |
29/12/2024 | Um atleta de 58 anos morreu após sofrer um acidente com um paramotor no bairro Ville Azaléia, em Boituva (SP), na tarde deste sábado (28). Uma câmera de segurança registrou instantes antes da queda do atleta.
Nas imagens registradas pelo sistema de segurança de uma casa, é possível ver que o atleta se aproxima de residências em alta velocidade. Ele tenta controlar o equipamento no ar, mas continua indo de um lado para o outro sem conseguir estabilizar o voo.
No final do vídeo, é possível ver um homem correndo em frente a câmera em direção ao atleta, para verificar a situação. Segundo uma testemunha, a batida contra o chão foi muito forte.
De acordo com a Guarda Civil Municipal, José Carlos Marchl foi socorrido pelos bombeiros na Rua Maria Rita Garcia dos Santos, em estado grave. Ele não resistiu aos ferimentos e chegou sem vida ao hospital.
De acordo com a Polícia Civil, o equipamento usado por José é um paramotor, que é uma adaptação do paraglider ou parapente comum.
Ele consiste basicamente de um motor leve com uma hélice acoplada, que é fixado às costas do piloto, geralmente como uma espécie de mochila. O paramotor fornece a propulsão necessária para que o piloto possa voar sem depender exclusivamente de correntes de ar, como acontece no voo livre de parapente.
Segundo a polícia, a vítima, que pilotava o equipamento, caiu após o paramotor se enroscar em fios da rede de telefonia. Guardas municipais atenderam a ocorrência e verificaram que os fios ficaram presos no motor do equipamento, que foi encontrado no chão junto à vítima.
O equipamento foi apreendido para análise. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Boituva como morte suspeita.
Em nota, a prefeitura ressalta que este é o primeiro acidente com este equipamento registrado no município, e que segue acompanhando atentamente os desdobramentos das investigações para direcionar possíveis ações posteriores.
"A vítima, o comerciante José Carlos Marchl, de 58 anos, conhecido como “Carlinhos da Retífica”, sofreu uma queda fatal em um terreno localizado no Portal Ville Azaleia, região que frequentemente sedia eventos como o Campeonato Brasileiro de Balonismo. O piloto enfrentou dificuldades para ganhar altura após uma decolagem solo, vindo a colidir com fios de telefonia. O impacto comprometeu o controle do equipamento, resultando na queda. A Prefeitura Municipal lamenta profundamente o ocorrido e reforça seu compromisso com a segurança nas práticas esportivas desde o início da prática do esporte na cidade", também diz o documento.
Acidente com paraglider aconteceu em Boituva (SP) na tarde deste sábado (28) — Foto: Jornal Cidade de Boituva/Reprodução |
De acordo com a funerária, o corpo de José Carlos foi levado para o Instituo Médico Legal (IML) de Sorocaba (SP). Ele foi velado e enterrado na tarde deste domingo (29) no Cemitério da Saudade em Boituva, às 16h30.
Atleta de Boituva (SP) morreu após sofrer acidente com paraglider — Foto: Facebook/Reprodução |
Nenhum comentário:
Postar um comentário