terça-feira, 17 de dezembro de 2024

APAE de Tatuí inaugura Centro Cultural de Inclusão e Arte

A iniciativa promove a inclusão social e o acesso à cultura para pessoas com deficiência intelectual e múltipla; amplia o acesso a diversas formar de arte, como teatro, dança, coral, balé, fanfarra e musicalização; e proporciona sessões de cinema inclusivo com conforto e acessibilidade.


17/12/2024 |  Um espaço transformador dedicado à arte, à cultura e à acessibilidade foi inaugurado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Tatuí no dia 5/12. Trata-se do Centro Cultural de Inclusão e Arte (CCIA) “Pedro Couto”, eternizado com uma placa em homenagem aos anos de dedicação do professor à instituição.

Esta importante iniciativa visa promover a inclusão social e o acesso à cultura para pessoas com deficiência intelectual e múltipla. O CCIA amplia o acesso a diversas formar de arte, como teatro, dança, coral, balé, fanfarra e musicalização, e proporciona sessões de cinema inclusivo com conforto e acessibilidade.

A solenidade de inauguração foi organizada pela agente cultural Agda Borges, junto com a equipe de Projetos e Captação da APAE, e contou com a presença de autoridades, parceiros e membros da comunidade. Na ocasião, foi destacado o impacto do projeto, que foi executado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura do Governo Federal e que promove a manutenção de espaços culturais acessíveis.

Na inauguração do espaço, o corte simbólico da fita foi realizado pelo presidente da APAE, Paulo Cardoso; pela aluna Graziela Amaral; e pela gestora executiva Daliane Miranda, que também escreveu o projeto, tornando possível a realização deste sonho. O público presente assistiu a vídeos institucionais e sobre o novo ambiente. A arquiteta Gislaine Fogaça, responsável pelo projeto arquitetônico e que doou gentilmente seus serviços à instituição, destacou os detalhes que tornam o espaço mais inclusivo e acolhedor.

O diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de Tatuí, Rogério Vianna, foi convidado para se pronunciar durante o ato inaugural e destacou: “Este espaço é um símbolo de que a inclusão e a acessibilidade são indispensáveis em qualquer projeto que vise o bem coletivo. A APAE, com sua trajetória de dedicação e excelência, nos ensina diariamente que cada indivíduo tem um potencial único e insubstituível. Este Centro Cultural será o palco onde esse potencial encontrará a oportunidade de brilhar”.

O evento também contou com a presença do representante da Federação Estadual das APAEs (Feapaes), Luís Fernando Dias, que enfatizou a relevância do espaço para o fortalecimento das ações da APAE e o incentivo à inclusão cultural.

O ponto alto da inauguração foi as apresentações culturais do: grupo de dança Integrarte, com apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA), sob o comando do professor Pedro Couto; Coral da APAE, dirigido por Gabriel Carbona; grupo de Hip-Hop, liderado pela professora Jucimara Santos, com participação especial de Emerson Henrique, do Instinto Urbano Crew; solo da aluna Isabelly Cristine de Moraes Nunes; e exposição artística dos alunos e da professora Ive Mariana Sad.

Para encerrar a cerimônia, um café especial reuniu apoiadores e convidados para celebrar este momento marcante. O Centro Cultural de Inclusão e Arte (CCIA) “Pedro Couto” está localizado na sede da APAE Tatuí, que fica na Av. Doutor Olavo Ribeiro de Souza, nº 10, Jd. Lucila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário