segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Amigas fazem sucesso com perfil de notícias sobre Fórmula 1 e conhecem ator da série 'Senna'

Maria Eduarda Soldera, de Tatuí, e sua colega Melissa Lopes, de Sorocaba, conquistaram mais de 20 mil seguidores nas redes sociais e lançaram a própria marca de roupas personalizadas com temas da Fórmula 1.

Por Beatriz Pereira, g1 Sorocaba e Jundiaí, com copidesque do DT

Melissa e Maria Eduarda Soldera criaram o perfil 'Dupla do Paddock' no Instagram — Foto: Dupla do Paddock/Reprodução

15/12/2024 |  Foi dada a largada, e com uma velocidade e desempenho surpreendentes, duas jornalistas e empreendedoras do interior de São Paulo ganharam notoriedade na internet por criarem conteúdos sobre Fórmula 1. O que elas não esperavam, era que este hobby seria rentável e iria permitir que elas conhecessem Gabriel Leone, ator que interpreta Ayrton Senna na série da Netflix "Senna".

Para conhecer os desafios de trabalhar com um dos esportes mais radicais do mundo através dos olhos de duas jovens comunicadoras, o g1 bateu um papo com a "Dupla do Paddock", que tem um perfil sobre automobilismo no Instagram que alcançou mais de 20 mil seguidores e 2 milhões de acessos por mês. Alguns vídeos da dupla também viralizaram e atingiram milhões de visualizações.

Segundo a equipe, o nome da página foi escolhido por se referir a um espaço de imprensa no automobilismo. O "paddock" é um tipo de "behind the scenes", traduzido para o português como por trás das câmeras ou bastidores. É onde os pilotos e equipes se organizam e circulam. Também é no paddock que acontecem as entrevistas.

Melissa Lopes e Duda Soldera são as integrantes da 'Dupla do Paddock' — Foto: Instagram

🏎️Quem é a Dupla do paddock?

As meninas são estudantes de jornalismo pela Universidade de Sorocaba (Uniso) e se conheceram na faculdade em 2021. A amizade começou logo que puderam expor suas ideias e hobbys e fazer as atividades acadêmicas juntas.

Melissa Lopes e Maria Eduarda Soldera se conheceram na Uniso, em Sorocaba — Foto: Instagram


Melissa Lopes Souza da Silva tem 21 anos e é, além de estudante de comunicação, analista de conteúdo. Ela é de Sorocaba e conta que o automobilismo sempre esteve presente em sua vida, desde quando assistia corridas com a família na infância.

Maria Eduarda Camargo Soldera, a Duda, também tem 21 anos e, além de estudante, é analista de marketing de conteúdo. Ela é de Tatuí e também acompanhava as corridas quando era criança nos domingos de manhã.

O interesse mútuo em começar a criar conteúdos para a internet sobre Fórmula 1 surgiu quando pensaram em transformar o hobby de consumir notícias do automobilismo em uma página que poderia informar mais pessoas, segundo elas, de maneira simplificada, aprofundada e com um toque de humor.

O perfil da Dupla do Paddock está online desde abril de 2023 e coloca em prática o que as jovens aprendem na faculdade. Os vídeos e posts publicados são sobre atualizações, curiosidades e resultados das corridas, também abordando assuntos da vida pessoal dos corredores e outras figuras importantes deste ramo, dando liberdade para usar piadas internas e memes conhecidos por consumidores da Fórmula 1.

"A gente criou o perfil lá em abril de 2023, do zero. É muito complicado você fomentar um perfil que acabou de começar com um público tão nichado assim. O que ajudou bastante no começo foram outros criadores de conteúdo, mas é um nicho muito engajado, muito amigo, de certa forma. Nos primeiros 15 dias de página, a gente bateu mil seguidores", lembra Melissa.


Perfil da 'Dupla do Paddock', de jovens de Sorocaba e Tatuí, está com mais de 20 mil seguidores — Foto: Instagram

Representatividade

Ser mulher e noticiar sobre esporte pode ser desafiador em um universo que normalmente é dominado por homens e, ao g1, as meninas contam que não costumam publicar expondo o rosto, mas que quando fazem isso, perdem alguns seguidores.

"Vira e mexe a gente recebe alguns insultos, comentários irônicos ou coisas do tipo. A maioria dos seguidores não sabem que a gente é duas mulheres. Mas esses comentários são insignificantes perto do nosso amor pela página e da gratificação de ver tantas pessoas que acompanham nossas postagens, comentando e interagindo", destaca Duda.

Estas interações e engajamento também são de outras mulheres, que mandam mensagens e agradecem pelas informações sobre o automobilismo, dizendo que começaram a acompanhar Fórmula 1 por causa da Dupla do Paddock. "É muito bom ver nossa comunidade crescendo". acrescenta Duda.

Página da Dupla do Paddock vai completar dois anos em 2025 — Foto: Maria Eduarda Soldera/Arquivo pessoal

🎞️ Premiere da série 'Senna'

O sucesso da página trouxe uma conquista surpreendente para Melissa e Duda, que foram chamadas pela empresa de mídia Netflix para o evento de lançamento da sua nova produção nacional, a série "Senna", que conta a história de um dos maiores corredores do mundo, o brasileiro Ayrton Senna da Silva.

Jornalistas de Sorocaba e Tatuí (SP) conheceram o ator Gabriel Leone, que interpreta Ayrton Senna na série, em evento da Netflix — Foto: Melissa Lopes/Arquivo pessoal

"Recebemos o convite por e-mail. Foi um dia que eu estava em reunião trabalhando e a Duda começou a me ligar, já achei que era alguma coisa ruim (...) comecei a tremer, quase chorei, e era verdade, era um convite real. Acho que só caiu a ficha quando eu vi o evento, a grandiosidade que era estar ali, o quão selecionado você tinha que ser", lembra Melissa.

O evento contou com a presença de outros influenciadores digitais, o elenco completo da série, pessoas importantes para a história do automobilismo no Brasil e até a família de Ayrton Senna. Modelos de carros de corrida, uniformes e capacetes também estavam em exposição.

"Acho que a página mudou a minha vida. No sentido de eu, Melissa, de três anos atrás, jamais imaginei que estaria fazendo isso hoje, sabe? Que eu estaria produzindo conteúdo para a Fórmula 1, que eu estaria indo ver eventos sobre a Fórmula 1, que eu estaria indo para um GP de Interlagos assistir uma corrida de Fórmula 1 ou que eu estaria dando uma entrevista sobre Fórmula 1", acrescenta Melissa.

Dupla de jornalistas de Sorocaba e Tatuí (SP) conheceram elenco da série "Senna" em evento da Netflix — Foto: Melissa Lopes/Arquivo pessoal

👕Empreendedorismo e fórmula 1

Desde criar uma marca, um CNPJ, encontrar o designer certo para esboçar suas ideias e começarem vender, a Dupla do Paddock precisou estudar bastante sobre empreendedorismo e e formas de divulgar a marca.

"A ideia de fazer camisetas inspiradas na Fórmula 1 surgiu quando a gente percebeu que faltava loja nos mercados que vendessem camisetas mais informais da categoria, que não parecessem com os uniformes das equipes, mas que os fãs da Fórmula 1 reconhecessem e pudessem usar tranquilamente no dia a dia", explica Duda.

A loja da 'Dupla do Paddock', de jovens de Sorocaba e Tatuí (SP), vende camisetas com elementos da Fórmula 1 — Foto: Dupla do Paddock Store/Instagram

Os primeiros modelos de camisetas foram inspirados no corredor Charles Leclerc, que corre pela Ferrari, mas também já lançaram com elementos que se referem ao Lando Norris, que compete pela McLaren e os próximos serão do novo prodígio brasileiro, Gabriel Bortoleto.

"Que venham mais e mais conquistas, porque de fato a gente gosta muito do que faz, a gente tenta fazer tudo com a melhor qualidade possível, a gente abdica de coisas, de tempo, para estar ali e demorar, seja lá quanto tempo for para produzir um conteúdo, um roteiro, uma edição e eu acho que é isso que traz o diferencial", finaliza Melissa.

Dupla do Paddock, com jornalistas de Sorocaba e Tatuí (SP), foi convidada pela Netflix para premiere da série "Senna" — Foto: Melissa Lopes/Arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário