quinta-feira, 7 de novembro de 2024

São Roque lidera índices de saúde primária na RMS

O sistema avalia o desempenho das cidades em várias áreas da atenção básica

Cruzeiro do Sul redacao@jornalcruzeiro.com.br

A avaliação do Ministério da Saúde é baseada em dados dos cadastros vinculados às unidades de saúde do município (Crédito: Depositphotos)

05/11/2024 |  São Roque foi reconhecida como a cidade com os melhores índices de saúde primária na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), conforme dados divulgados pelo governo federal através do eSUS Feedback. O sistema avalia o desempenho das cidades em várias áreas da atenção básica, incluindo o acompanhamento de gestantes (pré-natal), consultas odontológicas, cobertura de exames e coletas de Papanicolau, vacinação, entre outros.

Em 2023, São Roque avançou do 6º para o 3º lugar no programa Previne Brasil, que avaliava a saúde primária em diferentes regiões do País. No início de 2024, a cidade atingiu a segunda posição e, atualmente, ocupa a primeira colocação entre as cidades mais bem avaliadas da região metropolitana, seguida por Jumirim (2º), Iperó (3º), Itu (4º) e Capela do Alto (5º).

A Prefeitura de São Roque informa que os resultados positivos nos índices de saúde são atribuídos a ações implementadas nos últimos anos, incluindo a Telemedicina e o Programa Melhor em Casa, além da inauguração de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos bairros Taboão e Guaçu, do Centro de Especialidades de Maylasky e do Centro de Distribuição de Medicamentos.

A avaliação do Ministério da Saúde é baseada em dados dos cadastros vinculados às unidades de saúde do município. A partir desses dados, são estabelecidas as metas de atendimento a serem alcançadas em cada quadrimestre.

Dentre os principais resultados do último quadrimestre (maio, junho, julho e agosto), destacam-se o acompanhamento do pré-natal de 133 gestantes, que realizaram ao menos seis consultas, e mais de 270 crianças de até um ano que receberam a vacina pentavalente e contra a poliomielite.

De acordo com o prefeito de São Roque, Guto Issa, esses resultados refletem o aumento do efetivo de médicos e profissionais de saúde na rede, bem como a ampliação das ações e a busca ativa de pacientes para consultas e procedimentos.

“É uma conquista importante e que reflete o sucesso de diversas ações promovidas pela nossa administração nos últimos quatro anos, além do carinho e da atenção dos nossos profissionais de saúde com o nosso povo”, considerou o prefeito. (Da Redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário