Prova de Seis Balizas / Foto: Divulgação/Haras Albar |
10/11/2024 | De quarta-feira (13) até domingo (17), o Centro Hípico de Tatuí (SP) receberá a 4ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte, evento que tem como objetivo destacar a funcionalidade da raça em diferentes modalidades equestres. Promovido pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), a exposição terá entrada gratuita, proporcionando à comunidade local a oportunidade de conhecer de perto o Cavalo Árabe e suas características.
Prova de Maneabilidade – Foto: Divulgação/Machado |
Considerada a raça mais antiga do mundo, com registros que datam de milênios, o Cavalo Árabe é reconhecido por sua resistência, beleza e versatilidade. No evento que acontecerá em Tatuí, estão programadas competições em 12 modalidades, incluindo Salto, Hipismo Rural, Três Tambores, Seis Balizas, Western Pleasure, Traje Típico, Maneabilidade, English Pleasure, Hunter Pleasure e Halter. Além disso, a disputa de Corrida da raça ocorrerá de forma simultânea no Jockey Club de São Paulo, enquanto o Enduro já foi realizado no mês de outubro no Haras Albar, em Campinas/SP.
Francisco Carrasco, presidente da ABCCA, explica que, tanto nesta gestão quanto nas anteriores, o foco tem sido valorizar o Cavalo Árabe montado. “Criamos uma exposição para que a raça demonstre toda a sua versatilidade em um único evento”, afirma. Carrasco acredita que fortalecer a presença do Cavalo Árabe montado é fundamental para expandir a base de praticantes das modalidades. “Estamos entusiasmados com os resultados obtidos, especialmente no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e em São Paulo”.
Prova de Western Pleasure – Foto: Divulgação/Andre Shiwa |
A expectativa é reunir mais de 200 animais em Tatuí, de várias regiões do país, sobretudo, de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. “Estamos otimistas em relação ao número de inscritos, que já ultrapassou o do ano passado. A premiação será de mais de R$ 200 mil, resultado de um investimento significativo em esporte nos últimos anos”, completa Carrasco.
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Nenhum comentário:
Postar um comentário