Por Carla Monteiro, g1 Itapetininga e Região
Censo: na contramão do país, Itapetininga (SP) ganha mais moradores na zona rural que urbana. — Foto: Beatriz Pereira/g1 |
18/11/2024 | Na contramão do país, a cidade de Itapetininga registrou um crescimento maior de população na zona rural do que na área urbana. São quase dois mil novos moradores na área rural, crescimento de 14,40% a mais que os 8,77% da área urbana, é o que mostra os dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (14).
Leandro Feichtemberg, chefe da agência do IBGE em Itapetininga, explicou ao g1 que, tanto para o Brasil quanto para o estado de São Paulo, verifica-se o crescimento da população urbana e uma queda da população rural.
Já em Itapetininga, o crescimento populacional foi de 131.050 pessoas para 142.544 pessoas na zona urbana. Já na zona rural, o número passou de 13.327 moradores para 15.246. A população total chegou a 157.790 pessoas.
"O interessante é o comportamento diferente da população de Itapetininga, em que houve crescimento tanto da população urbana quanto da rural, sendo que a população rural (crescimento de 14,40%) cresceu mais que a população urbana (crescimento de 8,77%)", destacou.
Ele também mencionou uma novidade no Censo 2022 em relação aos anteriores para a definição das áreas urbanas e rurais. A divulgação com a divisão de áreas urbanas e rurais orientada pela morfologia urbana e pela funcionalidade das ocupações é o que há de novo. Antes, o instituto se baseava estritamente nos perímetros urbanos legais definidos pelas Prefeituras, muitas vezes desatualizados.
"Essa novidade na forma de divisão das áreas, que representa uma melhor aderência à realidade do município, impactou nos números de Itapetininga, mostrando um crescimento maior da população rural em relação à urbana", concluiu.
Itapetininga é o terceiro maior município em extensão territorial do Estado de São Paulo. — Foto: Beatriz Pereira/g1 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário