sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Homem é preso ao ser flagrado com arma de fogo e munições em Tatuí

Segundo a Guarda, homem foi abordado no Residencial Santa Cruz. Um revólver calibre 38 e munições foram apreendidas.

Por g1 Itapetininga e Região, com copidesque do DT

Homem foi flagrado com arma e munições em bairro rural de Tatuí (SP) — Foto: GCM/Divulgação

31/10/2024 |  Um homem foi preso após ser flagrado com arma de fogo e munições em bairro rural de Tatuí (SP), no início da tarde desta quarta-feira (30).

Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), o homem foi abordado no bairro Residencial Santa Cruz. Ele estava com um revólver calibre 38 na cintura, além de duas munições intactas. Porém, não tinha permissão para estar com o equipamento.

Questionado, o homem informou à corporação que estava com a arma desde março e planejava vendê-la. A arma, as munições e um celular foram apreendidos.

O homem foi preso e levado até a delegacia. Um boletim de ocorrência por porte ilegal de arma de fogo foi registrado.

GCM flagrou suspeito com arma de fogo e munições sem permissão em Tatuí (SP) — Foto: GCM/Divulgação

Estudo coloca Tatuí como 3ª cidade mais segura do Brasil, segundo dados do IBGE e Ministério da Saúde

Ranking analisa número de assassinatos em cidades com mais de 100 mil habitantes. Tatuí fica atrás somente de Botucatu e Valinhos e à frente de Sertãozinho, que ocupam, respectivamente, o primeiro, o segundo e o quarto lugar.

Por g1 Bauru e Marília, com copidesque do DT

Estudo coloca Tatuí como 3ª cidade mais segura do Brasil — Foto: Guarda Civil Municipal/Reprodução

01/11/2024 |  Um anuário de segurança elaborado com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde (SP) colocou Tatuí como a terceira cidade mais segura do Brasil.

O município fica atrás somente de Botucatu (SP) e Valinhos (SP) e à frente de Sertãozinho (SP), que ocupam, respectivamente, o primeiro, o segundo e o quarto lugar. O levantamento foi realizado pelo guia de imóveis My Side e leva em consideração o índice de assassinatos a cada 100 mil habitantes em 2023. 

O índice também classifica os municípios mais seguros entre 200 mil e 500 mil habitantes, entre 500 mil e um milhão de habitantes, e acima de um milhão, além da classificação por região. Confira o anuário completo.

Em Tatuí (SP), a cidade conta com um sistema de muralha digital que opera com 20 câmeras estrategicamente instaladas nas principais entradas e saídas.

De acordo com a Secretaria de Segurança do município, essas câmeras estão integradas ao banco de dados de veículos roubados e envolvidos em crimes, de forma similar ao sistema utilizado em Botucatu, e nos últimos dois meses, já foram 20 capturados foragidos da Justiça pelo sistema.

Outro projeto de destaque na cidade é o aplicativo com botão de pânico, distribuído para mulheres vítimas de violência doméstica ou que possuem medidas protetivas contra familiares.

O aplicativo, instalado no celular da vítima, permite o acionamento imediato da central de controle da Guarda Civil Municipal, que se desloca ao local.

"Atualmente, protegemos aproximadamente 120 mulheres. As vítimas podem solicitar o botão de pânico ao pedir a medida protetiva ou até mesmo diretamente aos guardas da Guarda Civil durante o atendimento de ocorrências," explica o Secretário de Segurança de Tatuí, coronel Miguel Ângelo.

30 cidades mais seguras do Brasil

Museu expõe fotografias do patrimônio histórico e Cultural de Tatuí

A mostra, que estará em cartaz de 4 a 18 de novembro, é resultado de uma oficina fotográfica.


31/10/2024 |  Após três encontros, a Oficina de Fotografia "Dos Bastidores da História", com Nathalia Gerevini, apresenta, no período de 4 a 18 de novembro, no Museu Histórico Paulo Setúbal, de Tatuí, uma exposição que valoriza o patrimônio histórico e cultural da cidade.

A mostra é resultado dos registros fotográficos – usando a câmera do celular – de prédios históricos de Tatuí, que os participantes fizeram durante a Oficina, no mês de outubro, orientados por Nathalia Gerevini – que é fotógrafa formada em Rádio e TV, Cinema e Marketing. Com essa abordagem acessível e contemporânea, o projeto tem o intuito de conectar a comunidade à preservação da memória local, mostrando que o simples ato de fotografar algo cotidiano para muitos, pode se tornar uma poderosa ferramenta de conservação histórica.

Além de ensinar técnicas fotográficas e explorar as funcionalidades da câmera do celular, a Oficina incentivou uma reflexão sobre o valor do patrimônio público material e imaterial local. Por meio dos olhares dos participantes, cada imagem registrada se torna uma ponte entre o passado e o presente, resgatando o valor dos prédios históricos como guardiões da identidade cultural da cidade.

A exposição “Dos Bastidores da História” foi contemplada pelo “4º Festival de Arte e Cultura de Tatuí – Mestre Canturião José Pinto de Moraes” e poderá ser visitada pelo público de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro.