Heloísa Fernandes
Pianista e compositora, vem sendo descrita pela crítica como “lírica e luminosa, além de categorizações’’ (Tim Page, The Post and Courier, Charleston, USA). Com um repertório centrado em sublimes interpretações e criações instrumentais da música popular brasileira, uma das cinco finalistas premiadas no Prêmio Visa de Música Brasileira, tornou-se conhecida no Brasil e exterior, como através de sua participação no Spoleto Jazz Festival, um dos mais prestigiosos festivais de jazz, ou a turnê de piano solo nos EUA e os concertos no Brasil ao lado de Phillip Glass. Com participações de instrumentistas como Naná Vasconcelos e Zeca Assumpção e um repertório de composições próprias e arranjos para temas de Caetano Veloso e Pixinguinha, seu primeiro álbum, "Fruto", foi aclamado pela critica nacional e internacional. Em seu segundo álbum, "Candeias", a pianista criou novas composições, tendo como ponto de partida as melodias e rítmos nacionais registrados por Mário de Andrade em 1936 no livro Melodias Registradas por meios Não-Mecânicos. Seu terceiro album, intitulado "Faces", gravado em Chicago, Illinois, e lançado em 2018, registra suas novas composições e improvisos.Toninho Carrasqueira
Com vários CDs premiados e uma história centenas de apresentações por mais de 40 países, Carrasqueira é desses raros artistas que navegam livremente e com a mesma propriedade pelos universos erudito e popular, tradicional e contemporâneo. Elogiado pela crítica internacional tocando a música de Bach, Mozart, Poulenc, Villa-Lobos e Guarnieri, tem gravações dedicadas a Pixinguinha, Callado, Pattápio Silva, Maurício Carrilho, Guinga e outros mestres da música popular brasileira que são consideradas primorosas. Com o Quinteto Villa-Lobos, grupo que integrou durante 15 anos, gravou quatorze CDs, dois DVDs, e recebeu indicações ao Grammy e os prêmios Rival e Carlos Gomes discernidos ao melhor grupo camerístico brasileiro. Em duo com a pianista Maria José Carrasqueira tem uma extensa carreira internacional, que inclui uma apresentação no New York Carnegie Hall. É presença constante nos palcos e estúdios de gravação à frente de algumas de nossas principais orquestras sinfônicas e ao lado de artistas de variadas tendências estéticas, como o Quarteto de Brasília, Nelson Ayres, Mauricio Carrilho, Egberto Gismonti, Naylor Proveta, Ivan Vilela e Marlui Miranda, entre muitos outros. Professor doutor livre docente pela USP, universidade onde leciona, tem um livro lançado pela Edusp.
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