terça-feira, 8 de outubro de 2024

Quem foi Renato Ferreira de Camargo, patrono do MIS Tatuí

SOBRE O PATRONO DO MIS TATUÍ

Renato Ferreira de Camargo, nascido em Tatuí no dia 29 de novembro de 1938, foi um ilustre membro da comunidade local. Filho de Francisco Rozendo de Camargo e Georgina Ferreira de Camargo, e irmão de Roberto, Ruth e Rachel. Casado com Eunice Pereira de Camargo, foi pai de Christian Pereira de Camargo e Renato Pereira de Camargo.

Com uma sólida trajetória profissional, foi investigador de polícia até sua aposentadoria em 1991, atuando como investigador-chefe da Divisão de Sindicâncias da Corregedoria de Polícia Civil. Além disso, era bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Fundação Karnig Bazarian, e em Comunicação, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade de Sorocaba – Uniso.

Ele era reconhecido por seu profundo interesse pela história e pela cultura de Tatuí, sendo autor de diversas obras e membro de importantes instituições culturais. Entre suas contribuições, estão livros como “Memórias de Tatuí”, “Achegas para a História Tatuiense” e “Ilustres Cidadãos”, além de sua participação em pesquisas para a preservação da memória local.

Além de sua atuação profissional e acadêmica, Renato foi um membro ativo da comunidade, se envolvendo em atividades filantrópicas, entidades sociais e Maçonaria. Recebeu diversas honrarias, incluindo o título de “Cidadão Emérito”, pela Câmara Municipal de Tatuí, e a mais alta condecoração da Maçonaria Paulista, o Mérito “Gonçalves Ledo”.

Seu legado como pesquisador, escritor e membro ativo da sociedade tatuiana permanece vivo, sendo uma marca indelével na preservação da história e da cultura local. Renato Ferreira de Camargo faleceu em 20 de novembro de 2012, deixando um legado de dedicação e comprometimento com sua comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário