quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Projeto cria mês de conscientização da saúde bucal em Tatuí

Atividades serão realizadas anualmente na última semana de abril


23/10/2024 |  Foi aprovado na segunda-feira (21), durante a 32ª Sessão Extraordinária realizada na Câmara de Tatuí, o Projeto de Lei 115/2023, que institui o “Abril Grená” como mês de prevenção de saúde bucal em Tatuí.

De autoria do vereador Fábio Villa Nova, a propositura tem o objetivo de dedicar a última semana de abril para intensificar iniciativas que promovam a saúde bucal e previnam doenças bucais. Entre as atividades a serem realizadas, estão conscientização da população, ações educativas, orientações, elevação da consciência sanitária da população, atividades de educação e ações de detecção precoce do câncer bucal e outras doenças.

Conforme o autor, a iniciativa nasceu a partir da Campanha “Abril Grená”, apresentada em São Paulo, em 2019, após uma reunião dos coordenadores das microrregiões do CORE (Conselho Regional da APCD / Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), visando estimular os dirigentes das regionais da APCD a realizarem ações de promoção de saúde bucal e prevenção de doenças bucais nos municípios.

“As campanhas de prevenção de doenças que unem cores e meses têm tido um excelente resultado na conscientização da população sobre o perigo de doenças e incentivo à sua prevenção e tratamento, mobilizando associações, ONGs, grupos da sociedade civil organizada que passaram a estabelecer cores para os meses do ano com o objetivo de levar informação, divulgar, quebrar paradigmas e preconceitos e ampliar a prevenção de doenças”, afirma o vereador em sua justificativa.

Ainda de acordo com o autor, “em Tatuí, profissionais de odontologia e diretores da APCD, manifestaram o desejo de criar uma lei para marcar a realização da campanha e assim conscientizar a população através da organização de debates, atividades educativas e estímulo a troca de experiencias que alertam a população e promovem a saúde bucal”.

O Projeto de Lei aprovado segue para a sanção do prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário