divulgação |
A escolha do repertório busca destacar a conexão entre as influências de Bach e a Música Popular Brasileira (MPB), refletidas nas “Bachianas Brasileiras”.
30/10/2024 | O quarteto de violoncelos “Cellos do Villa” levará ao Museu Histórico “Paulo Setúbal”, de Tatuí, o concerto “Nacionalismo brasileiro à la Bach”. A primeira apresentação será nesta sexta-feira (1º de novembro), às 19h, e a segunda ocorrerá no feriado de 15 de novembro (sexta-feira), às 10h.
Obras icônicas do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, em formato camerístico, adaptados para quarteto de violoncelos por Wellington Ramos, arranjador e violoncelista do grupo, serão apresentadas. A escolha do repertório – que inclui peças como “Choros n°1”, “A lenda do caboclo”, “Trenzinho do caipira” e “Modinha” – busca destacar a conexão entre as influências de Bach e a Música Popular Brasileira (MPB), refletidas nas “Bachianas Brasileiras”.
Com o nome em homenagem ao próprio Villa-Lobos, o “Cellos do Villa” irá explorar a versatilidade do violoncelo, transportando o público para uma fusão entre o som marcante do instrumento e os ritmos nacionais que caracterizam o estilo nacionalista do compositor.
De acordo com o quarteto, o concerto foi idealizado para cativar tanto quem já é familiarizado com a música de câmara quanto novos ouvintes, promovendo uma experiência acessível e envolvente. Com repertório cuidadosamente preparado, o grupo espera inspirar o público e enriquecer o cenário musical da cidade, ao mesmo tempo em que demonstra a singularidade do quarteto de violoncelos como formação.
Com entrada franca, o concerto no Museu (Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro) foi contemplado pelo Edital de Cultura nº 01/2023 “Maria Ruth Luz – Seleção de Propostas de Circulação na Expressão Música”.
SOBRE O “CELLOS DO VILLA”
Fundado em 2019, o quarteto “Cellos do Villa” é composto pelos violoncelistas Elen Ramos Pires, Everson Zattoni, Túlio Pires e Wellington Ramos. Com o propósito de divulgar a versatilidade da formação de quarteto de violoncelos, o grupo homenageia em seu nome o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, ele próprio violoncelista. Desde a sua criação, o quarteto tem se destacado pela qualidade de suas interpretações e pelo compromisso com a difusão da música brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário