quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Cristina Siqueira vence concurso de crônicas da UBE

UBE divulgou os vencedores do I Prêmio Ruth Guimarães de Crônicas. Livro 'Crônicas selecionadas' trará as 21 crônicas dos autores escolhidos

PublishNews, com edição do DT

Cristina Siqueira ficou em primeiro lugar com o conto 'Conversando com Monalisa' | © Divulgação

24/10/2024 |  A União Brasileira de Escritores (UBE) lançou, no início do ano, a primeira edição do I Prêmio Ruth Guimarães de Crônicas, com o objetivo de incentivar e valorizar o cronista brasileiro. Um total de 20 textos foram selecionados por um júri especializado em literatura, e uma crônica extra foi inserida como menção especial, para o livro Crônicas selecionadas, que a UBE lança agora, em parceria com a e-galáxia. Quem assina o prefácio do Crônicas selecionadas é o escritor Joaquim Maria Botelho, filho de Ruth Guimarães.

O livro reúne as 21 crônicas finalistas junto da minibiografia de cada escritor. Todos os vencedores receberam um certificado de participação e nove exemplares do livro impresso, numa solenidade realizada na última segunda (21).

Cristina Siqueira ficou em primeiro lugar com o conto Conversando com Monalisa, no qual evoca grandes artistas, como Frida Kahlo, Pink Floyd, Janis Joplin e Vermeer. "Sinto-me honrada por ter recebido este precioso Prêmio Ruth Guimarães pela grandeza da homenageada, que tanto admiro, e pela confluência de escritores que se agregam pela feliz proposta da UBE de valorizar a Língua Portuguesa. É necessário ampliar a roda de escritores, oferecer terreno para germinar sementes e fazer florescer palavras", comemora a vencedora paulista, que escreve há 30 anos.

Além de Siqueira, entraram no livro, nessa ordem, os contos de: Rita Cassitas, Paula Novais Ferreira, Fabiana Ballete, Luciano Alberto de Castro, Bella Valentin, Otacília Gama, Alexandre Faria, Vera Siqueira, Janeth de Oliveira, Ana Fonseca, Miguel da Costa Franco, Regina Baptista, Glauco Keller, Mariana Carvalho, Marina Marino, Luelyn Jockyman, Dias Campos, Diogo Cronemberger, Cássio Zanatta e Luiz Eduardo de Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário