terça-feira, 8 de outubro de 2024

CEU das Artes acolhe mais uma vez o espetáculo "Canto do Uirapuru", de Mila Costa

O evento terá entrada gratuita e acontecerá na próxima sexta-feira, dia 11 de outubro, às 20h

Mila Costa / Divulgação

08/10/2024 |  Devido ao seu grande sucesso, o Centro de Artes e Esportes Unificados "Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires" – CEU das Artes de Tatuí, receberá novamente o espetáculo "Canto do Uirapuru", com a cantora paraense Mila Costa. O evento, de entrada franca, acontecerá na próxima sexta-feira (11/10), às 20h.

Visando promover e exaltar a cultura do Norte, o "Canto do Uirapuru" apresenta ao público um fragmento da Amazônia, com músicas típicas do Norte do Brasil, como carimbó, marabaixo, brega e ritmos latinos, evidenciando a cultura, os ritmos, as variações linguísticas e os encantos da região amazônica. A performance também é influenciada pela música Caribenha e Erudita. Segundo Mila Costa, a maioria das letras aborda lendas, tradições e variações linguísticas que formam a diversificada e rica cultura do Norte do Brasil.

O repertório do show inclui composições autorais de Mila Costa e interpretações de clássicos da música nortista, incluindo "Ao pôr do sol", de Firmo Cardoso; "Negro sol", de Márcio Macedo; e "Foi boto sinhá", do Maestro Waldemar Henrique.

Conforme explica a cantora, o nome "Canto do Uirapuru" foi inspirado no mítico pássaro amazônico, o Uirapuru. A lenda diz que, após uma desilusão amorosa, uma indígena pediu ao Deus Tupã que a transformasse em pássaro, para que, cantando, pudesse esquecer suas dores e estar próxima ao seu amor. O canto do Uirapuru é considerado poderoso, embora raro. "Isso reflete a desvalorização da música e dos artistas do Norte em comparação com outras regiões do país. Nosso canto ainda é pouco ouvido nacionalmente, mas escolhemos este nome para o show porque enfatizamos que nossa música e nossos artistas possuem uma voz única, rara e poderosa, que traz sorte, assim como o canto do Uirapuru", enfatiza Mila Costa.

Mila Costa é uma cantora lírica e popular, professora de canto e musicoterapeuta, formada em Música pela Universidade Federal do Pará, em Canto pela EMUFRA, graduada em Letras pela ESMAC e especialista em Musicoterapia pelo CENSUPEG.

O show “Canto do Uirapuru” foi contemplado pelo Edital de Cultura nº 01/2023 “Maria Ruth Luz – Seleção de Propostas de Circulação na Expressão Música”. O CEU das Artes, local do show, está situado na Rua Ana Rosa Monteiro, n° 475, Vila Santa Helena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário