06/09/2024 | Ocorreu, entre os dias 23 e 25 de agosto, a visita cultural organizada pelo CFCL Benê do SINESP (Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo) à cidade de Tatuí. Os filiados que se juntaram ao Sindicato nesse passeio puderam ver de perto os inúmeros atrativos culturais da cidade conhecida como a Capital da Música Paulista, sede do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí.
A acolhedora cidade de Tatuí, distante 140 km da cidade de São Paulo, recebeu um grupo de filiados que cumpriu no local um roteiro repleto de cultura e história.
CAPITAL DA MÚSICA PAULISTA
A primeira parada dos filiados foi justamente para a realização de uma atividade cultural em um dos orgulhos de Tatuí, o Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, a mais tradicional escola de música do Brasil que, em 1976, se tornou a maior escola de música da América Latina.
No conservatório, os filiados conheceram a estrutura local, a sala de aula e tiveram a oportunidade de trocar experiências com professores e alunos.
Foi justamente a tradição musical de Tatuí que proporcionou ao município sediar, ainda na década de 1950, a primeira escola de música do Estado. Tradição que teve, na década de 1920, músicos de grande destaque no cenário local, como Otávio “Bimbo“ de Azevedo e João Del Fiol.
O Hotel Del Fiol, que recebeu os filiados do SINESP, é também um cenário importante na cena musical de Tatuí e do Brasil. Ganhou notoriedade nos anos 50, quando se tornou um ponto de encontro de intelectuais e músicos locais. No hotel, várias atividades relacionadas a música entretiveram os visitantes: jogos de tabuleiro, de adivinhação, gincanas cantadas, todos ligados à música e que contaram, inclusive, com a participação do pianista do hotel.
NEM SÓ DE MÚSICA VIVE TATUÍ
O segundo dia do roteiro começou com um “city tour”, que incluiu a visita a uma cachaçaria, onde foi possível conhecer o processo de fabricação de vários tipos de cachaças com direito a degustação. Depois disso foi a vez de visitar uma importante fábrica de doces de Tatuí, também com a possibilidade de os filiados acompanharem a produção das delícias.
O roteiro prosseguiu com uma visita ao Aeroclube de Tatuí, onde os filiados puderam participar de uma aula teórica sobre vôos de planador, ministrada pelo Presidente e pelo Vice-presidente do aeroclube.
Estando em Tatuí, a Capital da Música Paulista, não poderia faltar o teatro musical. Os visitantes assistiram ao espetáculo “A vaca que virou um rádio”.
O passeio teve, também, uma visita ao Museu Paulo Setúbal, instalado em um edifício que já foi uma prisão. O local homenageia o escritor Paulo Setúbal e oferece aos visitantes um mergulho na história local e nacional.
A viagem cultural dos Gestores Educacionais do SINESP terminou com uma visita à Fazenda Pingo D’água, onde todos puderam tirar fotos divertidas, ter contato com a natureza e apreciar um show exclusivo para os filiados com um dos grupos musicais mais tradicionais de Tatuí – Seresteiros com Ternura. No programa dos músicos havia boleros, sambas e clássicos da música brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário