terça-feira, 20 de agosto de 2024

Globo Rural | Minicabra 'esconde' filhote em exame e surpreende dono com trigêmeas em Tatuí

Caso viralizou nas redes sociais e seguidores ajudaram na escolha do nome dos animais

Por Daniela Walzburiech — Florianópolis, no Globo Rural, com copidesque do DT

Nascimento de minicabras trigêmeas repercute na internet — Foto: Haras Fom/ Divulgação

20/08/2024 |  Criador de minicabras há oito anos, Fernando Montenegro foi surpreendido com o nascimento de trigêmeas pela primeira vez no Haras Fom, propriedade que administra em Tatuí, no interior de São Paulo, e que tem o melhoramento genético como foco. Ele também possui pôneis, minibovinos e cavalos da raça mangalarga.

As três fêmeas nasceram no dia 12 de agosto pesando cerca de 900 gramas e com 18 centímetros de altura. A equipe esperava uma gestação gemelar confiando no ultrassom.


“A gente achava que eram só dois animais, mas vieram três. No exame não apareceu a terceira. Elas estão bem, assim como a mãe. Essa cabra tem de seis a oito anos e já teve gêmeos anteriormente. É uma excelente mãe”, conta.

Nas redes sociais, Fernando pediu ajuda aos mais de 57 mil seguidores para escolher os nomes das minicabras. Entre as opções sugeridas estão Florzinha, Lindinha e Docinho, assim como as personagens do desenho “As Meninas Superpoderosas”, Três Mosqueteiras e até Gal, Bethânia e Elis.

A probabilidade de partos gemelares é comum na espécie. De acordo com Letícia Jorge, veterinária especializada em laparoscopia reprodutiva de pequenos ruminantes, algumas raças de cabras possuem predisposição genética a desenvolver mais de uma ovulação.

“O que muitos criadores fazem é uma seleção genética, onde escolhem como matrizes as fêmeas que produzem mais de um cabrito por parto. Assim, as crias delas também vão ter uma probabilidade alta de partos múltiplos quando estiverem na idade reprodutiva”.

Apesar de serem trigêmeas, elas não são idênticas. Uma das minicabras é marrom (caramelo) com manchas brancas, a outra é branca com manchas de tom entre o marrom e o vermelho, e a terceira tem a pelagem que lembra cor de areia.

Com uma semana de vida, os animais se recuperam bem do parto e tiveram ganho de peso. A estimativa é que estejam com 1 quilo a 1,3 quilo. Além do leite materno, ele utiliza suplementos durante a amamentação.

“A mãe delas tem apenas dois peitos. Então, observamos qual das três irmãs está com mais fome e inserimos uma complementação na mamadeira para que se desenvolvam igualmente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário