sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Família de músicos que estudou no Conservatório de Tatuí celebra os 70 anos da escola

Desde sua fundação, a importância do Conservatório de Tatuí fez com que a cidade passasse a ser conhecida e associada à música. Considerada a maior da América Latina, a Escola recebe mais de 2 mil alunos por ano, brasileiros e estrangeiros, em seus mais de 100 cursos oferecidos.

Por Jessica Táboas, TV TEM

Conservatório de Tatuí completa 70 anos — Foto: Reprodução/TV TEM

30/08/2024 |  O Conservatório de Tatuí (SP) completou 70 anos de história neste mês de agosto. Desde sua fundação, em 1954, a escola de música e teatro vem formando gerações de artistas, levando o nome do interior paulista para o mundo. A escola recebe mais de 2 mil alunos por ano em seus mais de 100 cursos oferecidos.

Desde sua fundação, a importância do Conservatório de Tatuí fez com que a cidade passasse a ser conhecida e associada à música em todo o Brasil. Além de alunos de São Paulo, o Conservatório recebe estudantes de vários estados brasileiros, como também de outros países. Tal fama foi oficializada em 2007 por uma lei que torna Tatuí a “Capital da Música” do Estado de São Paulo.

🎵 Família Ramos e o Conservatório

A história da família Ramos está diretamente ligada ao Conservatório de Tatuí (SP). — Foto: Reprodução/TV TEM

A história da família Ramos é um exemplo desse legado. Vlamir Devanei Ramos, que ingressou no Conservatório aos 20 anos, hoje é professor de luteria, ensina a construir e restaurar instrumentos musicais. Seus seis filhos também passaram pela instituição. Atualmente, três são músicos profissionais, enquanto os outros dois seguiram carreiras diferentes.

“Quando vejo eles tocando os instrumentos que eu faço, quando vejo os meus clientes que são colegas deles, a gente passa a ter não só o network, mas a amizade dentro e fora do país. Eu me sinto extremamente realizado.”

Conservatório de Tatuí celebra 70 anos em agosto

Eline, a filha mais velha, trabalha como arquivista musical no Conservatório, cuidando das partituras de cada grupo. Ela relembra com carinho dos momentos em que ela e os irmãos aprendiam a tocar seus instrumentos.

“Eu cresci nesse meio, eu já nasci ouvindo meu pai e minha mãe tocar. Tudo muito gostoso, sempre com muito estímulo. É legal aprender música e não importa o que você vai fazer da sua vida, aprender música é muito bacana.”

Eline trabalha como arquivista musical no Conservatório de Tatuí. — Foto: Reprodução/TV TEM

Para Elen, outra filha de Vlamir, que hoje é professora de violoncelo, o conservatório foi um divisor de águas em sua carreira profissional. "Em 1998, eu comecei a dar aula, eu era bem novinha depois eu saí porque vi necessidade de dar continuidade nos estudos. Retornei em 2009 como professora e estou até hoje."

Mas a realização de Vlamir não para por aí. O futuro da família Ramos continua atrelado ao Conservatório de Tatuí, com dois de seus netos já iniciando seus estudos musicais na instituição. Eles são filhos de Elen e Túlio, que além de professor, é coordenador pedagógico na escola.

Elen é professora e Túlio, além de professor, é coordenador pedagógico no Conservatório. — Foto: Reprodução/TV TEM

"O que me encantou é o clima. Como sempre falo aos alunos é como se a gente tivesse dentro de um festival que nunca acaba. Sempre tem alguma novidade, alguma coisa acontecendo e nesse contexto eu conheci a Elen e nós construímos nossa história", relembra Tulio Pires.

Mateo Lucas Pires, neto de Vlamir, fala sobre sua experiência como estudante de violoncelo no Conservatório. " No começo eu não tinha essa noção de como era bacana ter essa oportunidade de ter os pais músicos. Mas depois com passar dos anos eu percebi que é muito bom ter meus pais do meu lado".

Cláudia Freixedas é Superintendente Artístico-Pedagógica da Sustenidos, Organização Social da Cultura (OS) que gere o conservatório. — Foto: Reprodução/TV TEM

Cláudia Freixedas celebra a evolução da escola, ela é Superintendente Artístico-Pedagógica da Sustenidos, Organização Social da Cultura (OS) que gere o conservatório. Para ela, a capacidade do Conservatório de se reinventar e ampliar seus cursos ao longo dos anos é o que faz a diferença.

“Atualmente contamos com mais de 2700 Estudantes. O Conservatório começou com 30 estudantes”, relembra.

Maior da América Latina

Teatro Procópio Ferreira é uma das instalações do Conservatório — Foto: Divulgação

O título de “maior escola de música da América Latina” surgiu no ano de 1976, quando o Conservatório de Tatuí ganhou do empresário José Mindlin uma grande quantidade de instrumentos para a escola, fazendo com que esta passasse a ser conhecida como a “maior da América Latina”, naquela época.

Outra importante doação foi feita em 1981, quando o empresário Wanderley Bocchi cedeu o terreno onde hoje está construído o alojamento da escola.

Conservatório de Tatuí completa 70anos. — Foto: Reprodução/TV TEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário