sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Escritores de seis estados brasileiros são vencedores do "22º Prêmio Literário Paulo Setúbal"

A premiação total foi de R$ 27 mil para as categorias Contos, Crônicas e Poesias; cerimônia aconteceu dia 1º de agosto, no Teatro Procópio Ferreira.


02/08/2024 |  Na noite desta quinta-feira (1º/8), foram revelados os vencedores do “22º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias”, de abrangência nacional, promovido pela Prefeitura de Tatuí – por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal” – e pela Comissão Organizadora da Semana Paulo Setúbal 2024 (Decreto Municipal n° 25.108, de 8 de fevereiro de 2024).

A cerimônia de premiação aconteceu no Teatro Procópio Ferreira com a presença de, aproximadamente, 100 pessoas, entre escritores e apreciadores do Certame Literário; no canal do Museu no YouTube (https://bit.ly/2Yuui6i), 936 visualizações foram alcançadas. Intervenções artísticas do Espaço Cultural “Melody Music Arts” aconteceram durante todo o evento, emocionando o público; elas tiveram coordenação geral de Tamires Carvalho e produção de Jessé Jackson.

Escritores de seis Estados brasileiros foram contemplados, entre eles, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. A entrega dos prêmios foi conduzida pelo mestre de cerimônias Rogério Vianna e realizada pela equipe do Museu “Paulo Setúbal”. Registraram presença os escritores tatuianos que foram condecorados na cerimônia: Tamires Freire de Carvalho Ramos, Odimar Justino Martins Proença, Renato José de Almeida Mello e Tiago Augusto Marcos; além dos vencedores do Prêmio Galardão (destinado única e exclusivamente às obras de autores nascidos ou residentes há mais de dois anos em Tatuí): Luiz Henrique Matias e Maria Cristina Siqueira. Ambos foram agraciados com troféu e R$ 1.500,00.

Já, pelo canal do Museu no YouTube prestigiou o evento Arzírio Alberto Cardoso, de Campo Largo (PR), que foi contemplado com o 2º lugar da categoria Crônicas, e que descreveu: “Muito bonita a cerimônia. Estou feliz demais com a honrosa medalha de prata. Um grande abraço”. Luís Augusto Servo, de Uberaba (MG), vencedor do 1º lugar com o Conto “Não há salvação possível para Laura Abrosimov”, comentou ao acompanhar a cerimônia pela Internet: “Nossa, estou muito emocionado com essa premiação. Agradeço de coração a todos vocês, as palavras ficaram pequenas e fugiram de mim. Honradíssimo com essa importante premiação”. Mesmo presente no Teatro Procópio Ferreira, Luiz Henrique Matias – vencedor do Prêmio Galardão na categoria Contos, com “A Casca” – participou do chat no YouTube acentuando que todas as performances artísticas do Espaço Cultural “Melody Music Arts” foram muito boas. “Eu não esperava que uma encenação de ‘A Casca’ acabasse sendo divertida de assistir”.

Além da premiação aos vencedores do “22º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias”, o evento também foi palco da entrega dos troféus aos escritores tatuianos agraciados com o edital “Publicação de Livros”, sendo eles: Fernnanda Quésia Rodrigues Alves, na modalidade Literatura Infantil ou Juvenil, com o livro “Eulívia e Olli e os segredos do Museu”; Ivan Camargo Gonçalves, na modalidade Literatura Obra de Ficção, com o livro “Onde moram os tatus – Um punhadão de estórias caipiras (segunda edição)”; Maria Cristina Siqueira, na modalidade Literatura Poesia, Conto ou Crônica, com o livro “As borboletas não voam em linha reta”; e Tamires Freire de Carvalho Ramos, na modalidade Literatura Infantil ou Juvenil, com o livro “Bem aqui neste quintal”. Todos já haviam recebido um certificado no dia 4 de maio, durante o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”, promovido pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

A homologação do resultado final do “22º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias” está disponível para consulta no site da Prefeitura de Tatuí (https://bit.ly/4frt1j9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário