Por Gabriela Almeida, Júlia Martins, g1 Sorocaba e Jundiaí
Lula participa de entrega de novas ambulâncias do Samu em Salto (SP) — Foto: Gabriela Almeida/g1 |
04/07/2024 | O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de uma cerimônia de entrega de 280 ambulâncias para renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (Samu).
O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (4) em uma fábrica de Salto, na Região Metropolitana de Sorocaba, e também teve a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e da ministra da Saúde, Nísia Trindade.
A entrega faz parte da renovação de frota do Samu, com o investimento do Novo PAC, que nesta semana soma R$ 89 milhões. As ambulâncias entregues não terão custo para as prefeituras, e vão fortalecer o atendimento em 248 municípios de 24 estados.
De acordo com o Governo Federal, o Novo PAC na saúde vai possibilitar a universalização de serviços essenciais na rede pública, como é o caso do Samu. O Ministério da Saúde estima que mais 6,6 milhões de pessoas passem a receber cobertura de emergência e que, em quatro anos, a cobertura passe de 87,3% para 90,4% da população brasileira.
“Nosso compromisso é modernizar em torno de 60% da frota do Samu nos próximos anos. Temos atualmente ambulâncias com muito tempo de uso, algumas de 10 anos atrás. Com novos equipamentos, podemos atender de forma adequada e segura", disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante seu discurso.
Lula participa de entrega de novas ambulâncias do Samu em Salto — Foto: Gabriela Almeida/g1 |
Durante a cerimônia, o presidente Lula entregou chaves de ambulâncias do Samu para prefeitos das cidades contempladas pela atualização da frota, entre elas Avaré, Cruzeiro e São Luiz do Paraitinga.
Em seu discurso, Lula reforçou a importância do atendimento de urgência para a população, e exaltou o trabalho dos profissionais da saúde durante a pandemia de Covid-19.
"Nós tomamos a decisão de que o Estado brasileiro tem que assumir a responsabilidade de cuidar do seu povo. E é por isso que nós criamos o Samu. Para dar conforto, para dar ideia de responsabilidade, para dar a ideia de compromisso. Ninguém pode morrer por falta de assistência. Ninguém pode morrer porque demorou muito para tirar a pessoa que estava ferida numa estrada. Ninguém pode morrer porque não apareceu ambulância", disse.
"A Covid veio num momento em que a gente tinha um governante irresponsável, que brincou com a saúde do povo brasileiro. E quem evitou uma desgraça maior nesse país foi exatamente a existência do Samu, das nossas enfermeiras, dos nossos enfermeiros, dos nossos funcionários. E muitos perderam a vida tentando salvar vidas de pessoas que sequer conheciam. Então, sempre que eu chego em uma cidade e vejo uma ambulância do Samu, eu fico orgulhoso", afirmou.
Lula participa de entrega de ambulâncias do Samu em Salto (SP) — Foto: Rodrigo Santos/TV TEM |
O vice-presidente Geraldo Alckmin falou sobre da geração de empregos. Segundo ele, a produção da nova frota do Samu foi responsável por 700 novas vagas.
"O Brasil tá com o menor desemprego da série histórica; como a economia cresceu, o PIB cresceu e a inflação de quatro e meio caiu pra 3,7, melhorou a renda da população. É o maior crescimento de renda desde o Plano Real", comentou.
Alckmin, por fim, elogiou o trabalho do atendimento de urgência no país e ressaltou algumas medidas tomadas pelo governo na Saúde.
"Precisamos atender rápido e com uma equipe preparada para salvar vidas. O atendimento de urgência diminui as sequelas, dá condições melhores de vida para a população. Não é gastar, é investir. E investir no que há de mais importante: a vida da nossa população. As ambulância que irão renovar a frota são superequipadas e devem oferecer um atendimento rápido e mais preparado", finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário