Por Beatriz Pereira*, g1 Itapetininga e Região
A Banda Marcial de Campina do Monte Alegre venceu a competição em 1º lugar — Foto: Banda Marcial de Campina do Monte Alegre/Instagram |
28/07/2024 | Com integrantes entre 7 e 16 anos, a Banda Marcial de Campina do Monte Alegre, a 97 km de Tatuí, venceu um concurso interestadual de fanfarras em Sengés, no Paraná. Os ensaios são realizados em contraturnos escolares e evita que crianças e jovens fiquem nas ruas.
A competição que reuniu mais de 30 bandas de diferentes estados do país como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, foi realizada no dia 6 de julho deste ano e, o projeto do Maestro João Luis Cuca, que atende 70 crianças e jovens, foi o que mais chamou a atenção dos jurados.
A Banda Marcial de Campina do Monte Alegre venceu em primeiro lugar o Concurso Interestadual de Bandas e Fanfarras de Sengés pois obteve a maior pontuação entre as categorias avaliadas: musical, uniforme, execução do show, design do show, integração e tema, totalizando 383,41 pontos.
O evento contou com bandas de outras cidades da região de Itapetininga, como a Banda Municipal de Riversul, na categoria juvenil, que ficou com 322,91 e Fartura, com a Banda Marcial Dijama Moreira Rocha com 227,26.
A vitória da banda de Campina do Monte Alegre foi uma surpresa para o maestro, que destacou que o grupo foi recentemente formado na cidade, portanto, participou do concurso com apenas 2 meses de ensaios e apresentações.
"Foi mágico, né? Primeiro concurso oficial, foi incrível, foi como a sensação de que tivesse sido meu primeiro concurso. Em todas minhas aulas e explanações aos alunos sempre destaquei a sensação que estariam sentindo em um concurso oficial", comemora o maestro Cuca.
O Maestro João Cuca participa da Banda Marcial de Campina do Monte Alegre (SP) com 70 alunos — Foto: Banda Marcial de Campina do Monte Alegre/Instagram |
Projeto em Campina do Monte Alegre
Além de promover o aprendizado musical, a banda marcial de João Cuca ainda serve como atividade no contra turno escolar e evita que essas crianças fiquem nas ruas.
"A ação é mantida pela promoção social através da Prefeitura Municipal de Campina do Monte Alegre, além de transporte, os alunos tem uniformes, tem lanches em todas as aulas e ensaios", conta o maestro.
As aulas são separadas, entre os componentes estão a música, coreografias, percussão e metais e pelo menos duas vezes na semana, os grupos se reúnem e fazem um ensaio geral com a banda toda.
Para participar da banda, basta haver um instrumento disponível para ser tocado, segundo o maestro, atualmente há 40 pessoas no corpo musical e 30 no corográfico.
"Quando abre uma vaga normalmente é porque é promovido um aluno dentro da banda, com troca de instrumento, o aluno novo entra na vaga específica", explica Cuca.
*Colaborou sob supervisão de Carla Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário