sexta-feira, 5 de julho de 2024

Acidente com ônibus em Itapetininga deixa 10 mortos e mais de 40 feridos

Veículo bateu em pilar de um viaduto no km 171 da SP-127 após, supostamente, ter apresentado pane mecânica. 10 pessoas morreram no local.

Por Carla Monteiro, Júlia Martins, Larissa Pandori, g1 Itapetininga e Região e TV TEM, com copidesque do DT

Divulgação


05/07/2024 |  Pelo menos 10 pessoas morreram em um grave acidente envolvendo um ônibus na madrugada desta sexta-feira (5), no km 171 da Rodovia Francisco da Silva Pontes (SP-127), em Itapetininga, na região de Tatuí. Outras 43 ficaram feridas - sendo seis passageiros com ferimentos graves, cinco em observação e outras 32 com ferimentos leves -

Ao todo, 54 pessoas estavam no ônibus. As vítimas foram socorridas e encaminhadas para o Hospital Dr. Leo Orsi Bernardes (Hlob), em Itapetininga, e para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

Acidente com ônibus em Itapetininga deixa 10 mortos e 43 feridos — Foto: Artesp/Divulgação


Conforme a assessoria do Hlob, 43 vítimas foram encaminhadas para o hospital, inclusive o motorista do coletivo. No último boletim divulgado à imprensa, o hospital informou que 11 vítimas estavam em estado estável, e outras 32 em estado leve. Já o CHS informou que recebeu uma criança de dois anos com ferimentos leves, e o tio dela, também com ferimentos leves.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, que também atendeu a ocorrência, informou que 15 pessoas que foram socorridas ficaram presas às ferragens.

Veja quem são as vítimas:

Moacir Ferreira de Moraes, 73 anos;
Gilmar de Jesus Moraes, de 48 anos, trabalhador rural (filho de Moacir Moraes);
Gilberto Moraes, de 42 anos (filho de Moacir Moraes);
Valdira De Souza Moraes (esposa de Gilmar);
Vanessa Souza Moraes, 37 anos (esposa de Gilberto Moraes);
Tiago de Souza Moraes, de seis anos (filho de Gilberto e Vanessa Moraes);
Yolanda Maria de Oliveira, 28 anos (esposa do neto de Moacir Moraes);
José Carlos Bento e a esposa Edna Carvalho da Silva Bento;
Jeciele Rodrigues Rosa, 24 anos.


Acidente

Segundo a Polícia Civil, a primeira informação aponta que o volante do ônibus teria travado, o que teria feito o ônibus sair da pista e bater contra um viaduto. A investigação será feita pelo 2º Distrito Policial de Itapetininga. Uma equipe da perícia também foi acionada. O motorista do ônibus deve ser ouvido ainda nesta sexta-feira. Ele informou à Artesp que o veículo teria tido uma pane mecânica.


O delegado assistente da Seccional de Itapetininga, Luís Henrique Nunes, informou que a polícia já instaurou um inquérito para investigar o caso e que ouvirá todos os envolvidos, assim como aguarda o resultado dos laudos da perícia. "Ao se juntarem todos esses documentos, acreditamos que o inquérito policial estará finalizado", afirmou.

O ônibus saiu da cidade de Itapeva e tinha como destino a cidade de Aparecida. O veículo pertence a uma empresa de fretamento, a Onix Turismo.

Ao g1, a Onix, empresa responsável pelo ônibus, informou que o motorista é funcionário da empresa. Também disse que o ônibus tem capacidade para 54 pessoas e foi fretado para realizar a viagem até Aparecida, saindo de Itapeva. Além disso, informou que está aguardando laudos técnicos que devem confirmar a dinâmica do acidente.

Por telefone, a empresa também informou que o grupo costuma fazer a mesma viagem todos os anos e que todos se conheciam. Pelas redes sociais, a empresa manifestou pesar pelo ocorrido e informou que presta apoio aos afetados pelo acidente.

Empresa Ônix Turismo lamentou o ocorrido — Foto: Redes Sociais/Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário