Por g1 Itapetininga e Região, com copidesque do DT
23/06/2024 | No inverno o número de doadores que procuram os bancos de sangue cai. Na região a situação é de alerta. Em Tatuí (SP), faltam todos os tipos de sangue e em Itapeva (SP) houve diminuição de 50% das doações, segundo a prefeitura.
Em Itapetininga, o posto de coleta começou a funcionar no fim do mês passado, e, desde então, já recebeu 120 doações. O estado de São Paulo é responsável por 25% do sangue coletado no país. São mais de 850 mil bolsas por ano, de acordo com o hemocentro da Unicamp.
A campanha 'Junho Vermelho' vem para conscientizar a população para a importância da doação de sangue. — Foto: Reprodução/TV TEM |
De acordo com o médico David Salém, a situação é preocupante. “Preocupa bastante porque nós precisamos de sangue o ano inteiro, não só nesse mês onde tem diminuição do número de doadores”.
A assistente de logística Beatriz Vitória Lopes dos Santos, de 21 anos, conta como foi a experiência da primeira doação. “Tenho pânico de agulha. Para mim não é só doar, além de realizar o sonho, estou vencendo um trauma e ajudando a salvar vidas”.
A campanha "Junho Vermelho" vem para conscientizar a população. Uma bolsa de sangue doada que pode salvar até quatro vidas. Todos os tipos sanguíneos são necessários.
Para realizar a doação é preciso fazer um agendamento antes. Em Tatuí, o Banco de Sangue fica junto à Santa Casa de Misericórdia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário